16/06/25
Por AFP
http://blogfolhadosertao.com.br
O Irã executou uma nova onda de ataques com o lançamento de cerca de 100 mísseis contra Israel na manhã de segunda-feira, 16 (horário local), e prometeu “retaliação adicional” ao ataque surpresa contra seu programa nuclear e sua liderança militar, iniciado por Israel na sexta-feira passada.
Ao menos 8 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas. O Exército de Israel já havia informado a detecção da nova barragem de mísseis e garantiu que seu sistema de defesa estava funcionando para repelir a ameaça.
“O Exército de Israel identificou recentemente mísseis lançados do Irã em direção ao território do Estado de Israel”, disseram os militares no Telegram. Acrescentaram que instruíram os cidadãos a “entrar em uma área protegida e permanecer lá até novo aviso”.
Jornalistas da AFP relatam fortes explosões em Jerusalém e incêndios nos arredores da cidade costeira de Haifa. Quatro locais no centro de Israel, perto de Tel Aviv, foram atingidos. Os mísseis acertaram um prédio residencial, onde duas mulheres e um homem — todos na faixa dos 70 anos — morreram.
Na manhã de segunda (horário local), o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que os moradores de Teerã “pagarão o preço” pelos ataques iranianos contra civis israelenses.
“O ditador presunçoso de Teerã se tornou um assassino covarde, atirando deliberadamente contra a população civil israelense na tentativa de dissuadir (as forças militares israelenses) de continuar a ofensiva que está paralisando suas capacidades”, escreveu Katz em seu canal no Telegram. “Os moradores de Teerã pagarão o preço, e em breve.”
Este é o quarto dia de conflito entre os dois países no Oriente Médio, que começou após o bombardeio surpresa de Israel em locais nucleares e militares do Irã na sexta-feira, 13, que matou vários generais de alto escalão e cientistas nucleares iranianos. Até o momento, nenhum dos lados mostrou qualquer sinal de recuo.
Israel e Irã protagonizaram novos ataques neste domingo, 15. Segundo o Ministério da Saúde do Irã, já há no país 224 mortos e mais de mil feridos. O Exército de Israel afirmou ter atingido “mais de 80” alvos em Teerã, capital do Irã. Entre eles, a sede do Ministério da Defesa iraniano.