21/10/22
Romeu chegou ao Parque em dezembro do ano passado, com apenas três meses de idade. O animal é fruto de um projeto de reprodução para conservação da espécie, e nasceu num criadouro em Guaramiranga-CE, após a disponibilização de uma harpia fêmea pelo Parque Dois Irmãos. Ao chegar ao zoológico, Romeu permaneceu em período de quarentena e, depois, seguiu para a etapa de adaptação.
O filhote de harpia foi acompanhado nos últimos 11 meses pelos profissionais da unidade. Polly Ana Celina, que é médica veterinária, e Juvenal Damasceno, técnico ambiental do Parque, avaliaram regularmente o comportamento do animal, até que ele estivesse apto para a transferência para um recinto grande, suprindo a necessidade por maior espaço, já que está se transformando em uma ave juvenil.
Também chamada de águia-brasileira, a harpia é conhecida por ser uma poderosa ave de rapina, ou seja, um animal capaz de caçar o seu próprio alimento, que normalmente são os animais de médio porte. No zoológico, Romeu se alimenta de carne bovina, frango, fígado e presas recém abatidas, principalmente para estimular o instinto natural do animal.