Equipe de estudantes das Engenharias da Univasf vence Bahia Innovate Summit 2025 na categoria EmbarcaTech

15/11/25

Ascom Univasf

http://blogfolhdosertao.com.br

Uma equipe formada por estudantes das Engenharias Elétrica, Mecânica e da Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) venceu a categoria EmbarcaTech, no Bahia Innovate Summit 2025 (BIS), com o protótipo E.R.A. – Energy Refrigeration Analyzer, uma solução para monitoramento em tempo real da saúde e eficiência de sistemas de refrigeração via Internet das Coisas (IoT). O BIS foi realizado pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Cepedi), em Salvador, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. O projeto foi desenvolvido pela equipe 4K Energy durante o programa EmbarcaTech – Residência Tecnológica em Sistemas Embarcados, oferecido na Univasf, no Campus Juazeiro.

A 4K Energy é formada pelos estudantes Marco Antonio de Jesus Saturnino, de Engenharia Elétrica; João Felipe Teles Monte, de Engenharia Mecânica; e Pedro Henrique Carvalho Felix e Thalles Inácio Araújo, ambos de Engenharia da Computação. A ideia do protótipo surgiu na etapa de residência do programa EmbarcaTech, durante a qual os discentes passam a atuar junto a empresas reais, desenvolvendo soluções voltadas às demandas do mercado. Foi nesse contexto que uma empresa parceira do Cepedi apresentou um desafio relacionado à eficiência energética, dando origem ao E.R.A.

Durante o projeto, os estudantes foram orientados pelo egresso do curso de Engenharia Elétrica da Univasf Giovanni Antherreli Lima da Silva. O E.R.A monitora a eficiência dos sistemas de refrigeração em tempo real, fazendo o diagnóstico automático via Inteligência Artificial e atuando na prevenção de falhas e otimização de consumo energético. A solução, de acordo com os estudantes, foi desenvolvida para beneficiar principalmente empresas de pequeno e médio porte.

“Para nós, essa conquista representa a confirmação de que estamos no caminho certo. O BIS reuniu projetos de altíssimo nível de várias partes da Bahia e alcançar o primeiro lugar nesse contexto é muito significativo. É uma motivação extra para continuarmos desenvolvendo soluções que unam tecnologia, eficiência e impacto real”, disse Marco Antonio de Jesus Saturnino. Como premiação, a equipe ganhou um curso da Alura, plataforma brasileira de cursos online voltados para tecnologia, design e negócios digitais, além de viagem para conhecer as instalações do Instituto de Tecnologia (FIT) e as instalações da Hardware Brasil.

O EmbarcaTech é um programa de capacitação profissional técnica destinado a estudantes de nível superior em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e áreas correlatas, focado em tecnologias de Sistemas Embarcados que proporciona experiências práticas no desenvolvimento de sistemas embarcados e empreendedorismo tecnológico. O programa possui turmas em diferentes universidades do Nordeste, tendo 20 discentes bolsistas na Univasf.

“Os estudantes da Univasf têm se destacado pela capacidade de conceber e implementar soluções tecnológicas inovadoras ainda durante a graduação. A parceria entre a Univasf e o projeto EmbarcaTech vem gerando resultados expressivos, contribuindo para elevar ainda mais o nível dos projetos de inovação e extensão conduzidos na universidade”, comentou o professor do Colegiado de Engenharia Elétrica, instrutor e coordenador do EmbarcaTech na Univasf, Ricardo Menezes Prates.

“A premiação dos nossos estudantes no Bahia Innovate Summit reforça a relevância e a qualidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas áreas de Sistemas Embarcados, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, campos emergentes e de grande potencial no contexto da engenharia”, disse Prates sobre a conquista. Mais informações sobre o E.R.A. podem ser encontradas na página do Instagram da 4k Energy.

Deixe um comentário