Em Lagoa Grande: Conferência Municipal de Saúde  reúne gestão e sociedade civil para debater os desafios e compromissos para um SUS forte e humanizado

31/07/25

Ascom PMLG
http://blogfolhadosertao.com.br

Conferência Municipal de Saúde de Lagoa Grande reúne gestão e sociedade  civil para debater os desafios e compromissos para um SUS forte e humanizado  * LAGOA GRANDE NOTÍCIAS

Com o tema “Cuidar da Saúde da Nossa Gente: Desafios e Compromissos para um SUS Forte e Humanizado”, foi realizada nesta quarta-feira, 30, no Centro de Treinamento e Aprendizagem (CTA), a 8° Conferência Municipal de Saúde de Lagoa Grande/PE. O tema principal da Conferência foi abordado pela palestrante Michele Rabêlo, Apoiadora de Educação Social da Gerência Regional de Saúde (8° Geres).

Quatro eixos temáticos foram propostos para a formatação do Plano Municipal de Saúde que será executado nos próximos quatro anos da gestão da prefeita Catharina Garziera. No eixo 1, foi pautado o tema ‘Acesso, Equidade e Qualidade à Saúde’; o eixo 2 pontuou a ‘Valorização dos Trabalhadores do SUS e Gestão do Trabalho’; o eixo 3 debateu a ‘Gestão do SUS e a Participação Social’ com foco nas medidas debatidas e encaminhadas; e por fim o eixo 4 que debateu sobre a ‘Vigilância em Saúde e Enfrentamento de Emergências Sanitárias’.

Em sua fala durante a abertura da Conferência, Francisco Nailton, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Lagoa Grande (CMS), entidade responsável pela realização do evento em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (Sesau), enalteceu justamente esse diálogo entre governo e sociedade civil como elo principal na condução universalizada e efetiva do Plano Municipal de Saúde e nos avanços do SUS no município.

“Vamos pensar uma saúde pública humanizada e com foco no cuidado.. E são as conferências que acontecem a cada 4 anos que fazem esse chamamento à sociedade, para que todos opinem para o melhoramento do SUS em nossa cidade. Ficamos felizes nesta edição da Conferência, pois foram mais de 200 inscritos, uma prova que as pessoas atenderam esse chamamento”, assinalou Nailton, indicando prioridades como avanços no atendimento médico e na efetivação dos programas sugeridos na discussão para que se transformem em leis que visem o fortalecimento do SUS que é “o melhor plano de saúde do planeta”.

Na linha do presidente do CMS, a secretária municipal de Saúde, Ana Araújo, corroborou com a fala de Francisco Naiton, “porque saúde se trabalha em parceria, dialogando com a sociedade para atender as reais necessidades da população usuária do SUS no município”.

“Essa participação popular, dos usuários, dos trabalhadores da saúde, dos conselhos, da gestão, faz com que esse plano seja um plano coletivo, seja um plano de todos, porque saúde não se faz de forma isolada. E esse trabalho é feito junto com o Conselho Municipal que é um instrumento de controle para que nosso trabalho seja realizado com transparência e muita responsabilidade”, salientou Ana Araújo.

Com o compromisso de avançar nas ações de fortalecimento em todos os setores do município, o discurso do secretário de Governo, o ex-prefeito Jorge Garziera, focou no cuidado, no amor e na ação efetiva da gestão, como contribuição na promoção da saúde dos lagoa-grandenses. Ele frisou que sabe que na saúde isso vem sendo feito pela gestão da prefeita Catharina Garziera, entretanto, sua busca para que as oportunidades cheguem para a população, se torna também uma forma de fazer saúde para quem precisa, de promover desenvolvimento e oportunidades e consequentemente, qualidade de vida.

“Quem tem emprego, salário, tem saúde. Nós estamos buscando isso também para a nossa cidade. Temos um time competente. No governo, sempre com muito amor, vamos cuidado pra fazer uma Lagoa Grande de fato melhor pra todos”, registrou Jorge.

A prefeita Catharina Garziera iniciou seu discurso frisando que a sua gestão será sempre pautada no diálogo e na escuta social de todos os segmentos, foco principal da Conferência Municipal de Saúde. “Essa é uma discussão que representa o avanço de todos”.

Catharina aproveitou para anunciar a conquista de uma base do SAMU no município, uma aquisição importante que integra o pacote de outros anúncios que estarão sendo divulgados em breve pela gestão. “São aquisições como essa que identificamos nos nossos avanços. E a discussão da Conferência chega para democratizar os avanços e identificar os desafios que ainda precisam ser superados. Cada ideia aprovada aqui será compartilhada e ouvida com seriedade e o compromisso que realmente merece”, completou a prefeita.

Também fizeram uso da fala, o presidente da Câmara Municipal, Vereador José Estevo (Mantena)”; o promotor de justiça de Lagoa Grande, Filipe Regueira de Oliveira”‘; o representante da Gerência Regional de Saúde, Avelar Santos; o representante da sociedade civil e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Ivo; e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Lagoa Grande, Cleidimar Santos. Ainda estiveram presentes o vice-prefeito Olavo Marques; representantes de associações do interior, de movimentos sociais, conselhos municipais, dos centros administrativos de Jutaí e de Vermelhos, integrantes da gestão municipal e a ex-prefeita Rose Garziera.

Fotos: Santiê Comunicação

 

Deixe um comentário