Raquel Lyra e João Campos abrem espaço para protagonismo e projeção nacional na COP30

13/11/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhdosertao.com.br
Conferência sobre mudanças climáticas vira cenário de disputa entre adversários pernambucanos
A disputa principal é pelo protagonismo em Pernambuco, mas a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, virou palco para projeção nacional.

A governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), usam o encontro internacional até hoje para expor suas ideias e mostrar, também por lá, serem gestores com visão global e aptos a atrair investimentos e soluções de ponta.

A governadora chegou ontem e participou de painéis sobre transição energética e enfrentamento às mudanças climáticas. Optou por um foco macroeconômico, posicionando Pernambuco em destaque regional.

E enfatizou a importância do Porto de Suape como hub de combustíveis sustentáveis. Apresentou ainda uma carteira de mais de 90 projetos. Quer provar ser capaz de negociar e articular o desenvolvimento do estado.

O prefeito garantiu presença desde a abertura oficial, na segunda. A antecipação não foi casual e lhe permitiu capitalizar a atenção desde o início. Firmou parceria com o Ministério da Justiça para ampliar o monitoramento de áreas verdes e combater crimes ambientais.

Ontem detalhou o Promorar, programa para áreas de vulnerabilidade socioambienta. Investimentos de R$ 2 bilhões do BID. Quer mostrar-se inovador e resiliente.

O foco nas mudanças climáticas é apenas o campo de batalha. O objetivo de cada um dos líderes políticos pernambucanos é reforçar a projeção da marca política para as eleições de 2026.Em primeira mão
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou à Rádio Folha que hoje assina parceria com o Recife para garantir radar meteorológico na cidade. A ideia é integrar o centro de operações da  prefeitura com o Centro de Monitoramento de Acidentes e Desastres Naturais (Cemaden), que fica em Campinas (SP).

Concessão e empregos
A Comissão de Justiça da Alepe aprovou proposta de Waldemar Borges garantindo os empregos na Compesa, diante da possível concessão. João Paulo Lima (PT) reforçou com um substitutivo. A iniciativa prevê ainda regras para divisão de recursos entre governo e municípios. Socorro Pimentel diz que a base governista vai avaliar.

Falta fôlego
A deputada Débora Almeida comparou investimentos na educação feitos por Raquel Lyra e pelo prefeito João Campos. “ORecife está sem fôlego financeiro. Raspa o tacho do futuro para tapar os buracos do presente… Usa dinheiro que seria dos professores.”

Coragem e teimosia
Na formatura de 423 policiais civis, segunda, em Olinda, o deputado Antônio Moraes destacou a coragem e a teimosia da governadora Raquel Lyra, que, segundo ele, tem sofrido por ser mulher. “Não ouve muito a gente. Mas, graças a Deus, está dando certo.”

 

Deixe um comentário