16/11/20
Por Machado Freire
blogfolhadosertao.com
Na eleição mais disputada da história de Salgueiro, o médico Marcones Sá (PSB) foi eleito para o terceiro mandato no município mais importante do Sertão Central, com uma maioria de apenas 426 votos sobre seu principal adversário, Clebel Cordeiro (PL), que se mantinha como “favorito”.
Clebel Cordeiro- segundo seus apoiadores tinha tudo para ganhar. Os seus aliados chegaram a se preparar para a festa da vitória, uma vez que o prefeito teve seu nome na frente por mais de meia hora das apurações demoradas, por causa da lentidão da internet.
Mas a festa ficou mesmo com o candidato do PSB, que votou cedo afirmando que estava tranquilo e visitaria todas os locais de votação, com a possibilidade de se deslocar pelo menos a um distrito localizado na região rural.
A derrota “apertada” de Clebel Cordeiro –que há quatro anos impôs uma derrota fragorosa sobre o engenheiro Marcelo Sá (primo de Marcones) foi consequência de uma administração desastrosa, onde o gestor deixará a prefeitura como o prefeito “não pagador de promessas”, a começar pelas 50 creches prometidas na campanha de 2016.
Marcones Sá apostou na escola do vice Edilton Carvalho, que foi o principal articulador da candidatura de Clebel Cordeiro há quatro anos, tendo sido escolhido secretário de saúde, cargo que durou apenas três meses.
A volta de Marcones Sá à Prefeitura de Salgueiro- sem ter feito uma ampla aliança, o deixará numa situação “confortável” para a escolha dos seus auxiliares, em um novo cenário político que contará com a presença de aliados que foram seus adversários, como o próprio Edilton Carvalho e o atual presidente da Câmara de Vereadores, George Sampaio.
O prefeito eleito terá 45 dias para organizar sua equipe podendo, inclusive, manter uma conversa ampliada com o ex-prefeito Paulo Afonso Sampaio que, a exemplo do médico Luiz Carlos de Souza (Dr. Cacau) também disputaram a Prefeitura de Salgueiro.
Mas o grande problema de Marcones Sá vai ser mesmo a reorganização da administração, com a possibilidade de encontrar uma prefeitura endividada e muitas obras inacabadas, inclusive duas creches que ele deixou para Clebel Cordeiro concluir e elas ainda não foram entregue à população.