Pesquisa da Univasf que investiga respostas de exercícios físicos em homens e mulheres com diabetes é publicada em revista internacional

31/08/24

Ascom Univasf
http://blogfolhadosertao.com.br

Equipe do projeto de extensão “Exercício Físico como Açúcar Diário”, do Cefis, que desenvolveu o estudo. 

Com a proposta de compreender as diferenças de gênero nas respostas glicêmicas e cardiovasculares ao exercício aeróbico em pacientes com diabetes tipo 1, a estudante Tamy Beatriz Freire de Sá Martins, do 5º período do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizou a pesquisa “Respostas glicêmicas e cardiovasculares relacionadas ao sexo após sessões aeróbicas contínuas e intervaladas em diabéticos tipo 1: um estudo randomizado”. O estudo foi publicado como artigo, em julho, pela revista científica norte-americana The American Journal of Cardiology.

Desenvolvida pelo projeto de extensão “Exercício Físico como Açúcar Diário” do Colegiado de Educação Física (Cefis), com a colaboração de pesquisadores do Colegiado de Medicina da Univasf e da Staffordshire University, da Inglaterra, a pesquisa buscou investigar as respostas glicêmicas e cardiovasculares relacionadas aos sexos feminino e masculino, após sessões de exercício aeróbico intervalado e exercício aeróbico contínuo, de intensidade moderada, em pessoas diabéticas. O artigo, publicado sob o título “Sex-Related Glycemic and Cardiovascular Responses After Continuous and Interval Aerobic Sessions in Patients With Type 1 Diabetes: A Randomized Crossover Study”, está disponível para acesso neste link.

O estudo teve início em 2022 com a aplicação de sessões de exercício funcional de peso corporal com os participantes. No total, a pesquisa contou com 19 voluntários das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que participaram das sessões duas vezes por semana. Durante o período de estudo, a equipe do projeto acompanhou as taxas de glicemia capilar pré-exercício, em repouso, imediatamente após o exercício e 20 minutos após o término de cada sessão. Também foram acompanhadas a frequência cardíaca e a pressão arterial e comparadas as respostas por gênero.

Segundo a estudante Tamy Freire (foto ao lado), a realização da pesquisa, no que concerne à coleta de dados, é sempre exaustiva, mas, ao mesmo tempo, enriquecedora. “Cada paciente é único e tem respostas metabólicas diferentes. Foram longos meses de coletas que, ao final, resultaram em um trabalho bem desenvolvido e que poderá beneficiar o bem-estar das pessoas com diabetes tipo 1, promovendo qualidade e segurança na prática do exercício”, comenta.

Para o docente do Colegiado de Medicina Orlando Vieira Gomes, um dos pesquisadores que atou no estudo, o trabalho beneficia tanto a comunidade acadêmica quanto os pacientes diabéticos, pois promove uma compreensão abrangente em casos de pacientes diabéticos e facilita aos profissionais fazer recomendações personalizadas para a prática de exercícios físicos. “A pesquisa tem o potencial de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ajudar a evitar hipoglicemias e otimizar o controle glicêmico durante o exercício físico. Como médico acompanho regularmente pacientes com danos renais causados pelo diabetes, o que torna este projeto particularmente significativo, pois promove a saúde e bem-estar a esses pacientes, contribuindo para a prevenção de complicações graves associadas à doença”, relata o professor, que também é médico nefrologista no Hospital Universitário (HU-Univasf).

O coordenador e idealizador do projeto de extensão “Exercício Físico como Açúcar Diário”, Jorge Luiz de Brito Gomes, docente do Cefis, acredita que a educação científica da pesquisa ajudará profissionais de saúde, pessoas com diabetes tipo 1 e seus familiares a entender que o exercício físico aeróbico deve ser escolhido a partir de sua glicemia prévia e do gênero. “Dessa forma, desconfortos desnecessários serão evitados e os pacientes terão um melhor engajamento nos exercícios físicos regulares, que muitas vezes são descontinuados devido a desconfortos, como hipoglicemia e pressão arterial aumentada, ou por não serem atendidos como deveriam”, comenta Gomes.

Raquel Lyra garante a reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife

31/08/24

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Raquel Lyra visita local da tragédia e promete reconstruir Santuário |  Local: Diario de Pernambuco
 
A governadora Raquel Lyra assegurou a reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, após o desabamento do teto de sua estrutura. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, na noite desta sexta-feira (30), a gestora informou que será firmado um Termo de Fomento, a ser indicado pela Procuradoria Geral do Estado, entre a gestão estadual e a Arquidiocese de Olinda e Recife para garantir o repasse dos recursos da realização das obras de reconstrução. O Governo de Pernambuco mobilizou secretarias e órgãos para garantir a assistência às vítimas e suas famílias. A governadora decretou luto oficial de três dias em solidariedade às vítimas, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado.
 
“A equipe do Governo de Pernambuco, com suas secretarias e órgãos, estão desde cedo acompanhando o ocorrido e os desdobramentos. Vamos cuidar das vítimas e de suas famílias, além de garantir a reconstrução do Santuário, que é tão simbólico para os recifenses. Um Termo de Fomento será feito e a gente vai repassar os recursos, dando todo o apoio técnico para que os nossos engenheiros possam ajudar no novo projeto para a igreja. Iremos também fazer o trabalho dos laudos, das investigações para identificar a razão do que aconteceu aqui e garantir também o processo de reconstrução da igreja. Me solidarizo com todas as vítimas e as famílias dos que faleceram em decorrência do acidente”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
No local, a gestora também se reuniu com representantes da Arquidiocese. Em razão do acidente, a governadora cancelou agendas no Agreste nesta sexta-feira, que incluiria o Festival Pernambuco Meu País de Buíque.
 
De acordo com a Secretaria de Defesa Social foram 25 vítimas, além de duas vítimas fatais, de 54 e 68 anos. Os feridos foram transferidos para unidades de saúde. Desde o primeiro momento, o Estado mobilizou todas as forças operacionais para atuarem prontamente no socorro aos feridos e assistência às famílias, com a presença no local da vice-governadora Priscila Krause, da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, do secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, além de outros representantes de secretarias e órgãos do governo estadual.
 
“Chegamos ao Morro da Conceição minutos depois que soubemos do ocorrido. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar prestaram atendimento imediato às vítimas. O chefe do Corpo de Bombeiros, Coronel Cantarelli, liderou a operação e as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Assistência Social também estiveram presentes para dar acolhimento às pessoas que necessitaram. Infelizmente, houve a confirmação de duas vítimas fatais e nos solidarizamos com essas famílias. O Estado já está fazendo o levantamento necessário para unir forças para que possamos fazer a reconstrução do santuário, pois sabemos da importância desse símbolo do Recife e de Pernambuco”, destacou Priscila Krause.
 
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que um inquérito já foi instaurado pela Polícia Civil. “Houve um colapso de toda a estrutura, que desabou completamente. Iremos realizar um laudo para saber, de fato, o que houve. Nós lamentamos profundamente pelas vítimas e já instauramos um inquérito pela Polícia Civil e estamos trabalhando para esclarecer o mais rápido possível”, afirmou. 
 
Para a ocorrência, a Secretaria de Defesa Social empregou 40 policiais militares e 15 viaturas da Polícia Militar. Por parte do Corpo de Bombeiros, 35 profissionais da corporação foram acionados, além de dois cães e 16 viaturas. A Polícia Científica enviou ao local três equipes, dentre integrantes do IML e do Instituto de Criminalística.
 
O monsenhor Luciano Brito, vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, lamentou o ocorrido. “Nós lamentamos profundamente, em nome de Dom Paulo Jackson, nosso Arcebispo, de toda a comunidade católica, essa tragédia aqui no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Lamentamos e somos solidários com as famílias. Estamos unidos pela oração e pelo pesar, nos colocando à disposição para tudo que for necessário”, disse.
 
O local permanece isolado para realização de investigações e perícias.

Eleições 2024: Campanha entra em nova fase com início do guia

31/08/24
Betânia  Santana e Ricco Viana
http://blogfolhadosertao.com.br
A partir de ontem (30), candidatos passaram a ter mais uma vitrine para expor suas propostas. No Recife, quatro deles têm espaço
A partir desta sexta-feira (30), candidatos a prefeito em todo o país terão a oportunidade de apresentar-se ao eleitor e levar suas propostas para a cidade que pretendem administrar.O horário eleitoral gratuito em emissoras de rádio e televisão será exibido, até o dia 3 de outubro, de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, no rádio; e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão.No Recife, os postulantes enfrentam o desafio de conquistar os que têm pouco ou nenhum interesse pela eleição para a prefeitura. Segundo a pesquisa realizada em parceria entre a Folha de Pernambuco e o IPESPE, publicada ontem, eles representam 26% e 21% dos 800 entrevistados.

Mais que isso. Os prefeituráveis estão de olho nos que declararam não votar em ninguém, branco ou nulo (eles somam 6%) e nos 3% dos que não sabem ou não responderam.

Candidato à reeleição pela Frente Popular, o prefeito João Campos (PSB), é quem dispõe de maior tempo para isso: 4 minutos e 45 segundos; Daniel Coelho (PSD) surge em segundo, com  2 minutos e 39 segundos; seguido por Gilson Machado (PL): 2 minutos e 5 segundos; e Dani Portela (PSOL): 30 segundos.

Tecio Teles (Novo), Simone Fontana (PSTU), Ludmila Outtes (UP) e Victor Assis (PCO) não terão um segundo sequer.

Dinamismo
Dono de quase metade do guia eleitoral (47.6% do tempo), João Campos deve mostrar, segundo sua equipe, um programa dinâmico, relacionando à sua disposição para o trabalho e revelando a felicidade que ele carrega de gerir a cidade. A linguagem remeterá diretamente à usada nas redes sociais: leve e moderna.

Vai recorrer a imagens da família de sangue: os irmãos, a mãe, Renata Campos; o pai, Eduardo Campos; o bisavô Miguel Arraes  E haverá uma outra família: a que ele construiu ao longo dos últimos três anos e oito meses. Gente beneficiada pelas ações de sua gestão: creches, escolas, barreiras, praças, parques, unidades de saúde.

A assessoria promete um programa alegre e humanizado, diferente do que a Frente Popular costumava fazer. Nele, o prefeito deve destacar também medidas para o próximo Governo, caso seja reeleito.

Sem filtro
Candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra, Daniel Coelho vai tentar mostrar o que considera os problemas do Recife. A ideia é fazer um contraponto à estratégia do atual prefeito, João Campos, e mitigar seu capital político.

“Vamos mostrar o Recife sem filtro, sem maquiagem, a cidade de verdade, o dia a dia das pessoas. E propor soluções. O Recife está, de certa forma, sob uma cortina de fumaça, passando a sensação de que está tudo certo, de que está tudo caminhando corretamente”, discorre.

Argumenta ter havido um agravamento do quadro social, refletido no aumento da desigualdade e da pobreza. “A gente quer mostrar essa cidade de verdade”, diz Daniel Coelho.

Bolsonaro
Representante das forças consideradas de extrema-direita, o candidato Gilson Machado (PL), vai apostar em um guia, a princípio, propositivo, convidando o eleitor a refletir sobre a cidade. Imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro serão exploradas como principal trunfo. Na cola do cabo eleitoral, haverá exibição de algumas linhas do plano de Governo.

“As grandes pautas serão mobilidade, saúde e o abandono do centro. Teremos vídeos com Bolsonaro, pois a missão dele é, a partir do Recife, ascender a direita no Nordeste. Leninha (candidata a vice) deve ser outra presença forte. Ela representa o cuidar, Gilson, o fazer. Essas duas vozes vão estar juntas”, relata Jomam Barbosa, marqueteiro chefe da campanha.

Convite às redes 
Com o menor tempo no rádio e na TV, Dani Portela vai utilizar seus 30 segundos para convocar o eleitor a acompanhar suas redes sociais. Lá está investindo em uma linguagem mais jovem e é lá onde pretende expor seus projetos para a cidade.

“Nossa estratégia é investir num formato novo, diferente. Vamos usar o tempo para convidar os eleitores a ouvirem as propostas de Dani em outros canais. É uma tentativa de minimizarmos a desvantagem”, explica Ely Menezes, marqueteiro da campanha, referendando a ideia da equipe de comunicação.

Justiça Eleitoral
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só têm espaço no guia os candidatos de partidos com pelo menos 11 deputados federais, em no mínimo nove Estados da Federação; ou que obtiveram, pelo menos, 2% dos votos válidos também em nove Estados, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.