Em Lagoa Grande: Mulheres do Assentamento Jatobá participam do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural

08/11/25

Ascom PMLG

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Mulheres do Assentamento Jatobá, em Lagoa Grande, participam do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural - Prefeitura de Lagoa Grande

Mulheres trabalhadoras rurais do Projeto de Assentamento Jatobá, zona rural de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, participam nesta sexta, 7, até domingo, 9, do Programa Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, uma realização do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Incra Médio São Francisco que tem sede em Petrolina, em parceria com a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi). A ação conta também com o envolvimento de órgãos vinculados ao Governo de Pernambuco.

A abertura do programa ocorreu na manhã desta sexta na Escola Municipal José Arnaldo, local das atividades no município, e contou com a presença da prefeita Catharina Garziera; do vice-prefeito Olavo Marques; do superintendente regional do Incra, José Cláudio Lima; dos secretários de Agricultura, Ítalo Ferreira e Assistência Social, Eliene Martins; e de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre outras autoridades.

A iniciativa visa promover a cidadania e fortalecer o protagonismo das mulheres do campo, incentivando a autonomia feminina. A ação faz parte do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, coordenado pelo MDA em conjunto com diversos órgãos públicos e instituições, a exemplo da Prefeitura de Lagoa Grande. O serviço acontece entre 8h e 17h.

O Incra do Médio São Francisco também participará com ações voltadas à regularização fundiária, incluindo atualização cadastral e orientações sobre crédito e programas como – Fomento Mulher e Desenrola Rural. Segundo o superintendente do Incra na região, José Claúdio, serão três dias de ações.

“São iniciativas como essas, importantes e voltadas para promover a inclusão social das trabalhadoras do campo e de seus familiares, que integram todo o nosso trabalho de ampliar a melhoria e o bem-estar das famílias assentadas acompanhadas pela nossa superintendência”, assinalou Cláudio.

O secretário de Agricultura, Ítalo Ferreira, ressaltou a importância do mutirão como um instrumento de fortalecimento das políticas públicas voltadas para o campo. “Essa ação traz dignidade, reconhecimento e acesso a direitos básicos as agricultoras. A documentação é o primeiro passo para garantir, entre outros benefícios, participação nas políticas de inclusão produtiva que o município e outros órgãos parceiros disponibilizam”, afirmou.

Nos três dias de evento, o público poderá contar com uma série de serviços: emissão e atualização de documentos pessoais, como carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidões e título de eleitor, além de inscrição e atualização no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

“O mutirão chega para melhorar a documentação das trabalhadoras e suas famílias. Com tudo em ordem, haverá uma série de facilidades como os cadastros junto ao Incra, inclusão em programas como o Desenrola e o acesso às linhas de crédito voltadas para fortalecer a agricultura familiar. Então, divulguem em suas comunidades e compareçam até domingo”, discursou o vice-prefeito Olavo Marques.

A prefeita Catharina Garziera frisou que a gestão municipal sempre estará presente em parcerias que visem a promoção da cidadania do povo lagoa-grandense, ainda mais quando o foco é a mulher e suas famílias. “Temos grandes parceiros aqui que estão contribuindo e ajudando no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Já queria, Cláudio, ampliar esse mutirão para a nossa área de sequeiro, em Jutaí, e ajudar com o processo de documentação lá também para avançarmos em novos benefícios”, destacou Catharina.

Outras instituições também estão atuando no mutirão como o Instituto Tavares Buril, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-PE), Banco do Nordeste (BNB), Fundo Especial do Registro Civil (FERC-PE), cartório de registro civil.

Fotos: Santiê Comunicação

Deixe um comentário