03/12/21
blogfolhadosertao.com.br
Por Machado Freire
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) faz, logo mais à noite, sua primeira visita ao município de Salgueiro na condição de pré-candidata a governadora do estado no pleito de 2022. Com um bom currículo – no meio do segundo mandato e na condição de ex-deputada estadual – com origem em uma família de reconhecida presença no Agreste Pernambucano, a tucana concederá entrevista coletiva no inicio da noite no Plaza Hotel, onde ficará hospedada.
Integrante de uma frente de partidos de maioria conservadora -deles que integram o chamado centrão, Raquel Lyva é acompanhada pelo ex-senador Armando Monteiro (PSDB) e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR), que tem compromisso de apoiar a reeleição do presidente Bolsonaro.
O ex-senador Armando Monteiro tem um papel fundamental na pré-campanha de Raquel Lyra, por se tratar de um nome bastante conhecido (e votado em várias eleições) na região sertaneja, devendo trabalhar na condição de “abre-alas” no meio politico regional.
É o caso específico de Salgueiro, onde as principais lideranças políticas do município -chamadas de zebra e leão mantém uma disputa quase na base do bipartidarismo, o que impede o fortalecimento de uma terceira via, permitindo maior abertura para novas lideranças.
Mas há casos que são dignos de avaliação, como o chamado grupo fiel ao atual prefeito do município, Marcones Sá (PPSB), que já teria assumido o compromisso de “votar fechado” nos aliados do governador Paulo Câmara, cujo candidato à sucessão de 2022 ainda não foi anunciado.
O grupo oposicionista, que deverá comparecer em peso ao hotel onde Raquel Lyra ficará hospedada, ja recebeu a visita e conversou com o também pré-candidato a governador, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM). No meio deste grupo está o ex-candidato a deputado Fábio Lisandro.