08/11/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Felipe Monteiro será o 3º chefe da Polícia Civil em três anos de gestão. Ele substitui Renato Rocha
Nos bastidores, a exoneração se deu a pedido do delegado. A governadora Raquel Lyra (PSD), que está em Fernando de Noronha até o domingo, correu para evitar qualquer ruído de mais uma crise na segurança.
Com a exoneração, publicou a nomeação do terceiro chefe da Polícia Civil em três anos de gestão: o recifense Felipe Monteiro Costa, 45 anos, que ocupava, desde 2023, a gerência do Centro Integrado de Inteligência da Defesa Social. (A primeira chefe da Polícia Civil foi a delegada Simone Aguiar).
Na mesma edição do Diário Oficial concluiu as convocações do concurso para as polícias, chamando 45 delegados; 159 escrivães; e 273 agentes.
Tratou também de antecipar o balanço da violência em outubro. Normalmente os números são divulgados às segundas-feiras, quando ocorre a reunião do Juntos pela Segurança. O relatório mostrou os níveis mais baixos de homicídios (225). No mesmo mês de 2024, houve 274 casos.
Ataque aos senadores
“Não quero ser senador de direita, esquerda ou centro. Quero ser o senador dos pernambucanos”, disse o pré-candidato à Casa Alta Miguel Coelho à Rádio Folha. E questionou o papel dos senadores que hoje representam o estado (Fernando Dueire, Humberto Costa e Teresa Leitão): “O que esses três fizeram para mudar nosso dia a dia?”
Projeção nacional
ACOP 30, que ocorre dos dias 10 a 21, será outro momento de projeção nacional para o prefeito do Recife, João Campos, e para a governadora Raquel Lyra. Ele desembarca na capital paraense no domingo (9). A programação dela será na terça (11) e quarta (12).
A ministra e o Brics
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, encontrou-se com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, em Belém, onde participam da COP-30. Na pauta, o financiamento do estudo para construção de um cabo submarino de fibra óptica ligando os países do Brics.
Equidade racial
O superintendente-geral da Alepe, Aldemar Santos, o Dema, está à frente da 3ª edição da “Jornada Alepe Antirracista”. Para ele, o evento revela o pioneirismo da Casa nas políticas públicas de equidade racial. De segunda a quinta, no Audtório Sérgio Guerra, das 8h às 11h30.
