05/05/24
Folha de S. Paulo
http://blogfolhadosertao.com.br
Diva se apresentou para 1,6 milhão de pessoas no Rio, com participações de Anitta e Pabllo Vittar
Madonna apresentou neste sábado (4) um show gigantesco para arrematar sua “Celebration Tour”, a turnê que celebra seus 40 anos de carreira, para uma multidão de 1,5 milhão de pessoas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Adriano Vizoni/Folhapress | ||
A cantora americana Madonna durante o show da ‘Celebration Tour’, realizado nas areias da praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro |
Movimentando a cidade desde que chegou, na segunda-feira, Madonna fez um dos maiores espetáculos da sua carreira, e movimentou a construção do seu palco por vários dias, exigiu um novo esquema de segurança e circulação do trânsito por Copacabana e tem sido tietada por fãs, que se revezaram em frente ao Copacabana Palace, onde se hospedou, para tentar flagrá-la na janela ou acompanhar um de seus ensaios.
PM apreende mais de 160 objetos cortantes em pontos de bloqueio
Mais de 160 objetos perfurocortantes foram apreendidos nos pontos de bloqueio e revista montados em todos os acessos à praia de Copacabana, segundo balanço parcial da Polícia Militar após o show da Madonna.
Ainda durante o esquema de policiamento, um homem foi preso após ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial montado em diversas ruas do bairro.
Estações de metrô têm filas imensas na saída do show de Madonna
Estações de metrô têm filas imensas na saída do show de Madonna. A estação Siqueira Campos, uma das três estações do bairro, tem fila que ultrapassa dois quarteirões.
Táxis já circulam pelas ruas do bairro, mas metrô é a principal opção de saída no transporte público. Ônibus municipais estão estacionados na enseada de Botafogo. (Yuri Eiras)
Yuri Eiras/Folhapress | ||
Estações de metrô tem filas imensas na saída do show de Madonna |
Show de Madonna teve 1,6 milhão de pessoas, segundo Riotur
Cerca de 1,6 milhão de pessoas estiveram na praia de Copacabana durante o show de Madonna, na noite deste sábado (4). O cálculo é da Riotur, empresa de turismo vinculada à Prefeitura do Rio.
Segundo a Riotur, boa parte do público chegou com antecedência. Às 20h, mais de um milhão de pessoas já estavam na praia. Às 22h45, quando Madonna subiu ao palco, o público era de 1,6 milhão. (Aléxia Sousa e Yuri Eiras)
Público corre de tumulto durante show de Madonna
Um pequeno tumulto fez parte do público correr durante o show de Madonna, na praia de Copacabana.
Por volta de 0h40, uma briga foi iniciada no quarteirão do Copacabana Palace, na altura da lateral do palco.
O público que acompanhava o show precisou correr pelo menos duas vezes. A Polícia Militar foi acionada e a confusão foi rapidamente contida, mas muitos fãs preferiram dispersar. (Yuri Eiras)
Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson
O último ato do show começou com as silhuetas de Madonna e de Michael Jackson nos telões. Enquanto fotos da dupla eram exibidas, as sombras dançavam juntas ao som de uma versão que misturou perfeitamente “Billie Jean”, do rei do pop e amigo da rainha do gênero, e o hit “Like a Virgin” -que teve apenas um trecho cantado, sem Madonna, no palco, para a tristeza do público.
A breve homenagem a Michael Jackson deu lugar à fritação do show que foi anunciado como a “maior pista de dança do mundo”. Em “Bitch I’m Madonna”, várias versões da vida e da carreira da artista, na música e no cinema, foram representadas pelos dançarinos no palco, com direito a Nicki Minaj no telão.
A festa acabou com uma versão de “Celebration”, que batiza sua turnê, e Madonna descendo do palco com uma bandeira do país que escolheu para fazer o show de despedida da celebração de suas quatro décadas de trajetória. Só ficou o enorme globo brilhante no centro do palco. (Laura Lewer)
Reprodução/TV Globo | ||
Imagens de Michael Jackson e Madonna dançando aparecem no telão durante show |
Pabllo Vittar sobe no palco e segura Madonna no colo enquanto Pelé e Elza Soares são homenageados no telão
Para “La Isla Bonita”, o filho de Madonna, David Banda voltou ao palco para tocar violão em frente a imagens de paisagens criadas por inteligência artificial.
A música logo foi virada para “Music” em uma versão acompanhada por integrantes de escolas de samba e imagens de favelas no telão.
Enquanto imagens de brasileiros como Pelé, Daniela Mercury, Mano Brown, Elza Soares, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Fernanda Montenegro passavam no telão, Pabllo Vittar entrou no palco, criando um dos momentos mais comemorados pelo público. A drag queen segurou Madonna no colo e, juntas, elas dançaram e ergueram bandeiras do Brasil. (Laura Lewer)
Reprodução/TV Globo | ||
Madonna e Pabllo Vittar durante show em Copacabana |
Madonna declara seu amor pelo Rio de Janeiro e diz estar no paraíso
“Eu quero chorar. Por tantos anos vocês estiveram aí para mim. Eu vi essa bandeira verde e amarela em todos os lugares. Eu sinto no meu coração, eu sinto na minha boceta”, disse Madonna após “Don’t Tell Me”.
“Aqui estou eu, ali está o oceano, ali estão as montanhas, ali está Jesus. Que porra é essa? Eu estou no paraíso. Obrigada por se juntarem a mim, eu sou só uma garota de Michigan, isso não era para acontecer. Quarenta anos, caralho.”
O público respondeu com gritos de “Madonna, eu te amo”, ritmados com as batidas de leque que acompanharam quase todas as músicas do show. (Laura Lewer)
Silas Martí: “Don’t Tell Me” foi outro ponto alto do show. Depois de cantar a canção em que encarna uma “cow girl”, Madonna declarou seu amor ao Rio de Janeiro. E também declarou seu amor a Keith Haring, artista que sempre esteve lá para ela. Sem medo.
Keith Haring foi um dos grandes artistas do fim do século 20 nos Estados Unidos, grafiteiro antes que o termo existisse. Ele foi lembrado entre as vítimas da Aids nos telões do show.
Reprodução/TV Globo | ||
Madonna em performance de ‘Don’t Tell Me’ |
Bares de Copacabana lotam com transmissão de show pela TV
Bares e restaurantes de Copacabana são opções para quem quer aproveitar o clima do bairro, mas sem passar sufoco para ver Madonna. Na avenida Atlântica, em Copacabana, os bares mais próximos ao palco transmitem o show. “Na minha idade é difícil demais se infiltrar no meio do povo. Prefiro meu chope sossegado”, afirmou Nilze Ferreira, 70 anos.
Casas noturnas da avenida Atlântica, como o Blue Note Rio, fazem festas pagas depois do show. Frequentadores de regiões boêmias da cidade, como Botafogo e Lapa, também relatam bares lotados com transmissão ao vivo do show. “Simplesmente a Lapa inteira ligada com bares ligados no show da Madonna”, escreveu uma usuária do X. (Yuri Eiras e Aléxia Sousa)
Folhapress | ||
Bares de Copacabana lotam com transmissão do show de Madonna pela TV |