Alepe: Negócios Municipais apoia movimento de prefeitos para compra de vacinas

 

AscomAlepe/blogfolhadosertao.com.br
Predio sede da Alepe

Deputados da Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa apoiaram, nessa quarta, o consórcio nacional de prefeitos formado para comprar vacinas contra o novo coronavírus. Para a presidente do Colegiado, Simone Santana, do PSB, a Alepe tem o importante papel de incentivar a adesão dos municípios pernambucanos à iniciativa: “A nossa grande função aqui vai ser exatamente socializar essas informações, pré-requisitos e condições para que os municípios possam, também, fazer essa adesão.”

Simone Santana lembrou que o STF autorizou os municípios a fazer essa aquisição, e que as prefeituras serão ressarcidas pela União. Anunciada na última segunda pela Comissão de Vacinas da Frente Nacional de Prefeitos, a ação coletiva definiu prazo até a próxima sexta, dia cinco de março, para a inclusão das gestões municipais. A manifestação de interesse em participar da ação coletiva pode ser feita pelo site fnp.org.br.

O apoio das Comissões da Alepe à iniciativa foi sugerido por Aluísio Lessa, do PSB. Para o parlamentar, a formação do consórcio é uma medida estratégica, levando em conta “ameaças do Governo Federal”: “Do Governo Federal se apropriar das compras,  então é necessário fazer uma mobilização nacional, mobilização não apenas do Congresso, Câmara e Senado, mas das Assembleias Legislativas, das Câmaras Municipais, porque essa adesão também tem que ter uma lei municipal, o prefeito encaminhar”.

Ainda na reunião dessa quarta, o Colegiado de Negócios Municipais aprovou três propostas. Uma delas trata da desapropriação de imóveis do município de Caruaru pelo Governo do Estado. A medida tem a finalidade de viabilizar a construção de unidades de tratamento de esgoto da Compesa, projetadas para o bairro do Alto do Moura.

 

Deixe um comentário