Eleições 2024: Campanha entra em nova fase com início do guia

31/08/24
Betânia  Santana e Ricco Viana
http://blogfolhadosertao.com.br
A partir de ontem (30), candidatos passaram a ter mais uma vitrine para expor suas propostas. No Recife, quatro deles têm espaço
A partir desta sexta-feira (30), candidatos a prefeito em todo o país terão a oportunidade de apresentar-se ao eleitor e levar suas propostas para a cidade que pretendem administrar.O horário eleitoral gratuito em emissoras de rádio e televisão será exibido, até o dia 3 de outubro, de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, no rádio; e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão.No Recife, os postulantes enfrentam o desafio de conquistar os que têm pouco ou nenhum interesse pela eleição para a prefeitura. Segundo a pesquisa realizada em parceria entre a Folha de Pernambuco e o IPESPE, publicada ontem, eles representam 26% e 21% dos 800 entrevistados.

Mais que isso. Os prefeituráveis estão de olho nos que declararam não votar em ninguém, branco ou nulo (eles somam 6%) e nos 3% dos que não sabem ou não responderam.

Candidato à reeleição pela Frente Popular, o prefeito João Campos (PSB), é quem dispõe de maior tempo para isso: 4 minutos e 45 segundos; Daniel Coelho (PSD) surge em segundo, com  2 minutos e 39 segundos; seguido por Gilson Machado (PL): 2 minutos e 5 segundos; e Dani Portela (PSOL): 30 segundos.

Tecio Teles (Novo), Simone Fontana (PSTU), Ludmila Outtes (UP) e Victor Assis (PCO) não terão um segundo sequer.

Dinamismo
Dono de quase metade do guia eleitoral (47.6% do tempo), João Campos deve mostrar, segundo sua equipe, um programa dinâmico, relacionando à sua disposição para o trabalho e revelando a felicidade que ele carrega de gerir a cidade. A linguagem remeterá diretamente à usada nas redes sociais: leve e moderna.

Vai recorrer a imagens da família de sangue: os irmãos, a mãe, Renata Campos; o pai, Eduardo Campos; o bisavô Miguel Arraes  E haverá uma outra família: a que ele construiu ao longo dos últimos três anos e oito meses. Gente beneficiada pelas ações de sua gestão: creches, escolas, barreiras, praças, parques, unidades de saúde.

A assessoria promete um programa alegre e humanizado, diferente do que a Frente Popular costumava fazer. Nele, o prefeito deve destacar também medidas para o próximo Governo, caso seja reeleito.

Sem filtro
Candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra, Daniel Coelho vai tentar mostrar o que considera os problemas do Recife. A ideia é fazer um contraponto à estratégia do atual prefeito, João Campos, e mitigar seu capital político.

“Vamos mostrar o Recife sem filtro, sem maquiagem, a cidade de verdade, o dia a dia das pessoas. E propor soluções. O Recife está, de certa forma, sob uma cortina de fumaça, passando a sensação de que está tudo certo, de que está tudo caminhando corretamente”, discorre.

Argumenta ter havido um agravamento do quadro social, refletido no aumento da desigualdade e da pobreza. “A gente quer mostrar essa cidade de verdade”, diz Daniel Coelho.

Bolsonaro
Representante das forças consideradas de extrema-direita, o candidato Gilson Machado (PL), vai apostar em um guia, a princípio, propositivo, convidando o eleitor a refletir sobre a cidade. Imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro serão exploradas como principal trunfo. Na cola do cabo eleitoral, haverá exibição de algumas linhas do plano de Governo.

“As grandes pautas serão mobilidade, saúde e o abandono do centro. Teremos vídeos com Bolsonaro, pois a missão dele é, a partir do Recife, ascender a direita no Nordeste. Leninha (candidata a vice) deve ser outra presença forte. Ela representa o cuidar, Gilson, o fazer. Essas duas vozes vão estar juntas”, relata Jomam Barbosa, marqueteiro chefe da campanha.

Convite às redes 
Com o menor tempo no rádio e na TV, Dani Portela vai utilizar seus 30 segundos para convocar o eleitor a acompanhar suas redes sociais. Lá está investindo em uma linguagem mais jovem e é lá onde pretende expor seus projetos para a cidade.

“Nossa estratégia é investir num formato novo, diferente. Vamos usar o tempo para convidar os eleitores a ouvirem as propostas de Dani em outros canais. É uma tentativa de minimizarmos a desvantagem”, explica Ely Menezes, marqueteiro da campanha, referendando a ideia da equipe de comunicação.

Justiça Eleitoral
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só têm espaço no guia os candidatos de partidos com pelo menos 11 deputados federais, em no mínimo nove Estados da Federação; ou que obtiveram, pelo menos, 2% dos votos válidos também em nove Estados, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.

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