03/06/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadoseertao.com.br
Discurso do chefe do executivo no Congresso do PSB também dividiu aliados de João Campos e Raquel Lyra
“Nem de longe as circunstâncias se repetem. A fala do presidente não foi sobre a eleição de Pernambuco especificamente. Ele falava da importância da democracia, dos partidos, e da relação histórica com o PSB. O contexto era outro”, enfatizou o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, em entrevista à Rádio Folha.
Para correligionários da governadora Raquel Lyra (PSD), é evidente que o presidente sinalizou a chance de ter dois candidatos em Pernambuco. Mesmo sem anunciar seu voto para presidente lá em 2022, a gestora tem portas abertas no governo federal e mantém com Lula uma relação institucional, o que não dificultaria o apoio eleitoral. Ficaram animados com a ideia.
A governadora Raquel Lyra volta hoje a Caruaru, no Agreste. Abre o Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), às 10h. Na sexta inaugurou cozinha comunitária e entregou um parque às margens do rio. E no sábado prestigiou a abertura do São João. Nem de longe pensa em perder força na cidade que a elegeu prefeita duas vezes.
Alternativas
A deputada Maria Arraes (Solidariedade) está cada vez mais perto do PT e do PSOL. Ontem fez discurso firme no ato em defesa do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), no Recife. A depender dos rumos de seu partido, não quer ficar sem rota para 2026.
Em novo embate na Assembleia Legislativa entre os deputados Doriel Barros (PT) e Alberto Feitosa (PL), o petista sugeriu que o liberal reze para que o presidente Lula viva muito. “Se morrer, o senhor vai ter dificuldade de se eleger. Só fala nele. É uma obsessão.”
Justiça social
De amanhã a sexta-feira, Petrolina abriga o 15º Congresso do MPPE. Em pauta, desigualdade social, políticas públicas, meio ambiente e direitos humanos. O conselheiro do CNJ Pablo Barreto vai falar sobre o acesso à Justiça para a população em situação de rua.