A partir de ontem (30), candidatos passaram a ter mais uma vitrine para expor suas propostas. No Recife, quatro deles têm espaço
Mais que isso. Os prefeituráveis estão de olho nos que declararam não votar em ninguém, branco ou nulo (eles somam 6%) e nos 3% dos que não sabem ou não responderam.
Candidato à reeleição pela Frente Popular, o prefeito João Campos (PSB), é quem dispõe de maior tempo para isso: 4 minutos e 45 segundos; Daniel Coelho (PSD) surge em segundo, com 2 minutos e 39 segundos; seguido por Gilson Machado (PL): 2 minutos e 5 segundos; e Dani Portela (PSOL): 30 segundos.
Tecio Teles (Novo), Simone Fontana (PSTU), Ludmila Outtes (UP) e Victor Assis (PCO) não terão um segundo sequer.
Dinamismo
Dono de quase metade do guia eleitoral (47.6% do tempo), João Campos deve mostrar, segundo sua equipe, um programa dinâmico, relacionando à sua disposição para o trabalho e revelando a felicidade que ele carrega de gerir a cidade. A linguagem remeterá diretamente à usada nas redes sociais: leve e moderna.
Vai recorrer a imagens da família de sangue: os irmãos, a mãe, Renata Campos; o pai, Eduardo Campos; o bisavô Miguel Arraes E haverá uma outra família: a que ele construiu ao longo dos últimos três anos e oito meses. Gente beneficiada pelas ações de sua gestão: creches, escolas, barreiras, praças, parques, unidades de saúde.
A assessoria promete um programa alegre e humanizado, diferente do que a Frente Popular costumava fazer. Nele, o prefeito deve destacar também medidas para o próximo Governo, caso seja reeleito.
Sem filtro
Candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra, Daniel Coelho vai tentar mostrar o que considera os problemas do Recife. A ideia é fazer um contraponto à estratégia do atual prefeito, João Campos, e mitigar seu capital político.
“Vamos mostrar o Recife sem filtro, sem maquiagem, a cidade de verdade, o dia a dia das pessoas. E propor soluções. O Recife está, de certa forma, sob uma cortina de fumaça, passando a sensação de que está tudo certo, de que está tudo caminhando corretamente”, discorre.
Argumenta ter havido um agravamento do quadro social, refletido no aumento da desigualdade e da pobreza. “A gente quer mostrar essa cidade de verdade”, diz Daniel Coelho.
Bolsonaro
Representante das forças consideradas de extrema-direita, o candidato Gilson Machado (PL), vai apostar em um guia, a princípio, propositivo, convidando o eleitor a refletir sobre a cidade. Imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro serão exploradas como principal trunfo. Na cola do cabo eleitoral, haverá exibição de algumas linhas do plano de Governo.
“As grandes pautas serão mobilidade, saúde e o abandono do centro. Teremos vídeos com Bolsonaro, pois a missão dele é, a partir do Recife, ascender a direita no Nordeste. Leninha (candidata a vice) deve ser outra presença forte. Ela representa o cuidar, Gilson, o fazer. Essas duas vozes vão estar juntas”, relata Jomam Barbosa, marqueteiro chefe da campanha.
Convite às redes
Com o menor tempo no rádio e na TV, Dani Portela vai utilizar seus 30 segundos para convocar o eleitor a acompanhar suas redes sociais. Lá está investindo em uma linguagem mais jovem e é lá onde pretende expor seus projetos para a cidade.
“Nossa estratégia é investir num formato novo, diferente. Vamos usar o tempo para convidar os eleitores a ouvirem as propostas de Dani em outros canais. É uma tentativa de minimizarmos a desvantagem”, explica Ely Menezes, marqueteiro da campanha, referendando a ideia da equipe de comunicação.
Justiça Eleitoral
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só têm espaço no guia os candidatos de partidos com pelo menos 11 deputados federais, em no mínimo nove Estados da Federação; ou que obtiveram, pelo menos, 2% dos votos válidos também em nove Estados, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.