Motoristas de ônibus recebem orientações sobre convivência com pessoas com deficiência

21/09/22
Imprensa SDSCJ 
blogfolhadosertao.com.br
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O bate-papo, promovido pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) e o Consórcio Conorte, foi promovido em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira (21)

Para promover a inclusão social e estimular boas práticas de relacionamento, a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), em parceria com o Consórcio Conorte promoveu um bate papo com motoristas de ônibus da organização. O momento aconteceu nesta quarta-feira (21) no Terminal Integrado de Ônibus de Abreu e Lima.

Os profissionais puderam ouvir os relatos das pessoas com deficiência, momento que para o motorista Marcos Ramos foi um dos pontos principais do bate-papo. “É importante que a gente se conscientize e reconheça as dificuldades que as pessoas com deficiência têm para tratá-las melhor e garantir os seus direitos da melhor forma possível”, afirmou.

A gerente de Relacionamento da Conorte, Lívia Amaral, ressaltou que o momento foi pensado para que os trabalhadores pudessem compreender a realidade das pessoas com deficiência durante o uso do transporte público e ouvir as demandas específicas do segmento. “Nosso objetivo foi fazer com que os motoristas ‘vestissem’ a rotina de uma pessoa com deficiência para estimular não só a empatia, mas também o respeito ao direito de ir e vir e a efetivação da cidadania dessas pessoas”, disse.

Defendendo a necessidade de toda a sociedade quebrar os estigmas sobre as pessoas com deficiência, a biomédica Angeli Freitas, uma das palestrantes do evento, frisou a importância da informação como peça fundamental para ter atitudes inclusivas. “E o melhor canal para informação somos nós, pessoas com deficiência. A melhor forma de ter atitudes inclusivas é saber, perguntando a nós, qual a melhor maneira de nos tratar ou de conduzir serviços para nós. Outra forma é pesquisar em sites de buscas. A internet está aí e permite que todas as pessoas tenham acesso à informação”, ressaltou.

A ocasião teve o apoio ainda da Central da Libras, setor da Sead que garante intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A superintendente da Sead, Maria Josilene, destacou que através do órgão o Governo do Estado desenvolve um papel de incentivar a aproximação dos trabalhadores do sistema público de transporte coletivo com as pessoas com deficiência, eliminando as barreiras que foram criadas, seja de comportamento ou comunicação. A gestora ressaltou a disponibilidade da Sead em levar o projeto de orientação e sensibilização. “A iniciativa é estendida para todas as empresas privadas e órgãos públicos que queiram trabalhar a temática no ambiente de trabalho. Aos interessados, a Sead disponibiliza o email sead@sdscj.pe.gov.br para solicitações.

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