Biden pede aos americanos para ‘baixarem temperatura’ política

15/07/24

Por AP
http://blogfolhadosertao.com.br

As eleições presidenciais nos Estados Unidos viverão “um período de teste” após a tentativa de assassinato de Donald Trump, segundp Biden

O presidente Joe Biden pediu neste domingo (14) aos americanos para “baixarem a temperatura”, após a tentativa de assassinato do seu adversário Donald Trump, e ressaltou que a política não é “um campo de morte”. “Quero falar com vocês nesta noite sobre a necessidade de baixarmos a temperatura em nossa política”, disse Biden 

Enquanto os americanos se recuperam das imagens de um Trump ensanguentado erguendo o punho depois que um homem armado abriu fogo em um comício na Pensilvânia, Biden disse que a política americana “nunca deve ser, literalmente, um campo de batalha, um – Deus me livre – campo de morte”.

RESPONSABILIDADE

O democrata acrescentou que os dois lados têm a responsabilidade de acalmar a situação, antes de uma eleição polarizada que será, agora, “um período de teste” para os Estados Unidos.

Curto, porém contundente, o discurso ocorreu sem grandes problemas, exceto por Biden ter se referido duas vezes à urna eleitoral (“ballot box”) como “caixa de batalha” (“battle box”).Donald Trump chegou neste domingo a Milwaukee para participar da Convenção Nacional Republicana, pouco mais de 24 horas após ficar ferido no comício na Pensilvânia.

Espanha marca no fim, vence a Inglaterra e conquista tetra da Eurocopa

15/07/24

Por AFP

http://blogfolhadosertao.com.br

Oyarzabal, aos 41 do segundo tempo, fez o gol que decretou a vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra na decisão deste domingo (14)

<i>(Foto: AFP)</i>

A Espanha venceu a Inglaterra por 2 a 1 neste domingo (14) em Berlim, na Alemanha, e se sagrou campeã da Eurocopa pela quarta vez em sua história.

Com este triunfo a Espanha passa a ser a única tetracampeã da Euro (1964, 2008, 2012 e 2024), à frente da tricampeã Alemanha (1972, 1980 e 1996).
A quarta assistência do jovem Lamine Yamal no torneio permitiu ao outro ponta, Nico Williams, abrir o marcador (47′) com o primeiro chute da Espanha na direção do gol no jogo.
Mais tarde, Cole Palmer empatou (73′) e quando parecia que o jogo iria para a prorrogação, Oyarzabal marcou o gol da vitória na reta final (86′).
Yamal e Williams, que acabam de completar 17 e 22 anos respectivamente, são os rostos de uma nova seleção, a de Luis de la Fuente, que seduziu toda a Europa ao longo do torneio, com sete vitórias nos sete jogos disputados.

 

 

Contra gigantes como Itália, Alemanha, França e Inglaterra, a ‘Roja’ brilhou com base no controle, posse de bola e muita ajuda entre todos os jogadores.
A Inglaterra, por sua vez, continua seu longo jejum de títulos, que já chega a 58 anos, desde a Copa do Mundo de 1966, apesar de ter chegado à segunda final consecutiva de Eurocopa.
Lesão de Rodri
Após a apresentação ao vivo do hino do torneio, ‘Fire’, e do ex-jogador da seleção italiana Giorgio Chiellini apresentar o troféu Henri Delaunay no Olympiastadion de Berlim, o jogo começou sem sobressaltos.
A Inglaterra ficou presa no seu próprio campo mas conseguiu conter a Espanha longe o suficiente da baliza defendida por Jordan Pickford, e ainda teve um perigoso primeiro chute na direção do gol de Phil Foden (45’+1), bem interceptado por Unai Simón.
Embora não tenha lamentado nenhuma grande chance de gol desperdiçada, a Espanha sofreu a lesão de Rodri num dos últimos lances do primeiro tempo.E os ‘Three Lions’ foram satisfeitos para o intervalo.
A ‘Roja’ entrou forte na segunda etapa, e um passe lateral de Dani Carvajal lançou Yamal na área. O jovem percebeu Willams desmarcado do outro lado e deu um passe preciso para o atacante do Athletic Bilbao resolver a situação no mano a mano.
Oyarzabal faz o gol do tetra
O gol deixou levemente nocauteada a Inglaterra, que voltou a sofrer chances pelos pés de Williams (56′) e Yamal (66′).
Mas o técnico Gareth Southgate reagiu, colocando Ollie Watkins e Cole Palmer, entre outros. As mudanças entraram em vigor e a Inglaterra começou a buscar o gol imediatamente.
O atacante do Chelsea, um dos melhores jogadores da temporada na Premier League, deixou petrificados os pouco mais de 11 mil torcedores espanhóis presentes em Berlim com um chute no canto que Simón não conseguiu defender.
Os ‘Three Lions’ sentiram o bom momento e quando parecia que a Inglaterra estava perto do segundo, a Espanha marcou no contra-ataque, outra das virtudes da equipe de Luis de la Fuente.
Marc Cucurella aproveitou o espaço aberto pelo lado esquerdo e correu sozinho. Na altura da área, ele mandou um passe em direção à marca de pênalti onde Oyarzabal apareceu para superar Pickford.
Declan Rice quase empatou nos acréscimos, mas Dani Olmo tirou de cabeça em cima da linha, evitando a prorrogação. A equipe comemorou como se fosse um gol que garantiu o tetracampeonato europeu da Espanha.

Náutico goleia Figueirense e se aproxima do G-8 da Série C

15/07/24
Por Raoni Nunes
http://blogfolhadosertao.com.br
O Timbu chegou a uma sequência de quatro jogos sem derrotas na terceira divisão
Náutico venceu o Figueirense com autoridade
Sem dificuldades, o Náutico goleou o Figueirense por 4 a 0 no estádio dos Aflitos, neste domingo (14), em partida válida pela 13ª rodada da Série C. Com o resultado, o Timbu se afastou da parte de baixo da tabela e se aproximou do G-8 chegando na 11ª posição, com 16 pontos. O Figueira segue na 8ª colocação com 18 pontos somados.

Bruno Mezenga, Patrick Allan, Paulo Sérgio e o estreante Felipe Ferreira fizeram os gols do Timbu na partida. A equipe já está com uma sequência de quatro jogos sem derrotas na terceira divisão.

Náutico volta a campo no dia 21 de julho, novamente nos Aflitos, contra o Athletic-MG. O Figueirense vai enfrentar Tombense.

O técnico Bruno Pivetti promoveu três alterações na equipe em relação ao último jogo contra o Tombense. Luiz Paulo, Marco Antônio e Bruno Mezenga entraram nas vagas de Diego Matos, Renato Alves e Andrey.

O jogo 

O Timbu dominou a primeira etapa do início ao fim e a opção do técnico na escalação dos dois centroavantes deu certo rapidamente. Aos quatro minutos, Bruno Mezenga escorou o cruzamento da bola parada e Paulo Sérgio desperdiçou a chance na pequena área.

A pressão alvirrubra seguiu e um minuto depois saiu o gol. Após novo cruzamento, Mezenga ajeitou para Paulo Sérgio. O camisa nove parou no goleiro e Bruno Mezenga aproveitou o rebote para abrir o placar.

E o Náutico continuou pressionando o Figueirense. Aos 12 minutos, Paulo Sérgio saiu cara a cara com Ruan Carneiro. O goleiro dos visitantes fez uma boa defesa. O Timbu seguiu dominando completamente a partida e deu tempo de ampliar antes do intervalo.

Aos 47 minutos, Paulo Sérgio fez a jogada pela esquerda e achou o passe para Luiz Paulo. O lateral rolou para Patrick Allan. O meia finalizou de primeira, da entrada da área, sem chances para o goleiro do Figueira.

O Figueirense até voltou para o segundo tempo com mais ímpeto, porém foi o Náutico que seguiu no controle da partida. De tanto tentar, Paulo Sérgio conseguiu marcar seu gol.

– PUBLICIDADE –

A defesa do Figueira falhou na saída de bola e o centroavante alvirrubro arriscou de fora da área para boa defesa do goleiro. Na sequência, os visitantes voltaram a errar da mesma forma e, desta vez, Paulo Sérgio foi feliz no chute e marcou o terceiro gol do Timbu.

E ainda cabia mais. Estreante da noite, o meia Felipe Ferreira se apresentou da melhor forma possível aos alvirrubros. O camisa 96 acertou um belo chute de fora da área para aumentar o placar nos Aflitos.

Ficha técnica

Deivity; Mateus Ludke (Arnaldo), Islan, Iran e Luiz Paulo; Sousa, Marco Antônio (Wendel Lessa), Patrick Allan (Felipe Ferreira) e Gustavo Maia (Matheus Melo); Bruno Mezenga e Paulo Sérgio (Thalissinho). Técnico: Bruno Pivetti.

Figueirense 0
Ruan Carneiro; Léo Maia, Tiago Barbosa, Genilson e Samuel; Jhony Douglas (Léo Baiano), Gledson (Camilo), Henrique Rodrigues (JP Iseppe) e Titto; Bruno Michel (Kaua) e Jefinho (Renan Bernabe). Técnico: João Burse.

Local: Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: Paulo José Souza Mourão (MA)
Assistentes: Elson Araujo da Silva e Rafael Costa Pinheiro (ambos do MA)
Gols: Bruno Mezenga (5’ do 1° tempo); Patrick Allan (47’ do 1º tempo); Paulo Sérgio (15’ do 2º tempo); Felipe Ferreira (40’ do 2º tempo)
Cartões amarelos: Luiz Paulo (NAU); Marco Antônio (NAU); Kaua (FIG)
Público: 7.477 torcedores
Renda: R$ 102.875,00

Petroleiros defendem terminal de combustíveis em Salgueiro para viabilizar Transnordestina

15/07/24
Por Jamildo Melo

http://blogfolhadosertao.com.br

O aval do senador Humberto Costa  é fundamental para iniciativa sair do papel e colaborar para que trecho da ferrovia para Suape seja concretizado

Com aval de Humberto Costa, petroleiros defendem terminal de combustíveis em Salgueiro para viabilizar Transnordestina

Sindicalistas ao lado do presidente Lula

O senador de Pernambuco Humberto Costa (PT) revelou ao Blog do Jamildo, nesta sexta-feira (12, que os petroleiros (Sindipetro PE/PB) estão pleiteando, junto ao governo Federal, que a Transpetro ajude a tirar a ferrovia Transnordestina do papel, a partir da construção de um terminal de combustíveis em Salgueiro, no interior de Pernambuco.

Humberto Costa disse que defende que se estude a iniciativa e explica que o projeto poderia ser financiado com a antecipação de impostos a serem pagos pela Petrobras.

Sinésio Pontes, coordenador geral do Sindipetro PE/PB, contou que a ideia partir do grupo batizado de Pró-Transnordestina, que reúne petroleiros, ferroviários e o CREA de Pernambuco. “Estamos entusiasmados. Hoje a ferrovia chegou até Custódia e a ideia deste grupo é criar condições para que ela chegue até o porto de Suape”, afirma.

“A ideia é viabilizar a instalação de um terminal terrestre (hoje há um terminal aquaviário em Suape) da Transpetro na cidade de Salgueiro, como parte do projeto de infraestrutura da estatal para os próximos anos. Com a obra, os derivados de petróleo chegariam ao interior pela malha ferroviária. Já tivemos um evento em maio, em Araripina, discutindo as iniciativas”, explicou, citando que na Alepe o deputado João Paulo toma parte do debate.

“Nós sabemos que o projeto está sendo discutido na Transpetro, para apontar se existe viabilidade econômica. Com a decisão política do presidente Lula de realizar a ampliação da refinaria Abreu e Lima, haverá necessidade também de ampliar o escoamento, a distribuição dos derivados, mas é quase certo que um projeto desta magnitude só pode ser aprovado se houver garantias de que a ferrovia chegará até Suape. Não resta dúvida que uma operação casada de antecipação de impostos (devidos pela União) geraria um funding ideal para tornar a Transnordestina irreversível, em menos tempo”.

O  sindicalista Rogério Almeida, diretor nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP), explica que o parque de tancagem atual deve ficar obsoleto com o aumento da produção de derivados e que será mais econômico transportar os derivados até o futuro terminal terrestre de Salgueiro pela via férrea.

“Isto ajudaria a interiorizar o desenvolvimento, baratear o preço dos combustíveis no interior, além de tirar as carretas que são hoje usadas para o escoamento. Podemos aproveitar a Transnordestina para escoar. A perna do Ceará está bem adiantada e nós aqui em Pernambuco precisamos correr também“, afirma.

“Precisamos concluir o trecho de Pernambuco até o porto de Suape, visto que as obras foram retomadas, tanto no Ceará, quanto em Pernambuco. O trecho de Pernambuco é o que tem menos construído”.

Almeida conta que, com o trem passando na porta da cidade de Salgueiro, seria criado um novo polo de distribuição, com empresas de gás de cozinha, diesel e álcool. Ele conta que, interessada no avanço social e econômico, a Prefeitura de Salgueiro comprometeu-se a ceder terrenos para a Transpetro construir o terminal terrestre. “Com essa carona na Transnordestina, o diesel pode desenvolver o sertão, uma vez que o gás natural só chega até Belo Jardim”, diz.

“Nós estamos cobrando este projeto para a Transpetro porque a refinaria já respondeu por 10% do recebimento de impostos do Estado. Com a ampliação da refinaria, duplicando a produção, cogita-se que a empresa pode responder por 26% da arrecadação de impostos. Podemos solicitar a antecipação de parte destes recursos e fazer os investimentos pela Petrobras. Este é o desejo dos trabalhadores e pode movimentar a economia de Pernambuco, como já aconteceu no passado”, cita.

No plano mais prático possível, depois de reuniões com o CREA e o DNER, o Sindipetro PE/PB defendeu a requalificação dos acessos a Suape, em especial a BR 101. “A infraestrutura hoje é precária, em especial em dois gargalos, como o viaduto da Vitarella e em Pontezinha/Curcurana. Apresentamos sugestões até ao secretário estadual porque, com estes engarrafamentos, não tem como tocar obras desta magnitude em Suape”, revela.

PRF realiza, no Sertão, operação com foco nas motocicletas

15/07/24
Ascom |PRF
http://blogfolhadosertao.com.br
Operação visa retirar de circulação veículos que atentem contra a segurança viária esteve entre os objetivos da ação
duas rodas 001.jpg

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, neste sábado (13), a Operação Duas Rodas realizadas em rodovias federais no sertão pernambucano. O objetivo da ação foi intensificar a fiscalização de motocicletas na região de Salgueiro, Araripina e Trindade. Iniciada na última terça (09), a operação tirou de circulação 129 motos que, irregulares, colocavam em cheque a segurança viária na BR 316, BR 116 e na BR 232.

Conduzir veículo automotor sem a Carteira Nacional de Habilitação, ocupantes sem o uso do capacete de segurança e veículos não devidamente licenciados estiveram entre as principais irregularidades observadas pelas equipes PRF, que contou com o apoio do Grupo de Motociclistas Tático. No total, 1.020 notificações foram emitidas por diversas infrações.

Além das observâncias contrárias ao código de trânsito, foram flagrados ainda dois casos em as motocicletas tinham indícios de adulteração em seus elementos identificadores, o que é crime. Também foram lavrados três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por condutas como entregar veículo automotor para menor de idade; e fuga da fiscalização, o que levou por vezes os agentes às áreas urbanas para realizar a fiscalização e apreensão de veículos.

A OPERAÇÃO – A operação é de iniciativa da PRF e tem sido realizada nas rodovias da Região Metropolitana do Recife, do Agreste e do Sertão de Pernambuco, com o apoio do Grupo de Motociclistas Tático. O objetivo é reforçar segurança viária e as ações de combate ao crime na região. Além disso, a ação busca reduzir o número de sinistros graves, com feridos e mortes, envolvendo esse tipo de veículo, uma vez que as estatísticas mostram que os motociclistas têm sido as principais vítimas da violência no trânsito em todo o país.