17/08/24
ImprensaPE
http://blogfolhadosertao.com.br

17/08/24
ImprensaPE
http://blogfolhadosertao.com.br

17/08/24
<Por Mirella Araújo
http://blogfolhadosertao.com.br
O município de Custódia, entre as redes municipais de ensino, obteve nota 8,6 no Ideb 2023, liderando o ranking das cidades pernambucanas

Localizada no distrito Maravilha, a cerca de 36 quilômetros da sede do município de Custódia, no Sertão do Moxotó, a Escola Municipal Manoel Leandro Morais foi a única unidade pública de ensino de Pernambuco a alcançar nota dez nos anos iniciais do fundamental, segundo os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última quarta-feira (14).
Principal medidor da qualidade do ensino brasileiro, o Ideb considera o indicador de rendimento escolar (calculado pelas taxas de aprovação dos estudantes em determinado ano) e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa é a primeira vez que o Ideb confere nota dez a uma escola.
Com cerca de 290 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do fundamental I, nos turnos manhã e tarde, a Escola Municipal Manoel Leandro Morais tem focado nas crianças que apresentam dificuldades de aprendizado, além de trazer a família para participar ativamente da vida escolar desses alunos.
“Esse é o resultado de um trabalho árduo que vem sendo realizado desde os anos anteriores, com atividades diferenciadas. A coordenadora da escola, junto com os professores, está constantemente fazendo pesquisas, trabalhando os descritores e também procurando conhecer as dificuldades específicas de cada aluno para ajudá-los com atividades de reforço fora da sala de aula também”, explicou a gestora da unidade de ensino, Elma Moura, em entrevista à coluna Enem e Educação.
“A comunidade atende alunos cujas famílias basicamente vivem da agricultura, então são pessoas que, pelo fato de serem da zona rural, muitas vezes não têm tanto acesso a custear esse reforço ou ofertá-lo em casa, porque sabemos que muitas famílias estão desestruturadas”, completou a gestora.
Para a coordenadora da escola, Missilene Roque, a nota do Ideb foi recebida com muita alegria e orgulho por todos os professores e pelos alunos que estão hoje no 6º ano. “Nós mantemos aqui uma disciplina e acredito que foi ela que nos levou a esse êxito. Temos uma rotina com simulados e descritores. Por exemplo, a professora que faz um trabalho com descritor e vê que o aluno já atingiu aquela meta, inicia uma nova etapa. Então, temos essa rotina de preparar o aluno para responder questões também”, explicou Missilene.

A Escola Municipal Manoel Leandro Morais também tem obtido resultados positivos com relação à frequência dos alunos, fortalecendo a permanência dos estudantes que, nas turmas do 1º e 2º anos e do 6º e 7º ano, estão na modalidade de educação em tempo integral. O empenho dos professores também é visto como outro diferencial nessa conquista.
Natural do município de Custódia, Maria José sempre quis ser professora por acreditar que é uma profissão que define o ser humano. “Nós somos o que somos através do professor. E isso fez com que eu sentisse desejo de ensinar. Apesar de ser uma missão árdua, quando a gente vê, como hoje, os colegas nos parabenizando, a equipe gestora, isso tudo é o conjunto de um trabalho para que tudo dê certo”, celebrou a docente.
O secretário de Educação de Custódia, Lucival Roque, que no ano passado era o gestor da unidade de ensino, afirmou que a gestão municipal tem investido não só na requalificação das escolas municipais – das 22 unidades, 15 foram reformadas e climatizadas e 11 estão com quadras cobertas – mas também na formação dos professores. Eles também criaram um programa de avaliação próprio para acompanhar o nível de aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
“Acreditamos que a educação não se faz sozinha, e para todos nós que trazemos como lema: ‘somos a educação que transforma’, estar entre as 21 escolas em nível nacional e a primeira em nível estadual se constitui uma honra e é extremamente gratificante saber que este título é o resultado do trabalho constante que realizamos com compromisso e empenho”, afirmou Roque.
Vale destacar que Custódia, entre as redes municipais de ensino, obteve nota 8,6 no Ideb 2023, liderando o ranking das cidades pernambucanas com a melhor pontuação do indicador.

“A gente não vive de eleição, vive da luta. O voto fortalece nosso projeto”. Observa que as eleições não são um campo democrático porque o tempo de televisão e os recursos são distintos para as legendas
Não há outra legenda apoiando os postulantes.Novidade nas eleições municipais deste ano, a formação de federações – composição de partidos, no geral, alinhados ideologicamente, é descartada.
Hoje prefere defender o socialismo, através de uma revolução social. “As eleições são uma oportunidade rica para a gente defender nosso programa.”
Entre outras coisas, suas propostas descartam as parcerias público-privadas (PPP), as organizações sociais (OS), o capital privado. Reconhece alguns avanços na educação municipal e considera serem frutos da luta empreendida pela categoria.
“Nosso programa precisa da organização e mobilização dos trabalhadores. A mobilização pode garantir uma outra sociedade.”
Na casa do deputado
Após presentear o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, pelo seu aniversário, e recebê-lo esta semana no Palácio das Princesas, a governadora Raquel Lyra esteve ontem em Canhotinho, município administrado por Sandra Paes, mulher do deputado. Anunciou a reforma do mercado público e, ao lado da vice Priscila Krause, assinou a ordem de serviço de R$ 2 milhões. As gestoras também visitaram a Masterboi, empreendimento que teve a mobilização do parlamentar para chegar à regi
Reajuste
Dois projetos de lei do Executivo estadual foram enviados à Assembleia Legislativa. Um deles propõe reajuste salarial para servidores de seis segmentos. O outro define um novo plano de cargos e carreira para funcionários do Hemope.
APP
O aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, já está disponível para download. Ele é gratuito e pode ser usado para denúncias de propaganda irregular nas eleições. A novidade é denunciar também desvios nas campanhas na internet.
17/08/24
Agência O Globo
http://blogfolhadosertao.com.br
Segundo as investigações, eles deram ordens ilegais e atuaram para que a PRF realizasse operações visando a dificultar o trânsito de eleitores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva em 30 de outubro de 2022, dia do segundo turno das eleições, vencidas pelo petista, na disputa contra o então presidente Jair Bolsonaro, que buscava a reeleição.
O pedido de indiciamento foi confirmado pela reportagem da Agência Brasil e consta em um relatório parcial enviado pela PF à Procuradoria Geral da República (PGR), que agora analisará se os indícios de crime são consistentes para denunciar os envolvidos à Justiça, se determina mais investigações ou se pede o arquivamento do caso, em caso de falta de provas.
A PF segue investigando e pediu mais prazo para a realização das apurações.
Além de Torres e Silvinei, outros quatro policiais federais que trabalharam no Ministério da Justiça foram indiciados: Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo, Fernando de Sousa Oliveira, Leo Garrido de Salles Meira e Marília Ferreira de Alencar.
Todos estão sendo investigados pelo crime do artigo 359-P do Código Penal, que trata de violência política, por tentarem restringir, impedir ou dificultar o exercício dos direitos políticos de terceiros.
Operações policiais
As operações que estão sendo investigadas foram realizadas na forma de blitze policiais em estradas e rodovias.
Elas se concentraram na Região Nordeste, em que Lula liderava as pesquisas de intenção de voto. O objetivo seria beneficiar o então presidente Jair Bolsonaro, impedindo que os potenciais eleitores de Lula chegassem aos locais de votação.
O número de ônibus parados pela fiscalização também foi acima da média em comparação com as demais regiões do país. No Nordeste, o total chegou a 2.185 veículos. Nos demais estados foram 310 (Norte); 571 (Sudeste), 632 (Sul) e 893 (Centro-Oeste).
A PF também encontrou no celular de Marília Alencar, ex-assessora do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e um das indiciadas, fotos com o mapeamento de municípios em que o presidente Lula foi bem votado. São fotos de um painel com o título “Concentração Maior ou igual a 75% – Lula”.
Prisões
Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, que ficou preso por cerca de um ano justamente pelas suspeitas de usar a corporação para dificultar o desocamento dos eleitores.
Ao determinar a soltura de Vasques, Moraes escreveu que não subsistem mais os motivos que levaram à prisão preventiva, diante do estado avançado das investigações.
Ele ordenou a adoção de medidas alternativas, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de usar redes sociais e obrigação de se apresentar à Justiça periodicamente.
Já ex-ministro Anderson Torres ficou preso por quatro meses, entre janeiro e maio deste ano, também por determinação do STF. A detenção, no entanto, estava relacionada às investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.
Na ocasião, Torres estava à frente da Secretaria de Segurança do Distrito Federal, depois de ter deixado o cargo de ministro da Justiça com o fim do governo Bolsonaro. O inquérito no STF apura suposta omissão na contenção dos atos.
Defesa
Procurada pela reportagem, a defesa de Silvinei Vasques afirmou que a conduta do seu cliente não pode ser enquadrada no tipo penal atribuído pela PF no inquérito, e que confia no arquivamento do caso pela Procuradoria Geral da República.
“A acusação contra Silvinei não se enquadra naquele crime grave do 359-P do Código Penal, porque a preferência política não se encontra no tipo penal. O sujeito só pode ser punido criminalmente se a conduta dele for descrita no tipo penal, e essa questão de preferência política não é um elemento do tipo [penal]. Forçadamente, [no máximo] seria crime de prevaricação, se o fato tivesse existido, que é um crime de três meses a um ano. A defesa está tranquila e confia na análise da PGR”, afirmou o advogado Eduardo Nostrani Simão.
A Agência Brasil busca contato com as defesas de Anderson Torres e das outras pessoas indiciadas.
17/08/24
Imprensa PE
http://blogfolhadoseertao.com.br
