Prefeito de Granito participa da reunião com Raquel Lyra, em Serra Talhada

20/04/23

Ascom PMG

blogfolhadoseertao.com.br

 

O município de Granito foi muito bem representado pelo prefeito João Bosco (foto) na reunião de gestores sertanejos,   com a governadora Raquel Lyra

O encontro foi em Serra Talhada e teve espaço para mais um contato entre a governadora e os prefeitos na apresentação de propostas para uma presença mais eficiente do Estado em cada região.

 

 

Novela da Univasf em Salgueiro: Reitor denuncia que empresa contratada para iniciar construção do Campus ”foi ameaçada de ser literalmente tratorada”

20/04/23

Blogfolhadosertao.com.br

 

Prefeito de Salgueiro não compareceu nem mandou representante do Executivo para a Audiência Pública  promovida pela Câmara Municipal de Vereadores

Maquete do Campus e o atual reitor da Univasf,  Julianeli Tolentino

Aconteceu nesta quarta-feira, 19, a primeira audiência pública itinerante da Câmara de Vereadores de Salgueiro, que tratou sobre a construção do Campus da Univasf na antiga estação ferroviária. Vereadores, ex-vereadores, vice-prefeitos, comunicadores, estudantes, professores, indígenas e quilombolas de toda a região compareceram à Casa do Sanfoneiro, local da reunião.

O prefeito de Salgueiro,  Marcones Libório de Sá (PSB)  foi convidado, mas não apareceu, nem mandou representante. Foi registrada a  presença políticos, estudantes e  autoridades públicas  de Salgueiro, Cabrobó, Terra Nova, Verdejante, Parnamirim, São José do Belmonte, Serrita e outras cidades da região. Os estudantes da universidade foram liderados pelo presidente do DCE, Bruno de Melo.

O reitor pro tempore da Univasf, Julianeli Tolentino, explicou a etapa inicial das obras e denunciou um fato que o decepcionou. “Nós estamos implantando a primeira etapa de obras, que compreendem basicamente quatro obras, que consistem no cercamento de toda essa área; na urbanização de toda a área; na reforma dos prédios já existentes, pertencentes à antiga estação ferroviária; e também na colocação do pórtico principal, com guarita, que é por onde nós receberemos nossos estudantes, nossos servidores e toda a comunidade aqui de Salgueiro e da região. […] Nessas obras nós já injetaremos um valor de recursos na ordem de R$ 4,6 milhões, mas que infelizmente, dada essa situação, a empresa que iniciou a execução desse projeto foi ameaçada de ser literalmente ‘tratorada’.  Isso quando chegou aos meus ouvidos foi algo muito decepcionante”, lamentou, destacando que o novo reitor que assumirá a Univasf  na próxima semana, Télio Leite, também é defensor do projeto em andamento em Salgueiro e buscará recursos para a obra de R$ 30 milhões.

Semana passada, em uma entrevista coletiva em Petrolina, Télio Leite  deixou claro que se o projeto da  construção física  do Campus de Salgueiro continuar sofrendo proscrastinação/interrupção,  corre o risco dos recursos  alocados até o momento “serem remanejados para outras obras”.

Representando os estudantes do Campus, que fizeram questão de participar do encontro, o presidente do DCE da Univasf, Bruno de Melo, reafirmou que os alunos da universidade querem a construção do Campus na antiga estação. “A gente foi eleito para defender os interesses dos estudantes, que querem a construção do campus neste terreno. E essa luta pela construção do campus da Univasf é também é uma luta contra a mentira, que está sendo propagandeada e uma luta também contra o obscurantismo, porque o obscurantismo luta contra a educação, contra a conscientização, para que o povo continue embrutecido, sem acesso à informação e sem acesso à verdade. Eu já vi municípios brigarem para ter a universidade, nunca vi isso que está acontecendo em Salgueiro”.

O prefeito Universitário da Univasf, João Pedro da Silva Neto, ressaltou que a universidade já providenciou toda a documentação exigida pela prefeitura e espera que a obra seja liberada. “O que a gente precisava era só a licença e dar a ordem de serviço para o cercamento da área, junto com a urbanização, que foi um projeto já entregue, e do pórtico, que faz parte do cercamento da área. […] Nós encaminhamos os projetos ao vereador Emmanuel e ele entregou à prefeitura, mas hoje nós trouxemos novamente todas as pranchas, as ARTs que foram pedidas pela prefeitura, assinadas pelo engenheiro da obra e pelo professor Julianeli e protocolaremos amanhã pela manhã, porque hoje quando a gente chegou, a prefeitura não estava mais aberta”, informou.

Algumas pessoas, como o vice-prefeito de Terra Nova, Levino Clementino  Pereira  disse que  “se faltar terreno para a construção do Campus em Salgueiro, ele  fará a doação de uma área suficiente de sua propriedade no município vizinho, sendo seguido  por outras pessoas que  franquearam doações em Verdejante, Cabrobó e até numa aldeia indígena próximo ao distrito de Conceição das Crioulas, em Salgueiro.

Com informações do Blog Alvinho Patriota

Alepe: Colegiado promove acordos entre municípios em conflitos de fronteiras

20/04/23

Ascom Alepe

Uma segunda rodada  de mediações com prefeituras acontecerá no próximo dia 26

 

A Comissão de Assuntos Municipais promoveu ontem a primeira rodada de mediação entre municípios pernambucanos com problemas no traçado de suas fronteiras. Das 25 situações analisadas no encontro, nove foram prontamente solucionadas e outras sete tiveram intenções de acordo firmadas pelas localidades envolvidas, que concordaram com os novos limites propostos pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe-Fidem) e o Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE).

As correções negociadas nesta quarta foram acompanhadas por representantes de 20 prefeituras e dizem respeito a imprecisões técnicas nas coordenadas cartográfi cas estabelecidas na legislação atual. Segundo o superintendente regional do IBGE, Gliner Alencar, os limites territoriais mostraram-se incompatíveis com as divisas efetivamente encontradas nas localidades, a exemplo de rios e estradas.

“Esta foi a primeira vez  que vimos passos signifi cativos serem dados no sentido de solucionar os problemas técnicos da legislação, feita na época com insumos avançados, mas que hoje encontram-se desatualizados”, explicou o gestor. “Em diálogo com os municípios e com a equipe técnica, o Legislativo poderá produzir leis que resolvam os problemas atuais e que evitem questionamentos futuros”, acrescentou.

De acordo com o presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado José Patriota (PSB), o objetivo da iniciativa é fazer os  ajustes territoriais de forma participativa, garantindo que os municípios estejam de acordo com as propostas técnicas.

“Nosso interesse é  colocar as partes envolvidas na mesa com a intenção de chegarmos juntos a um entendimento. A Alepe tem esse papel como representante dos  interesses do povo pernambucano”, afirmou.Representantes dos municípios de Afogados da Ingazeira e Iguaracy, no Sertão do Pajeú, concordaram sobre o traçado apresentado no encontro e estão mais próximos de solucionar as divergências territoriais existentes.

Segundo Paulo Carvalho, da Condepe-Fidem, a mudança corrige incompatibilidades existentes entre as coordenadas legais e o verdadeiro curso do rio Pajeú, divisa natural

ACORDOS – Das 25 situações analisadas no encontro com prefeitos, nove foram prontamente solucionadas
das localidades.
“Parabenizo a Comissão por este convite e pela tomada de decisão. Sabemos que a correção dos limites é importante não apenas para o Censo e para o cálculo dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, mas também por uma questão de identidade cultural dos moradores das áreas em confl ito”, pontuou o prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira.

Ainda no Sertão do Pajeú, os municípios de Serra Talhada e Calumbi não concordaram com o traçado proposto e pediram mais debates. “Como a mudança atinge uma área habitada, a solução exige que o corpo técnico da prefeitura tenha mais tempo para avaliar a documentação”, argumentou o procurador adjunto de Serra Talhada,
Giovanni Simoni.

De acordo com Patriota, os casos em que não houver entendimento serão designados a um deputado moderador, que fi cará responsável   por dialogar com as gestões municipais em busca de novas propostas. Com os acordos assinados, o colegiado formalizará as mudanças cartográfi cas em projeto de lei (PL) a ser avaliado pelo Plenário, conforme estabelece a  Lei estadual 17815/2022.

Outros encontros serão promovidos pela Comissão, ao longo das próximas semanas, para a realização de novas rodadas de negociação.  Segundo Patriota, há cerca de 100 questionamentos na pauta do colegiado, sendo metade deles de caráter técnico e, portanto, supostamente de mais simples solução.Outros, entretanto, envolvem divergências políticas e orçamentárias que demandarão
mais atenção e debates.

O próximo encontro está agendado para o dia 26 de abril,  quando serão discutidos outros 25 conflitos.

 

Foto: Roberta Guimarães

Granito está preparado para a festa de homenagem às mães

20/04/23

Ascom PMG

blogfolhadosertao.com.br

 

Compromissso com a comunidade e a história também nas datas comemorativas

 

 

A Decretaria de Cultura da Prefeitura de Granito cravou para o dia 06 de maio o seu evento em homenagem às mães.

A linda data será lembrada com presença das mães granitenses na quadra poliesportiva e shows artísticos com Matheus do Acordeon e Rômulo Carlos, cover do rei Roberto Carlos.

Uma festa para ficar na memória.

https://www.instagram.com/p/CrOpj9ou3cl/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Sport perde para o Ceará e larga atrás na decisão da Copa do Nordeste

20/04/23
Por Yuri Teixeira
blogfolhadosertao.com.br
Jogo da volta ocorre no dia 03 de maio, às 21h, na Ilha do Retiro
Luciano Juba tenta pegar bola de Erick na derrota do Sport para o Ceará
Assim como no ano passado, no mesmo Castelão, só que diante do Fortaleza, o Sport saiu atrás na decisão da Copa do Nordeste. Desta vez, contra o Ceará, o Leão pernambucano teve atuação abaixo da crítica, foi presa fácil para o Vozão, e terá uma missão idêntica àquela de 2022 na busca pelo tetracampeonato. Perante quase 60 mil pessoas, o Rubro-negro voltou a perder para o Alvinegro na temporada, agora por 2×1. O duelo derradeiro ocorre no próximo dia 03, às 21h, na Ilha do Retiro. Para ficar com a taça, o time de Enderson Moreira precisa vencer por dois gols de diferença. Se repetir a vantagem construída pelo adversário, o campeão será conhecido nos pênaltis. 

A apresentação no Castelão foi a pior do Sport nesta edição da Copa do Nordeste. O belo gol anotado por Guilherme Castilho no primeiro lance da partida jogou um balde de água fria na estratégia rubro-negra. Sem se encontrar em campo, o Leão se mostrou desconcentrado e abusou dos erros de passes, parando na boa marcação dos donos da casa, que apoiados por 59.889 torcedores, eram responsáveis pelas principais chegadas ofensivas.

Não à toa, na mais clara delas, ampliou o marcador ainda na primeira metade do confronto. Gabriel Castilho cobrou escanteio, e após a zaga tentar afastar, a bola ficou viva na área e encontrou a cabeça de Vítor Gabriel, que só teve o trabalho de cabecear para o gol vazio, aos 45 minutos. Na sequência, o Sport teve sua primeira grande oportunidade na partida. Em bela finalização do lado esquerdo da área, Juba bateu cruzado e viu Richard fazer grande defesa para evitar o gol rubro-negro.

Com uma péssima atuação coletiva, Enderson Moreira optou por voltar com duas modificações do intervalo. Apáticos, Ronaldo Henrique e Edinho saíram para as entradas de Pedro Martins e Labandeira, respectivamente. Apesar do prata da casa melhorar o passe rubro-negro num primeiro momento, o poderio ofensivo do Leão estava longe de ser o do melhor ataque do País em 2023, até então com 60 gols no ano.

Com a necessidade do Sport diminuir o placar, o Ceará tinha o contra-ataque a seu favor e seguia tendo as melhores chances. Duas vezes com Janderson, uma com Guilherme Castilho e outra com Vítor Gabriel, o Vozão desperdiçou oportunidades de ficar ainda mais perto do título. Assim como no primeiro tempo, os pernambucanos só incomodaram na reta final. Desta vez, Richard bateu roupa em chute de Ewerthon, mas Matheus Vargas isolou o rebote. No último minuto, Juba cruzou da esquerda, Richard espalmou em cima de David Ricardo e viu a bola entrar no fundo do gol, deixando o Rubro-negro vivo na final.

Ficha do jogo

Ceará 2
Richard; Warley (Michel), Tiago Pagnussat, Luiz Otávio (David Ricardo) e Willian Formiga; Richardson, Arthur Rezende (Willian Maranhão) e Guilherme Castilho (Chay); Erick, Janderson (Léo Rafael) e Vitor Gabriel. Técnico: Gustavo Morinigo.

Sport 1
Renan; Eduardo (Ewerthon), Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Ronaldo Henrique (Pedro Martins), Fabinho e Jorginho (Matheus Vargas); Edinho (Labandeira), Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.

Estádio: Castelão (Fortaleza/CE)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos e Luís Carlos de França Costa (ambos do RN)
VAR: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
Gols: Guilherme Castilho, aos 0′ e Vitor Gabriel, aos 45′ do 1T (CEA); David Ricardo (contra), aos 52′ do 2T (SPT)
Cartões amarelos: Arthur Rezende, Chay (CEA); Ronaldo Henrique, Eduardo, Matheus Vargas (SPT)
Público: 59.889 torcedores
Renda: R$ 1.220.039,00

Após Gonçalves Dias pedir demissão, Lula nomeia ex-interventor do DF para ser ministro interino do GSI

 

20/04/23

Da Estadão Conteúdo

blogfolhadosertao.com.br

O ex-ministro titular do GSI, general Gonçalves Dias, pedir demissão do cargo nesta quarta-feira (19), após serem divulgadas imagens do circuito interno do Palácio do Planalto em que ele aparece escoltando invasores do prédio na tentativa de golpe ocorrida no dia 8 de janeiro

Fernando Frazão/Agência Brasil
Na prática, Cappelli será nomeado secretário-executivo do GSI, mas despachará como ministro já que os dois cargos estão vagos – FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu exonerar o secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Nigri, e nomeou o ex-interventor da Segurança Pública no Distrito Federal e então número dois do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, para assumir interinamente o cargo de ministro da pasta, uma vez vagos os dois principais postos da área.

A decisão foi tomada pouco mais de uma hora depois de o ex-ministro titular da pasta, general Gonçalves Diaspedir demissão do cargo nesta quarta-feira (19), após serem divulgadas imagens do circuito interno do Palácio do Planalto em que ele aparece escoltando invasores do prédio na tentativa de golpe ocorrida no dia 8 de janeiro.

Na prática, Cappelli será nomeado secretário-executivo, mas despachará como ministro já que os dois cargos estão vagos. O anúncio da substituição foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT).

“Ele (Cappelli) permanecerá interinamente à frente do GSI enquanto o presidente e a assessoria definem uma estratégia, uma posição definitiva, sobre o futuro do GSI”, afirmou o ministro.

O QUE É O GSI?

Lula embarca rumo a Portugal e Espanha na próxima quinta-feira 20, e não quer deixar uma das principais pastas do governo sem chefia.

O GSI atualmente mantém a função de fazer a segurança dos prédios da Presidência, como o Planalto e o Palácio da Alvorada, onde Lula mora.

O governo descarta, por ora, extinguir a pasta do GSI. O Gabinete já parte das funções esvaziadas e transferidas para outras estruturas do governo, como a Casa Civil, que desde março tem a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sob seu guarda-chuva.

Durante o anúncio, Pimenta exaltou o papel de Cappelli durante a crise de segurança pública no DF na esteira dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. O então secretário executivo garantiu no dia seguinte ao atentado a remoção do acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Boslonaro (PL) montado em frente ao Quartel General do Exército e que serviu como ponto de concentração após a invasão.

A nomeação de Cappelli como interventor foi uma estratégia do Planalto para evitar a decretação de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que daria superpoderes às Forças Armadas na administração pública da capital do País.

Mais cedo nesta quarta, Cappelli questionou o vazamento das imagens do circuito interno do Planalto em sua conta no Twitter. O agora ministro interino do GSI escreveu que o “fascismo tenta confundir e dividir”.

“Buscam fraudar a história. Unir nossa tropa e marchar pela democracia. Vamos reconstruir o Brasil”, afirmou antes de assumir o cargo no círculo de ministros mais próximo de Lula.