16/11/21
Por Davi Saboya
blogfolhadosertao.com.br
O duelo foi válido pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Camutanga marcou o primeiro gol do Náutico sobre o Sampaio Corrêa – Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O Náutico venceu por 2×1 o Sampaio Corrêa, nesta segunda-feira, em partida válida pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Camutanga, Álvaro e Gabriel Popó. Mesmo com o triunfo, o acesso à Primeira Divisão ficou impossível para o Timbu. Isso porque o Goiás venceu por 1×0 o Remo, foi para a quarta colocação com 59 pontos, e acabou com a pequena esperança existente.
Com o resultado, o Náutico segue em oitava lugar, no entanto, agora, com 52 pontos. Os dois últimos jogos na competição são contra o Avaí (casa) e o Cruzeiro (fora) nos dois próximos domingos, dias 21 e 28 deste mês de novembro.
O JOGO
Com ambos os times sem pretensões na competição, a partida começou morna dos dois lados. Tanto que demorou alguns minutos para as chances de gol surgirem no confronto. A primeira com Paiva para o Náutico, que tentou encobrir o goleiro Luiz Daniel, após belo passe de Jean Carlos.
A resposta do Sampaio Corrêa não demorou para acontecer. Após boa troca de passes, Ferreira recebeu dentro da grande área e mandou por cima do gol. O duelo, então, passou a ter contexto de “lá e cá”. Mais uma vez, pouco tempo depois, o Náutico voltou a ameaçar a Bolívia Querida.
De novo, Paiva perdeu grande chance. Jean Carlos soltou o pé de fora da área, o goleiro deu o rebote, mas o atacante alvirrubro perdeu o tempo da bola e bateu em cima de Luiz Daniel, que defendeu, mesmo caído no chão. Novamente, o Sampaio Corrêa conseguiu chegar com perigo no ataque.
Desta vez, em dois lances. Rooney apareceu pelo lado esquerdo, conseguiu o cruzamento, ninguém chegou para cabecear, e quase que engana o goleiro Anderson. Depois, em falta rente ao gol, Betinho mandou uma “bomba” e obrigou o arqueiro do Timbu a fazer grande defesa.
Nos últimos minutos do primeiro tempo, o jogo ficou muito preso na marcação no meio-campo. O Sampaio Corrêa não conseguiu contra-atacar e o Náutico errou bastante no no último passe. Por dentro, o Timbu esbarrou na marcação adversária e quanto tentou pelas laterais não teve êxito nas conclusões.
Depois do intervalo, na etapa final, o Náutico voltou melhor que o Sampaio Corrêa e pouco foi ameaçado na defesa. No ataque, o Timbu não estava com a pontaria ajustada. Pouco minutos depois do jogo ser reiniciado, Thássio saiu cara a cara com Luiz Daniel, mas faltou o jeito de atacante. Perdeu duas chances.
Em seguida, o Náutico ficou cercando a defesa da equipe do Maranhão. Porém, continuou pecando bastante no último terço do campo. Não à toa, o Timbu conseguiu abrir o placar no famoso “gol bambo” aos 23 minutos.
Após a bola ser alçada na grande área, Juninho Carpina aproveitou a sobra pelo meio e arriscou de longe. O chute saiu sem direção, mas Camutanga estava atentou na trajetória e desviou “conscientemente” para o fundo da rede. O tento animou o Náutico que não demorou para ampliar a vantagem.
Aos 27, Jean Carlos recebeu o passe pelo lado direito, perto da pequena área. Ele dominou, puxou para a perna esquerda e soltou o pé. A bola desviou na marcação e Álvaro estava atento para estufar as redes. A arbitragem marcou impedimento inicialmente, só que o gol foi validado pelo VAR.
No final, a defesa do Náutico, de novo, não aguentou segurar até o final. Aos 41, Gabriel Popó subiu mais alto que Camutanga e testou para o fundo da rede. A pequena diferença animou o Sampaio Corrêa nos últimos minutos. Tanto que Ciel teve até um gol anulado nos acréscimos, mas não teve jeito. Vitória do Timbu!
FICHA DO JOGO – NÁUTICO 2X1 SAMPAIO CORRÊA
Náutico – Anderson; Thássio, Rafael Ribeiro (Carlão), Camutanga e Júnior Tavares; Rhaldney (Juninho Carpina), Trindade e Matheus Jesus (Marciel); Jean Carlos, Vinícius (Murillo) e Paiva (Álvaro). Técnico: Hélio dos Anjos.
Sampaio Corrêa – Luiz Daniel; Maurício, Allan, Nilson Júnior e Éder Lima; Betinho, Ferreira (Baraka) e Léo Artur (Gabriel Popó); Gui Campana (Ciel), Roney (Diego Cardoso) e Jackson. Técnico: João Brigatti.
Local: estádio dos Aflitos, Recife-PE. Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Junior (AM). Assistentes: Marcos Santos Vieira e Uesclei Regison Pereira dos Santos (ambos do AM). Gols: Camutanga aos 23′, Álvaro aos 27′ e Gabriel Popó aos 41′ do 2ºT. Cartões amarelos: Vinícius e Júnior Tavares (Náutico). Ferreira e Maurício (Sampaio Corrêa). Público: 2.002 torcedores.