03/10/22
blogfolhadosertao.com.br
A bancada do Partido Socialista Brasileiro – PSB, eleita em 2 de outubro é a maior da Assembleia Legislativa(Alepe) , com 14 parlamentares. A região do Araripe, que tinha dois deputados estaduais Roberta Arraes e Antonio Fernando), elegeu apenas um representantes: a ex-deputada Socorro Pimentel (Araripina ) que voltará a ocupar uma cadeira na Alepe em 2023.
O município que terá maior representação na Alepe é Floresta, no Sertão de Itaparica, que elegeu o deputado Caio Maniçaba , e reelegeu Fabrizio Ferraz (SD) e Rodrigo Noaves (PSB-o mais votado dos florestanos) .
Salgueiro, no Sertão Central, não elegeu nenhum representante para a Alepe. Caruaru perdeu os deputados Tony Gel, José Queiroz de Lima e Wolney Queiroz (federal) e reelegeu Fernando Rodolfo para a Câmara Federal. O Pajeu será representado na Alepe pelos deputados eleitos José Patriota ( Afogados da Ingazeira) e Luciano Doque, de Serra Talhada.
Petrolina e o Sertão não reelegeram o deputado federal Gonzaga Patriota que, embora bem votado, ficou na primeira suplência da bancada do PSB. O PT de Petrolina perdeu a deputada estadual Dulci Amorim e o grupo dos Coelho reelegeu Antonio Coelho Alepe e o irmão dele, Fernando Filho, para a Câmara Federal.
Eis os deputados estaduais eleitos e reeleitos para a Alepe:
Pastor Junior Tercio (PP) – 183.714