Ação de Governo: Recife recebe a primeira turma do programa Mais Médicos com 130 profissionais

27/09/23

Imprensa PCR

blogfolhadosertao.com.br

 

O programa Mais Médicos, do Governo Federal, aporta no Recife com a chegada de 130 profissionais para a rede de saúde da capital. Essa é a primeira turma dentro da nova etapa do programa, em 2023. Até dezembro deste ano, virá mais um grupo de 100 médicos e, no primeiro semestre de 2024, chegam outros 91, completando 321 profissionais incorporados às Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas (UBTs) do município.

Como contrapartida, a Prefeitura do Recife investirá, mensalmente, entre alimentação e hospedagem, mais de R$ 900 mil por mês, quando o programa atingir sua capacidade máxima.

Nesta terça-feira (26), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a secretária de Saúde da cidade, Luciana Albuquerque, deram as boas-vindas aos profissionais com uma recepção no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José.

Segundo Luciana Albuquerque, os médicos serão lotados em áreas com grande demanda por atendimento de saúde da família e onde há dificuldade de fixação de profissionais. Atualmente, o Recife já conta com 42 médicos do Mais Médicos, a partir de convênio firmado quando o programa foi implantado, em 2013.

Da primeira turma de 2023, composta por 130 médicos, 70 já residem no Recife, 33 são procedentes de outros municípios pernambucanos e 27 são intercambistas (três cubanos e uma boliviana que já atuavam em outras cidades brasileiras e 23 brasileiros ou estrangeiros já naturalizados e com diploma revalidado no Brasil).

Após o acolhimento, os médicos passam por um curso de formação, fornecido pela Escola de Saúde do Recife. Serão 88 horas/aula de curso com as mais diversas áreas da saúde até que assumam seus postos nas unidades.

Deixe um comentário