02/07/25
Ascom Univasf
http://blogfolhadosertao.com.br
Protagonismo dos estudantes marcou o XXVI Encontro PET PE. /Fotos: Organização do evento.
Estudantes e professores de Instituições de Ensino Superior de diferentes estados estiveram reunidos no XXVI Encontro do Programa de Educação Tutorial de Pernambuco (PET PE), realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), nos dias 6 e 7 de junho. A programação aconteceu no Campus Sede, em Petrolina, com atividades diversificadas no auditório da biblioteca e em salas de aula do campus.
Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), esta edição do Encontro PET PE contou com a presença de 140 participantes de 43 cidades, entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação, dos quais 106 bolsistas. O evento teve como objetivo promover a integração entre bolsistas e tutores de grupos PET, bem como possibilitar a troca de experiências entre os grupos.
Para o pró-reitor de Ensino da Univasf, Marcelo Ribeiro, o evento representou um marco significativo para os grupos PET de Pernambuco. “Um dos aspectos mais notáveis foi o protagonismo estudantil: toda a organização esteve sob responsabilidade direta dos próprios participantes, o que reforça o compromisso com a autonomia, a liderança e a vivência coletiva, pilares centrais da filosofia do PET”, disse.
Com o tema “Rios de Saberes: Conectando Universidade e Comunidade”, esta edição contou com a apresentação de 35 trabalhos nas modalidades resumo expandido e relato de experiência. Os trabalhos apresentados abordaram as áreas de ‘Cidadania, Cultura e Sociedade’, ‘Ciências Agrárias’, ‘Ciências Biológicas’, ‘Ciências da Saúde’ e ‘Ciências Exatas’. A programação do XXVI PET PE também contou com palestras, minicurso, oficinas práticas, mesas de debate e rodas de conversa, proporcionando espaços de trocas e estimulando o pensamento crítico, a interdisciplinaridade e o fortalecimento dos vínculos entre os grupos e seus participantes.
Marcelo Ribeiro destacou a atuação dos coordenadores do PET na mediação dos trabalhos e o caráter plural e inclusivo do Encontro, que teve a presença de 14 instituições de ensino, entre universidades federais, estaduais, institutos federais e centros universitários. Participaram do evento estudantes e professores das Federeis de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Agreste de Pernambuco (Ufape), do Piauí (UFPI), do Espírito Santo (Ufes) e de Santa Catarina (UFSC), das Universidades Estaduais de Pernambuco (UPE) e de Londrina (UEL), dos Institutos Federais do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), de Pernambuco (IFPE) e do Ceará (IFCE), do Centro Universitário Internacional (Uninter) e do Sesi/Senai, além da Univasf.
“O Encontro PET PE reafirmou seu papel enquanto espaço de formação integral, onde o conhecimento é compartilhado em rede, de forma horizontal, colaborativa e engajada. O sucesso da iniciativa deixa como legado o fortalecimento dos laços entre os grupos PET e o reconhecimento do potencial transformador da educação pública, gratuita e de qualidade”, afirmou o pró-reitor.