Fortaleza goleia Sport fora de casa e está na final da Copa do Nordeste

27/05/24

Da CNN

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Jogo foi o primeiro encontro das equipes após atentado

 

Fortaleza está na final da Copa do NordesteFortaleza está na final da Copa do Nordeste Reprodução/Instagram Fortaleza

O Fortaleza venceu o Sport por 4 a 1 na Arena de Pernambuco neste domingo (26) pela semifinal da Copa do Nordeste e está na final do torneio. O confronto foi definido em jogo único. Todos os gols da equipe de Vojvoda saíram no primeiro tempo, o atacante Moisés fez três, e o meia Hércules marcou um.

Do lado dos donos da casa, o gol veio de Gustavo Coutinho aos 37 minutos do segundo tempo.

Os sete suspeitos de participarem do atentado contra o ônibus que levava a delegação Fortaleza, estavam presos, mas foram soltos nesta semanaEles não poderão comparecer a jogos do Sport e terão de cumprir outras determinações impostas pela Justiça.

Mesmo com estádio lotado, a equipe de Vojvoda dominou a partida e não teve dificuldades para passar pelo Sport. Em 21 minutos de jogo, o placar já marcava 3 a 0 para os visitantes.

O Sport chegou a diminuir aos 28 da primeira etapa, mas teve o gol de Pedro Lima anulado pelo VAR por conta de um toque de mão do lateral. Com a partida, Moisés se tornou o artilheiro do torneio, com seis gols. Gustavo Coutinho aparece na vice-liderança, com cinco.
O jogo

A partida começou com o Fortaleza tomando as rédeas do jogo e abrindo o placar logo aos 8 minutos com Moisés. Logo depois, o atacante marcou o segundo e ainda viu Hércules marcar o terceiro do time de Vojvoda. Antes do final do primeiro tempo, o camisa 21 completou o seu hat-trick em 42 minutos.

Na segunda etapa, o Sport até tentou pressionar e fazer gols para tentar empatar o duelo. O único tento saiu aos 38 minutos, com Gustavo Coutinho., mas, depois do primeiro tempo avassalador, pouco adiantou.

Grande final

A final da Copa do Nordeste será decidida em dois jogos, que serão realizados nos dias 5 (quarta-feira) e 9 (domingo) de junho. Na decisão, o Fortaleza vai encarar o CRB, que eliminou o Bahia em plena Arena Fonte Nova.

 

Estado anuncia campanha para vacinar 600 mil crianças contra a poliomielite

27/05/24

Por: Nicolle Gomes

http://blogfolhadosertao.com.br

A ação terá início  hoje (27). O “Dia D” será em 8 de junho
A estratégia de vacinação objetiva ainda a eliminação do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. (Foto: Divulgação)
A estratégia de vacinação objetiva ainda a eliminação do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. (Foto: Divulgação)
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou, nesta sexta (24), o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite.
A ação terá início na segunda-feira (27) e seguirá até o dia 14 de junho, com a meta de imunizar 600 mil crianças.
A campanha pretende proteger crianças menores de 5 anos contra uma doença grave, caracterizada por um quadro de paralisia, que acomete os membros inferiores de forma irreversível.
Para realização da mobilização nacional, o estado recebeu, na quinta (23), do Ministério da Saúde (MS) 480 mil doses da vacina. O “Dia D” de mobilização será em 8 de junho.
“A poliomielite está erradicada do Brasil há 35 anos, mas temos uma responsabilidade enorme de garantir que tudo continue da mesma forma. Para isso, temos que manter a cobertura vacinal no nível de segurança. O Ministério da Saúde estabelece que a cobertura deve ser acima de 95%. Vamos fazer de tudo para irmos além desses números em 2024, por isso, é importante manter a vigilância e continuar vacinando. Temos o compromisso de levar nossas crianças aos postos mais próximos das suas residências”, afirma a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.
Público
Para Campanha Nacional, o público alvo prioritário definido para o Ministério da Saúde é a imunização da população formada por meninos e meninas com idades de 1 até 5 anos, que consiste em uma estimativa de 488 mil pessoas.
Para este público, a vacina deve ser aplicada com a via oral (gotinha), desde que a criança já tenha recebido as três doses de vacina poliomielite (injetável) do esquema básico.
As crianças menores de 1 ano também serão contempladas na mobilização, com foco na atualização da caderneta de vacinação.
Mães, pais e responsáveis por todas as crianças menores de 5 anos devem buscar a unidade de saúde mais próxima, munidos do cartão de vacina para verificação da situação vacinal e receber a dose do imunobiológico conforme indicado.
Estratégia
A estratégia de vacinação objetiva ainda a eliminação do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, que teve seu último caso em 1989, em Souza, na Paraíba. O Brasil possui o certificado de erradicação da transmissão autóctone (circulação dentro do território).
No entanto, diante da evolução do cenário de baixas coberturas vacinais, em 2023 o Brasil foi classificado como de alto risco para reintrodução do vírus pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Risco
Pernambuco é considerado um Estado com risco de reintrodução da doença, em decorrência da cobertura vacinal  inferior ao preconizado, de 95% do público alvo.
Em 2023, a cobertura para poliomielite em crianças menores de 1 ano foi de 82,68%, registrando um leve aumento desde os últimos três anos: 2020 (72,78%), 2021 (69,01%) e 2022 (76,25%).
“As baixas coberturas vacinais, observadas desde 2016 em todo o país, podem possibilitar o surgimento de bolsões de pessoas não imunizadas e dar o cenário perfeito para que o poliovírus seja reintroduzido em nosso território. A estratégia da vacinação se faz necessária para tornar uma importante parcela de nossa população, considerada de extrema vulnerabilidade, protegida”, reforça a superintendente de Imunizações do estado, Jeane Tavares Torres.
Programa
O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) tem  reforçado com os municípios a adoção da metodologia do microplanejamento.
Isso consiste, entre diversos pontos, no reconhecimento da realidade local, como a área de abrangência de uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), fortalecendo a descentralização e a territorialização das ações.
“Estamos em contato permanente com as gestões municipais reforçando e estimulando a realização de ações de saúde voltadas vacinação extramuros, a exemplo de creches e escolas, ações com equipes itinerantes, realização de busca ativa vacinal (casa a casa), locais com grande circulação de pessoas, horário ampliado de Unidades de Saúde ou Pontos de Vacinação, mapeamento de populações localizadas em áreas de difícil acesso, entre outros”, explica a coordenadora estadual de imunização de Pernambuco, Magda Costa.
Poliomielite no mundo
Quando considerado o cenário de circulação da poliomielite no mundo, observa-se a confirmação de casos da doença no Afeganistão e no Paquistão em 2024. Na região das Américas, o último caso foi registrado no Peru, em 1991.
Evento
Aconteceu na manhã desta sexta (24), o encontro “Imuniza Pernambuco”, para discutir estratégias para identificar crianças e jovens que não tomaram vacinas ou estão com atraso vacinal.
Promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o evento pretende  apresentar também boas práticas intersetoriais dos municípios e as medidas para garantir a atualização da carteira de vacinação, como a adoção de decretos municipais de imunização e intersetorialidade.
Foram convidados representantes de cidades que participam do Selo Unicef.

Papa dá pontapé inicial à primeira Jornada Mundial das Crianças

27/05/24

Por AFP

http://blogfolhadosertao.com.br

O papa foi recebido com entusiasmo por dezenas de milhares de crianças
Papa Francisco
O papa Francisco deu o pontapé inicial, neste sábado (25), em Roma, a um jogo de futebol disputado entre duas equipes de jovens jogadores no âmbito da primeira Jornada Mundial das Crianças.

De pé em frente à sua cadeira, o pontífice, amante do futebol, chutou a bola que deu início à partida de cinco minutos disputada por equipes que misturavam crianças e ex-astros da Liga italiana, como o goleiro Gigi Buffon, entre outros.

Em sua chegada ao Estádio Olímpico de Roma, o papa Francisco foi recebido com entusiasmo por dezenas de milhares de crianças, acompanhadas de suas famílias e vindas de todos os continentes.

Foram lidas várias mensagens de crianças, como a de Victor, um palestino de nove anos, dizendo “só queremos brincar, estudar e viver livres como tantas outras crianças no mundo”.

Pela manhã, o papa recebeu um grupo de crianças ucranianas e palestinas, segundo nota do Vaticano, que não deu mais detalhes.

Atualmente, a Faixa de Gaza é cenário de uma guerra sangrenta entre Israel e o grupo palestino Hamas, desencadeada pelos ataques sem precedentes do movimento islamista em solo israelense, em 7 de outubro.

A Ucrânia, por sua vez, enfrenta as tropas russas desde o início da invasão do país vizinho ao seu território, há mais de dois anos.

“Sei que ficam tristes com as guerras que provocam muitos mortos e sofrimentos. Estão preocupados com as mudanças climáticas e suas consequências”, escreveu o pontífice em mensagem às crianças.

A Jornada Mundial das Crianças é uma iniciativa do papa Francisco, a quem um menino perguntou no ano passado porque as crianças não tinham um dia para elas enquanto os mais velhos tinham a Jornada Mundial da Juventude havia décadas.

Nesta ocasião, Francisco respondeu às perguntas de várias crianças, enquanto distribuiu doces.

A um menino que lhe perguntou se a paz é possível, respondeu que “a paz sempre é possível” e que para alcançá-la é preciso dar a mão ao próximo, declarou, segurando a mão do menino e convidando todos os presentes ao estádio a fazer o mesmo.

Esta Jornada Mundial das Crianças termina no domingo com uma missa na praça de São Pedro, no Vaticano, presidida pelo pontífice.

ABCP Nordeste e Univasf promovem curso de Escrita Solidária para ajudar vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

25/05/24

AscomUnivasf

http://blogfolhadosertao.com.br

Com o objetivo de colaborar financeiramente com vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) Regional Nordeste realiza o curso “Escrita Solidária: ação para o Sul”. O curso será realizado no formato remoto, de 4 a 6 de junho, com o apoio das Universidades Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Federal de Alagoas (Ufal) e Federal da Bahia (UFBA), entre outras instituições apoiadoras. Podem participar aqueles que tenham concluído ou estejam matriculados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado, com interesse em desenvolver habilidades de escrita, aprender noções básicas de ortografia e entender como escrever melhor. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até as 12h do dia 4 de junho.

Os interessados devem se inscrever através de um formulário eletrônico, mediante o pagamento do valor de R$ 25,00. O curso será ministrado por Joyce Miranda Leão Martins, vice-diretora da ABCP Regional Nordeste e docente de Ciência Política no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O curso ocorrerá às 19h, terá duração de 6 horas e será dividido em duas partes, para abordar a escrita acadêmica e a escrita literária. Os valores arrecadados serão repassados às equipes de apoio que estão atuando no Rio Grande do Sul.

O curso “Escrita Solidária: ação para o Sul” pretende apresentar a escrita como ferramenta do conhecimento, da memória e da liberdade, abordar as especificidades da escrita literária e da escrita acadêmica, como suas aproximações e distanciamentos, além de truques para a escrita, segredos de estilo e noções básicas de ortografia. Baseado nas ideias de jornalistas, escritores e acadêmicos, o objetivo geral da ação é unir a escrita à solidariedade.

Segundo a diretora da ABCP Regional Nordeste e professora do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso) da Univasf, Simone Viscarra, o curso de escrita será o primeiro de uma série de ações da associação, e foi escolhido por não haver distinção de área acadêmica para os participantes e assim poder contemplar o máximo de pessoas interessadas.  “Essa é uma ação que já tínhamos em mente e por tanto a escrita literária ou a escrita acadêmica serem temas bastante abrangentes, o curso irá contribuir com a formação de todas as áreas do conhecimento”, destaca a docente.

TJPE bate um milhão de decisões e despachos em cinco meses, aponta a ferramenta Decisômetro

27/05/24

Ascom TJPE
http://blogfolhadosertao.com.br
Sede do TJPE fica no Recife  (Foto: Arquivo)

Em apenas cinco meses de funcionamento, a ferramenta tecnológica criada por iniciativa do TJPE para permitir que as pessoas acompanhem a produtividade do Judiciário estadual, o Decisômetro, aponta que mais de um milhão de decisões e despachos foram proferidos no período.

Foram 216.176 decisões, 456.757 despachos, e 149.693 julgamentos, no 1º Grau; 17.099 decisões, 69.699 despachos, e 48.423 julgamentos, nos Juizados Especiais; e 19.011 decisões, 27.651 despachos, e 31.232 julgamentos, no 2º Grau.  No total, foram 252.286 decisões, 554.107 despachos, e 229.348 julgamentos, totalizando 1.035.741 atos judiciários.

Implantado no começo da atual gestão do TJPE, o Decisômetro funciona no site do Tribunal e fica exposto em telas nas entradas dos prédios do Judiciário estadual. No computador ou ao celular, com um simples clique, qualquer pessoa pode ter acesso à quantidade de decisões, despachos e julgamentos do primeiro grau, dos Juizados e do segundo grau. Os números são atualizados automaticamente, sempre que os magistrados e magistradas lançam as decisões, despachos e julgamentos no Processo Judicial Eletrônico (PJe).

“Diariamente, nossos juízes e juízas, desembargadores e desembargadoras, com o apoio de servidores e servidoras, cumprem seu papel de julgar, de proferir decisões, de assinar despachos, enfim, de fazer a Justiça funcionar para o bem da população pernambucana. Os atuais números do Decisômetro mostram o empenho e dedicação de todos os que fazem a Justiça Estadual”, disse o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, autor da ideia de criar a ferramenta.

Inscrições para seleção de estágio na AGU se encerram hoje (27). Veja as oportunidades no Nordeste !

27/05/24

Ascom AGU

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Estudantes de ensino médio e de vários cursos de nível superior podem se inscrever. No Nordeste, há oportunidades em todos os estados. Veja a lista dos cursos

As inscrições para o processo seletivo de estágio na Advocacia-Geral da União foram prorrogadas para até as 12h do dia 27 de maio. A seleção, para formação de cadastro de reserva, é destinada a estudantes de nível médio e superior devidamente matriculados em instituições de ensino público e privado. Edital e inscrições neste link: https://pp.ciee.org.br/vitrine/12151/detalhe

Podem se inscrever estudantes de nível superior nas áreas de Direito, Administração, Informática, Ciências Contábeis, Comunicação Social, entre outras. A lista de cursos e localidades está disponível no Anexo I do edital. O processo seletivo reserva cotas para candidatos com deficiência e autodeclarados negros (pretos ou pardos).

No Nordeste, há oportunidades em todos os estados:
Maranhão – Nível médio e Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Piauí – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Ceará – Em Fortaleza, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Sobral, Direito.
Rio Grande do Norte – Em Natal, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Mossoró, Direito.
Paraíba – Em João Pessoa, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Campina Grande, Direito.
Pernambuco – Nível médio e Administração, Recursos Humanos, Secretariado, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil e Informática.
Alagoas – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Sergipe – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática.
Bahia – Em Ilhéus, nível médio e Direito; em Salvador, nível médio e Administração, Ciências Contábeis, Direito e Informática; e em Vitória da Conquista, nível médio e Direito.

Os estagiários de nível médio contam com auxílio de R$ 486,05 para jornada de trabalho de 20 horas semanais e R$ 694,36 para 30 horas semanais. Já os estagiários de nível superior irão receber R$ 787,98 para jornada de trabalho de 20 horas por semana e R$ 1.125,98 por 30 horas. Os estagiários também receberão auxílio-transporte no valor de R$ 10 por dia.

Para participar do processo seletivo, os estudantes de nível médio responderão à prova online com questões de língua portuguesa e matemática. Já os alunos de direito farão prova com as matérias de língua portuguesa, conhecimentos gerais e específicos em direito constitucional, administrativo e processual civil. Quanto aos demais cursos as questões serão de língua portuguesa, conhecimentos gerais e informática. O gabarito e o caderno de prova serão disponibilizados dia 28 de maio de 2024 e a lista de classificação ficará disponível dia 27 de junho.

Os classificados na prova online seguirão para a fase de entrevistas nas unidades da AGU. A convocação para entrevista será feita pelo CIEE mediante contato telefônico ou por e-mail.

Para mais informações ou dúvidas relacionadas ao processo seletivo, entre em contato com a Central de Atendimento do CIEE, através do número 0800-771-2433 ou pelo e-mail eucandidato@ciee.ong.br.

Ação preventiva: Prefeitura do Recife avança com obra de contenção de encosta na Cohab

27/05/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Intervenção, que recebe investimento de R$ 1,5 milhão, vai garantir segurança e proteção para 90 pessoas que vivem na Rua Sossego
img_alt


A Prefeitura do Recife está realizando mais uma obra de contenção de encosta no bairro da Cohab. A barreira da Rua Sossego está recebendo investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão para a execução dos serviços de contenção e drenagem. As intervenções protegem mais de 90 pessoas que moram na área considerada de risco. A obra, que foi vistoriada pelo prefeito João Campos na manhã desta sexta-feira (24), já está bastante avançada e tem perspectiva de conclusão para julho.

“Estamos batendo recorde de investimento na área de proteção de encostas e esta obra é mais um exemplo disso. Com um investimento de R$ 1,5 milhão, garantimos a segurança de mais de 100 famílias e conseguimos trazer proteção, tranquilidade e sossego para as pessoas”, ressaltou o prefeito João Campos durante a vistoria.

A Autarquia de Urbanização do Recife (URB), responsável pelo serviço, elaborou o projeto de contenção que conta com seis muros de arrimo, totalizando uma área de 420 m². Ao final, será utilizado um volume de pedras de 743,4 m³. A barreira contará com 260 metros de canaleta de drenagem e 1.000 m² de proteção de talude em tela argamassada, além de 400 m² de piso de concreto e 100 metros de assentamento de corrimões.

“Esta é mais uma grande obra, que faz parte da Operação Inverno, e com o valor investido estão sendo realizadas contenções de arrimo, revestimento de tela argamassada e todo o trabalho de drenagem, que é o foco principal de um tratamento de encosta. Com essa obra, a população vai estar segura durante o inverno, já que nossa meta é concluir toda a intervenção em breve”, explicou João Batista, Diretor de Engenharia e Obras da URB.

Para Dona Laudicéia dos Santos, 66, que mora na Rua do Sossego há mais de 40 anos, a obra de contenção representa uma nova realidade durante os dias de chuva. “A gente sempre teve essa sensação de medo quando chovia e já aconteceu um deslizamento, devido a um buraco que apareceu dentro da canaleta. Eu esperava por essa obra há muito tempo e não achava que ficaria tão boa assim. Está bem melhor do que eu pensei. Agora eu me sinto mais segura com a minha casa protegida”, disse.

Em encostas de grande porte, a Prefeitura já realizou 96 obras desde 2021, com impacto direto na proteção de quase 10 mil pessoas e investimentos da ordem de R$ 113 milhões. Atualmente, há mais 56 intervenções em execução, que irão garantir a proteção direta de mais 9.750 pessoas, totalizando cerca de 20 mil pessoas, com aportes da ordem de R$ 135 milhões.

 
Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife