21/01/21
ComunicaçãoSES-PE/blogfolhadosertao.com.br
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (20/01), 1.770 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 53 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.717 (97%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 244.814 casos confirmados da doença, sendo 30.437 graves e 214.377 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.
Além disso, o boletim registra um total de 209.502 pacientes recuperados da doença. Destes, 18.822 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 190.680 eram casos leves.
Também foram confirmados laboratorialmente 39 novos óbitos (22 masculinos e 17 femininos), registrados entre os dias 30/11/2020 e 18/01/2021. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Araripina (2), Cabo de Santo Agostinho (1), Camaragibe (1), Caruaru (2), Cupira (1), Escada (1), Frei Miguelinho (1), Garanhuns (2), Goiana (1), Jataúba (1), Olinda (3), Ouricuri (1), Petrolina (1), Recife (16), Ribeirão (1), São Caitano (1), São José da Coroa Grande (1), São Lourenço da Mata (1) e Terra Nova (1). Com isso, o Estado totaliza 10.098 mortes pela doença.
Os pacientes tinham idades entre 21 e 92 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (1), 30 a 39 (1), 40 a 49 (3), 50 a 59 (4), 60 a 69 (7), 70 a 79 (14) e 80 ou mais (9). Do total, 33 tinham doenças pré-existentes: doença cardiovascular (14), diabetes (13), hipertensão (10), obesidade (8), tabagismo/histórico de tabagismo (4), doença respiratória (4), doença hepática (2), câncer/histórico de câncer (2), AVC (2), doença renal (1), etilismo/histórico de etilismo (1), doença neurológica (1) e imunossupressão (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação.
Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 24.967 casos foram confirmados e 44.789 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais. O boletim de hoje também traz, em sua parte final, o detalhamento da testagem destes profissionais.
PLANO DE CONVIVÊNCIA – O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco decidiu, com base nos indicadores epidemiológicos desta semana, adotar mais uma medida restritiva no Plano de Convivência, em todo o Estado. A partir da próxima segunda-feira (25.01), está proibida a realização de eventos de qualquer natureza, sejam corporativos ou sociais. A restrição, anunciada durante a coletiva online do Governo de Pernambuco nesta quarta-feira (20.01), é válida por 30 dias.
“Os eventos sociais e corporativos que podiam ser realizados, até então, com a capacidade máxima de 150 pessoas, estão suspensos”, reforçou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, que aproveitou para falar sobre as ações de fiscalização nas praias, realizadas no último final de semana. “É preciso que nós continuemos avançando, cumprindo os protocolos, tanto os comerciantes quanto os cidadãos e banhistas, que procuram a praia como opção de lazer. Neste final de semana, continuaremos com a campanha de conscientização, para que possamos manter esse ambiente de lazer aberto”, afirmou.
Por sua vez, o secretário estadual de Saúde, André Longo, ressaltou que o abandono da máscara tornou-se preocupante nos parques públicos. “Caso não haja uma melhora no comportamento social nesses espaços de convivência e as prefeituras não sejam mais rigorosas na fiscalização, iremos avaliar o fechamento dos parque em todo Estado”, advertiu. Longo ressaltou, ainda, que mesmo com o início da vacinação no Estado é necessário manter os cuidados com as normas sanitárias.
“Reconhecemos a importância da imunização, mas precisamos ter em mente que nos primeiros meses não teremos vacinas suficientes para imunizar a maioria da população, sendo necessária a continuação dos cuidados sanitários. Mesmo os que receberem a vacina não poderão abdicar dos protocolos, seja porque o organismo precisa de um tempo para maturar a proteção e, mesmo depois da segunda dose, é preciso esperar que boa parte da população já tenha sido imunizada para que tenhamos uma proteção coletiva”, explicou o secretário.
DISTRIBUIÇÃO DAS VACINAS – Apenas 18 horas após a chegada da primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 na Central de Armazenamento e Distribuição de Vacinas do Estado, dentro do maior esforço logístico envolvendo todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) conseguiu realizar a distribuição e concluir a entrega das doses para todas as unidades administrativas da SES-PE. Na manhã desta quarta-feira (20.01), 100% dos municípios pernambucanos já estavam com suas doses, aptos para imunizar a população.
Esta semana, Pernambuco registrou leve flutuação nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), com 708 casos notificados – uma diferença de apenas 27 casos (3%) em relação à semana 1 e um aumento de 17% na comparação de 15 dias. Em relação às solicitações de leitos na Central de Regulação Estadual, entre as duas primeiras semanas deste ano houve redução de 10% nos pedidos de vagas de enfermaria, mas um aumento de 5,3% nos pedidos de internação nas UTIs. “Diante desse cenário, o comitê decidiu pela adoção da nova medida restritiva. Gostaria, contudo, de elogiar o comportamento da população e dos comerciantes na maioria das praias durante o último final de semana. O recado foi absorvido e as medidas de distanciamento e os cuidados sanitários foram adotados na maior parte das faixas de areia”, enfatizou André Longo.
OLINDA – O Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque) iniciou, nesta quarta-feira (20/01), a vacinação contra a Covid-19 nos trabalhadores de saúde atuantes no serviço, exclusivo para atendimento aos casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. O secretário estadual de Saúde, André Longo, e a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo, estiveram presentes.
“Estamos procurando reconhecer o esforço dessas unidades que são 100% Covid. Os trabalhadores da saúde que aqui labutam vão ser reconhecidos por conta de toda a dedicação e esforço no combate à pandemia. Hoje, estamos iniciando simultaneamente, em várias unidades hospitalares, esse processo de vacinação. Aqui, simbolicamente, representando os trabalhadores de saúde da escala de plantão da unidade, vai ser vacinada primeiro Aparecida Gomes, que é auxiliar de serviços gerais e tem um trabalho fundamental para a dinâmica hospitalar”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
A auxiliar de serviços gerais Aparecida Gomes tem 48 anos e é moradora no bairro de Rio Doce. Mãe de dois filhos, inclusive uma técnica de enfermagem, ela trabalha há 25 anos na área de saúde. Segundo a auxiliar, ser vacinada é um alento para não adoecer nem correr o risco de acabar transmitindo para algum ente querido. “Essa é uma esperança para poder voltar à normalidade”, comentou.
O Hospital de Referência foi aberto em abril de 2020 para compor a rede de assistência à Covid-19. O serviço conta com 480 trabalhadores de saúde espalhados pelos mais variados setores, que serão contemplados nessa primeira fase da vacinação. Ao todo, possui 100 leitos exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados para o novo coronavírus, sendo 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 10 leitos de UTI pediátrica, além de 40 leitos de enfermaria adulto e 10 leitos de enfermaria pediátrica.
Diversas unidades estaduais também iniciaram hoje a vacinação dos seus trabalhadores de saúde. É o caso dos hospitais Agamenon Magalhães (HAM), da Restauração (HR), Otávio de Freitas (HOF), Getúlio Vargas (HGV) e Correia Picanço. Antes deles, os hospitais de Referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem e o Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).
UNIDADES – Das 22 unidades do Estado com atendimento para os casos de Covid-19, quatro são exclusivas para os pacientes com a Covid-19: o antigo Alfa, em Boa Viagem, a antiga Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, o Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada e a UPAE, em Petrolina. Nesses quatro hospitais, que somados mobilizam 41% das vagas de terapia intensiva dos hospitais estaduais, a determinação da Secretaria Estadual de Saúde é que todos os profissionais sejam vacinados.
BALANÇO – O acesso ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), para registro das doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas só foi liberado pelo órgão federal aos Estados e municípios na madrugada desta quarta-feira (20.01). Contudo, a plataforma vem apresentando instabilidade ao longo do dia, impossibilitando o acesso dos usuários tanto para visualizar os dados, como para inclusão das informações. Dessa forma, os serviços estão sendo orientados a preencher todos os dados essenciais do usuário vacinado em formulários físicos para posterior envio no sistema online. Em relação aos profissionais de saúde, público prioritário desta 1ª fase da campanha de vacinação contra o novo coronavírus, até as 16h desta quarta (20), cerca de 1.100 trabalhadores vinculados às unidades sob gestão estadual já haviam sido vacinados.