Alepe: Comissão aprova política de incentivo para mulheres que deixam o sistema prisional

28/08/25

AscomAlepe

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Comissão da Mulher da Alepe aprovou, nesta quarta, a Política de Incentivo ao Empreendedorismo de Mulheres Egressas do Sistema Prisional. De autoria da deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB, a matéria busca promover a reinserção social, a  autonomia financeira e o empoderamento econômico por meio de medidas como assistência jurídica e psicológica. O texto prevê a oferta de programas de mentoria e gestão de negócios, além de cursos gratuitos de capacitação.

A deputada Simone Santana, do PSB, foi a relatora da proposta no Colegiado. Ela observou que é muito comum que as mulheres fiquem sem opção de trabalho. “A gente sabe que as mulheres egressas, principalmente de abrigos, encarceradas nesses abrigos, por conta da violência doméstica, ao saírem, ficam sem muitas opções, então esse incentivo para o empreendedorismo que muitas vezes  permite que elas fiquem em casa, consiga cuidar dos filhos, é muito importante.

Por sua vez, a deputada Socorro Pimentel, do União, salientou que a iniciativa promove autonomia financeira e favorece o fim de relacionamentos abusivos.

Ainda na reunião, o Colegiado aprovou o envio de um ofício à Secretaria Estadual da Mulher cobrando informações sobre a não execução de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, destinado à pasta.

Deixe um comentário