Em uma cerimônia histórica, Joe Biden, 78, fez seu juramento em frente ao Congresso americano e tomou posse nesta quarta-feira (20) como o 46º presidente dos EUA, colocando fim à era de Donald Trump.
Com um discurso contundente, em uma Washington sitiada, o homem mais velho a assumir a Casa Branca em um primeiro mandato celebrou a democracia, fez um apelo à união e marcou a ruptura definitiva com o antecessor republicano ao dizer que é preciso derrotar mentiras e defender a verdade. “Aprendemos mais uma vez que a democracia é preciosa, a democracia é frágil. E, nessa hora, meus amigos, a democracia prevaleceu.”
Biden passa a comandar um país devastado por uma crise econômica e uma pandemia que já matou mais de 400 mil americanos —seus principais desafios nos próximos anos— e preparou um discurso para mostrar sua disposição em superar não apenas as crises mas também as desavenças políticas, ancorado na ideia de que é possível discordar no campo ideológico sem que o ódio lidere o debate. |