16/05/25
Portal de Prefeitura/ Jamerson Ramos
http://blogfolhdosertao.com.br
Durante o seu discurso na Câmara do Recife, Gilson Filho afirmou que o seu pai, o ex-ministro Gilson Machado, está sofrendo uma “perseguição política”.
“O meu pai foi preso injustamente. Uma perseguição desesperada. A narrativa de Mauro Cid caiu, ele mentiu no julgamento, e agora o ministro Alexandre de Moraes está buscando todos os aliados de Bolsonaro para tentar incriminar”, disse o vereador.
Durante a sua fala, o parlamentar jogou “fora” a Constituição Federal e disse que isso era o que estava sendo feito pelo ministro Alexandre de Moraes.
“A gente tem esse texto aqui, mas eu poderia jogar a Constituição. É isso que o ministro Alexandre de Moraes faz no nosso país. Ele pega a Constituição brasileira e rasga. Ele, hoje, está se achando o ditador do Brasil. E eu, como filho, como quem está sofrendo com as decisões do ministro Alexandre de Moraes, fico muito triste. Por quê? O ministro, ele esquece que atrás dessa prisão ilegal do meu pai, tem meu avô. Homem de bem, de 85 anos, que acabou de perder sua esposa, mãe do meu pai”, diz Gilson Filho.
Entenda
De acordo com a PF, Gilson Machado não conseguiu emitir o passaporte, mas a corporação alertou a PGR sobre a possibilidade de o ex-ministro tentar obter o documento em outros consulados.
No ofício enviado ao procurador-geral Paulo Gonet, a Polícia Federal destacou que arquivos encontrados no celular de Mauro Cid mostravam que, ainda em 2023, ele buscou uma assessoria para obter cidadania portuguesa. Cid chegou a enviar imagens de sua carteira funcional, além do passaporte e do comprovante de cidadania portuguesa da mãe.
Gonet comunicou ao ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), que concorda com a abertura de um inquérito contra Gilson Machado por possíveis crimes de obstrução de investigação, favorecimento pessoal e envolvimento com organização criminosa.