20/07/23
Ascom UPAE
blogfolhadosertao.com.br
A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), a convite da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), participou, esta semana (18 e 19), de uma formação de multiplicadores com o objetivo de implantar a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais regionais do Estado de Pernambuco.
A capacitação foi ministrada pelo médico infectologista Vinícius Vilaney e pela equipe de IST, Aids e Hepatites Virais do Estado, e teve como objetivo principal o repasse das recomendações da PEP, que consiste na utilização de medicamentos para redução de risco em pessoas que estiveram em exposição ao HIV.
O evento foi realizado no auditório do Hotel Barramares, no bairro Piedade, no Recife, e reuniu profissionais da saúde interessados em contribuir para a disponibilidade dessa estratégia de prevenção na rede pública de saúde.
Durante a formação, foram discutidos os aspectos fundamentais da PEP, incluindo sua indicação medicamentosa, preenchimento de fichas de notificação e o papel dos profissionais de saúde no processo de implementação.
“É de extrema importância o acesso a outras medidas de proteção, para redução do risco de infeção pelo HIV. As UPAs, nesse sentido, são essenciais para a disponibilidade dessa estratégia, juntamente ao governo do Estado. Então, ponto para todos”, disse em tom de agradecimento ao convite, o enfermeiro gerente do Núcleo de Epidemiologia e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Wanderson Lima, que esteve representando a UPAE Petrolina no encontro.