19/04/2o
Por Machado Freie
Minha querida Mamãe, Dona Ninália, que se viva você fosse estaria comemorando hoje 98 anos de idade.
Pena, Mamãe, que você partiu para a eternidade quando contava apenas 50 anos, mas deixou seus onze filhos e Papai preparados pra vida, como orfãos de uma grande mulher e exemplo incomparável de Mãe e esposa.
Mamãe querida, você é incomparável mesmol ! Filha de uma educadora (Vovó Clotilde), você teve a preocupação e o zelo de nos alfabetizar antes de sermos matriculados nas escolas -que eram poucas naquele tempo.
Você nos ensinava a cartilha do ABC, e nos dava a condição de “desarnados” (alfabetizados), ensinando-nos, inclusive, a taboada onde aprendíamos as três operações: somar, multiplicar e dividir.
Católica praticante, se tornou amiga de Frei Damião (o acolheu em nossa casa por duas vezes, no distrito de Grossos), o suficiente para nos encaminhar para sermos verdadeiros cristãos, filhos de Deus. Todos onze filhos foram batizados e crismados.
Mamãe e Papai nos ensinavam que deviamos respeitar a todos, deixando bem claro , principalmente, que “aquilo que não é nosso, é alheio !”
Mamãe conviveu com vizinhas muito simples, que se transformavam em pessoas de nossa famália, tamanha era a facilidade que ela tinha de lidar com estranhos, transformando a comunidade na extensão de nossa casa, e vice-versa.
Então, hoje eu abraço Mamãe, Papai (que não suportou sua ausência e morreu dois anos depois) e meus irmãos Zezinho ( falecido),Terezinha, João Bosco, Milton, Maria do Socorrro, Toinho, Fernando Alberto , Cândido, Maria Elizabete e Francisco Carlos.
Mamãe era pessoa pura, uma criatura de Deus, uma santa em vida e hoje eu choro sua ausência, mas tenho certeza que seu espírito de luz nos guiará para sempre !
Muito obrigado, MAMÃE !
Presente maravilhoso, meu irmão! Homenagem à memória de nossa querida e inesquecível mãe. So você, com sua sensibilidade e talento na escrita, consegue traduzir em palavras , todo amor, generosidade, integridade e alegria que ela nos deixou como legado nesta vida, e que sempre vai acalentar e unir os nossos corações! Muito grata, pelo privilégio de você poder expressar em palavras , toda saudade e falta que nossa mãe faz!👏🏽👏🏽❤️🌹😘
Presente maravilhoso, meu irmão! Só você, com sua sensibilidade e talento com a escrita, poderia fazer esta homenagem de aniversário de nossa mãe. Expressar em palavras todo amor, generosidade,, integridade, bondade e alegria que ela nos deixou como legado nesta vida, e que para sempre, vai acalentar e unir os nossos corações! Grata pelo presente e pelo privilégio de ser sua irmã! 👏🏽❤️🌹
Parabéns a bela família e a vida maravilhosa que têm!
Homenagem linda, fiquei emocionada, triste por nao ter convivido com tia Ninalia a qual, minha mãe Anália, fazia excelentes referências! Sou Moema a penúltima dos 11 filhos de António e Anália. Bjs.
Quantos restam vivos e quais os nomes deles? Todos moram ai em João Pessoa, não é?