05/06/22
Com informações do JC
blogfolhadosertao.com.br
Todos os mortos, entre elas 32 crianças e adolescente, tiveram seus nomes anunciados no início da celebração
O arcebispo fez questão de realizar a missa campal no Jardim Monte Verde, ao lado da casa de muitas das vítimas das chuvas – FOTO: DAY SANTOS/JCIMAGEM
As 128 pessoas (entre elas 32 crianças e adolescentes) que morreram, em sua grande maioria, nos deslizamentos de barreiras provocados pelas fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife, foram lembradas e celebradas na noite deste sábado (4/6), numa missa campal de sétimo dia. A celebração começou às 19h e foi realizada no local onde houve o maior número de deslizamentos e mortes: Jardim Monte Verde, limite entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes.
A missa foi conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que já tinha visitado o local outras vezes durante a tragédia. Todos os mortos tiveram seus nomes anunciados no início da celebração. “Nós estamos aqui para entregar nossos 128 irmãos ao Senhor. Para pedir por eles, mas também pelos que ficaram. Para que tenham força nesse momento tão difícil. Além dos que morreram, são mais de nove mil desabrigados”, afirmou Dom Saburido.
CONFIRA QUEM SÃO AS VÍTIMAS DAS CHUVAS EM PERNAMBUCO
O arcebispo fez questão de realizar a missa campal no Jardim Monte Verde, ao lado da casa de muitas das vítimas das chuvas. “Estamos ao lado da residência de uma família que perdeu 11 pessoas. É muito sofrimento, muita dor. Por isso viemos aqui. É um local tão significativo para todos nós. Temos pessoas em todo o Brasil rezando conosco, vivendo esse momento de emoção”, destacou.
Missa campal realizada por Dom Fernando Saburido em homenagem às vítimas das chuvas 2022 – DAY SANTOS/JCIMAGEM
Dom Saburido afirmou, ainda, que o papel da igreja é esse: de ir até as pessoas, aos irmãos. “Esse é o nosso papel. Como igreja, queremos estar aqui, perto de todos, para dar um pouco de conforto e alívio. Por isso estamos aqui. Quantos testemunhos desolados, angustiados, sofridos, desiludidos temos ouvido esse dias. Que essa celebração seja uma demonstração do nosso amor por todos. Que o Espírito Santo derrame sua graça sobre todos nós”, afirmou.
FAMÍLIAS
A missa foi assistida por diversas pessoas. Como foi realizada na área onde mais houve deslizamentos, a celebração contou com a participação de muitos familiares das vítimas Pessoas em busca de um pouco de paz espiritual. Entre elas estava a dona de casa Maria de Lourdes, que perdeu quatro pessoas devido aos deslizamentos. “A ficha ainda não caiu, confesso. Ainda não acredito em tudo que aconteceu, que perdi minha nora e meus três netos”, afirmou.
Missa campal realizada por Dom Fernando Saburido em homenagem às vítimas das chuvas 2022 – DAY SANTOS/JCIMAGEM
DOAÇÃO DO PAPA
Dom Fernando Saburido confirmou durante a celebração a doação realizada pelo papa Francisco para as vítimas das chuvas em Pernambuco, que além dos 128 mortos já deixou mais de nove mil desabrigados.
A Arquidiocese de Olinda e Recife explicou que na sexta-feira (3/6), a Nunciatura Apostólica telefonou para o arcebispo informando que o papa Francisco autorizou uma doação de 30 mil euros, o que equivale a aproximadamente R$ 150 mil, para a Cáritas Arquidiocesana.
“Essa valiosa ajuda soma-se a tantos outros gestos de irmãos e irmãs de Pernambuco, de outros estados do Brasil e até do exterior, comovidos com a situação das famílias atingidas. Ainda não chegou, mas estará chegando em breve”, reforçou Dom Fernando Saburido.
Missa campal realizada por Dom Fernando Saburido em homenagem às vítimas das chuvas 2022 – DAY SANTOS/JCIMAGEM
AUXÍLIO
O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou o encaminhamento de dois projetos de lei assistenciais para vítimas das chuvas no Estado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O primeiro concederá um único auxílio de R$ 1,5 mil aos desabrigados e desalojados que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O segundo, dará pensão vitalícia de um salário mínimo aos dependentes dos 128 mortos.