Governo do Estado inaugura Sala de Apoio à Amamentação na Casa da Trabalhadora (Recife)

30/08/24
Ascom Sedepe
O espaço foi idealizado para receber mães em fase de lactação durante a jornada de trabalho
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

A  Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) inaugurou a Sala de Apoio à Amamentação para a Mulher Trabalhadora, nesta quinta-feira (29). O equipamento tem o objetivo de dar suporte às mulheres que retornam à rotina de trabalho após a licença-maternidade, observando a importância do aleitamento materno. O espaço passa a funcionar na Casa da Trabalhadora, localizada na Rua da União, 293, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, e ficará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento.

O ambiente foi idealizado pela gestão da Secretaria, considerando o período de amamentação recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde, que é de, ao menos, dois anos, com exclusividade na alimentação da criança até os seis meses de vida. “A legislação garante benefícios trabalhistas às funcionárias que se tornam mães, mas elas nem sempre podem contar com um suporte logístico quando retomam suas atividades fora de casa. Então, criamos esse espaço, no centro da cidade, para que aquelas que trabalham nas redondezas possam esvaziar suas mamas com privacidade e conforto, além de armazenar o próprio leite”, afirma a secretária Amanda Aires.

O leite humano é considerado pelo Ministério da Saúde como o alimento padrão ouro para os bebês. Daí, o nome da campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno. “Então, é fundamental que se tenha sensibilidade para com a mãe que volta a trabalhar durante a lactação, oferecendo a ela o apoio necessário nesse período. A iniciativa da SEDEPE é importante, também, para contribuir com essa conscientização e servir como exemplo para outras organizações”, declara a Técnica da Gerência da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE), Marta Rejane Vasconcelos, que coordena o Programa Estadual de Aleitamento Materno.

ESTRUTURA – Tendo por base orientações elaboradas pela Anvisa (RDC n° 171), a Sala de Apoio à Amamentação para a Mulher Trabalhadora da SEDEPE consiste em um ambiente climatizado, que dispõe de cadeira de coleta, lavatório para higienização das mãos e das mamas, e freezer para guardar exclusivamente o leite materno. No local, também são oferecidos frascos devidamente esterilizados e etiquetas adesivas para acondicionamento e identificação do material. Após a coleta, a mulher poderá agendar data e horário para resgatar o leite retirado, que ficará armazenado na unidade por até 12 dias a partir da coleta. A população em geral pode contribuir com o funcionamento do espaço doando potes de vidro com tampas de plástico rosqueáveis.

Para a estruturação adequada da sala, a secretaria contou com a assistência técnica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), entidade de referência sobre o assunto no estado. “A sala montada pela SEDEPE segue todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com esse suporte, a mulher que está voltando ao trabalho ou que está em busca de emprego pode amamentar o seu filho por mais tempo ou mesmo se tornar uma doadora, ajudando outras crianças”, destaca a nutricionista do IMIP, Desirré Duda, Responsável Técnica para implementação das salas em Pernambuco.

DOAÇÃO – A usuária da sala de amamentação que preferir não levar o próprio leite retirado poderá optar por doar o material. Para isso, deverá realizar um cadastro no local, preenchendo uma ficha de doadora e anexando cópia de alguns exames que realizou no pré-natal. Para doar, a mãe precisa estar saudável. As doações serão encaminhadas para o banco de leite do IMIP. Os procedimentos para a coleta, seja para uso próprio ou doação, serão orientados por uma atendente da Casa da Trabalhadora, que informará sobre as condições higiênico-sanitárias adequadas para a retirada e acondicionamento do leite. A Sala de Apoio à Amamentação para a Mulher Trabalhadora da SEDEPE continuará recebendo, também, as mães que precisam amamentar seus filhos no local enquanto utilizam os serviços da Casa da Trabalhadora.

A inauguração da Sala de Apoio à Amamentação para a Mulher Trabalhadora da SEDEPE contou com a presença da Secretária Amanda Aires, da equipe de colaboradores da secretaria envolvidos com a instalação do equipamento, da Técnica da Gerência da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) e Coordenadora do Programa Estadual de Aleitamento Materno, Marta Rejane Vasconcelos, e da nutricionista do banco de leite humano do IMIP, Desirré Duda de Oliveira Sales.

Deixe um comentário