MP tem até hoje para se manifestar sobre ação que pode tornar Bolsonaro inelegível

12/04/23
Fonte: CNN/Brasil
blogfolhadosertao.com.br

Termina nesta quarta-feira (12) o prazo para o Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentar sua manifestação final na ação que pode culminar na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O caso se refere a uma ação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em que alega que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.

Em julho de 2022, Bolsonaro promoveu uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada. Na ocasião, o então chefe do Executivo colocou em dúvida, sem apresentar provas, a lisura do sistema eleitoral.

Com isso, o PDT entrou com uma medida para análise na Corte, em agosto de 2022, acusando Bolsonaro. O caso é relatado pelo corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves.

Na última segunda-feira (10) a defesa do ex-presidente apresentou suas alegações finais, em sigilo, ao TSE. No mesmo dia, Gonçalves atendeu um pedido dos advogados de Bolsonaro e decretou o segredo provisório nos documentos que tratam desta ação.

Segundo a lei eleitoral, o crime de abuso de poder político acontece quando o detentor do poder utiliza da sua autoridade e de bens públicos para influenciar o eleitor. A pena prevista é a inelegibilidade por oito anos, período no qual o político não pode disputar eleições.

Minuta do golpe

O partido também solicitou –e foi atendido pelo TSE– que o ex-ministro da Justiça Anderson Torres fosse ouvido sobre a minuta de um decreto para instalar no Brasil um “estado de Defesa” à época das eleições de 2022.

Foram ouvidos, além de Torres, os ex-ministros Carlos França e Ciro Nogueira, além de deputados escolhidos pela defesa de Bolsonaro.

Após o MPE apresentar o seu parecer do caso, Gonçalves deve realizar a liberação para julgamento pelos demais magistrados da Corte. Assim que o processo estiver concluído, caberá ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes, pautar o caso para que plenário analise a questão.

 Demandas do setor comercial pernambucano são tratadas em reunião entre SEDEPE e ACP

12/04/23

Comunicação SEDEPE 
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
Representantes da Associação Comercial de Pernambuco (ACP) foram recebidos por Amanda Aires, secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Estado, para o primeiro encontro institucional entre as entidades na gestão atual da SEDEPE.Conhecer as necessidades dos diversos atores que integram a cadeia comercial de Pernambuco é um dos passos mais importantes para traçar estratégias de incentivo às suas atividades. Com o objetivo de compreender tais demandas, a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, se reuniu com representantes da Associação Comercial de Pernambuco – ACP, nesta segunda-feira (10), na sede da SEDEPE, localizada na Rua da Aurora, no Bairro da Boa Vista, área central do Recife.De acordo com a titular da pasta, o propósito maior da ocasião foi escutar os anseios da entidade visitante para levantar possibilidades de trabalho conjunto.  “Ficou muito clara a necessidade de uma agenda de qualificação pensada, principalmente, para o interior do estado, onde ainda há muita carência neste sentido.  Pretendemos unir esforços entre a SEDEPE, a ACP, universidades e prefeituras, num amplo empenho para o aperfeiçoamento de mão-de-obra para o setor.  Nesse contexto, o encontro de hoje foi muito importante”, afirmou Amanda Aires.O presidente da ACP, Tiago Carneiro, destacou o investimento nas empresas situadas no interior do estado como uma das grandes prioridades da Associação, para o ano de 2023.  “A parceria entre a Associação Comercial e a SEDEPE é bem importante, principalmente no que toca a qualificação.  Vimos que existe um certo déficit de qualificação de mão-de-obra em alguns setores no estado, e, junto com a Secretaria, acreditamos que vamos superar essas barreiras.  Estamos bastante entusiasmados agora, com as parcerias que virão a acontecer, a partir dessa reunião, que foi extremamente amistosa”, pontuou o gestor.Os participantes da conversa evidenciaram que a sessão foi o ponto de partida para o planejamento de ações que devem ser estruturadas em breve.
Foto Cleo Santana

 Iphan divulga o Plano de Salvaguarda do Maracatu Nação, produzido com apoio da Fundarpe

12/04/23

Comunicação SECULT
blogfolhadosertao.com.br

Resultado de uma construção coletiva, o documento busca manter a manifestação ativa por meio de políticas públicas culturais

Miniatura do anexoMiniatura do anexo

Uma das manifestações culturais de grande popularidade e importância em Pernambuco e no Nordeste acaba de ganhar um Plano de Salvaguarda. O Maracatu Nação, bem imaterial inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em dezembro de 2014, agora possui o documento fundamental que apresenta as iniciativas de proteção de maneira estratégica, os objetivos e o planejamento de ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo a fim de promover um amplo alcance da política de salvaguarda. Clique aqui e confira.

A elaboração do Plano de Salvaguarda do Maracatu Nação contou com a parceria da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e é fruto da organização e dedicação dos detentores desse bem cultural para a perpetuação de sua manifestação e da sua busca ativa pelas políticas públicas da área da cultura e patrimônio cultural. O resultado é um documento representativo, que reúne um diagnóstico abrangente da situação do bem cultural e dos seus grupos, mas que é dinâmico, mutável, e dessa forma pretende responder às mudanças sociais que o Maracatu Nação enfrenta. 

“A Fundarpe foi a instituição que realizou o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do Maracatu Nação, que resultou no Registro do Maracatu Nação como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em 2014. Desde essa época, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundarpe, tem colaborado no desenvolvimento de diretrizes de salvaguarda e das oficinas para a elaboração do Plano de Salvaguarda do Maracatu Nação. As oficinas iniciaram formalmente por volta de 2017 e foram retomadas em 2019, sendo concluídas durante a pandemia, em 2021”, destacou Marcelo Renan, coordenador do Patrimônio Imaterial da Fundarpe.

Além do Iphan e Fundarpe, outras instituições também participaram da elaboração deste plano de salvaguarda, como a Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (Amampe) e a Associação dos Maracatus de Olinda (Amo). Também se envolveram no processo técnicos das prefeituras de Recife, Olinda, Igarassu e Jaboatão, municípios onde são mais presentes os grupos de Maracatu Nação, além de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) envolvidos na produção do INRC do Maracatu Nação.

O Plano de Salvaguarda é um documento que orienta a tomada de decisões em ações estratégicas a serem promovidas pelas instituições. Algumas são demandas específicas como, por exemplo, editais específicos, aumento de cachês e apoio a eventos. Outras são mais genéricas, como o enfrentamento ao racismo religioso que sofrem os participantes dos maracatus em suas próprias comunidades, o que exige o envolvimento de diferentes agentes públicos e da sociedade civil. Com isso, é possível definir recursos orçamentários e cronograma de ação, entre outros pontos, que colaboram para a salvaguarda do bem cultural.

Em Pernambuco o Frevo e as Matrizes do Forró são outros dois bens imateriais que possuem plano de salvaguarda. “Está em elaboração o do Repente e Cavalo Marinho e, neste ano, está no plano de ação das instituições a realização de oficinas para contemplar os outros bens que ainda não possuem seus respectivos planos de salvaguarda”, reforça Marcelo Renan.

A publicação do Plano de Salvaguarda do Maracatu Nação segue as orientações do Manual de Elaboração de Planos de Salvaguarda, publicado pelo Iphan, autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura. A publicação surgiu da necessidade de apresentar à área técnica do Instituto, aos detentores dos bens registrados e demais agentes as orientações necessárias para a execução de ações de preservação do bem. 

Maracatu Nação – Também conhecido como Maracatu de Baque Virado, o Maracatu Nação é manifestação artística da cultura popular e carnavalesca da Região Metropolitana do Recife que remete às coroações dos reis e rainhas do Congo, em que um cortejo com seus pálios coloridos que anunciam a presença real, além de toda a corte, com calungas e dama do paço. Os trajes reais usam seda, veludo e bordados com pedrarias nos desfiles. O maracatu desfila pelas ruas, acompanhado de um conjunto musical percussivo, com os seus batuques, compostos de tambores, caixas, mineiros e gonguês.

Amupe comemora aprovação de PEC que facilita o repasse de recursos para municípios

12/04/23

Comunicação Amupe

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em nome dos 184 municípios pernambucanos, comemora a aprovação da PEC 23/2022 da Assembleia Legislativa de Pernambuco que facilita a transferência de recursos das emendas parlamentares individuais diretamente para os municípios.

A medida contribui para a execução de políticas públicas municipais, levando melhorias para a população, tudo sob o controle dos órgãos de fiscalização, portanto, com garantia de total transparência.

Atitudes como essa dos nossos Deputados e Deputadas engrandecem o parlamento pernambucano.

Márcia ConradoPresidente da Amupe

Primeiro julgamento de denunciados por atos golpistas de 8 de janeiro é marcado pelo STF

12/04/23
Portal Folhape

blogfolhadosertao.com.br

Primeiras 100 denúncias de terrorismo devem ser analisadas entre os dias 18 e 24 de abril
Rosa Weber
Supremo Tribunal Federal (STF), vai começar a julgar as pessoas denunciadas pela destruição durante os atos antidemocráticos, em 8 de janeiro. A decisão foi comunicada aos presos do Complexo da Papuda durante visita da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, e o ministro Alexandre de Moraes, na última segunda-feira (10).

Weber atendeu ao pedido do relator do caso, marcando a análise das primeiras 100 denúncias de terrorismo, para os dias 18 e 24 de abril.

Segundo o site G1, as primeiras denúncias foram apresentadas pela Procuradoria Geral da República (PGR) no inquérito que investiga os executores dos crimes. Elas são assinadas pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos criado pela PGR e devem ser analisadas no plenário virtual, onde os ministros inserem seus votos em sistema eletrônico.

Total de presos
No dia seguinte aos ataques de 8 de janeiro, a Polícia Federal (PF) chegou a prender em flagrante 2.151 pessoas. Elas haviam participado do ataque aos Três Poderes e estavam acampadas diante dos quartéis. Destas, 745 foram liberadas imediatamente após a identificação, em grupos em que estavam maiores de 70 anos, pessoas com idade entre 60 e 70 anos com comorbidades e cerca de 50 mulheres que estavam com filhos menores de 12 anos nos atos.

Dos 1.406 que seguiram presos, permanecem na prisão, 181 homens e 82 mulheres, totalizando 263, segundo o STF. O número de pessoas encarcerada com relação aos atos de terrorismo aumentou após mais quatro mulheres e 27 homens serem presos por fatos relacionados ao dia 8 de janeiro. Atualmente, há um total de 294 pessoas – 86 mulheres e 208 homens, aguardando julgamento.

Se os ministros aceitarem as acusações, os denunciados responderão por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Aos liberados, com parecer favorável da PGR, foram aplicadas medidas cautelares por crimes como incitação ao crime e associação criminosa. O ministro Alexandre de Moraes considerou que eles já foram denunciados e não representam mais risco processual ou à sociedade neste momento, podendo responder ao processo em liberdade provisória.

Alepe: Frente Parlamentar discute gargalos nas ações para reduzir danos causados pelas chuvas

12/04/23

AscomAlepe

blogfolhadosertao.com.br

Diminuir os danos causados pelas chuvas e preservar vidas depende da investir em equipamentos, contratar servidores e remover a população que vive em áreas de risco. Essas e outras medidas foram citadas por representantes de órgãos do Governo do Estado a deputados que compõem a Frente Parlamentar de Prevenção e Acompanhamento dos Efeitos Provocados pelas Chuvas em Pernambuco. A primeira reunião do Colegiado, realizada nesta segunda, contou com a presença de convidados.

O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, coronel Clóvis Ramalho, defendeu como “prioridade zero” uma política de habitação que retire as pessoas de moradias sujeitas a deslizamentos e enchentes. Ele disse que o estado tem auxiliado prefeituras com o mapeamento dessas áreas, inclusive com o uso de drones. Mas o quadro de pessoal, além de pequeno, não é permanente. Descentralizar a Defesa Civil pode ajudar o órgão a dar conta da demanda, crescente em todas as regiões do Estado.

“Zona da Mata Norte e Sul, no Agreste em dois núcleos e no Sertão também em dois núcleos. Fazendo com que essa articulação e a cooperação com o ente municipal seja mais rápida, seja mais efetiva, pelo conhecimento local, e aí trazer informações mais qualificadas para o órgão central da Defesa Civil e aí apresentar a todos as secretarias do Estado as políticas públicas necessárias ao enfrentamento daquele problemas, daquela situação que possa trazer risco à população”.

Coronel Ramalho citou outras ações, como um edital da Facepe que apóia oito estudos de prevenção, preparação e mitigação de desastres, e tratativas para a compra de uma plataforma digital para reunir dados e nortear as ações dos governos.

A Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, proposta de um Projeto de Lei da deputada Simone Santana, do PSB, pode ajudar, na avaliação do secretário, principalmente se vier acompanhada de um Fundo Estadual de Defesa Civil criado pelo Poder Executivo. Na avaliação da diretora de regulação e monitoramento da Apac, Crystianne Rosal, os sistemas de drenagem das cidades não conseguem dar conta porque foram projetados para médias históricas que não correspondem mais à realidade. Ela citou ações que têm buscado aprimorar a capacidade de prever os eventos, e também de melhorar a comunicação com a população para informar sem gerar pânico.

Crystianne Rosal pediu o reforço no quadro de pessoal da agência, que desde a criação só contou com um concurso público, realizado em 2011. A gente ganhou novas atribuições, a exemplo da Política Nacional de Segurança de Barragens, a gente virou a agência operadora do PISF, do grande programa do São Francisco, então, hoje, o nosso principal gargalo  é a falta de pessoal, a gente perdeu vários servidores e  ganhou mais atribuições”.

O aumento de pessoal foi também a medida mais urgente apontada pelo representante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli. O efetivo é atualmente menor que o de 2010 e há também carência de viaturas e equipamentos.

De acordo com o coordenador da Frente, deputado Henrique Queiroz Filho, do PP, as informações coletadas durante a reunião vão ajudar na proposta de soluções que ajudem principalmente a população pobre, a que mais sofre com os efeitos das mudanças climáticas.

AMEAÇAS NAS ESCOLAS: Veja medidas de segurança anunciadas pelo Governo de Pernambuco

12/04/23
Por Raphael Guerra/JC
blogfolhadosertao.com.br

Secretária de Defesa Social confirmou que muitas denúncias chegaram ao conhecimento da polícia e que todas estão sendo investigadas

BETO DLC/JC IMAGEM
Reunião, na tarde de ontem, com secretarias estaduais definiu novas ações de segurança nas escolas do Estado – FOTO: BETO DLC/JC IMAGEM

Uma reunião com representantes das secretarias de Defesa Social e de Educação e Esportes, nesta terça-feira (11), definiu novas medidas de segurança contra possíveis ameaças nas escolas de Pernambuco. A partir de agora, denúncias relacionadas às instituições de ensino, sejam públicas ou privadas, podem ser feitas por meio do número 197.

“Esse canal, que é exclusivo para essas emergências escolares, terá prioridade sobre todo e qualquer outro assunto. Nós também vamos atuar de forma mais forte em ações orientativas, tanto em relação aos alunos, quanto professores e funcionários”, afirmou a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha.

A secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas, anunciou ainda a criação de um plano de segurança para as escolas, com ações a curto, médio e longo prazo. Uma das medidas é o reforço da Patrulha Escolar – rondas feitas por viaturas da Polícia Militar nas instituições da rede estadual.

Também haverá a ampliação do videomonitoramento nas escolas, com uma central implementada em cada gerência regional de educação.

“Outro ponto que é relevante é o reconhecimento facial nas unidades escolares para os estudantes. O estudante ou qualquer outra pessoa que entre nessa unidade escolar também passará por esse reconhecimento”, disse. A secretária declarou que a medida de segurança deverá ser adotada em toda a rede estadual, mas não deu prazo para isso.

DENÚNCIAS DE AMEAÇA DE ATAQUES EM ESCOLAS DE PERNAMBUCO

Carla Patrícia Cunha confirmou que muitas denúncias com ameaças de ataques em escolas de Pernambuco chegaram ao conhecimento da polícia, mas não informou a quantidade.

“Muitas vezes a mesma denúncia vem por mais de um canal. O que eu posso dizer e afirmar categoricamente é que todas elas estão sendo investigadas. Nenhum caso que chegou, até agora, ficou sem investigação. Estamos dando tratamento padrão, que passa por triagem, identificação do possível autor e a neutralização dessa possível ação”, disse.

“Quando a gente chega na confirmação muitas vezes se trata de uma brincadeira de mau gosto, mas a gente não trabalha assim. A gente trabalha acreditando que toda ameaça é possível de ser materializada”, completou.

AMEAÇAS DE ATAQUES NO DIA 20 DE ABRIL NAS ESCOLAS

Questionada sobre as ameaças de ataques em escolas no dia 20 de abril, a secretária de Defesa Social reforçou que qualquer denúncia que chega à polícia está sendo imediatamente investigada, independente de data. “Para a segurança, todo dia é dia 20”, pontuou.

12/04/23

Por blog da folha

blogfolhadosertao.com.br

Após reunião com ministro dos Transporte, Humberto diz que Transnordestina vai chegar até Suape

Segundo o senador, presidente Lula está empenhado em garantir a obra em toda a sua extensão

Leia Também

• “O PT não ficará a reboque de nenhum partido”, afirmou Humberto Costa em entrevista à Rádio Folha

• Prefeitura do Recife recebe indicação de R$ 1,5 milhão em emenda do senador Humberto Costa

Vice-presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa se reuniu, nesta terça-feira (11), com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir ações para Pernambuco. Entre elas, a Transnordestina, no seu ramal que vai até Suape. Humberto saiu de lá com a garantia do Ministério dos Transportes da realização de novos estudos para assegurar o trecho que beneficia o estado.

 

PUBLICIDADE

Segundo o senador, o presidente Lula está empenhado em garantir a obra em toda a sua extensão. Além de Humberto, participaram do encontro com o ministro Renan Filho os outros dois nomes da bancada do PT em Pernambuco: a senadora Teresa Leitão e o deputado federal Carlos Veras.

Em conversa com os parlamentares pernambucanos, o ministro garantiu recursos para as obras de duplicação de rodovias, como as BRs 104 e a 423, que liga Sâo Caetano a Garanhuns e cujos trabalhos devem começar até o fim deste ano.

Sobre a 232, Renan Filho afirmou que o ministério estuda expressivas e significativas propostas, mas não adiantou eventuais definições. Para Humberto, há uma grande mudança na forma de conduzir o Brasil.

– PUBLICIDADE –

“Depois de quatro anos de paralisia, o governo Lula volta a apostar no país, no seu desenvolvimento. O presidente está trabalhando para garantir obras, emprego e a melhoria da qualidade de vida da população. Somente em infraestrutura, o governo Lula está investindo R$ 21 bilhões, mais do que tudo o que foi gasto nos quatro anos do governo do genocida. Deste montante, R$ 3,3 bilhões vão para as rodovia”, afirmou.

Humberto disse ainda que saiu otimista com o encontro. “Foi uma visita muito importante. É fundamental esse compromisso do ministério e do presidente Lula em garantir a Transposição no seu eixo até Suape. Estudos estão sendo feitos para assegurar a viabilidade da obra. Além disso, o governo Lula está trabalhando para realizar uma série de ações para garantir a melhoria das estradas em Pernambuco. Nós, da bancada federal do PT de Pernambuco, saímos extremamente animados. Nosso estado tem muito a ganhar com Lula na presidência. Ele, mais uma vez, vai dar a prioridade que o Nordeste e Pernambuco precisam e vai recolocar o nosso estado na rota do crescimento econômico”, avaliou.

100 dias: Vagas ofertadas pelas Agências do Trabalho têm crescimento de quase 50%

12/04/23

Comunicação Sedepe

blogfolhadosertao.com.br

 

Volume de mais de 2.600 oportunidades corresponde aos primeiro trimestre de 2023

Nos primeiros 100 dias do Governo Raquel Lyra, as Agências do Trabalho de Pernambuco tiveram um acréscimo significativo no número de vagas ofertadas, em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Esse resultado é importante no processo de mudança e reestruturação da nova Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), comandada por Amanda Aires.

Foram ofertadas 2.640 vagas, um aumento de 49,9% em relação ao mesmo período de 2022 (janeiro, fevereiro e março), quando foram oferecidas 1.761 vagas.  A Secretária Executiva Cristiane Andrade afirma que “o aumento significativo de vagas no Estado é reflexo do trabalho executado de forma estratégica pela SEDEPE, através das Agências de Trabalho. Os três primeiros meses foram focados em reorganizar os processos e fluxos das agências, e, principalmente, em um forte trabalho de captação nas empresas para proporcionar à população um maior número de vagas”.

Outro destaque alcançado pelas Agências de Trabalho do Estado foi em relação aos atendimentos realizados. No total foram 8.868 pessoas, um acréscimo de 6,6% em relação aos três primeiros meses do ano passado.

Entre as ocupações que mais se destacaram nos primeiros 100 dias, estão: vendedor de comércio varejista; servente de obras e alimentador de linha de produção. Elas, juntas, representam mais de 18% das oportunidades disponibilizadas.

Charlles desmente notícias negativas sobre estado de saúde de Tiringa após cirurgia

12/04/23

Portal de Prefeitura

blogfolhadosertao.com.br

-Dupla pernambucana disputou eleição de 2022 para deputado federal
O youtuber fez críticas aos blogs afirmando que parecem “um monte de urubus, querendo tirar proveito”.
Dupla pernambucana disputou eleição de 2022 para deputado federal

Sucesso nas redes sociais, o youtuber Charlles fez um posicionamento nas redes sociais na segunda-feira, 11 de abril, sobre o estado de saúde de Tiringa após a realização de uma cirurgia. O influenciador digital desmentiu algumas informações divulgadas em blogs de que o rins de Tiringa teria parado de funcionar.

“Tô aqui para tranquilizar vocês e falar sobre o quadro de saúde do Tiringa…já vem fazendo tratamento há algum tempo e ele passou por uma cirurgia hoje, porém o quadro de saúde dele está estável, ele já está na sala de recuperação, tá bem, falei com ele agora pouco”, disse Charlles no vídeo.

O humorista e empresário faz críticas aos blogs e afirmou que qualquer notícia sobre o quadro de saúde de Tiringa seria divulgada por ele de forma oficial.

“Isso parece um monte de urubu, querendo tirar proveito, que coisa feia isso aí”, dispara o Youtuber, “Qualquer problema que vier acontecer com Tiringa estou aqui para trazer para vocês”, pontua.

Eleições 2022

Sucesso nas redes sociais, a candidatura coletiva de Charlles e Tiringa a deputado federal recebeu 41.497 votos nas eleições de 2022.

Os influencers conquistaram uma posição de destaque entre os políticos tradicionais de Pernambuco, ficando no ranking dos candidatos a federal mais votados do estado.

Charlles e Tiringa tiveram mais votos que nomes como Milton Coelho, PSB, Missionária Michele Collins, PP e Dulci Amorim, do PT, que também concorreram ao cargo de deputado federal nas eleições deste ano.

Em Serra Talhada ficaram na 8ª colocação do ranking dos mais votados, com um total de 1.169 votos. Na capital Recife foram 2.545 votos.

Vale destacar que a dupla também foi a que mais recebeu votos entre os influencers e famosos do estado.

Campanha

Sem tempo de TV e rádio, a dupla visitou de forma incansável todas as mesorregiões de Pernambuco com a ‘Comitiva 2800’, tendo como foco a divulgação da campanha. Todo trabalho também foi realizado com financiamento próprio, ou seja, sem doações ou dinheiro do governo.