Apoio institucional: Prefeitura do Recife debate planejamento de segurança para festas do fim de ano com a SDS

06/12/23

Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br

A festa da Virada 2024 terá, de forma pioneira, três dias de programação, de 29 a 31, com atrações artísticas nacionais e locais na Orla do Pina

Miniatura do anexo
 
Prefeitura do Recife debate planejamento de segurança para festas do fim de ano com a SDS

O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, reuniu-se, nesta quarta-feira (6) com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho. Uma agenda institucional para conversar a respeito do planejamento de segurança pública para as festividades do ano novo na capital pernambucana. No encontro, o gestor municipal reforçou a importância da parceria e do alinhamento com as forças de segurança no sentido de evitar incidentes, assegurando a paz e a tranquilidade da população nas celebrações do final de ano.

 

Este ano, as comemorações da virada no Recife passam a contar pioneiramente com três dias de festa, com o polo principal instalado na orla do Pina. A Prefeitura estima que cerca de 350 mil pessoas circulem diariamente pelo polo principal no período de 29 a 31 de dezembro. Tradicional ponto de reunião das pessoas e das famílias, bem como da queima de fogos, a orla de Boa Viagem também está inserida no contexto de reforço da segurança para o Réveillon.

 

O secretário Antonio Coelho agradeceu a receptividade do secretário Alessandro Carvalho e destacou a importância de garantir ao povo recifense e ao turista um fim de ano seguro, seja na chegada, durante a festa ou na saída dos eventos.

 

“Uma visita institucional para iniciar um diálogo com a Secretaria de Defesa Social no sentido de construirmos e alinharmos um planejamento de segurança pública para as comemorações do fim de ano. Expus ao secretário Alessandro Carvalho a importância de um olhar especial e do reforço do policiamento nas orlas do Pina e Boa Viagem a fim de que possamos garantir proteção aos recifenses e a todos aqueles que escolham comemorar a passagem do ano novo na nossa orla, que é um dos principais cartões postais da nossa capital”, destacou Antonio Coelho

Parceria: Raquel Lyra recebe embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri

06/12/23

ImprensaPE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta quarta-feira (6), o embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri, no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, foram debatidas oportunidades de cooperação técnica e investimentos nas áreas de infraestrutura, inovação e sustentabilidade.

“Durante a reunião, nós conseguimos aprofundar as oportunidades de contribuição para ambas as partes. A Suíça é considerado o país mais inovador do mundo há 13 anos, com um histórico de investimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade. Além disso, é um importante investidor no Brasil, tanto por meio de empresas como através de fundos governamentais. Durante a visita do embaixador Pietro Lazzeri, conversamos sobre a geração de novos projetos em Pernambuco, nas áreas de infraestrutura e sustentabilidade”, destacou Raquel Lyra.

Uma comitiva composta por representantes diplomáticos e de empresas suíças realizou visitas ao Porto de Suape, à Compesa, às secretarias de Recursos Hídricos e Tecnologia e Inovação, ao CESAR, ao Porto Digital e à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Foi realizado ainda um workshop com foco no desenvolvimento de projetos de inovação.

“Acompanhamos a participação do Governo de Pernambuco na COP 28, vimos o protagonismo que a governadora Raquel Lyra vem exercendo nas pautas climáticas e, sem dúvidas, este é um estado prioritário para encontrarmos parcerias e oportunidades de investimos nas áreas de economia, tecnologia e sustentabilidade”, comentou o embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri.

Também estiveram presentes no encontro os secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), a Gerente Geral de Relações Internacionais Rayane Aguiar, além do cônsul-geral da Suíça no Rio de Janeiro, Bernhard Furger e o cônsul-honorário da Suíça em Pernambuco, Rodolfo Fehr.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom.

Bom exemplo: Estudante de medicina da Univasf recebe prêmio no Congresso Norte e Nordeste de Cirurgia Cardiovascular

06/12/23

Ascom Univasf

http://blogfolhadosertao.com.br

Elaborar um protocolo que reúna informações para nortear as condutas pré-operatórias e facilitar a tomada de decisão dos profissionais envolvidos em cirurgias de revascularização miocárdica. Este foi o objetivo do trabalho da estudante Bárbara Rodrigues, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do curso de Medicina do Campus Paulo Afonso, que foi premiada com o 3º lugar na categoria “Temas Livres” no XXXIII Congresso Norte e Nordeste de Cirurgia Cardiovascular. O evento ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro, no Recife (PE).

O trabalho intitulado “Validação de Protocolo de Condutas Pré-operatórias em cirurgia de Revascularização Miocárdica” foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos Aplicados em Ciências Patológicas (NEACiP) da Univasf, coordenado pelo professor do Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso Pedro Tenório. O estudo é resultado de uma parceria entre o Núcleo, que é um grupo de pesquisa com diversos estudos na área de cardiologia, em especial as aortopatias, com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para a elaboração da proposta de protocolo, objetivo final do trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico em mais de quatro mil estudos, incluindo as últimas diretrizes brasileiras, com as principais condutas utilizadas neste tipo de cirurgia. Em seguida, os pesquisadores elaboraram um questionário com dois tipos de respostas e aplicaram, em duas rodadas, a mais de 40 profissionais especialistas na área, incluindo cardiologistas e cirurgiões cardíacos.

Conforme a estudante Bárbara Rodrigues, que está no 6º período do curso, não há um protocolo oficial que reúna as informações das principais diretrizes sobre a conduta neste tipo de procedimento. “Pensamos em desenvolver o protocolo para facilitar a organização do pensamento crítico na hora da tomada de decisão pelos profissionais envolvidos nesse tipo de cirurgia, não só para otimizar o serviço, como também para que não haja negligências”, explica.

Apesar dos elogios compartilhados por avaliadores e ouvintes durante o evento, a premiação foi uma alegre surpresa para a estudante. “Ganhar esse prêmio e ver nosso projeto sendo reconhecido por profissionais renomados no Brasil, entre eles o cardiologista José Wanderley Neto, primeiro cirurgião a realizar um transplante cardíaco no Nordeste, foi incrível. Uma sensação de orgulho pela nossa universidade e pelos colegas envolvidos na elaboração deste protocolo”, comemora Bárbara.

 

Casos de Covid em Pernambuco crescem quase 800% em novembro; saiba onde se vacinar

06/12/23

Por Adelmo Lucena/DP

http://blogfolhadosertao.com.br

 

A Secretaria de Saúde do Estado informa que aproximadamente 97% dos casos se configuram como leves até o momento
sharethis sharing button
O levantamento feito pela SES ainda mostra que a cobertura vacinal é maior que 80% somente em relação à primeira e segunda doses (Foto: Myke Sena/MS)
O levantamento feito pela SES ainda mostra que a cobertura vacinal é maior que 80% somente em relação à primeira e segunda doses (Foto: Myke Sena/MS)
O número de casos de covid-19 em Pernambuco teve um aumento de quase 800% no mês de novembro, segundo dados coletados pela Secretaria de Saúde do Estado (SES). Os registros ainda mostram que o número de pessoas que testaram positivo para o vírus subiu de 89 para 776 entre a última semana de outubro e os primeiros dias de dezembro.
A secretaria pontua que o período entre os meses de outubro e dezembro não é considerado de alto risco para transmissão de vírus respiratórios no estado, mas a alta nos casos de covid-19 de ser resultado da maior intensidade de aglomeração e circulação de pessoas, bem como do relaxamento da adoção de medidas de prevenção.
Apesar do aumento significativo nos números de infecção pelo novo coronavírus, há uma baixa procura da população pernambucana pela vacina bivalente. Apenas 12,6% das pessoas maiores de 18 anos tomaram o imunizante desde que ele foi disponibilizado no estado. A porcentagem corresponde a 1.030.051 doses aplicadas. A Secretaria de Saúde do Estado ainda ressalta que o estoque de vacinas está “normalizado”.
O SES identificou um aumento tanto no número de infeções pelo novo coronavírus quanto pelo número de testes. Confira os dados:
  • Semana epidemiológica 44 (29/10 a 04/11): 3,8% testaram positivo;
  • Semana epidemiológica 45 (05/11 a 11/11): 5,2% testaram positivo;
  • Semana epidemiológica 46 (12/11 a 18/11): 9,7% testaram positivo;
  • Semana epidemiológica 47 (19/11 a 25/11): 14,5% testaram positivo;
  • Semana epidemiológica 48 (26/11 a 02/12): 16,6% testaram positivo.
A vacina bivalente é capaz de proteger o corpo contra as duas primeiras variantes do vírus, contra a ômicron e suas subvariantes. Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses.
O levantamento feito pela SES ainda mostra que a cobertura vacinal é maior que 80% somente em relação à primeira e segunda doses do imunizante. Já os percentuais das doses de reforço são:
  • 51,33%, na primeira;
  • 52%, na segunda;
  • 34,59%, na terceira.
 
Onde tomar a vacina contra covid-19
As vacinas para prevenção da covid-19 podem ser encontradas em diversos pontos de aplicação da Região Metropolitana do Recife. A Prefeitura do Recife disponibiliza uma página em seu site que mostra os locais onde a população pode receber as doses das vacinas. Clique aqui para acessar.
A maioria dos pontos de vacinação no Recife não exigem agendamento, entre eles Unidades de Saúde da Família (UFS), Upinhas, policlínicas e quatro shoppings. Nos shoppings RioMar, Recife e Tacaruna, por exemplo,  os postos de vacinação estão abertos para atendimento de segunda-feira à sábado, das 9h às 19h, e aos domingos das 12h às 19h. Já o posto do shopping Boa Vista funciona de segunda-feira a sábado das 9h às 19h e aos domingos das 11h às 19h.
A Prefeitura do Recife ainda disponibiliza o site Minha Vacina, que permite o agendamento nos pontos que possuem esta demanda.
Já os pontos de vacinação de Olinda não exigem agendamento e os moradores podem receber a dose nas unidades de saúde da cidade, policlínicas, que atendem de segunda à sexta, das 8h às 16h. Os imunizantes também estão disponíveis no posto do Shopping Patteo, que funciona de segunda a sábado, das 9h às 16h
Os moradores de Jaboatão dos Guararapes contam com o site De Olho na Consulta, onde podem verificar a localização das unidades de saúde do município, que atendem de segunda à sexta, das 7h às 15h, sem necessidade de agendamento.

Ação de governo: Prefeitura de Arcoverde e INAC vão possibilitar exames de vista e armações gratuitas

06/12/23

Ascom PMA

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Miniatura do anexo
No próximo dia 18 de dezembro (segunda-feira), a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA estará sediando a partir das 9h, a realização do Projeto Visão da Gente.A iniciativa, que será promovida pela Prefeitura de Arcoverde, através das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, em parceria com o Instituto de Acessibilidade e Inclusão – INAC, vai possibilitar ao público a realização de exames e armações de forma gratuita, além de outros atrativos como a comercialização de lentes de contato.

Saúde dos servidores: Deputados aprovam reestruturação do Sassepe

06/12/23

Ascom Alepe

http://blogfolhadosertao.com.br

 

 

Alepe - Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou em primeiro turno, nesta terça, por unanimidade, a proposta do Governo que reestrutura o Sassepe, Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores de Pernambuco. A iniciativa aumenta o aporte mensal do Estado para o Sistema e também a alíquota dos usuários, com ajustes na tabela de percentual de contribuição por faixa etária. Outra mudança prevista é a criação de um comitê gestor para o Hospital dos Servidores.

O Sassepe acumula atualmente dívidas da ordem de 250 milhões de reais. João Paulo, do PT, anunciou que está elaborando emendas em benefício dos usuários, para serem discutidas no ano que vem. Uma das propostas é para garantir a paridade na contribuição ao sistema, elevando a cota do Governo, que atualmente é de 30%, para 50%. Hoje, o Sassepe, os servidores contribuem com 70% e o Estado com 30%, então, nada mais justo que nós tivéssemos aqui aprovado hoje os 50% de paridade.” 

Joel da Harpado PL, também se manifestou, defendendo que a alíquota do Sassepe seja reajustada somente quando o funcionalismo estadual receber aumento salarial.

Edson Vieira, do União, cobrou do Governo do Estado a conclusão das obras da Adutora do Alto Capibaribe, que deverá garantir o abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, e em outros municípios da região. O parlamentar registrou a visita que fez à adutora na última sexta junto com vereadores locais e lamentou a ausência de representantes da Compesa para acompanhar a comitiva.

João Paulo elogiou a participação do Brasil na COP 28, a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas. O parlamentar destacou o discurso da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e registrou a ausência dos líderes dos Estados Unidos e da China, países que estão no topo da lista de maiores emissores de gases do efeito estufa.

A participação de Pernambuco na COP 28 motivou pronunciamento da deputada Socorro Pimentel, do União. A parlamentar destacou o compromisso assumido pelo Governo Raquel Lyra de promover a transição energética do Polo Gesseiro do Araripe. De acordo com a deputada, a gestão estadual está apoiando o uso do gás natural na queima da gipsita, em substituição ao carvão.E, através dessa mudança, nós estaremos contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável não apenas do Sertão do Araripe, mas de Pernambuco e de todo o País.” 

Simone Santana, do PSB, destacou uma novidade da Lei Orçamentária 2024: o Orçamento da Criança. A medida prevê o registro de todas as despesas nas áreas de saúde, educação, assistência social e ações intersetoriais voltadas, direta ou indiretamente, para crianças com até seis anos de idade. A deputada registrou que Pernambuco é um dos primeiros estados do país a promover a ferramenta, que trará mais transparência no uso dos recursos.

Esporte popular: Prefeitura do Recife entrega novo campo do Programa Gramadão no Parque do Caiara 

06/12/23

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Número de equipamento totalmente revitalizados pelo projeto chega a seis, estimulando a prática de esportes na cidade

O Programa Gramadão é promovido pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Esportes (Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife )

A Prefeitura do Recife, por meio do programa Gramadão, entregou, na noite desta terça-feira (05), com a presença do prefeito João Campos, o sexto campo de várzea totalmente requalificado. Desta vez, no Parque do Caiara, na Avenida Maurício de Nassau, S/N, na Iputinga. O espaço passou por uma completa revitalização, incluindo a instalação de grama sintética, a construção de novos vestiários, pintura, terraplanagem, drenagem e substituição das traves.

“Este é o sexto campo que a gente inaugura, mostrando o compromisso da cidade com o esporte, com o bem-estar, com o cuidado com a saúde das pessoas, com a valorização do espaço público. Trata-se de um campo de padrão oficial, com qualidade, com iluminação, que a gente está podendo entregar para o recifense. A gente pede sempre que as pessoas ajudem a cuidar desse patrimônio, que é de toda a cidade”, afirmou João Campos.

O Programa Gramadão  é uma realização da Prefeitura do Recife, operacionalizado pela Secretaria de Esportes, e faz parte do Plano Estratégico para o Recife 2021-2024, Rota do Futuro. O primeiro equipamento foi a Arena 1×1, no Ibura, na antiga praça do Lixão. O segundo, na Vila Aliança, no Ipsep. O terceiro foi o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira. O quarto, o da Campina do Barreto, no bairro homônimo, com medidas oficiais: 105×68 metros. O quinto, do Bueirão, na Torre.

“Estamos orgulhosos de oferecer à população recifense um espaço de excelência, com grama sintética de alta qualidade, e o melhor de tudo: totalmente gratuito”, destacou o secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho. “O Caiara é casa de diversas práticas esportivas, e agora ganha esse campo, proporcionando acesso democrático ao que há de melhor em instalações esportivas. Estendemos esse compromisso a todos os recifenses, porque acreditamos que o esporte é um direito fundamental, e cada novo campo é uma oportunidade para fortalecer laços, promover saúde e unir nossa comunidade.”, complementou ele.

De acordo com o empresário e meio-campista da Escolinha do Beco, Diego Aguiar, 40 anos, o gramadão é uma grande conquista dos moradores da área. “O nome do time aqui do bairro é Escolinha do Beco. É um time muito antigo, é um time emblemático. Eu acho que todo mundo daqui da região já jogou nele e é um time feito por muitos amigos, desde a infância. Hoje, me convidaram para participar da inauguração”, comentou ele. “Eu jogava da forma antiga quando era um campo todo de barro, de terra. Eu moro aqui desde criança e aqui nunca teve uma estrutura como a de agora”, concluiu.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) também realizou intervenções no campo do Parque do Caiara. Foram feitas a troca do alambrado; pintura da arquibancada e da mureta da quadra.

Fotos: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife

Policia Federal prende 19 por tráfico de 43 mil armas destinadas ao PCC

06/12/23
Conteúdo Estadão
hptt:://blogfolhadosertao.com.br

No centro das investigações está uma empresa com sede em Assunção, no Paraguai, que importou pistolas, fuzis e munições

No centro das investigações está uma empresa com sede em Assunção, no Paraguai, que importou pistolas, fuzis e munições de fabricantes de Croácia, Turquia, República Checa e Eslovênia. Quando chegavam ao Paraguai, as armas tinham suas numerações raspadas e eram revendidas a intermediários na fronteira e então repassadas ao PCC e ao CV.

MANDADOS DE PRISÃO

Ontem, os agentes foram às ruas para cumprir 31 mandados de prisão, 25 deles de caráter preventivo – com prazo indeterminado. Desses mandados, oito se referiam a suspeitos no Brasil; 15 no Paraguai, e dois nos Estados Unidos. As ordens contra suspeitos em solo americano, porém, não puderam ser cumpridas, pois, segundo a PF, “não houve tempo hábil para expedição dos mandados de prisão, de acordo com a lei daquele país”.

Já os outros mandados, de prisão temporária – válidos para 5 dias e renováveis por mais 5 -, foram expedidos para cumprimento no Brasil (1) e no Paraguai (5). Além disso, a PF pediu a inclusão dos nomes de 21 investigados na lista de difusão vermelha da Interpol.

A ação foi deflagrada a mando da 2.ª Vara Federal de Salvador, que ainda expediu 54 mandados de busca e apreensão. Desses, 38 foram cumpridos, 17 no Brasil e 21 no Paraguai.

DÓLARES E ARMAS

Os agentes apreenderam dólares em espécie, além de 2.325 armas, entre fuzis e pistolas, que se encontravam na sede da empresa em Assunção. Os investigadores também identificaram o local usado para a raspagem das armas, procedimento que visa a dificultar seu rastreamento.

No Brasil, as diligências foram cumpridas em Rio (RJ), São Paulo, Sorocaba, Praia Grande, São Bernardo do Campo (SP), Ponta Grossa, Foz do Iguaçu (PR), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).

Além disso, a Justiça da Bahia determinou bloqueio de R$ 66 milhões em bens dos investigados no Brasil, e encaminhou ao Paraguai pedido de cooperação jurídica internacional para confisco de valores naquele país.

As investigações tiveram início em Vitória da Conquista, na Bahia, em 2020, quando foram presos em flagrante dois homens com 23 pistolas de origem croata e dois fuzis com indícios de adulteração, além de munições e carregadores.

Segundo a PF, em três anos de operação da quadrilha, foram apreendidas 659 armas em território brasileiro, em 67 operações em dez Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio, Minas, Espírito Santo, Bahia e Ceará.

‘CALIBRES PODEROSOS’

Em meio às investigações, a PF interceptou negociações diretas entre suspeitos e líderes do PCC e do CV. “Tem um diálogo (interceptado) interessante. O fornecedor oferece calibre 380. O comprador brasileiro fala: ‘Não, aqui no Brasil isso é pouco. Precisamos de calibres mais poderosos para o enfrentamento'”, relatou o delegado federal Flávio Márcio Albergaria Silva, superintendente regional da PF na Bahia. As negociatas se davam entre os líderes das facções e intermediários baseados na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Os intermediários que atuavam no esquema levavam as encomendas do PCC e do CV até o principal alvo da operação, o argentino Hernan Dirísio, dono da empresa em Assunção. Dirísio é alvo de um mandado de prisão preventiva com fins de extradição. Suspeito de coordenar 30 operações de tráfico internacional de armas, ele está foragido. Ontem, era procurado no Paraguai.

INVESTIGAÇÕES

O inquérito indica que Dirísio fazia as tratativas ciente de que as armas eram destinadas ao crime organizado. A investigação aponta dois eixos financeiros ligados à organização: um usado pelas facções para pagar armas ilegais sob encomenda e outro que envolvia repasse de valores aos fabricantes, feito pela empresa importadora de Dirísio.

Os investigadores narram que a empresa usava um sistema de lavagem de dinheiro centralizado em Miami. O dinheiro era transferido a empresas de fachada nos EUA e depois outra companhia, fictícia, fazia os repasses aos fabricantes na Europa. A PF ressaltou que a empresa de Dirísio importa armas há mais de uma década. Inicialmente, seus fornecedores ficavam baseados nos EUA. Porém, os fabricantes americanos suspenderam as vendas após identificarem que a empresa do argentino desviava os armamentos para o crime organizado no Brasil.

Em razão do bloqueio, Dirísio recorreu a fornecedores na Europa, a começar por fabricantes da Croácia. A PF diz que, após a quadrilha entrar em sua mira, os fornecedores croatas também suspenderam as vendas. O recuo dos croatas fez a organização buscar armas em outros mercados europeus, em Turquia, República Checa e Eslovênia.

No centro das investigações está uma empresa com sede em Assunção, no Paraguai, que importou pistolas, fuzis e munições