Linha de crédito AGE Gesso é apresentada às empresas do polo do Araripe

03/08/24

Ascom AGE

http://blogfolhadosertao.com.br

Recurso financiado pela agência de fomento estadual visa apoiar a mudança para uma matriz energética mais sustentável e segura: o gás natural
Miniatura do anexo

A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) apresentou na manhã desta sexta-feira (02/08), em uma reunião virtual, a linha de crédito AGE Gesso às empresas do polo gesseiro do Araripe, no Sertão do Estado. Este financiamento visa apoiar a conversão dos equipamentos das indústrias locais para uma matriz energética mais sustentável e segura: o gás natural. Além da agência de fomento, participaram do encontro representantes da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e do Sindicato das Indústrias do Gesso (Sindusgesso).

O recurso financiado permitirá a modernização das empresas, facilitando a aquisição de maquinários necessários para a utilização do gás, como queimadores automáticos, exaustores, tubulações, isolamento térmico e sistemas de controle e supervisão. Cada empresa ou grupo econômico poderá obter até R$ 3 milhões em crédito, com uma taxa de juros de 0,7% ao mês (equalizada pelo fundo Inovar). O prazo de pagamento é de até 36 meses, com uma carência de seis meses.

Ainda em agosto, nos dias 19 e 20, a equipe da Diretoria de Operações e Negócios da AGE estará no município de Araripina para visitar as empresas do polo e entender como melhor apoiá-las. “Esse trabalho demonstra a preocupação da governadora Raquel Lyra em promover o desenvolvimento econômico em todas as regiões do Estado, sem perder de vista a sustentabilidade dos projetos, pois não podemos pensar em crescimento desconectado da preservação ambiental”, destacou a diretora-presidente da AGE, Angella Mochel.

SUSTENTABILIDADE – As obras para a implantação do gás natural na região do Araripe estão programadas para começar neste segundo semestre de 2024, com previsão de chegada do gás natural ao polo já no primeiro semestre de 2025. “A chegada do gás natural na região do Araripe oferecerá uma alternativa sustentável à produção das indústrias do polo gesseiro. A linha de financiamento da AGE representa uma solução viável para que um número significativo de empresas possa aderir ao projeto”, afirmou o diretor-presidente da Copergás, Felipe Valença.

 

Deixe um comentário