03/11/24
Betânia Santana
http://blogfolhdosertao.com.br
TJPE elege na segunda (4) duas desembargadoras, em uma tentativa de avançar na paridade de gênero
Atualmente, entre os 52 magistrados há apenas duas mulheres: Daisy Andrade e Valéria Wanderley. Elas também são minoria entre os juízes: 196 mulheres e 349 homens.
Na contramão da realidade brasileira – as mulheres representam mais da metade da população – a presença feminina na magistratura chega a 38%, segundo dados do CNJ de 2023. E o Brasil já avançou alguns passos.
O Judiciário do país foi o primeiro do mundo a abraçar a Agenda 2030, proposta pela ONU e que tem entre os objetivos evitar a discriminação de gênero no Poder.
Em Pernambuco, o número de mulheres só supera o de homens entre os servidores do TJPE. São 4.460 contra 3.492. A ideia do presidente do tribunal, desembargador Ricardo Paes Barreto, é reduzir a desigualdade de gênero.
“A equidade de gênero será uma política permanente nestes dois anos em que atuarei como presidente. Agiremos sempre com o objetivo de garantir as mesmas oportunidades”, assegura Paes Barreto.
A votação começará às 9h30, no Palácio da Justiça, Centro do Recife. Também serão escolhidos mais quatro desembargadores (as), totalizando seis novos (as) magistrados (as). O processo será possível após a governadora Raquel Lyra sancionar lei ampliando para 58 o número de desembargadores(as) do TJPE.
Cannabis pluripartidária
Projeto que permite acesso gratuito a remédios à base de canabidiol será votado segunda (4), na Assembleia. Autor da proposta, o deputado Luciano Duque observa que ela vem superando preconceitos. À Rádio Folha, disse que a prova é ter apoio de extremos: de João Paulo (PT) a Renato Antunes (PL) e Adalto Santos (PP).
Maternidades
A governadora Raquel Lyra recebe na segunda (4), em Palácio, a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Vão anunciar verba federal para construir duas maternidades: a de Ouricuri, Sertão, R$ 50 milhões e a de Garanhuns, Agreste, R$ 60 milhões.
Acolhimento
Há quase dois anos como secretário de Fazenda do Estado, o brasiliense Wilson José de Paula recebe na segunda (4) o título de Cidadão Pernambucano. A proposta é da deputada Débora Almeida. Às 18h, no auditório Sérgio Guerra, na Alepe.
Inusitado
O deputado Renato Antunes, um fiscal da educação, vai fazer o Enem, nos domingos 3 e 10. Quer sentir na pele o que vivem os “feras”. Vai precisar também enfrentar a fila da merenda e salas de aula sem ar-condicionado para saber da vida real dos alunos.