Ipec divulga última pesquisa do segundo turno para a eleição à Presidência: Lula 50%; Bolsonaro, 43%

30/10/22

Por Ipec

blogfolhadosertao.com.br

Levantamento foi realizado entre quinta-feira e sábado em 236 municípios 

Montagem com fotos de Nelson Almeida / AFP
Lula e Bolsonaro disputam o segundo turno da eleição para a Presidência da República
Montagem com fotos de Nelson Almeida / AFP

A quinta e última pesquisa Ipec para o segundo turno das eleições para a Presidência da República foi divulgada neste sábado (29). O levantamento mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 43%. De acordo com a pesquisa, votos brancos e nulos somam 5% e 2% não sabem ou não responderam.

Na métrica da contagem final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a de votos válidos, Lula tem 54% e Bolsonaro, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos.

A quarta pesquisa Ipec para o segundo turno, divulgada na última segunda-feira (24), já mostrava Lula com 50% das intenções de voto e candidato à reeleição, Bolsonaro, com 43%. Brancos e nulos eram 5% e 2% se diziam indecisos.

O segundo turno ocorre neste domingo (30). No primeiro, realizado no último dia 2, Lula teve 48,4% dos votos válidos (que desconsideram brancos e nulos), enquanto Bolsonaro somou 43,2%.

Na pesquisa Ipec, encomendada pela Globo, foram entrevistadas 4.272 pessoas entre quinta-feira (27) e sábado, em 236 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%, o que significa que, se ela fosse aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05256/12.

Sobre pesquisas

O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais. Em todas as eleições, contrata uma empresa que tenha experiência. Neste ano, contratou o Ipec para fazer sondagens referentes às eleições para governador, senador e presidente no RS. Há mais de 20 anos, o Grupo RBS não divulga sondagens encomendadas por partidos e candidatos ou que não tenham registro na Justiça Eleitoral. Pesquisas são tratadas como conteúdo acessório e são o retrato de um momento da campanha. O foco de nossa cobertura eleitoral está nas propostas dos candidatos para questões de interesse dos eleitores.

Filha de Temer cita ‘modelo de sociedade’ após pai ser chamado de ‘golpista’ e reafirma voto em Lula

30/10/22

Rubens Anater/Estadão 
Blogfolhadosertao.com.br

A filha do ex-presidente Michel Temer ( MDB), Luciana Temer (foto), voltou a afirmar voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência neste sábado, 29, depois de o petista chamar seu pai de “golpista” durante o debate da Rede Globo. Militante de direitos humanos e advogada, Luciana disse que defende um “modelo de sociedade” que, segundo ela, não é possível em um governo de Jair Bolsonaro (PL).

“Eu não defendo um homem, defendo um modelo de país, defendo um modelo de sociedade que não é possível, definitivamente, com um governante que desrespeita as instituições, que é favorável a crianças não frequentarem a escola, que é favorável ao armamento das pessoas e que tem falas e atitudes machistas, racistas e homofóbicas”, disse ela em vídeo publicado no Instagram.

Na legenda, ela alegou que muita gente perguntou se ela manteria o voto em Lula, “apesar dos ataques descabidos que o PT faz contra ele”. “Não é definitivamente este país que quero deixar para os meus filhos e meus netos, aliás, não é um país que eu quero para mim. Por isso, eu voto 13?, declarou.

Durante o debate desta sexta-feira, 28, na Rede Globo, o candidato petista disse que Bolsonaro “recebeu o governo de um golpista chamado Michel Temer”, indicando que o ex-presidente teria tomado o lugar de Dilma Roussef (PT). Lula ainda acusou Bolsonaro de apoiar o suposto golpe e mencionou o discurso do rival na ocasião do voto pelo impeachment, no qual o então deputado federal homenageou o torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-Codi, órgão de repressão da ditadura.

Em entrevista ao jornal O Globo, Michel Temer chamou Lula de “descompensado” pela declaração. “Estou recebendo muitas mensagens aqui de gente que dizia que iria votar nele e não vai mais votar por causa disso. Muita gente do MDB está me mandando mensagem dizendo isso. Mas, coitado, não posso culpar ele. Às vezes, a pessoa está em um debate e diz coisas assim”, disse o ex-presidente.

Raquel Lyra aparece com 51% das intenções de votos; Marília Arraes tem 43%

29/10/22

Portal Folhape

blogfolhadosertao.com.br

Urnas abrirão às 8h da manhã do próximo domingo (30)

A última pesquisa do Ipec para o governo de Pernambuco foi divulgada na tarde deste sábado (29). O levantamento, encomendado pela Rede Globo, aponta a candidata Raquel Lyra (PSDB) com 51% de intenção de votos no segundo turno. Marília Arraes (Solidariedade) tem 43%. Os mesmos números da pesquisa anterior.

Esta é a terceira pesquisa encomendada pelo instituto desde o fim do primeiro turno das eleições. A porcentagem de branco ou nulo ficou em 3%. Não sabem ou preferem não opinar, também 3%. Nos votos válidos Raquel obteve 54%, e Marília, 46%.

A pesquisa foi realizada entre 27 e 29 de outubro. Ao todo, foram ouvidas 2.000 pessoas em 74 municípios pernambucanos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Deputada bolsonarista Carla Zambelli saca e aponta arma para homem na rua em SP

30/10/22

Por G1 – SP

blogfolhadosertao.com.br


De arma em punho, Carla Zambelli e acompanhantes perseguem homem e o encurralam em lanchonete em São Paulo
De arma em punho, Carla Zambelli e acompanhantes perseguem homem e o encurralam em lanchonete em São Paulo

 

Em suas redes sociais, Carla Zambelli mostrou um machucado no joelho e disse que, antes de sacar a arma, havia sido cercada e agredida.

Outro vídeo gravado por pessoas que presenciaram o episódio, entretanto, mostra que, momentos antes de apontar a arma, a deputada havia tropeçado e caído no chão quando tentava perseguir o homem. Em seguida, um segurança da parlamentar a socorreu e também, com segurando uma arma, passou a perseguir o homem. No registro, ainda é possível ver que o segurança chutou o homem e ouvir barulho de tiro.

Deputada bolsonarista Carla Zambelli saca e aponta arma para homem na rua em SP

Confira a sequência dos fatos de acordo com vídeos e testemunhas:

  • Zambelli estava de saída em um restaurante da Alameda Lorena
  • A deputada diz que percebeu que um grupo gritava o nome de Lula e, quando saiu do restaurante, ainda segundo ela, foi xingada
  • Na calçada na Alameda Lorena, ela discute com um homem negro que, em um dos vídeos, fala: ‘Amanhã é Lula, papai’
  • No vídeo dá para ver que a deputada, de camiseta verde, tenta partir para cima do homem
  • Uma das imagens mostra que ela tropeça e cai na calçada
  • O homem se afasta, e Carla Zambelli vai atrás
  • Um outro homem, segurança de Zambelli, que também estava no tumulto, saca a arma e também corre
  • Outras pessoas vão atrás e, pouco depois, é possível ouvir um disparo
  • O homem perseguido corre para dentro de um bar na esquina com a Alameda Joaquim Eugênio de Lima
  • Em outro vídeo é possível ver a deputada andando com uma arma em riste
  • Ela entra no bar e manda o homem se deitar

“Eram vários. Aí eu estava aqui saindo do restaurante, eles tinham visto a gente antes, no vidro aqui, vários homens se aproximaram, uma mulher de camiseta vermelha ficou do lado de lá dando cobertura. Todos eles se evadiram. […] E aí quando me empurrou, eu caí, saí correndo atrás dele, falei que ia chamar a polícia, que ele tinha que ficar aqui para esperar polícia chegar.”

Depois, ela divulgou uma nota (leia abaixo).

Em nota, a Polícia Militar disse que foi acionada volta das 16h30 para atendimento de ocorrência na Alameda Lorena. “No local, uma deputada federal informou que estava em um restaurante quando passou a ser ofendida e empurrada por pessoas não identificadas, motivo pelo qual sacou a pistola que portava. O caso será apresentado ao plantão do 78º DP (Jardins), em funcionamento no prédio do 4º DP (Consolação), para registro do boletim de ocorrência e devidas providências de polícia judiciária.”