17/11/21
Chapa de situação derrota Almir Reis e Fernanda Resende, mantendo dentro do grupo o controle da OAB-PE por mais três anos
Depois de uma disputa bastante apertada na reta final, confirmou-se há pouco, na noite desta terça-feira (16), o resultado das eleições da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE). Os vencedores da disputa são Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, da chapa Advocacia Mais Unida. Os aliados já celebraram e jogaram Fernando Ribeiro Lins para o alto, na comemoração.
Na reta final, uma diferença de cerca de 700 votos a favor de Fernando Lins foi sendo derrubada até menos de 200 votos de diferença entre os dois. No entanto, a queima de gordura em favor do candidato da situação não foi suficiente para mudar o resultado. A eleição da OAB foi eletrizante neste ano. Jamais se viu algo parecido. No desfecho final, a vitória da situação se deu por 221 votos de diferença. A situação teve 50,8% dos votos. A oposição teve 49,2%, de acordo com a comissão eleitoral.
“É dia de agradecer à advocacia pernambucana por essa vitória expressiva. Agora, é olhar exatamente para o futuro da advocacia, de forma pacificadora, cuidando de toda a categoria”, disse Fernando.
“Nosso momento é de gratidão. Agradecer pela confiança da advocacia pernambucana e ratificar que vamos continuar com a Ordem inclusiva, representativa e independente. Vamos seguir avançando”, completou Ingrid.
Com os 7.389 votos recebidos por Fernando Ribeiro Lins, a chapa de situação dará sequência à gestão de Bruno Baptista, integrante do grupo que comanda o órgão há quinze anos. Eles derrotaram Almir Reis e Fernanda Resende, candidatos da chapa Renova OAB. Os oposicionistas receberam menos votos.
O dia de votação foi intenso, principalmente para os advogados de Olinda e Recife, que votaram no Classic Hall. Lá, observou-se durante o horário do pleito um mar de ternos e gravatas se movimentando. Nos arredores, registrou-se trânsito intenso por causa do movimento de carros.
Por volta das 10h, relatou-se que o sistema de algumas urnas ficou fora do ar, causando insatisfação entre os advogados lá presentes. A votação, porém, prosseguiu.
Advocacia mais Unida
O grupo Advocacia mais Unida é a chapa que representa a situação, sendo apoiada pelo atual presidente Bruno Baptista. Atual vice-presidente da entidade, Ingrid Zanella, gostaria de lançar-se candidata do grupo explorando o argumento de que poderia ser a primeira mulher no comando da OAB local. Um grupo de aliados e aliadas ensaiou manifestos e reuniões, mas não teve sucesso.
Bruno bateu o martelo em favor de Fernando. Curiosamente, o peso na balança em favor de Fernando Ribeiro pode ter sido justamente a política. “O ex-presidente da OAB Jayme Asfora gravou um vídeo em apoio à Ingrid Zanella e isto ajudou os vários inimigos dele a definirem o apoio a Fernando”, cita um experiente advogado e fonte na OAB.
Fernando Ribeiro Lins
O advogado cível e tributário Fernando Ribeiro Lins, de 48 anos, define-se como um homem conciliador e de grupo. Com paciência, ele soube esperar a oportunidade para dar a sua contribuição, depois de ter atuado como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE).
Indicado para a CAAPE pelo atual presidente, Bruno Baptista, a passagem na função serviu como um teste para desafios maiores. Na CAAPE, ele está terminando o terceiro ano do mandato. Antes, foi secretário geral da OAB por três anos na gestão de Ronnie Duarte. Também foi secretário geral adjunto por três anos, na gestão do ex-presidente Pedro Henrique. Leia o perfil.
Ingrid Zanella, 38 anos, especialista em direito aduaneiro e marítimo, candidata a co-presidente na chapa de situação nas eleições da OAB, é uma figura tão expressiva no movimento classista dos advogados que até os adversários a apontam como a adversária mais forte, caso fosse a cabeça de chapa, no lugar de Fernando Ribeiro Lins.
A comparação obviamente visa desgastar o nome principal da chapa de situação, mas embute ainda um dado da realidade. Além da juventude, que evoca renovação, a jovem advogada defende pautas inclusivas e questões de gênero, como a paridade entre homens e mulheres em um universo historicamente masculino.” Sou apaixonada pela OAB”, diz.