Morre a atriz e diretora Geninha da Rosa Borges, aos 100 anos

23/06/22

Romero Rafael
Artista fez-se dama do teatro pernambucano, com décadas da vida dedicadas à atuação e às coxias dos teatros
DAYVISON NUNES/ACERVO JC IMAGEM
VIVA, GENINHA Atriz, vista em foto de 2015, é o nome máximo vivo do teatro pernambucano – FOTO: DAYVISON NUNES/ACERVO JC IMAGEM

teatro e a cultura de Pernambuco se entristecem, nesta quinta-feira (23), com a morte de Geninha da Rosa Borges. A atriz e diretora faleceu em casa, na Zona Norte do Recife, e deixa quatro filhos mais um legado bastante estimado, e inestimável, para as artes. A artista havia completado 100 anos de vida na última terça-feira (21), quando fez-se um movimento nas redes em homenagem a ela.

De acordo com a família, Geninha da Rosa Borges sentiu falta de ar na quarta-feira (22). Uma médica da família examinou a atriz e apontou tratar-se de um problema nas vias respiratórias.

O corpo de Geninha da Rosa Borges será velado nesta sexta-feira (24), das 9h às 16h, no Teatro de Santa Isabel, onde tantas vezes ela se apresentou, como atriz, nos palcos, e onde trabalhou, como diretora, nas coxias, em quatro diferentes gestões. Em seguida, será cremado, como era desejo dela, em cerimônia restrita aos familiares no Cemitério Morada da Paz.

A trajetória de Geninha da Rosa Borges no teatro

Maria Eugênia Franco de Sá da Rosa Borges, nascida no dia 21 de junho de 1922, se fez a dama do teatro pernambucano Geninha da Rosa Borges. A atriz estreou nos palcos em 1941, com 19 anos, na peça “Primeirose”, de Robert de Flers e Gaston de Caillavet, em montagem do recém-criado Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), por convite de Valdemar de Oliveira. O teatrólogo a viu em cena no Colégio de São José, na Boa Vista, onde desde pequena representava e declamava poemas. Já na estreia, Geninha da Rosa Borges foi abraçada pela crítica teatral da época.

Desde então e até a sua saída da cena, tendo subido ao palco pela última vez em 2012, Geninha da Rosa Borges deu vida a 80 mulheres — a que mais a marcou, Yerma, personagem-título da peça de Federico García Loca, montada pelo TAP sob direção de Valdemar e depois dela mesma, atendendo a pedido dele feito no leito de morte. “Me dediquei, e deu tudo certo”, comentou em entrevista ao Jornal do Commercio quando completou 90 anos.

Se Yerma marcou Geninha da Rosa Borges, o público mais recente gravou a atriz por uma das suas falas na peça “Um Sábado em 30”: “Ô, minha filha, você ainda é moça?”.

Do Teatro de Santa Isabel foi diretora por 18 anos. A vida da atriz se mistura à trajetória daquele lugar, a que ela dedicou o livro: “Teatro de Santa Isabel: Nascedouro & Permanência”, lançado em 2000. “É um dos mais importantes da minha vida. É meu porto seguro. O Santa Isabel e o Teatro de Amadores de Pernambuco são meus portos seguros”, disse na entrevista feita há dez anos.

Em montagens do TAP foi dirigida por grandes nomes, como o polonês Ziembinski e Bibi Ferreira. Entre as suas atuações destacam-se, ainda, em “A Promessa”, de Luiz Marinho, de 1983, e “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, de Rainer Fassbinder, 1987.

Embora tenha se feito dama do teatro, Geninha da Rosa Borges também começou pelo cinema — participou do primeiro filme falado realizado em Pernambuco: “O Coelho Sai” (1942), de Newton Paiva e Firmo Neto. Em 1983, voltou ao set, pela diretora Tizuka Yamazaki, para uma participação no longa-metragem “Parahyba Mulher Macho”. Em 1997, atuou em “Baile Perfumado” (1997), de Paulo Caldas e Lírio Teixeira. Fora os curtas-metragens, como “O Pedido” (1999), de Adelina Pontual.

À TV chegou em 2004, para participar da novela “Da Cor do Pecado” (TV Globo), de João Emanuel Carneiro.

Geninha da Rosa Borges também foi educadora

Formada em letras anglo-germânicas e pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife, Geninha da Rosa Borges também atuou com o ensino de teatro. Em 1964, foi designada pelo Ministério da Educação e Cultura (o antigo MEC) para coordenar a equipe do Sistema Nacional de TV e Rádio Educação e dar início a um programa pioneiro em Pernambuco de aulas teatralizadas para o rádio.

Entre 1966 e 1967, passou seis meses nos Estados Unidos e dois meses no Japão, realizando cursos de pós-graduação em teleducação.

Na entrevista concedida há uma década, ela disse que o ator estuda técnicas por puro aperfeiçoamento — mas que teatro é dom. Geninha da Rosa Borges foi, portanto, privilegiada no dom — de interpretar e de viver longamente.

Notas de pesar do governador Paulo Câmara:

“Quero expressar minha solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos amigos, parentes e fãs que acompanharam a trajetória de sucesso e a história de mais de 80 anos de carreira de Maria Eugênia Franco de Sá da Rosa Borges. Sua presença estará sempre marcada nos palcos do nosso Estado.”

Do secretário de Cultura do Estado, Oscar Barreto:

“Foi com ela nos palcos que muitos da nossa geração conheceram o que era interpretação teatral. Lamentamos a sua passagem nesse momento, mas sem deixar de celebrar sua história. Uma artista completa.”

Da Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife

“A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife lamentam profundamente a morte da atriz Geninha da Rosa Borges, grande dama do teatro pernambucano, que havia acabado de completar 100 anos de uma vida inteira devotada à arte.

Atriz de teatro, rádio, TV e cinema, Geninha viveu muitas vidas em uma, encenando mais de 60 personagens ao longo da longínqua e profícua carreira, que abraçou ainda muito jovem, enfrentando o preconceito da sociedade de então e abrindo alas para tantas gerações de grandes mulheres que o teatro pernambucano produziu e segue produzindo.

Incansável, dedicou-se também, com o mesmo talento e afinco, aos bastidores culturais. Foi gestora, por três vezes, do Teatro de Santa Isabel, casa cuja gloriosa história não pode ser contada sem que seu nome seja citado muitas vezes, sempre com comovida deferência. Geninha foi, é e para sempre será das maiores estrelas que já brilharam no teatro pernambucano.”

Procurador que agrediu colega é preso em São Paulo

23/06/22

Por CNN

blogfolhadosertao.com.br

Prisão foi anunciada pelo governador Rodrigo Garcia: “Que a Justiça faça a sua parte agora e use contra ele todo o peso da lei.”

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), informou em seu Twitter que o procurador Demétrius Oliveira de Macedo foi preso nesta quinta-feira (23).

O procurador foi gravado agredindo a colega Gabriela Samadello Monteiro de Barros no município de Registro, no interior paulista.

Nesta quarta-feira (22), o juiz Raphael Ernane Neves, da Primeira Vara Criminal do Foro de Registro, no interior de São Paulo, decretou a prisão preventiva.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, Demétrius Oliveira de Macedo é visto desferindo socos em Gabriela. A gravação mostra ainda que uma segunda funcionária é empurrada contra uma porta ao tentar conter o homem.

No boletim de ocorrência obtido pela CNN, Gabriela narra que, por volta das 16h50 da segunda, Macedo saiu de sua sala e veio em sua direção, desferindo uma cotovelada na região da cabeça e a arremessando contra a parede. O agressor seguiu com agressões contra a colega.

 

 

Em entrevista à CNN na manhã desta quinta-feira (23), enquanto o agressor ainda estava foragido, a procuradora Gabriela Samadello comentou que apenas a prisão traria alguma tranquilidade após o episódio de violência. Samadello, porém, reforça que o entendimento da justiça sobre a gravidade do caso é fundamental.

“Caso não se entenda que ele tentou de fato me matar — que eu acho que foi o que de fato aconteceu — ele pode ser solto e eu vou continuar com medo. Eu entendo que penas restritivas de direito, penas de multa… penalidades alternativas à prisão são para pessoas que têm condições de viver em sociedade”, comentou a procuradora.

Ainda de acordo com Samadello, este não foi o primeiro comportamento violento do colega. “A gente já tinha medo dele há algum tempo. A convivência era muito ruim, complicada. Só que ninguém imaginava que ele fosse capaz de tentar me matar ali”, disse.

Em decisão liminar, desembargador determina soltura de Milton Ribeiro

23/06/22
Folha de S. Paulo
blogfolhadosertao.com.br
Milton Ribeiro passou a noite na carceragem da Polícia Federal em São Paulo (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)
Milton Ribeiro passou a noite na carceragem da Polícia Federal em São Paulo (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

 

O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, cassou a decisão de prender de forma preventiva o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. A medida tem caráter liminar e também determina a soltura dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos.

Antes, a defesa do ex-ministro Milton Ribeiro havia entrado com um pedido de habeas corpus, mas a demanda foi negada pelo desembargador Morais da Rocha, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Milton Ribeiro foi preso na última quarta-feira (22), durante uma operação da Polícia Federal. O ex-ministro é suspeito de envolvimento de tráfico de influência na Educação, a partir de repasses de verbas a aliados de dois pastores, Arilton Moura e Gilmar Santos, que também estão presos. Os valores eram do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e eram enviados a prefeituras governadas por aliados dos pastores.

Segundo informações da TV Globo, o desembargador Morais da Rocha afirmou que os advogados de Milton Ribeiro não apresentaram “os documentos indispensáveis para demonstrar o alegado constrangimento ilegal”. O pedido não foi sequer analisado pelo magistrado. Mas, com a liminar de Ney Bello, o ex-ministro poderá ser solto.

 

Por outro lado, Morais da Rocha permitiu, por meio de uma liminar, que a defesa possa acessar os autos do processo. Com as informações, poderia ser feito outro pedido de habeas corpus.

“Nada impede que, de posse dos documentos necessários à instrução do habeas corpus, seja promovida nova impetração, trazendo ao feito com os elementos necessários para o seu conhecimento e apreciação”, explicou o desembargador.

Ribeiro passou a noite na carceragem da Polícia Federal em São Paulo e, hoje, deve passar por audiência de custódia, por meio de videoconferência, às 14h.

Repasse de R$ 50 mil para a esposa

O advogado de Milton Ribeiro, Daniel Bialski, confirmou que a transação de R$ 50 mil feita pelo pastor Arilton Moura para a mulher do ex-ministro foi feita. No entanto, segundo o advogado, a transferência é lícita e se trata da venda de um carro, no valor de R$ 60 mil.

“Não há qualquer tipo de irregularidade ou ilicitude nessa negociação”, disse Daniel Bialksi, em entrevista à GloboNews.

Bialski explicou que o pastor comprou um carro da esposa de Milton Ribeiro para dar a filha. A transação aconteceu em fevereiro desde ano. De acordo com o advogado, há o documento de transferência, que foi assinado e registrado nos órgãos de trânsito.

As repercussões da prisão do ex-ministro
A gestão de Milton Ribeiro no MEC

Delegado da PF no caso Milton Ribeiro diz que houve interferência na investigação

23/06/22

Folha de S.Paulo

blogfolhaddosertao.com.br

 

O delegado federal responsável pelo pedido de prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro afirmou em mensagem enviada a colegas que houve “interferência na condução da investigação”.

Bruno Calandrini diz no texto que a investigação foi “prejudicada” em razão de tratamento diferenciado dado pela polícia ao ex-ministro.

No texto encaminhado a outras pessoas que participaram da operação deflagrada nesta quarta (22), o delegado agradece o empenho, mas diz não ter “autonomia investigativa para conduzir o inquérito deste caso com independência e segurança institucional”.

Calandrini conduz a apuração que culminou na Acesso Pago, ação que mirou os desvios no Ministério da Educação.

Na cúpula da PF, a reação foi de surpresa em relação à postura do delegado. A decisão da direção foi de abrir um inquérito para o caso dizendo que vai apurar as denúncias. Na prática, a apuração servirá para ver se Calandrini tem como provar o que está dizendo.

Como mostrou a Folha, a PF alegou risco de segurança e restrições orçamentárias para manter o ex-ministro em São Paulo em vez de transportá-lo para Brasília, onde será realizada a audiência de custódia na tarde desta quinta (23).

Segundo ele, a ação da direção do órgão para supostamente evitar o translado demonstra a interferência e acarreta em falta de autonomia para que ele conduza a apuração com independência e segurança institucional.

“O deslocamento de Milton para a carceragem da PF em SP é demonstração de interferência na condução da investigação, por isso, afirmo não ter autonomia investigativa e administrativa para conduzir o Inquérito Policial deste caso com independência e segurança institucional”, diz trecho da mensagem.

No entendimento do investigador, a operação foi prejudicada por causa do suposto “tratamento diferenciado” concedido ao ex-ministro.

“A investigação envolvendo corrupção no MEC foi prejudicada no dia de ontem em razão do tratamento diferenciado concedido pela PF ao investigado Milton Ribeiro.”

Ainda de acordo com o texto do delegado, Ribeiro, apontado por ele como o “principal alvo” da operação, “foi tratado com honrarias não existentes na lei”.

Nos bastidores, integrantes da cúpula da PF afirmam que ficaram sabendo na noite anterior à operação de toda a logística que seria necessária para cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão e que, por isso, não foi possível fazer o planejamento adequado.

“Apesar do empenho operacional da equipe de Santos que realizou a captura de Milton Ribeiro, e estava orientada, por este subscritor, a escoltar o preso até o aeroporto em São Paulo para viagem à Brasília”, completa Calandrini em sua mensagem.

Calandrini diz ainda que comunicou ao seu superior a situação e que irá manter a postura “de que a investigação foi obstaculizada ao se escolher pela não transferência de Milton a Brasília à revelia da decisão judicial”.

A transferência de Ribeiro de São Paulo para Brasília foi ordenada pelo juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal do Distrito Federal.

No mandado de prisão do ex-ministro constava que o translado deveria ser realizado assim que a prisão fosse efetuada.

Ribeiro foi preso em Santos na manhã da quarta e levado para superintendência da PF em São Paulo.

No início da tarde, o advogado Daniel Bialski, que representa Ribeiro, acionou a Justiça para reverter a transferência, mas teve o pedido negado em um primeiro momento pelo magistrado de Brasília.

Em seguida, a PF interveio e conseguiu uma mudança na decisão de Borelli.

A Folha apurou que a PF apontou questões financeiras que dificultam a transferência com aeronaves próprias e também risco de segurança para colocar o ex-ministro em um voo comercial.

Foi essa atuação da direção da PF que desagradou o delegado e resultou na postagem no texto no grupo de policiais.

A investigação comandada por Calandrini foi iniciada após as reportagens sobre o esquema de liberação de verbas no MEC.

Podcast de Ivan Maurício

23/06/22

blogfolhadosertao.com.br

Quem diria, a  turna de Bolsonaro  está no  cadeia por suspeita de corrupção no Ministério da Educação (uma rima feia…)

 

Ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro ( foto), foi preso pela Polícia Federal, ontem, em Santos, no litoral do estado de São Paulo por decisão juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal de Brasília. Segudo o juiz Milton Ribeiro teria recebido depósito de R$ 50 mil na conta de sua mulher do pastor Gilmar Santos envolvido no caso de uso do MEC para cobrar propinas. Pastores suspeitos de esquema de corrupção foram presos. Juiz que prendeu Milton Ribeiro foi o mesmo que obrigou Bolsonaro a usar máscara. Milton Ribeiro deve passar por audiência de custódia em São Paulo hoje. Eleições podem prejudicar eventual CPI do MEC, diz Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. ‘Se for culpado, vai pagar’, diz presidente Bolsonaro, sobre prisão de ex-ministro da Educação Milton Ribeiro.  Bolsonaro jurou de pés juntos e que botaria a cara no fogo como seu amigo era um homem honesto.  Honesto com H2-0….

 —

 

Sucesso na década de 1970, locutor de rádio, cantor e compositor pernambucano Paulo Diniz morre aos 82 anos no Recife. Autor de grandes sucessos como “Pingos de Amor”, “Quero voltar para Bahia”. 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/morre-locutor-de-radio-cantor-e.html 

 

 

Confira o que abre e o que fecha na véspera e no Dia de São João no Grande Recifehttps://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/confira-o-que-abre-e-o-que-fecha-na.html 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SÃO JOÃO PERNAMBUCO 2022 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/confira-programacao-de-sao-joao.html 

Governo autoriza transferência de veículos pelo celular. Pernambuco oferece a função. Veja como fazer 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/governo-autoriza-transferencia-de.html

 

Aposentados do INSS vão receber R$ 1,6 bilhão em atrasados da Justiça; veja quem tem direito 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/aposentados-do-inss-vao-receber-r-16.html

 

Senac abre 801 vagas para cursos gratuitos em sete cidades; veja como se inscrever 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/senac-abre-801-vagas-para-cursos.html

 

INSS abrirá concurso com mil vagas para Técnico do Seguro Social 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/inss-abrira-concurso-com-mil-vagas-para.html 

Jaboatão prorroga inscrições para duas seleções com 297 vagas na área de saúde e salários de até R$ 13,4 mil 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/jaboatao-prorroga-inscricoes-para-duas.html

 

Ministério Público abre 336 vagas de estágio para estudantes de 16 cursos superiores em Pernambuco 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/ministerio-publico-abre-336-vagas-de.html

  

Fortes chuvas de ontem causaram transtornos em Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e em Jaboatão dos Guararapes, onde houve desabamento de forro do teto do Shopping Guararapes. Chuvas em Pernambuco fizeram preço do Uber e 99 explodir ontem.

 

Chuva em Olinda ontem

Novo alerta de chuvas da Agência Pernambucana de Águas e Clima para esta quinta-feira. Chuvas no Grande Recife e Zona da Mata Sul. O aviso é de “risco muito alto”. Na Mata Norte e Agreste, há aviso de “risco de moderado a alto”. Apac alerta para rios que correm alto risco de inundar áreas e pede que população siga orientações da Defesa Civil. Rios Capibaribe, Capibaribe Mirim e Tapacurá estão com grande volume de água.

 

Mais de 15,2 mil alagoanos estão desabrigadas ou desalojados por causa das chuvas. 

Receita Federal libera hoje consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda. Etapa de pagamento vai contemplar 4,25 milhões de contribuintes com R$ 6,3 bilhões.

 

Danuza Leão, escritora, jornalista e ex-modelo, morreu, ontem, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Danuza sofria de enfisema pulmonar e morreu de insuficiência respiratória.

 

OLÁ, EU SOU O JORNALISTA IVAN MAURÍCIO E ESTAS SÃO AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA. TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FICAR BEM INFORMADO EM APENAS 10 MINUTOS.

 

11 Estados acionam STF contra lei que reduz ICMS sobre combustíveis. O governador Paulo Câmara, de Pernambuco, é um dos que assinaram o documento.

 

Queda no preço da gasolina pode chegar a 10%, diz Adolfo Sachsida. Segundo o Ministro de Minas e Energia, o alívio depende da aprovação das propostas do governo sobre o ICMS dos combustíveis.

 

Presidente dos Estados Unidos Joe Biden deve pedir ao Congresso para cortar impostos sobre gasolina por três meses para tentar diminuir preço final ao consumidor.

 

Bolsonaro sanciona lei para perdoar em até 99% dívidas de estudantes no FIES. Alunos inscritos no CadÚnico, ou que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial em 2021, com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, poderão ser beneficiados com descontos de até 99% do valor consolidado da dívida.

 

Marinha do Brasil confirmou ontem que o navio de cargas Thaís IV afundou no litoral paraibano, a 60 milhas (aproximadamente 120km) de Cabedelo. A embarcação tinha saído do Recife com destino a Fernando de Noronha, quando apresentou problemas. Embarcação levava material de construção. Dos oito tripulantes do barco, quatro ainda estavam desaparecidos no mar.

 

Polícia Civil de São Paulo pediu à Justiça ontem a prisão preventiva do procurador Demétrius Oliveira de Macedo, que agrediu na segunda-feira (20) a procuradora-geral da Prefeitura de Registro, Gabriela Samadello. As agressões foram gravadas e viralizaram nas  redes sociais.

 

Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação civil pública na Justiça de Brasília para exigir que a Caixa Econômica pague R$ 5 bilhões à Fundação dos Economiários Federais (Funcef) por prejuízos causados na gestão dos recursos aplicados pelo fundo de pensão. Desvios de fundo de pensão entre 2008 e 2016 somam R$ 18 bilhões.

 

Governo Federal autoriza realização de estudo para construção do Canal de Integração do Sertão Piauiense. Cerca de um milhão de pessoas serão beneficiadas em municípios que sofrem com a escassez hídrica.

 

Ministério Público Federal de Santa Catarina recomenda que hospital realize aborto legal em menina de 11 anos. MPF recomenda aborto com 7 meses de gestação “sem a necessidade de decisão judicial”.

 

Em prisão perpétua na Itália pela participação em assassinatos ocorridos em atos terroristas, Cesare Battisti já não conta mais com o suporte de Lula e da esquerda do Brasil, onde se refugiou por 14 anos. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o italiano afirmou que se sentiu usado pelo governo do PT. Para o terrorista, Lula é “capaz de tudo” para voltar ao Palácio do Planalto.

 

Levantamento da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, além de outros itens, revela redução significativa no custo da máquina pública entre 2018 e 2020. No ítem passagens aérea a redução entre 2018 e 2022, foi de 482 para 97 milhões. As diárias de hospedagem de servidores públicos foram reduzidas de 905 para 264 milhões de reais.

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/veja-os-numeros-da-reducao-de-gastos-do.html

 

 

Ditadura de Cuba confirma sentenças de até 18 anos para 56 manifestantes do 11 de julho que foram às ruas por liberdade.

 

Reino Unido quer vacinar gays e bissexuais contra a varíola dos macacos. Embora qualquer pessoa possa contrair a doença, uma pesquisa do governo britânico revelou que “99% dos casos confirmados eram do sexo masculino”.

 

ECONOMIA NO BRASIL

 

Com preço em alta, chocolate começa a faltar nos supermercados. Ausência das barras nas prateleiras atingiu o patamar de 20,3%, maior indisponibilidade desde maio de 2020, mostra Índice de Ruptura da Neogrid, que considera os dados de cerca de 80% das maiores redes supermercadistas do Brasil.

 

ECONOMIA NO MUNDO

 

Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos – Fed – admite risco de recessão nos Estados Unidos com alta da taxa de juros.

 

Por falta de diesel, Argentina tem paralisação nacional de caminhoneiros. Em algumas regiões, o preço do litro pode chegar a R$ 9,60.

 

Inflação no Canadá atinge maior nível em 40 anos. Inflação anual subiu para 7,7% no mês passado, ante 6,8% em abril, informou a Statistics Canada.

 

FINANÇAS NO BRASIL

 

Dólar fecha em alta, a R$ 5,17 na venda; Bolsa de Valores se mantém estável.

 

NEGÓCIOS EM PERNAMBUCO

 

Liquida Grande Recife oferece descontos e promoções em 6 mil lojas de rua e de shoppings. Campanha começa no sábado (25) e segue até o dia 2 de julho. Iniciativa organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas conta com sorteio de prêmios para os consumidores.

 

NEGÓCIOS NO BRASIL

 

Chilena Arauco vai construir fábrica de celulose de US$ 3 bilhões no Mato Grosso do Sul.

 

Presidente da Caixa Econômica Federal comemora recorde de crédito agrícola de R$ 6,1 bilhões. E tem R$ 12 bilhões para oferecer aos produtores rurais.

 

Carro elétrico chega ao Brasil a partir de R$ 140 mil.

 

NEGÓCIOS NO MUNDO

 

Mais de 1 milhão de ingressos já foram vendidos para a Copa do Mundo de 2022.

 

POLÍTICA

 

Câmara Municipal de Curitiba aprovou, ontem, a cassação do mandato do vereador petista Renato Freitas por quebra de decoro parlamentar e invasão de templo católico. Foram 25 votos a favor, 5 contrários e 2 abstenções. Agora, a cassação será promulgada pela Mesa Diretora da Câmara de Curitiba e publicada no Diário Oficial do município.

 

ELEIÇÕES

 

Pré-candidata a presidente Simone Tebet sinaliza apoio a Lula no segundo turno. Tebet já afirmou que considera Lula um democrata e também que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “namora com autoritarismo”.

 

SUAS EXCELÊNCIAS

 

Levantamento feito com base em informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo jornal Folha de S.Paulo revela que, em 2022, pelo menos 353 juízes, desembargadores ou ministros dos Tribunais Superiores receberam mais de R$ 100 mil de remuneração em ao menos um dos meses do ano. Nos dados, estão os pagamentos feitos a 17,9 mil juízes, porém nem todos os tribunais enviaram as informações completas ao CNJ. Um desses 353 juízes recebeu, de uma única vez, o valor de R$ 733 mil; outro, R$ 547 mil; e um terceiro, R$ 432 mil; os demais 350 receberam valores entre R$ 100,04 mil e R$ 279 mil.

 

Recesso forense do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) tem início a partir desta quinta-feira (23/6) e segue até o dia 30 de junho.

 

CENSURA

 

Empresário Jaguiê Diniz entrou com notificação extrajudial contra o jornalista Ricardo Antunes solicitando a exclusão (censura) de notícia publicada em seu blog que fala  de uma possível perda de R$ 25 milhões investidos na empresa Rental Coins. Janguiê Diniz pede, também, reparação por danos morais por comentários feitos sobre sua pessoa.

 

Após determinação de Alexandre de Moraes, contas do PCO – Partido da Causa Operária – são retiradas de redes sociais. Partido chamou ministro de ‘skinhead de toga’ em publicação no Twitter e pediu dissolução do STF. TikTok acata ordem de Moraes contra PCO, mas classifica como censura.

 

OS SUPREMOS DA CORTE

 

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal – prepara “golpe eleitoral” contra Bolsonaro, diz presidente nacional do PCO – Partido da Causa Operária. Rui Costa Pimenta diz acreditar que todas as operações de Alexandre de Moraes são por causa das eleições.

 

COVID NO BRASIL

 

Brasil notificou, ontem, 140 óbitos e 71,9 mil casos.

 

Dias melhores virão, com certeza. Até amanhã. Se Deus Quiser.

 

 

 

Para receber no seu celular o áudio e texto do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 986067127.

 

“Podcast Ivan Maurício” agora está no Spotify

https://open.spotify.com/show/3Gjxg9YP9lm1KRpqHSjtvt    

 

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:

Horário da Feira da Sulanca

no São João de Caruaru

https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ    

 

Acesse o Blog do “Podcast Ivan Maurício”: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/   

 

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram:

 https://t.me/+oU6_o0Dh49k4ZWNh    

 

Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio   

 

Facebook: https://www.facebook.com/ivan.mauricio.75   

 

GETTR: https://gettr.com/user/ivanmauricio  

 

TikTok: https://www.tiktok.com/@podcastivanmauricio

 

Continuam buscas por desaparecidos de navio que saiu do Recife e naufragou a caminho de Noronha

23/06/22
Por Fábio Nóbrega
blogfolhadosertao.com.br
Ainda não há informações oficiais sobre o que pode ter motivado o naufrágio
Embarcação Thaís IV atracada no Porto do Recife

As buscas por quatro tripulantes desaparecidos do navio Thaís IV seguem nesta quinta-feira (23). A embarcação saiu do Porto do Recife e seguia para Fernando de Noronha, mas naufragou a cerca de 60 milhas náuticas (111 quilômetros) da cidade de Cabedelo, na Paraíba. Ainda não há informações oficiais sobre o que pode ter motivado o naufrágio.

De acordo com a Capitania dos Portos de Pernambuco, os trabalhos de resgate não cessaram durante a madrugada. Os quatro tripulantes resgatados foram retirados da água pelo navio mercante Nazenin e estão em bom estado de saúde.

Marinha do Brasil deslocou para as buscas os navios patrulha Grajaú Guaíba, além da aeronave H-36 Caracal, da Força Aérea Brasileira, especializada em missões de busca e salvamento.

O Porto do Recife, por meio de nota oficial, informou que a embarcação costumava atracar no terminal a cada duas semanas para embarcar suprimentos para Fernando de Noronha.

O barco zarpou da capital pernambucana com “100 toneladas de materiais diversos” às 14h20 de terça-feira (21) e deveria chegar na manhã de quarta-feira (22) em Fernando de Noronha. No entanto, por volta das 4h30 da quarta, a tripulação perdeu contato com o continente.

Segundo o Porto do Recife, o comandante da embarcação informou que a manutenção estava em dia e que a carga não excedia o limite permitido.
Leia também
• Embarcação que saiu do Recife naufraga a caminho de Fernando de Noronha; há desaparecidos
• Marinha confirma mais um resgatado de barco naufragado que saiu do Recife

Deputado Danilo Cabral aciona STF para quebra de sigilo de reuniões de Bolsonaro com pastores envolvidos em corrupção no MEC

23/06/22

blogfolhadosertao.com.br

Para o deputado federal Danilo Cabral ( foto), a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro deixa evidente que a gestão da educação de Bolsonaro não é apenas um vazio de ideias, “é também resultado do assalto aos cofres públicos promovido por esse desgoverno”. O parlamentar encaminhará um ofício para o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, pedindo o imediato julgamento de uma ação do PSB, pedindo a quebra do sigilo imposto pelo governo à lista de pastores envolvidos em supostos pedidos de propina para liberação de verbas do Ministério da Educação.

Danilo lembra que, em gravação, o ex-ministro afirmou que recebia os pastores atendendo a uma ordem direta de Bolsonaro e que, diante da pressão da opinião pública, o presidente colocou sigilo de cem anos sobre as dezenas de reuniões que ele teve com esses pastores. O PSB, então, acionou o STF (ADPF 961) para que o sigilo imposto pelo governo à lista de pastores envolvidos em supostos pedidos de propina para liberação de verbas do MEC — que foram recebidos por Bolsonaro — seja quebrado. A ação está nas mãos do ministro André Mendonça.

“Com as prisões de Milton Ribeiro e do pastor, realizadas hoje (22) pela Polícia Federal, torna-se evidente que o sigilo colocado sobre as reuniões não é apenas ilegal, configura-se, na verdade, como obstrução à justiça. Por isso, estou encaminhando ofício ao ministro André Mendonça e ao presidente do STF, Luiz Fux, pedindo o imediato julgamento de nossa ADPF”, afirma Danilo.

Danilo defende também que haja uma rigorosa apuração das denúncias pelo Congresso Nacional. “O povo brasileiro se recorda das denúncias de que ele estava trocando o futuro dos jovens do Brasil por barras de ouro. Bolsonaro desmontou a educação pública do Brasil, não apresentou uma política estratégica para o futuro do Brasil e, agora, está efetivamente envolvido no mar de lama na educação”, critica.

Justiça Federal nega pedido da defesa e decide transferir Milton Ribeiro para Brasília

23/06/22
Agência O Globo
blogfolhadosertao.com.br
O advogado de defesa do ex-ministro alegou que a videoconferência da capital paulista seria menos custosa, mas não obteve sucesso

A Justiça Federal negou o pedido da defesa para que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro fique preso em São Paulo e determinou sua transferência para a sede da Polícia Federal em Brasília.

O advogado Daniel Bialski, que defende Ribeiro, queria que a audiência de custódia fosse feita por videoconferência da capital paulista e alegou, sem sucesso, que a medida seria menos custosa para o Judiciário.

Bialski também vai ingressar nesta tarde com um habeas corpus para pedir a soltura do ministro. Ele entende que a prisão de Ribeiro não encontra respaldo nas hipóteses possíveis previstas na lei.

— A prisão preventiva sempre deve ser excepcional. Os fatos ocorreram faz tempo, o que exclui a necessária contemporaneidade; o ex-ministro não representa qualquer perigo à ordem pública, a aplicação da lei e ou instrução criminal e a acusação não são de crimes violentos, hediondo ou de cuja imputação poderia se presumir periculosidade. Além disso, medidas difusas da prisão, cautelares, seriam suficientes e não a prisão que é a última alternativa e que deveria ser utilizada apenas em casos extremos — afirmou o advogado.

Leia também
• “Deus vai provar que é uma pessoa honesta”, disse Michelle em dia de exoneração de Milton Ribeiro
• Quem é Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação preso em operação da PF
• Silêncio no grupo de WhatsApp e preocupação com emocional de ex-ministro