18/10/22
A participação de Pernambuco no Consórcio Interestadual Sobre o Clima foi aprovada na Comissão de Meio Ambiente da Alepe, nesta segunda. A iniciativa reúne todos os estados da Federação com vistas a atingir as metas assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris, celebrado em 2015, com o objetivo de conter o aquecimento global por meio da redução das emissões de gases de efeito estufa.
O Brasil se compromete, segundo a contribuição nacionalmente determinada, a reduzir em 37%, até 2025, as emissões de gases de efeito estufa em comparação com as emissões de 2005. Já a meta de longo prazo do País é de alcançar, até 2050, a neutralidade climática.
Por meio do consórcio, também chamado Brasil Verde, os estados poderão realizar uma série de ações, como estudos técnicos, planos para obtenção de recursos, fiscalização de serviços públicos, execução de obras, aquisição de bens e promoção de campanhas educativas. A proposta, encaminhada pelo Executivo Estadual, foi aprovada por unanimidade.
A Comissão de Meio Ambiente aprovou ainda a criação da Política Estadual do Hidrogênio Verde, que busca reduzir as emissões de gás carbônico por meio da diversificação da matriz energética estadual.
Ao final do encontro, o colegiado aprovou o envio de um pedido de informação ao Governo do Estado sobre as causas e providências tomadas em relação aos seguidos alagamentos do Rio Tejipió, na Região Metropolitana do Recife, durante o período de chuvas.