30/10/22
Por G1 – SP
blogfolhadosertao.com.br
Ela entrou armada em bar dos Jardins, área nobre de São Paulo. Vídeo mostra quando a deputada tropeçou e caiu no chão ao tentar perseguir o homem. No vídeo, também é possível ouvir barulho de tiro.
—
Em suas redes sociais, Carla Zambelli mostrou um machucado no joelho e disse que, antes de sacar a arma, havia sido cercada e agredida.
Outro vídeo gravado por pessoas que presenciaram o episódio, entretanto, mostra que, momentos antes de apontar a arma, a deputada havia tropeçado e caído no chão quando tentava perseguir o homem. Em seguida, um segurança da parlamentar a socorreu e também, com segurando uma arma, passou a perseguir o homem. No registro, ainda é possível ver que o segurança chutou o homem e ouvir barulho de tiro.
Confira a sequência dos fatos de acordo com vídeos e testemunhas:
- Zambelli estava de saída em um restaurante da Alameda Lorena
- A deputada diz que percebeu que um grupo gritava o nome de Lula e, quando saiu do restaurante, ainda segundo ela, foi xingada
- Na calçada na Alameda Lorena, ela discute com um homem negro que, em um dos vídeos, fala: ‘Amanhã é Lula, papai’
- No vídeo dá para ver que a deputada, de camiseta verde, tenta partir para cima do homem
- Uma das imagens mostra que ela tropeça e cai na calçada
- O homem se afasta, e Carla Zambelli vai atrás
- Um outro homem, segurança de Zambelli, que também estava no tumulto, saca a arma e também corre
- Outras pessoas vão atrás e, pouco depois, é possível ouvir um disparo
- O homem perseguido corre para dentro de um bar na esquina com a Alameda Joaquim Eugênio de Lima
- Em outro vídeo é possível ver a deputada andando com uma arma em riste
- Ela entra no bar e manda o homem se deitar
“Eram vários. Aí eu estava aqui saindo do restaurante, eles tinham visto a gente antes, no vidro aqui, vários homens se aproximaram, uma mulher de camiseta vermelha ficou do lado de lá dando cobertura. Todos eles se evadiram. […] E aí quando me empurrou, eu caí, saí correndo atrás dele, falei que ia chamar a polícia, que ele tinha que ficar aqui para esperar polícia chegar.”
Depois, ela divulgou uma nota (leia abaixo).
Em nota, a Polícia Militar disse que foi acionada volta das 16h30 para atendimento de ocorrência na Alameda Lorena. “No local, uma deputada federal informou que estava em um restaurante quando passou a ser ofendida e empurrada por pessoas não identificadas, motivo pelo qual sacou a pistola que portava. O caso será apresentado ao plantão do 78º DP (Jardins), em funcionamento no prédio do 4º DP (Consolação), para registro do boletim de ocorrência e devidas providências de polícia judiciária.”