Tendo como um dos grandes diferenciais sua programação formativa, com debates, seminários e oficinas, o 14º Festival de Cinema de Triunfo também atua na formação de público, com a presença de estudantes e de realizadores do Sertão do Pajeú em sessões especiais. Um dos parceiros neste sentido é o Sesc, que neste ano leva ao festival duas atividades: A Mostra CineSesc, realizada nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30), às 14h, com a presença de dezenas de alunos da região; e a Mostra Judith Quinto, que acontecerá neste sábado (2), 18h30, com filmes produzidos por cineastas de Triunfo.
Nesta terça-feira (29), durante a Mostra CineSesc, participaram da sessão cerca de 80 estudantes da Escola Santa Cruz, de Baixa Verde; do projeto Protagonismo e Cidadania Infanto-juvenil, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; e da Escola Monsenhor Luiz Sampaio, de Triunfo.
Na ocasião foram exibidos os filmes Kikazaru, de Matheus Cabral (ES); Álbum de família, de Milena Rocha (PI); Desejo e necessidade, de Milso Roberto (PB); e Madá, de San Marcelo (PA). Já nesta quarta-feira (30), estão na programação Kikazaru, de Matheus Cabral (ES); Nem todas as manhãs são iguais, de Fabi Melo (PB); Meu quintal é maior que o mundo, de Ana Bárbara Ramos (PB); e Bielito e Canela em: O Adestrado, de Gabriel Coelho e Larry Machado (GO).
“Esta parceria com o Sesc é uma ação de formação muito importante do festival, e tem o objetivo de estimular que os jovens possam estar num cinema e conhecer a produção audiovisual local e nacional”, destacou Martin Palacios, coordenador do 14º Festival de Cinema de Triunfo.
Segundo Veruschka Greenhalgh, arte-educadora do Sesc Triunfo e curadora da Mostra CineSesc, este é um projeto nacional e que acontece em parceria com o Theatro Cinema Guarany a cada 15 dias. “Trazemos escolas e instituições de ensino a partir de agendamentos. Tanto tem sessão de manhã, para atender o público das escolas, e sessões à tarde, para outros públicos”, explica ela.
Nesta edição do Festival de Cinema de Triunfo, participam filmes que já foram licenciados ou fizeram parte de alguma das principais mostras do cinema do Sesc. “A curadoria apresenta obras que foram da 5ª Mostra Sesc de Cinema, realizada em 2022, com curtas-metragens de estados como Pará, Paraíba, Goiás e Piauí”, destaca Veruschka.
Quem esteve na sessão desta terça-feira (29) foi a professora Miriam Pereira, secretária Municipal de Educação de Triunfo e educadora da eletiva de Cinema da Escola Santa Cruz, de Baixa Verde, acompanhada de alunos da instituição de ensino.
“Dentro da proposta do novo ensino médio, a cada semestre os alunos têm a opção de escolher propostas de disciplina. Desta vez, eles escolheram a eletiva de Cinema, e estamos trabalhando a proposta de apresentar a história e a produção cinematográfica do País”, explicou Miriam Pereira.
Além de grandes nomes do cinema nacional, como Grande Otelo, a professora conta que seus alunos também foram apresentados a cineastas de outros países, como Mazzaropi, Oscarito e Charles Chaplin, nomes que eles ainda não conheciam.
Outra descoberta para os estudantes foi o próprio Theatro Cinema Guarany. Eles só haviam ido ao equipamento cultural em outra ocasião, e para assistir à uma apresentação teatral. “Agora é a primeira vez deles no Guarany enquanto cinema. E a gente está apresentando o que Pernambuco e o Brasil produz no audiovisual, mas que no dia-a-dia eles não têm acesso”, ressaltou Miriam Pereira.
MOSTRA JUDITH QUINTO – Neste sábado (2), a partir das 18h30, o Sesc realiza outra ação no Theatro Cinema Guarany, que é a segunda edição da Mostra Judith Quinto de Curtas. Com o tema: “Memória, Patrimônio e Pertenciamento”, serão apresentados quatro produções locais.
“O objetivo é propagar a produção audiovisual local, potencializando os diálogos com os realizadores e as realizadoras triunfenses sobre os processos de construção, pertencimento e efetivação do cinema na cidade”, destaca a supervisora de cultura do Sesc Triunfo, Valkíria Dias Porto.
Os filmes selecionados para serem exibidos nesta edição da Mostra são: “Theatro Cinema Guarany: Uma longa história”, documentário produzido em 2011 pelo Cineclube Caretas; “Ser Mais que Cinza”, ficção de Daniel Figueiredo e Cineclube Caretas; “Quadrado”, documentário produzido coletivamente pelo Projeto Documentando, coordenado por Marlom Meirelles, em 2014; “Cambindas”, documentário de João Bosco Jr. do ano de 2021.
O 14º Festival de Cinema de Triunfo é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com apoio da Prefeitura de Triunfo, Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Lazer de Triunfo, Sesc, Fecomércio, Senac e Associação Comercial. Clique aqui e confira a programação completa.
PROGRAMAÇÃO DO SESC NO 14º FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO:
MOSTRA CINESESC
QUARTA (30)
14h às 15h
Kikazaru (Ficção, 3 min, 2021, Espírito Santo, Livre), de Matheus Cabral
Nem todas as manhãs são iguais (Ficção, 18 min, 2022, Paraíba, Livre), de Fabi Melo
Meu quintal é maior que o mundo (Ficção, 3 min, 2021, Paraíba, Livre), de Ana Bárbara Ramos
Bielito e Canela em: O Adestrado (Ficção, 13 min, Goiânia, Livre), de Gabriel Coelho e Larry Machado
MOSTRA JUDITH QUINTO
Sábado (2)
18h30
Theatro Cinema Guarany: Uma longa história (Documentário, 22 minutos, 2011, PE, Livre), de Cineclube Caretas
Ser Mais que Cinza (Ficção, 19 minutos, 2014, PE, Livre), de Daniel Figueiredo e Cineclube Caretas
Quadrado (Documentário, 8 minutos, 2014, PE, Livre), Produção coletiva – Projeto Documentando coordenado por Marlom Meirelles
Cambindas (Documentário, 14 minutos, 2021, PE, Livre), de João Bosco Jr.