05/09/21
blogfolhadosertao.com.br
Pernambuco “não se dobra ” ao NEGACIONISMO e mantém
de pé o projeto do Ramal de Suape da Transnordestina
Como dizia o mote de campanha de um certo político, “agora não tem mais jeito” ! A coragem e a determinação de Pernambuco venceu o NEGACIONISMO de Jair Bolsonaro e dos seus aliados no Estado, incluindo o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho. O Grupo Bemisa formalizou o interesse em concluir o Ramal Suape da Transnordestina. Um dos maiores do País no ramo de exploração e exportação de minérios, o grupo formalizou dia 02 de setembro, junto ao Ministério da Infraestrutura, seu interesse em viabilizar a conclusão do Ramal Suape da Ferrovia Transnordestina. Conforme a grande imprensa noticiou, a empresa pretende instalar um terminal de minério de ferro na Ilha de Cocaia, em Suape, e escoar, via Transnordestina, a produção de suas jazidas localizadas no Piauí. As tratativas com o Grupo Bemisa vinham sendo feitas com o Governo de Pernambuco desde 2019 para concluir o trecho estadual da ferrovia, cujas obras foram iniciadas em 2006. Presente em sete Estados brasileiros, a empresa tem um portfólio de nove projetos, que englobam uma ampla gama de minerais: minério de ferro, ouro, níquel, fosfato e calcário. Próximo a Cural Novo, o município piauiense de Paulistana, no trecho ferroviário entre Elizeu Martins (PI) e Salgueiro, tem uma jazida com volume de 800 milhões de toneladas de ferro, configurando-se como a maior reserva mineral daquele Estado, e uma das maiores do País. O ramal ferroviário da Transnordestina que faz a ligação entre Cural Novo, no Piauí, e o Porto de Suape, tem 717 quilômetros de extensão. O investimento previsto é de R$ 5,7 bilhões, com a expectativa de gerar centenas de empregos para os pernambucanos. Os detalhes da parceria com o poder público serão divulgados em breve, pondo fim ao impasse gerado após o governo federal anunciar que a empresa concessionária Transnordestina Logística S.A., pertencente ao Grupo CSA, concluiria apenas o trecho de Elizeu Martins (PI) até o Porto de Pecém, no litoral cearense, 92 quilômetros mais extenso do que o ramal até Suape.
Paulo Câmara vibra com a conquista do Ramal de Suape. “Este é um dia (02 de setembro) muito importante para Pernambuco. Nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem trabalhando desde 2019 na captação do parceiro privado para a conclusão do Ramal Suape da Transnordestina. Aprovamos na Assembleia Legislativa a PEC que estabelece a competência estadual para explorar os serviços ferroviários e fizemos uma grande mobilização, com nossa bancada federal, junto ao empresariado e demais interlocutores. Assim, conseguimos chegar a um bom termo”, avaliou o governador Paulo Câmara (foto) .
Raimundo Nonato trouxe o ouro para Orocó. O menino com origem no interior do pequeno município de Orocó ( ex-distrito de Cabrobó) cego desde que nasceu, é hoje um grande campeão como jogador de Futebol de 5. Ele trouxe para Pernambuco o ouro das parolimpíadas de Tóquio. Raimundo Nonato Mendes (foto) é um colecionador de títulos: o paratleta trouxe o ouro para casa, quando competiu em Londres, em 2012 e no Rio, em 2016. Hoje ele carrega no peito a medalha de ouro cobiçada pelo mundo inteiro, com o diferencial de que ele é o autor do gol que consagrou a equipe pentacampeã do mundo. Um relato que enaltece o atleta e o atleta Raimundo Nonato: “Como não tinha com quem treinar, ele recebia o apoio de sua família no campo de terra na de sua casa”.
Prefeito de Salgueiro critica emendas parlamentares que ajudam sua administração. Embora contabilize politicamente as obras que estão e serão executadas com recursos trazidos por deputados não alinhados ao seu grupo político local, o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá (foto) criticou esta semana “o sistema de destinação de emendas parlamentares aos municípios” . Ele disse que” essas ações funcionam como um tipo de coronelismo”. “Eu tenho vergonha de emenda parlamentar. (…) É uma prática que a gente vai atrás, mas é uma coisa do coronelismo mais antigo, ultrapassado que tem na Constituição brasileira, no regime administrativo brasileiro”. O prefeito também entende o que é oligarquia: seu grupo familiar e político contabiliza muitos anos no poder.
Justiça decide sobre pedido de cassação do prefeito de Serrita . O Juiz de Direito e Eleitoral da comarca de Serrita, Bruno Jader Silva Campos deve julgar nos próximos dias o pedido de cassação do prefeito de Serrita, Sebastião Benedito dos Santos -Aleudo Benedito- foto (MDB) e do vereador José Edvan -Júnior Bal. O pedido de cassação é uma iniciativa do ex-vice-prefeito do município, Tadeu Sá alegando “uso do poder econômico, com compra de votos de forma direta e uso do poder econômico”. Pelo que se comenta na cidade, o grupo do prefeito está confiante de que o resultado será satisfatório para o grupo vitorioso nas últimas eleições.
Angelo Ferrreira proibe festa e cachaça em “espaços públicos ” de Sertânia. Pois é, Mesmo com mortes e novos caso da Covid-19 em queda – devido ao avanço da vacinação, a Prefeitura de Sertânia acredita que ainda não é o momento de aumentar flexibilizações e renovou decreto esta semana mantendo restrições no município. Um decreto do prefeito Ângelo Ferreira (foto), publicado dia 31 de agosto, mantém a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos e privados, proibição de eventos festivos nos clubes e prédios públicos e o impedimento do consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos em qualquer horário.
Haroldo tem situação confortável em Verdejante – O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco- TCE-PE emitiu parecer prévio, dia 31 de agosto, recomendando à Câmara de Vereadores do município a aprovação das contas da Prefeitura de Verdejante do exercício 2019. “Este fato muito me honra uma vez que a nossa administração é reconhecida pelo principal órgão de fiscalização da administração dos municípios em nosso Estado, disse o prefeito Haroldo Tavares (foto) , satisfeito com o “ resultado do reconhecimento transparente do Tribunal de Contas de Pernambuco”. Não faz muito tempo, os adversários do atual prefeito entraram na Justiça com pedido de cassação do mandato dele -por abuso de poder econômico, mas foram não foram atendidos pelo Judiciário.
Lucas Ramos vem ai, e pode ser para federal – Aliados do deputado estadual e atual secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Lucas Ramos- foto (PSB) estão apostando que ele vai pleitear uma vaga na Câmara Federal no pleito de 2022. Fala-se, também, que para dá um “freio de arrumação” na oligarquia dos Coelho, Lucas levará para as ruas de Petrolina e do São Francisco uma mensagem de renovação, mudança e esperança, buscando uma combinação com o NOVO. Ou seja, mudança pra valer.