Santa bate o Fortaleza no Castelão e segue vivo na Copa do Nordeste

24//03/21
Por Vinícius Lucena/blogfolhadosertao.com.br
Único gol do jogo foi marcado por Júnior Sergipano,
Partida aconteceu no Castelão, em Fortaleza.
Uma vitória maiúscula e improvável. Depois de quatro derrotas em quatro jogos pela Copa do Nordeste, o Santa Cruz conquistou seus primeiros três pontos na competição após vencer o Fortaleza fora de casa em partida válida pela quinta rodada do torneio regional. Com um gol de Júnior Sergipano, o Santa venceu pelo placar mínimo no Castelão e se manteve vivo no Nordestão.

O Santa Cruz entrou em campo com um time repleto de jovens – nove dos 11 titulares tinham no máximo 23 anos – e uma proposta essencialmente defensiva. Por opção da comissão técnica, o tricolor poupou alguns titulares (Célio Santos, Chiquinho e Pipico) para a estreia na Copa do Brasil.

Na etapa inicial, a estratégia surtiu efeito e o Santa Cruz conseguiu manter o Fortaleza longe da meta defendida por Jordan. Bem postado defensivamente, a equipe coral anulou o potencial ofensivo do adversário. Quando tinha a bola, o Leão trocava passes lentamente, tinha dificuldade para quebrar as linhas e cometia erros no meio-campo. Desses erros surgiram as principais investidas do Santa na partida; no entanto, os contra-ataques pouco se encaixaram e a equipe comandada por João Brigatti, que pecou na tomada de decisão, não conseguiu chutar a gol nos primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, o padrão da etapa anterior se manteve. Para dar mais mobilidade e opções no ataque, Brigatti acionou Chiquinho, Pipico e João Cardoso.  O gol tricolor veio na bola parda. Aos 23 minutos, após escanteio cobrado por Chiquinho, Júnior Sergipano cabeceou para o fundo das redes e abriu o placar. Depois do gol, a equipe de Brigatti sofreu com a pressão exercida pela equipe da casa e a suportou. As boas defesas de Jordan e a ineficiência do ataque do Fortaleza garantiram a primeira vitória do Santa na Copa do Nordeste.

Mesmo com a vitória, a cobra coral segue amargando a lanterna do grupo A. No entanto, com três rodadas restantes, uma classificação à segunda fase continua sendo matematicamente possível. Pela Copa do Nordeste, o próximo jogo é contra o Sport, na quarta-feira (31). O clássico das multidões será disputado no Arruda. As outras duas partidas são contra Altos/PI (fora) e Botafogo/PB (casa).

O próximo compromisso do Santa é o duelo contra o Ypiranga/AP pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida – marcada para o no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, no Rio de Janeiro – será disputada na próxima sexta-feira (26) às 15h30.

FICHA TÉCNICA

Fortaleza:
Felipe Alves; Yago Pikachu (G. Blanco), Quintero, Wanderson e Bruno Melo; Juninho (Lucas Crispim), Éderson, Luiz Henrique (Matheus Vargas) e Robson (Romarinho), W. Paulista (Isaque) e David. Técnico: Enderson Moreira.

Santa Cruz:
Jordan; Júnior Sergipano, William Alves, Ítalo Melo e Alan Cardoso. Caetano, Karl (Eduardo) e Ítalo Henrique (João Cardoso); Madson (Arian), Marcel (Chiquinho) e Léo Gaúcho (Pipico). Técnico: João Brigatti.

Gols: Júnior Sergipano (23’ 2T);
Cartões amarelos: Ítalo Henrique e Alan Cardoso (SCZ); David e Robson (FOR).
Local: Castelão (Fortaleza/CE);
Árbitro: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL);
Assistentes: Wagner Jose da Silva e Lennon Mccartney Farias Paes (ambos AL)

Deixe um comentário