Audiência pública em Salgueiro sobre a concessão parcial dos serviços da Compesa tem ampla participação popular

22/01/24

Fabiani Assunção/Secretaria de Projetos Estratégicos
Filipe Assis –

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Pernambuco continua avançando na discussão sobre a concessão parcial dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Nesta quarta-feira (22), foi realizada, em Salgueiro, no Sertão Central, a quarta audiência pública para apresentar e debater o projeto com a população. Na próxima semana será realizada uma audiência em Serra Talhada, na região do Pajeú.

Repetindo o que tinha acontecido em outros municípios, a audiência em Salgueiro contou com a participação de deputados, prefeitos, vereadores, líderes sindicais e representantes de vários segmentos da sociedade civil. O encontro, promovido pela Microrregião de Água e Esgoto do Sertão, foi realizado no auditório do Salgueiro Plaza Hotel.

O secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, ressaltou os benefícios para a população que serão conquistados com a concessão parcial. “Queremos chegar na porta de todo e qualquer cidadão pernambucano com água de qualidade, sem intermitência, e tratamento de esgoto. Queremos, também, uma tarifa justa. É pra isso que apresentamos o nosso modelo de concessão parcial e por isso estamos ouvindo a população. Todas as contribuições estão sendo registradas e serão devidamente respondidas em relatório após essa fase”, disse.

Para o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Almir Cirilo, esta melhoria dos serviços de saneamento, tão ansiada, tanto pela população, quanto pelo Governo do Estado, será possível a partir da concessão à iniciativa privada de parte das operações. “Nós precisamos fortalecer a Compesa e vamos fazer isso retirando dela parte do que hoje é exigido dela, para que a companhia possa focar na produção e ampliação da oferta de água. É preciso continuar investindo nas grandes obras, nos projetos estruturadores, que, em parceria com o governo federal, vão nos possibilitar uma melhor prestação deste serviço à nossa população”, explicou.

As audiências podem ser acompanhadas presencialmente ou pela internet, em tempo real, no endereço youtube.com/@mraes_pe e os documentos podem ser consultados até o dia 7 de fevereiro no site da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (srhs.pe.gov.br).

O PROJETO – O objetivo da concessão é garantir que o Estado alcance a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento, de universalização dos serviços de água e de esgoto até o ano de 2033. Segundo o modelo que está sendo consultado, a Compesa continuará responsável pela produção e tratamento de água. A distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto – exceto na Região Metropolitana do Recife, que já conta com uma parceria público-privada para a prestação do serviço, passaria para a iniciativa privada.

SERVIÇO

Próxima audiência pública – Serra Talhada
Data: 31 de janeiro
Horário: 9h
Endereço: Auditório da UniFIS – R. João Luiz de Melo, 2110 – Tancredo Neves

Crédito das fotos: Aluísio Moreira/Compesa

Náutico x Ceará ao vivo (22/01): onde assistir, horário e escalações

22/01/24

Davi Saboya
http://blogfolhadosertao.com.br

A TV Jornal/SBT transmite com exclusividade e de graça na TV aberta o duelo entre o Timbu e o Vozão na abertura da Copa do Nordeste

Copa do Nordeste começa na noite desta quarta-feira (22) para o Náutico. O Timbu enfrenta o Ceará, às 21h30 (de Brasília), nos Aflitos, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo B. TV Jornal/SBT transmite com exclusividade e de graça o clássico regional na TV aberta.

O embate vai contar com narração de Aroldo Costa e comentários de Igor Moura. A emissora é a casa do Nordestão desde o ano de 2018 e já mostrou que a edição 2025 será mais um sucesso de audiência.

Vozão e Timbu no Grupo B

Náutico e Ceará integram o Grupo B da Copa do Nordeste junto com Bahia, CSA, Confiança, América-RN, Juazeirense e Sampaio Corrêa. Esses dois últimos as zebras da chave.

Integrantes da Série A, Ceará e Bahia são os favoritos às vagas do G-4. O Timbu deve brigar com CSA, Confiança e América-RN por uma das outras duas vagas.

Vale lembrar que nesta temporada a primeira fase é marcada por jogos entre os clubes de cada grupo. Ou seja, se enfrentam em jogos só de ida em sete rodadas. Os quatro melhores avançam para as quartas de final e ainda faturam a premiação de R$ 550 mil.

Alvirrubro precisa reagir

O Náutico disputou três jogos nesta temporada e ainda não conseguiu convencer, principalmente no setor defensivo. Até o momento, acumulou uma vitória (Jaguar), um empate (Petrolina) e uma derrota (Central).

No Nordestão, avançar de fase se tornou uma obrigação para o Timbu. Porém, ainda precisa mostrar um melhor futebol em campo. Para o jogo contra o Ceará, o volante Sousa e o atacante Paulo Sérgio são dúvidas.

Sousa sentiu uma contusão após a última partida dele na temporada contra o Jaguar. Já Paulo Sérgio ainda não estreou por causa de dores musculares na coxa. Mesmo sem eles, o técnico Marquinhos Santos não deve realizar grandes mudanças no time titular que começou o ano de 2025.

Mais um reforço

O Náutico oficializou a contratação do atacante Wenderson na noite desta terça-feira (21). O jogador chegou por indicação do treinador Marquinhos Santos, que trabalhou com ele no América-RN em 2024. É o 12º reforço do Alvirrubro para a temporada.

Único teste do Vozão

Após faturar o acesso à Série A de 2025, o Ceará começa a temporada cheio de expectativas. No único jogo do ano, sofreu para ganhar do Tirol na abertura do Estadual.

Outros jogos da Copa do Nordeste

Além de Náutico x Ceará, mais três jogos agitam a primeira fase da Copa do Nordeste na noite desta quarta-feira (22). São eles: América-RN x Juazeirense (19h), CRB x Vitória (21h30) e Ferroviário x Sport (21h30).

Ficha do jogo

Náutico

Wellerson; Arnaldo, Léo Coutro, Rayan e Luiz Paulo; Auremir (Sousa), Marco Antônio e Patrick Allan; Kauan Maranhão, Samuel Otusanya (Paulo Sérgio) e Bruno Mezenga.

Técnico: Marquinhos Santos.

Ceará

Keiller; Dieguinho, Marllon, Ramon Menezes e Nícolas; Fernando Sobral, Richardson e Lucas Mugni; Galeano, Pedro Henrique e Aylon.

Técnico: Léo Condé.

  • Local: estádio dos Aflitos, em Recife-PE.
  • Horário: 21h30 (de Brasília).
  • Árbitro: Emerson Souza Silva (BA).
  • Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Patrícia dos Reis (ambos da BA).

Arrogância sobrando: ‘Não precisamos deles’, diz Trump sobre Brasil. Itamaraty minimiza

22/01/24

Conteúdo Estadão

http://blogfolhadosertao.com.br

“Não precisamos deles. Eles precisam de nós. Todo mundo precisa de nós”, disse Trump. Itamaraty diz que ele tem direito de falar o que quiser

Durante seus primeiros minutos sentado à mesa do Salão Oval da Casa Branca para um segundo mandato, Donald Trump afirmou que Brasil e América Latina precisam “mais dos EUA do que os EUA precisam deles” e questionou o envolvimento do Brasil em conversas de negociações entre Rússia e Ucrânia.

Ao ser interrogado sobre uma proposta apresentada por China e Brasil, no ano passado, para promover conversas de paz no leste europeu, Trump afirmou: “Isso é bom, é bom. Eu estou pronto”, em resposta à jornalista brasileira Raquel Krahenbuhl, correspondente da TV Globo.

Segundos depois, ele questionou “Como o Brasil se envolve nisso? Isso é uma novidade”, declarou o presidente, questionando se a repórter era brasileira. Ao receber a resposta positiva, disse: “Ah, é por isso que está envolvida, eu acho.”

O plano em questão é um documento divulgado no dia 23 de maio, com nome “Entendimentos Comuns entre o Brasil e a China sobre uma Resolução Política para a Crise na Ucrânia”. A proposta foi apresentada após uma visita do assessor para Assuntos Internacionais de Lula, Celso Amorim, a Pequim. Amorim assinou o documento, junto de Wang Yi, chanceler chinês.

O plano é baseado em seis pontos, que afirmam que Moscou e Kiev precisam “desescalar” o conflito, sem expandir as atividades no campo de batalha e criar condições para um cessar-fogo.

O documento foi rechaçado pelo presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, durante a Assembleia-Geral da ONU em setembro, que afirmou Brasil e China deveriam reconhecer a tentativa da Rússia de recuperar um passado colonial em vez de “tentar aumentar a sua própria influência global às custas da Ucrânia”.

Relações com a América Latina

Quando questionado sobre sua perspectiva em relação às relações com a América Latina e, especificamente, com o Brasil, Trump respondeu: “Devem ser ótimas. Eles precisam de nós. Muito mais do que nós precisamos deles. Não precisamos deles. Eles precisam de nós. Todo mundo precisa de nós”, disse o republicano, sem responder a pergunta da jornalista sobre se pretendia se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mais cedo nesta segunda-feira, 20, Lula expressou seu desejo de que Trump contribua para “um mundo mais justo e pacífico” e de que os Estados Unidos continuem sendo um “parceiro histórico” do Brasil.

Brasil analisará declarações, diz Itamaraty

A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, que comanda a pasta temporariamente enquanto o ministro Mauro Vieira está fora, disse nesta terça-feira, 21, que o Brasil vai analisar as declarações do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele tomou posse na segunda-feira, 20, e disse que os EUA não precisam do Brasil e da América Latina.

“O presidente Trump pode falar o que ele quiser, ele é presidente eleito nos Estados Unidos e nós vamos analisar cada passo das decisões que forem sendo tomadas pelo novo governo. Mas acredito que, como somos um povo que acredita, que tem fé na vida, que tudo vai dar certo sempre. Nós vamos procurar trabalhar não as nossas divergências, mas as nossas convergências, que são muitas”, declarou ela.

Estado vai receber 87,6 mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue

22/01/24

Vida Urbana

Saúde

Diario de Pernambuco

http://blogfolhadosertao.com.br

Segundo o Ministério da Saúde, serão distribuídos 6,5 milhões de testes para todo o país, sendo 4,5 milhões na primeira remessa e dois milhões como estoque estratégicocopy sharing button

sharethis sharing button

Dengue pode ser confirmada em teste rápido (Foto: Divulgação)

Dengue pode ser confirmada em teste rápido (Foto: Divulgação)
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça (21), que vai distribuir 87,6 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Pernambuco.
A iniciativa faz parte de um total de 6,5 milhões que serão enviados para todo o país.
Ainda segundo o Governo Federal, será a primeira vez que a pasta enviará esse tipo de teste para detectar a dengue.
A ação vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.
O investimento soma mais de R$ 17,3 milhões. A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso.
Do total, serão distribuídos 4,5 milhões de testes na primeira remessa.
Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico. O processo de aquisição dos testes rápidos foi iniciado em 2024.
Mais testes
O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). Com o anúncio do Ministério da Saúde, a população passa a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local.
Veja nota técnica
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local. “Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta.
Avanço no diagnóstico laboratorial 
Outro avanço significativo foi a ampliação do diagnóstico da dengue na rede de laboratórios, com aumento de 76,4% nos diagnósticos de 2024 em comparação com 2023. Em 2023, foram realizados 778.422 diagnósticos de dengue, enquanto em 2024 esse número subiu para 1.373.536.
A secretária Ethel Maciel reforça que o uso dos testes rápidos será complementar às estratégias já existentes para controle do vetor, além da vacinação, e destaca a necessidade de os municípios seguirem os protocolos de coleta e envio de amostras para análise laboratorial, “fundamental para saber onde há maior circulação de cada sorotipo do vírus”.
Números no Estado
O primeiro boletim de arboviroses  de 2025 apontou que, na semana 01 a 02 (29/12/2024 a 11/01/2025), Pernambuco registrou 283 casos prováveis da doença, com oito casos confirmados e duas mortes sob investigação.
O documento informa ainda que a incidência de casos de dengue está em 3,1 casos prováveis por 100 mil habitantes e que a variação desses casos, em comparação com o mesmo período do ano anterior é de -98,1%.
Ainda sobre a incidência de dengue no Estado, a pasta também divulgou informações. A alta incidência não foi identificada em nenhum município. A média incidência foi constatada em 01 cidades e em 44 configuraram baixa incidência.

Prefeitura do Recife garante investimento de R$ 230 milhões com a concessão do Complexo Geraldão

22/01/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

O acesso a área do complexo continuará livre e as atividades de escolinhas esportivas gratuitas desenvolvidas pela Prefeitura serão mantidas

 

Miniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

Em sessão na Prefeitura do Recife, a empresa Revee Real Estate Venues & Entertainment Participações S.A. arrematou o leilão e assumirá a gestão, operação, manutenção, exploração e execução de obras e serviços de engenharia do Complexo Multiuso Geraldo Magalhães, mais conhecido como “Geraldão”. O contrato terá duração de 35 anos. De acordo com o contrato, o acesso a área do complexo continuará livre e as atividades de escolinhas esportivas gratuitas desenvolvidas pela Secretaria de Esportes do Recife nas quadras poliesportivas, quadra de areia e piscinas, serão mantidas.

A empresa Revee Real Estate Venues & Entertainment Participações S.A. apresentou uma oferta de R$ 3,045 mihões que serão pagos à Prefeitura. Com a formalização do contrato, a futura concessionária deve realizar investimentos na ordem de R$ 228 milhões, dos quais cerca de R$ 19 milhões serão destinados à modernização do Complexo e R$ 209 milhões a custos de manutenção ao longo do período contratual. Além disso, não haverá contrapartidas financeiras por parte da Prefeitura.

ESTRUTURA – Ao todo, o Geraldão ocupa uma área de mais de 37 mil metros quadrados, sendo 21 mil metros quadrados de área construída e é constituído por um ginásio multiuso, piscina, quadras poliesportivas e estacionamento. O ginásio multiuso tem capacidade para receber mais de 9 mil pessoas.

Pelo modelo de concessão, não haverá contrapartidas da Prefeitura do Recife, sendo a futura empresa concessionária responsável por captar receitas por meio de locação do espaço para eventos, como feiras, congressos, bares e restaurantes, academias, lojas esportivas e estacionamento, além de exploração publicitária. Além disso, outra possibilidade de monetização pela empresa vencedora é a comercialização do Naming Rights do equipamento a um patrocinador privado, a exemplo de como ocorre em arenas esportivas no Brasil e em outros países.

NA ROTA DE GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS – Nos últimos quatro anos, o Geraldão sediou uma ampla gama de eventos esportivos, nacionais e internacionais. Destacam-se a Copa América de Basquete Masculino (AmeriCup) e os campeonatos sul-americanos de handebol e vôlei, além das finais da Superliga de Vôlei em 2022 e 2024.

No cenário regional, o equipamento também recebeu os Jogos dos Servidores, Escolares, Paralímpicos (vários, como festivais e treinamentos de seleções), da Pessoa Idosa e o Recife Bom de Bola. Competições de artes marciais, como judô, karatê, jiu-jitsu e MMA (Jungle Fight) também marcaram presença. Houve de CrossFit e eSports, como o CBLOL, inclusive. Além disso, há no local 14 escolinhas esportivas que beneficiam, gratuitamente, cerca de 3.500 alunos.

HISTÓRIA – O Complexo Multiuso Geraldão faz parte de um acervo de equipamentos esportivos projetados pelo arquiteto Ícaro de Castro Melo, que inclui também outros renomados equipamentos como: Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo; Nilson Nelson, em Brasília e Paulo Sarasate, em Fortaleza. Castro Melo foi um dos principais representantes da arquitetura moderna aplicada a equipamentos esportivos do Brasil.

Inaugurado em 1970, o equipamento tem lugar cativo na memória afetiva dos recifenses, tendo abrigado eventos históricos como as apresentações do Holiday On Ice e dos Globetrotters, jogos da Seleção Brasileira de Vôlei, em sua ascensão dos anos 80, etapas da Liga Mundial de Vôlei, além de inúmeros shows de renomados artistas nacionais e internacionais, incluindo Roberto Carlos, Faith No More, A-Ha, Jimmy Cliff e Julio Iglesias.

Fotos: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife e Divulgação

Governo de Pernambuco lança novos editais do Funcultura, com investimento recorde

22/01/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br 

Iniciativa também contará com um edital inédito, focado no setor de Patrimônio 
Miniatura do anexo
O Governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (21), o lançamento dos novos editais do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Na edição deste ano, o Funcultura terá o maior orçamento de sua história, R$ 39 milhões, o que representa um aumento de cerca de 22% na comparação com o valor investido no ano passado (R$ 32 milhões). Outra novidade do fundo de incentivo estadual é o lançamento de um novo edital que irá contemplar o setor de Patrimônio.
 
“Estamos aumentando os recursos que serão repassados para diversas linguagens culturais. Uma novidade deste ano é o lançamento de um edital específico para o Patrimônio, em reconhecimento à riqueza e diversidade de nossa cultura e história. Atendemos, assim, aos pedidos dos muitos que solicitaram um edital dedicado a preservar, garantir e requalificar esses espaços”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Os cinco editais (Audiovisual, Música, Microprojeto, Geral e Patrimônio) serão lançados nesta quarta-feira (22), no Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br), e as inscrições, que acontecem a partir do dia 1º de abril, serão realizadas exclusivamente através da plataforma. Pela primeira vez, o Cadastro de Produtor Cultural (CPC) também será realizado exclusivamente pelo Mapa Cultural. Os proponentes têm até o dia 17 de março para realizar ou atualizar seus cadastros e assim estarem aptos a se inscreverem no Funcultura. Além disso, para concorrer aos editais do Funcultura 2024/2025, os produtores culturais também precisam ter um perfil de “agente” no Mapa Cultural.
 
“O Funcultura é uma das mais importantes ferramentas de incentivo à produção cultural de Pernambuco. Desde o início da gestão estamos trabalhando em um modelo mais eficiente de administração do fundo, o que nos permitiu aumentar significativamente o valor total a partir de saldos de exercícios anteriores. Outra conquista da atual edição é o lançamento do edital de Patrimônio, demanda recorrente nas escutas realizadas e que deve contribuir para a preservação e difusão do rico patrimônio cultural do nosso Estado”, ressaltou Renata Borba, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
 
A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, afirmou que o incremento no orçamento do fundo poderá contribuir para uma maior geração de emprego e renda para quem trabalha no setor cultural. “Pernambuco tem uma cadeia produtiva de cultura muito forte e ampla, e nossa meta é trabalhar para o crescimento do orçamento destinado ao setor, correspondendo às necessidades dos fazedores de arte e cultura. Com o investimento maior, vamos dinamizar ainda mais o segmento, ampliando a circulação de artistas e o número de projetos aprovados. O resultado será a maior promoção de emprego e renda, a maior qualificação do profissional da cultura e do turismo e a maior formação de plateia. Tudo isso de forma democrática em todas as regiões do estado”, observou.
 
NOVO EDITAL – Principal política pública de fomento à cadeia cultural do Estado, o Funcultura traz avanços na sua edição 2024/2025 que são frutos do diálogo entre a atual gestão e a classe artística. Além dos já tradicionais editais de audiovisual, música, microprojeto e do edital geral, o fundo de incentivo passa a contemplar um pedido antigo da sociedade civil e um objetivo do Plano Estadual de Cultura, de haver uma linha específica que contemplasse o setor patrimonial. 
 

Assim, junto à iniciativa da gestão, que entende a importância e investe na salvaguarda do patrimônio material de Pernambuco, nasceu o novo edital de Patrimônio Cultural com um orçamento de R$ 3,5 milhões e inscrições de 14 de abril a 13 de maio.

 

O novo edital irá incentivar as diversas formas de manifestação da linguagem em Pernambuco, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva de Patrimônio no Estado.  Serão dez categorias de incentivo: Intervenção no Patrimônio Edificado com Tombamento Federal e/ou Estadual; Intervenção no Patrimônio Edificado de Reconhecido Valor Cultural e Uso na Área da Cultura; Elaboração de Projetos de Intervenção para Bens Edificados com Tombamento Federal e/ou Estadual; Restauração e/ou Conservação de Acervos, Bens Integrados e Acervos Museológicos e Documentais; Ações de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco; Produtos e Conteúdos; Formação e Capacitação; Pesquisa Cultural (Inventários, Pesquisas ou Planos para o Patrimônio Cultural Material); Pesquisa Cultural (Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco); Elaboração de Projetos de Plano Museológico e Projeto Museográfico.
 
Fotos: Secult-PE/Fundarpe

Projeto Plansanear da Univasf promove seleção para bolsistas de extensão

22/01/24

Ascom Univasf

http://blogfolhadosertao.com.br

O projeto de extensão Plansanear da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com seleção aberta para três vagas de bolsistas de Extensão. Podem participar estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Univasf, bem como do curso de Direito de instituições de ensino superior das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). As inscrições para o processo seletivo estarão abertas até esta sexta-feira (24).

Os interessados devem enviar o currículo atualizado para o e-mail plansanear@univasf.edu.br, com o assunto “Aluno/Bolsista”. Os candidatos devem possuir domínio nas áreas de Saneamento e/ou áreas afins, além de conhecimentos em Word, e apresentar proatividade, responsabilidade e  habilidade com escrita. A carga horária para o estudante bolsista de extensão será mínima de 20 horas semanais, e as atividades ocorrerão presencialmente na sede do Plansanear, em Petrolina (PE).

Desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades e com o apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), o Projeto de Extensão Plansanear tem como objetivo capacitar e oferecer apoio técnico para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) em municípios dos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia, contribuindo assim para a melhoria das condições de saneamento nas regiões atendidas.

Mais informações sobre o Plansanear e a selação estão disponíveis no Instagram.

Pernambuco decreta situação de emergência em 117 municípios em função da escassez de chuvas

22/01/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21) o decreto 58.012, assinado pela governadora Raquel Lyra, que declara situação de emergência em 117 municípios de Pernambuco por contra da grave escassez de chuvas e dos impactos da estiagem prolongada. A medida visa mitigar os efeitos da seca hidrológica nos reservatórios e na rede de abastecimento de água, que já afeta a maior parte das cidades do Estado. Em dezembro de 2024, o Governo de Pernambuco já havia decretado estado de alerta para 94 municípios pelo mesmo motivo.
 
“Nossas equipes estão em alerta desde o primeiro dia dessa crise para mitigar os efeitos desta seca, que atinge grande parte dos nossos municípios. É um momento muito crítico, de estiagem severa, e com esse decreto poderemos agilizar ainda mais as medidas de socorro à população, principalmente da Região Metropolitana e do Agreste”, afirmou a governadora Raquel Lyra. O decreto tem validade de 180 dias.
 
O documento assinado pela gestora é dividido em duas partes. A primeira homologa os decretos municipais de situação de emergência em vigência no Estado, voltados para as zonas rurais dessas cidades. A segunda parte estabelece a situação de emergência nas zonas urbanas dos municípios listados no texto. Vinte e sete municípios têm essas duas partes dos seus territórios contemplados no decreto.
 
Ações emergenciais voltadas ao enfrentamento da estiagem já estão em andamento no Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e Defesa Civil, que vêm atuando de forma integrada, desde o monitoramento dos reservatórios e mananciais, até as previsões e prognósticos climáticos e planejamento da assistência.
 
O secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, enfatizou que o Estado está priorizando a gestão eficiente da água disponível e a execução de obras emergenciais. “Essa contingência requer a adoção de medidas que possibilitem que o Estado faça uma melhor gestão das águas disponíveis e, na medida do possível, avance na execução de serviços e obras que possam aliviar o processo de desabastecimento. Nossa expectativa é que tais medidas ajudem a agilizar os processos de execução dos serviços e obras. Além disso, as grandes obras que trazem água de longa distância,  como do Rio São Francisco ou da Mata Sul para o Agreste, estão progressivamente chegando às cidades e ao longo deste ano vão trazer grandes benefícios para minimizar os impactos das estiagens prolongadas”, ressaltou o titular da pasta.
 
O presidente da Compesa, Alex Campos, evidenciou que a companhia está trabalhando com planejamento para administrar o volume de água disponível nos mananciais. “O momento exige compartilhamento de esforços, não apenas da Compesa, que vem adotando medidas de contingenciamento hídrico e execução de ações emergenciais que garantam a continuidade da distribuição de água até a recuperação dos níveis das barragens, esperada para o período do inverno, mas também pelo envolvimento da sociedade na questão do uso racional da água”, frisou o presidente.
 
O monitoramento dos reservatórios é uma prioridade para a gestão estadual. A barragem de Goitá está com acumulação em 4,6% de seu volume. Estão com volume inferior a 20% as barragens Bita e Utinga, com 19% e 9,7% de seu volume, respectivamente. Todas elas atendem o Grande Recife. Com relação aos reservatórios que abastecem o Agreste, a barragem de Jucazinho encontra-se em colapso, com acumulação em 5,8 % de seu volume.
 
A Apac aponta que o Estado enfrenta uma seca de moderada a grave em boa parte do seu território. A previsão climática para o primeiro trimestre de 2025 indica chuvas abaixo da média, com pancadas isoladas no Sertão e períodos secos nas outras regiões. “Será um trimestre considerado seco para a Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste, enquanto que no Sertão, onde seria a estação chuvosa, poderão ocorrer pancadas de chuvas isoladas de intensidade moderada a forte, porém concentradas em poucos dias, seguidos de períodos com dias secos”, disse a diretora de Regulação e Monitoramento da Apac, Crystianne Rosal.
 
“Estamos adotando medidas prioritárias e urgentes ao enfrentamento do desastre, ampliando a cooperação e articulação com os órgãos municipais, estaduais e federais ao enfrentamento dos efeitos adversos”, finalizou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, coronel Clóvis Ramalho.
 
As infraestruturas que visam o atendimento à população rural, que já têm tido grande prioridade nos investimentos, também estão sendo reforçadas. Desde janeiro de 2023 até agora, foram entregues 20 sistemas simplificados de abastecimento – que se espalham pelos Sertões, Agreste e Mata Norte, num investimento total de R$ 31,7 milhões. Além disso, foram recuperados ou instalados 300 dessalinizadores que suprem a necessidade de abastecimento d’água da população difusa e, para 2025, está prevista a construção de mais 400 equipamentos, além da instalação de 600 poços.
 
Veja, abaixo, a lista de municípios que estão no decreto:
 
Zona Rural
 
1. Afogados da Ingazeira
2. Afrânio
3. Águas Belas
4. Alagoinha
5. Altinho
6. Araripina
7. Arcoverde
8. Belém do São Francisco
9. Belo Jardim
10. Betânia
11. Bezerros
12. Bodocó
13. Bom Jardim
14. Brejinho
15. Brejo da Madre de Deus
16. Buíque
17. Cabrobó
18. Cachoeirinha
19. Caetés
20. Calçado
21. Capoeiras
22. Carnaubeira da Penha
23. Caruaru
24. Cumaru
25. Custódia
26. Dormentes
27. Exú
28. Flores
29. Floresta
30. Frei Miguelinho
31. Granito
32. Gravatá
33. Ibirajuba
34. Iguaracy
35. Ingazeira
36. Ipubi
37. Itaíba
38. Itapetim
39. Jataúba
40. Jatobá
41. João Alfredo
42. Jucati
43. Lagoa Grande
44. Lajedo
45. Limoeiro
46. Manari
47. Mirandiba
48. Moreilândia
49. Orobó
50. Orocó
51. Ouricuri
52. Paranatama
53. Parnamirim
54. Passira
55. Pedra
56. Pesqueira
57. Petrolândia
58. Petrolina
59. Poção
60. Pombos
61. Quixaba
62. Riacho das Almas
63. Sairé
64. Salgueiro
65. Saloá
66. Sanharó
67. Santa Cruz
68. Santa Cruz da Baixa Verde
69. Santa Cruz do Capibaribe
70. Santa Filomena
71. Santa Maria da Boa Vista
72. Santa Maria do Cambucá
73. Santa Terezinha
74. São Bento do Una
75. São José do Belmonte
76. Serra Talhada
77. Serrita
78. Sertânia
79. Solidão
80. Surubim
81. Tabira
82. Tacaimbó
83. Tacaratu
84. Taquaritinga do Norte
85. Terra Nova
86. Toritama
87. Trindade
88. Triunfo
89. Tuparetama
90. Venturosa
91. Verdejante
92. Vertente do Lério
93. Vertentes
 
Zona Urbana
 
1. Araçoiaba
2. Águas Belas
3. Belém de Maria
4. Belo Jardim
5. Bezerros
6. Bom Jardim
7. Cabo de Santo Agostinho
8. Camutanga
9. Calçado
10. Camocim de São Félix
11. Capoeiras
12. Caruaru
13. Casinhas
14. Chã Grande
15. Chã de Alegria
16. Cumaru
17. Escada
18. Frei Miguelinho
19. Ferreiros
20. Gravatá
21. Ipojuca
22. João Alfredo
23. Jurema
24. Lajedo
25. Limoeiro
26. Macaparana
27. Machados
28. Moreno
29. Nazaré da Mata
30. Orobó
31. Panelas
32. Paranatama
33. Passira
34. Pombos
35. Poção
36. Ribeirão
37. Riacho das Almas
38. Sairé
39. Salgadinho
40. Saloá
41. Santa Maria do Cambucá
42. São Lourenço da Mata
43. Sirinhaém
44. Surubim
45. Taquaritinga do Norte
46. Timbaúba
47. Toritama
48. Vertente do Lério
49. Vertentes
50. Vicência
51. Vitória de Santo Antão
 
Fotos: Yacy Ribeiro (1); Compesa/Divulgação (2, 3).

Prceria: Prefeitura e IPA distribuem sementes de milho, feijão e sorgo a representantes de 84 associações rurais de Salgueiro

22/01/24

Ascom PMS

http://blogfolhdosertao.com.br

 

Com objetivo de fomentar a agricultura neste período chuvoso no Sertão, a Prefeitura de Salgueiro e o Instituto Agronômico  de Pernambuco- IPA  iniciaram ontem (21)  a distribuição  de sementes de milho, feijão e sorgo para 1.866 agricultores de 84 associações rurais. O  lançamento do Programa Terra Plantar ocorreu no auditório do Campus Salgueiro do IFSertãoPE.

Na ocasião,  houve a entrega simbólica de sacos de 10 kg de sementes aos representantes de associações presentes no evento. As distribuições seguem nas próximas semanas por intermédio de cada associação, que receberá as sementes da Secretaria de Desenvolvimento Rural para dar andamento à logística. Ao todo, o governo do município entregará 3.570 kg de sementes de milho, 4.930 kg de sementes de feijão e 210 kg de sorgo.

Presente ao ato, o  presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Salgueiro, Manoel de Sá (Nezinho), Afirmou:  “Esta entrega simbólica é muito importante para os agricultores de baixa renda, que não têm condições de comprar, e recebem um pouco de sementes do Governo do Estado para o cultivo, para plantar”, destacando que existe expectativa de boas safras no município este ano.

O vice-prefeito  do município, afirmou:  que as sementes chegaram no tempo certo:  “Este momento agora, que já iniciou as primeiras chuvas, é muito importante esta ação do governo, porque a gente vem entregar as sementes do milho, do sorgo e também do feijão à população, à zona rural, às associações, para que possam fazer esse plantio e cultivar com as chuvas, sem a necessidade de irrigação”.

A secretária de Desenvolvimento Rural de Salgueiro, Roseli Regina, reforçou a relevância da ação para os agricultores familiares. “Hoje estamos  vivendo um  momento muito especial para o agricultor de Salgueiro. Graças a Deus,  temos um clima favorável para plantio e a semente chegou em dia. É hora de plantar, é hora de semear e é hora de sonhar”.

Além da distribuição das sementes, a parceria entre a prefeitura e o IPA também contemplará os agricultores familiares com o serviço de aração de terras, por intermédio do Programa Terra Pronta. Máquinas agrícolas farão o trabalho de aração de  arando as terras para que possam receber as sementes do Terra Plantar. Uma ação que fortalece a agricultura do município.

Presentes à cerimônia o vice-prefeito de Salgueiro, Emmanuel Sampaio; o prefeito de Verdejante, Xicão Tavares; o representante do reitor do IFSertãoPE, Romero Marinho; o Assessor Especial do Governo de Pernambuco, Bruno França; e a diretoria do IPA, liderada pela diretora-presidente, Ellen Viégas. Também participaram a secretária de Desenvolvimento Rural de Salgueiro, Roseli Regina, e representantes de Cedro, Serrita, Terra Nova, Mirandiba, Cabrobó e São José do Belmonte.