Gonzaga Patriota parabeniza Floresta e enaltece festejos de São João em Arcoverde

20/06/22

blogfolhadosertao.com.br

O deputado federal Gonzaga Patriota (foto- PSB-PE)  usou a tribuna da Câmara dos Deputadoa na tarde de hoje (20) para homenagear o município de Floresta pelos 115 anos de emancipação política. O parlamentar ainda registrou toda a sua agenda realizada nos últimos dias, quando visitou várias cidades pernambucanas e destacou o São João de Arcoverde.

“Nosso pronunciamento trata do aniversário da querida  cidade de Floresta, hoje, 20 de junho, a  gente quer cumprimentar todos os florestanos”, disse Patriota que também citou seus compromissos da última semana.

“Quero registrar também que, juntamente com o governador Paulo Câmara e a sua equipe e com o futuro governador de Pernambuco, Danilo Cabral,  visitamos vários municípios no Agreste e depois  fomos a  Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Petrolina  e, em seguida, Salgueiro. Anunciamos muitas obras em todos os municípios por onde passamos, obras  de infraestrutura, inauguramos estradas do Estado e também abastecimento de água. A gente se sente feliz em ter um governador  como Paulo Câmara que faz um trabalho cuidando da saúde, do povo  e da educação pernambucana”, falou.

O parlamentar ainda destacou o São João de Arcoverde. “Por fim,  em Arcoverde o São João  maravilhoso e eu quero fazer esse registro.  A gente  tem, além do São João de Campina Grande e de Caruaru, esse de Arcoverde.  O prefeito Welington LW com a sua equipe organizaram um São João maravilhoso, onde o povo  de toda a região do Agreste, do Sertão  do Moxotó e  do Sertão Central participou e ainda continua participando dessa grande festa junina”, comentou o deputado.

 

Presidente da Petrobras pede demissão após críticas de Bolsonaro e Lira

20/06/22
Do Uol
blogfolhadosertao.com.br

Ele foi o terceiro executivo a comandar a Petrobras na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a empresa, Coelho também deixa o cargo de membro do Conselho de Administração da estatal.

Fernando Borges, diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras, foi nomeado pelo Conselho de Administração como novo presidente interino até a eleição e posse do novo comandante da empresa.

A saída de Coelho ocorre após uma escalada de críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PL). Na última sexta-feira (17), a Petrobras divulgou novos aumentos no preço da gasolina e do diesel para as distribuidoras.

Após o anúncio dos novos valores, Bolsonaro defendeu a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Petrobras, seus diretores e conselheiros.

“Nossa ideia é propor uma CPI para investigar a Petrobras, seus diretores e os membros do Conselho. Queremos saber se tem algo errado nessa conduta deles, porque não é possível se conceder um reajuste com o combustível lá em cima e com os lucros exorbitantes”, disse, em entrevista à Rádio 96 FM de Natal, na última sexta (17).

Segundo o chefe do Executivo, seus aliados no Congresso devem pedir a abertura do inquérito ainda nesta segunda-feira (20). A proposta ganhou apoio também entre políticos da oposição ao governo.

“Conversei ontem com o líder da Câmara [deputado Ricardo Barros] para a gente abrir uma CPI segunda-feira. Vamos para dentro da Petrobras”, disse. “É inadmissível, com uma crise mundial, a Petrobras se gabar dos lucros que tem”, acrescentou.

Gestão de dois meses foi marcada por pressão

José Mauro Coelho assumiu oficialmente a presidência da Petrobras em 14 de abril. Ex-secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, foi indicado ao cargo após desistência de Adriano Pires.

Em pouco mais de dois meses, sua gestão foi marcada por pressões e polêmicas sobre o reajuste nos preços dos combustíveis. Sua saída já era esperada desde o dia 23 de maio, quando o Ministério de Minas e Energia anunciou a troca de cadeiras.

Coelho é defensor da política de paridade da estatal, que vincula os preços dos combustíveis às cotações do dólar e do petróleo no mercado internacional.

“Nós temos que ter os preços do mercado doméstico relacionados à paridade de preços de importação (PPI), porque se assim não fosse, não teria nenhum agente econômico com aptidão ou vontade de trazer derivados para o mercado doméstico e poderia ter desabastecimento no país”, afirmou.

Bolsonaro já queria ‘mexer peças do tabuleiro’

A curta gestão de Coelho foi acompanhada de críticas do presidente do Bolsonaro, que falou publicamente dos lucros da empresa e do aumento no preço dos combustíveis.

Uma semana antes de a Petrobras anunciar a saída de Coelho, Bolsonaro já sinalizava uma possível mudança na presidência da petrolífera. E também disse que o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, tem “carta branca” para tomar as decisões.

“E aí a gente é obrigado a mexer nas peças do tabuleiro. Dói mandar alguém embora ou quando alguém pede para ir embora? Dói, não é fácil, mas as coisas acontecem e nós temos que mudar. Pior que uma decisão mal tomada é uma indecisão”, afirmou Bolsonaro no dia 16 de maio.

Sob o comando do Coelho, o presidente da República pedia constantemente para a Petrobras não aumentar os preços dos combustíveis. O ex-presidente da Petrobras chegou a declarar que Bolsonaro não fez nenhum pedido sobre reajustes e queria que ele apenas “conduzisse a companhia”.

Petrobras sobre mudança na Administração

Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras, informa que o senhor José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da empresa na manhã de hoje. A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora.

A Petrobras informa também que o senhor José Mauro Coelho renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras na manhã de hoje.

Fatos considerados relevantes serão prontamente comunicados ao mercado.

Marília fecha chapa com Sebastião Oliveira e André de Paula

20/06/22

blogfolhadosertao.com.br

Marília Arraes (SD) largou na frente e foi a primeira pré-candidata a confirmar sua chapa majoritária para as eleições deste ano em Pernambuco. Ela foi até a cidade de Serra Talhada, no Sertão, para confirmar o nome do deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) como vice.

Sebastião é um nome forte na cidade e com essa aproximação, Marília se fortalece também no interior.  “A gente iniciou as conversas um pouco depois [de março], inclusive respeitando o grupo que nós montamos em Serra Talhada. Conversei com Luciano Duque, que a conversa iniciasse por ele”, contou Marília.

A pré-candidata também comentou sobre as pesquisas eleitorais e deixou claro que sua vantagem hoje não importa, já que os números representam um cenário muito distante das eleições. Por isso, seguirá buscando alianças pelos próximos meses.

“Nós temos até a convenção para ver o leque que nós vamos formar. Nossas conversas estão abertas com todos, seja partidos da Frente Popular [ou não]”, destacou. A menção à Frente Popular se deve ao fato de o próprio Sebastião ter sido da base do atual governo, mas deixar o grupo por divergências.

Gustavo Petro é eleito primeiro presidente de esquerda da Colômbia

20/06/22
Por Nelson Bocanegra e Oliver Griffin e Carlos Vargas
blogfolhadosertao.com.br

Colômbia elege Gustavo Petro como primeiro presidente de esquerda do país

Gustavo Petro discursa em Bogotá depois de vitória nas eleições presidenciais na Colômbia

 

BOGOTÁ/BUCARAMANGA (Reuters) – Gustavo Petro, ex-membro do movimento guerrilheiro M-19 que prometeu mudanças sociais e econômicas profundas, conquistou a Presidência da Colômbia no domingo, tornando-se o primeiro candidato de esquerda a fazê-lo na história do país.

Petro venceu o magnata da construção Rodolfo Hernández com uma margem inesperadamente ampla de mais de 700.000 votos no que analistas disseram ser uma demonstração da ânsia dos colombianos por esforços para combater a profunda desigualdade.

Petro, ex-prefeito da capital Bogotá e atual senador, prometeu combater a desigualdade com educação universitária gratuita, reforma previdenciária e altos impostos sobre terras improdutivas. Ele obteve 50,5% dos votos contra 47,3% de Hernández.

As propostas de Petro –especialmente a proibição de novos projetos de petróleo– assustam alguns investidores, embora ele tenha prometido respeitar os contratos atuais.

A vitória de Petro deve causar nervosismo no mercado financeiro até que seu ministério seja anunciado, disseram analistas à Reuters no domingo.

“A partir de hoje a Colômbia muda; a Colômbia está diferente”, disse Petro aos apoiadores em uma arena de shows de Bogotá. “A mudança consiste precisamente em deixar para trás o sectarismo.”

“Não é hora de ódio, este governo, que começará em 7 de agosto, é um governo de vida”, afirmou.

Alejandro Forero, de 40 anos, que usa cadeira de rodas, chorou quando os resultados foram divulgados.

“Finalmente, graças a Deus. Eu sei que ele será um bom presidente e ajudará aqueles de nós menos privilegiados. Isso vai mudar para melhor”, disse Forero, que está desempregado.

Milhares de pessoas saíram às ruas em Bogotá para comemorar, com algumas dançando perto de seu maior local de votação sob chuva intermitente.

Esta campanha foi a terceira candidatura presidencial de Petro e sua vitória acrescenta a nação andina a uma lista de países latino-americanos que elegeram candidatos de esquerda nos últimos anos.

A vitória de Petro mostrou que as pessoas na Colômbia –onde quase metade da população vive em alguma forma de pobreza– estão ansiosas para combater a desigualdade, disse Daniela Cuellar, da FTI Consulting.

“O que a população colombiana demonstrou hoje é que está buscando um governo focado nas principais questões sociais”, declarou ela. “As doenças da desigualdade de longa data da Colômbia, que foram exacerbadas pela Covid-19, contribuíram para que o eleitorado buscasse uma mudança.”

Mas um congresso fragmentado, onde uma dezena de partidos tem assentos, funcionará como um controle das propostas de Petro.

“A força institucional e o Estado de Direito da Colômbia parecem suficientemente robustos para que o país mantenha a estabilidade econômica”, disse Cuellar. “Além disso, fazer campanha não é governar, as políticas de Petro serão mais moderadas.”

“Mesmo que ele tente aprovar reformas radicais, ele não tem o apoio do Congresso para implementá-las”, acrescentou.

Petro, de 62 anos, disse que foi torturado pelos militares quando detido por seu envolvimento com a guerrilha, e oficiais de alto escalão das Forças Armadas estavam se preparando para mudanças se sua vitória fosse confirmada.

A reescalada do golpe

20/06/22

blogfolhadosertao.com.br

Por Ricardo Leitão +

 

Após dias terríveis, quando foi forçado a digerir quilos de ódio fibroso, Jair Bolsonaro por fim aliviou seu cérebro e seus intestinos. Acusou o Superior Tribunal Federal (STF) de produzir uma crise institucional; afrontou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e seus ministros, tratando alguns deles como “canalhas”; voltou a atacar o sistema eleitoral brasileiro e a urna eletrônica; colocou em dúvida a realização da votação em outubro e reiterou que, quando necessário, sempre terá a lealdade das Forças Armadas.

 

 

Com mudança de ênfase e de local, tudo isso Sua Excelência já afirmara antes. A novidade agora é a repetição cada vez maior das ameaças e das afrontas, como se fosse para produzir um fogo de artilharia pesada, abrindo espaço para um avanço mais agudo. A incursão pode aumentar a tensão da conjuntura porque ninguém reage aos anúncios golpistas de Bolsonaro – à exceção dos ministros do TSE, alçados à condição de escudos da democracia.

É pouco. A articulação golpista do bolsonarismo é um projeto de longo prazo, tendo como primeiras iniciativas a fragilização da urna eletrônica. Ainda no final de 2019, o ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, levou um técnico em informática para conversar com Sua Excelência sobre acesso ilegal às urnas. Pouco depois Bolsonaro começou a defender o voto impresso, com o apoio de suas redes sociais. Em seguida um perito da Polícia Federal foi acionado para investigar casos de vazamento em sistemas eletrônicos de votação, no Brasil e no exterior.

Análise da segurança das urnas eletrônicas é atribuição do TSE, que a faz rotineiramente, antes de cada eleição, na presença de especialistas e representantes dos partidos políticos. As urnas estão em uso desde 1996 e nunca foi constatado nenhum problema em seu funcionamento. Por outro lado, projeto de lei bolsonarista, adotando o voto impresso na eleição deste ano, foi derrotado na Câmara dos Deputados – o que não impede que Bolsonaro continue a defender a ideia. Para ele, a única maneira de impedir a fraude no voto eletrônico – o que é, comprovadamente, uma mentira.

Há interpretações para a reescalada golpista de Sua Excelência. Conta com mais adeptos a que sugere estar Bolsonaro convencido de que não irá se reeleger em uma disputa democrática com qualquer um de seus adversários. A alternativa que lhe resta seria a do golpe de Estado, antes de 2 de outubro – dia da eleição – ou depois, caso derrotado. Os que sustentam essa alternativa argumentam que, a quatro meses da eleição, enfrentando uma rejeição recorde, ele não tem mais condições de superar o petista Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal oponente, em meio a uma crise social, econômica e política que gerou ou agravou.

Jair Bolsonaro está diante de uma escolha dificílima, sabendo que não pode ficar sem mandato – a contingência o deixaria sem imunidade política, o que poderia levá-lo à prisão. Sobreviver significaria golpear? Quem estaria de seu lado? As Forças Armadas, os companheiros de caserna, estariam do seu lado?

O comportamento do Centrão – base conservadora bolsonarista na Câmara dos Deputados – é um bom termômetro. Seus líderes já informaram ao Palácio do Planalto que continuam querendo cargos e verbas públicas, não ataques à Constituição. Mas há dúvidas sobre a reação dos líderes militares. O ministro da Defesa e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica foram nomeados por Sua Excelência e, até agora, não se opuseram à sua reescalada autoritária.

No próximo Sete de Setembro, às vésperas da eleição de 2 de outubro, a democracia será testada. Sua Excelência pretende promover, nas principais cidades do País, grandes manifestações em seu apoio. A oposição também irá às ruas. Bolsonaro nunca falou em eleições pacíficas, sempre em “eleições conturbadas”. Sete de Setembro de 2022 pode sinalizar o que seria o futuro do Brasil.

Danilo fortalece caminhada com apoio das oposições em Caruaru

20/06/22

blogfolhadosertao.com.br

 

Antes de participar do São João de Caruaru ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro, o pré-candidato a governador Danilo Cabral foi ao encontro das principais forças da oposição caruaruense, tradicionais não apenas na política local, mas em todo o estado.

O roteiro começou na residência do deputado estadual e ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel, que recebeu Danilo e o governador Paulo Câmara com lideranças do seu grupo político. Danilo também esteve com o ex-prefeito e atual deputado estadual, Zé Queiroz, e seu filho, o deputado federal e presidente do PDT pernambucano, Wolney Queiroz. De lá, o pré-candidato foi à casa do ex-vice-governador José Gomes e de seu esposa, a ex-deputada Laura Gomes, socialistas históricos.

“É uma alegria voltar hoje à cidade de Caruaru. Fazer o reencontro com essa que é uma das mais belas manifestações da tradição no nosso estado. Todos os pernambucanos estavam nessa expectativa porque faz parte da nossa cultura, da nossa essência. E também voltar a gerar muitas oportunidades porque o São João, além de preservar nossa identidade, é uma oportunidade de geração de renda”, pontuou Danilo.

748 novos casos e quatro óbitos por Covid-19 foram registrados em Pernambuco nas últimas 24 hoeras

20/06/22

Por Portal Folhape
blogfolhadosertao.com.br

 

Os dados são do boletim epidemiológico da SES-PE
Teste de Covid
Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 748 casos da Covid-19, sendo nove (1,2%) de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 739 (98,8%) leves.Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), neste domingo (19).
Ainda foram confirmados quatro óbitos antigos, que foram recuperados pelas unidades de saúde e/ou secretarias municipais, ocorridos entre 13 de maio de 2021 e 1º de fevereiro de 2022.Com a atualização, Pernambuco agora totaliza 955.956 casos confirmados da doença, sendo 58.728 graves e 897.228 leves, e 21.809  mortes.

Leia também
• Impactos da pandemia geram preocupações em mulheres em idade reprodutiva
• Estados Unidos aprova vacinas contra Covid para crianças a partir dos seis meses de idade
• Primeiro dia em novo centro de testagem para Covid no Recife teve quase 30% de resultados positivos

Sobe para oito o número de suspeitos de assassinar jornalista e indigenista no Amazonas

20/06/22

Com informações do UOL

blogfolhadosertao.com.br

 

Dom Phillips e Bruno Pereira foram mortos no Vale do Javari, no Amazonas. Até então, apenas três suspeitos foram presos

EVARISTO SA / AFP
Assassinato de Bruno e Dom foi confirmado nesta quarta-feira (15) – FOTO: EVARISTO SA / AFP

Polícia Federal (PF) informou neste domingo (19) que subiu para oito o número de suspeitos que estão sendo investigados pela morte do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. Isso porque foram identificados mais cinco homens que teriam ajudado a enterrar os corpos das vítimas. Os nomes, no entanto, não foram divulgados.

“As investigações continuam no sentido de esclarecer todas as circunstâncias, os motivos e os envolvidos no caso”, diz o comunicado divulgado pela corporação.

Até então, apenas três suspeitos foram presos. O pescador Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, confessou a autoria no duplo homicídio e foi preso em flagrante no dia 7 de junho, por porte de munição de uso restrito.

O segundo suspeito preso é o pescador Oseney da Costa de Oliveira, preso no dia 14, que negou ter participado do crime.

Já o terceiro, Jeferson da Silva Lima, conhecido como Pelado da Dinha, se entregou para as autoridades por volta de 6h desse sábado (18), após a família informar que a polícia o procurava. Ele é apontado como participante direto do duplo homicídio e como ajudante na ocultação dos corpos.

A Polícia Civil do Amazonas também confirmou que “investiga a participação de mais pessoas no crime”.

O trabalho de investigação continua em duas frentes. No Amazonas, o comitê de crise criado para encontrar Bruno e Dom continua em busca de elementos que possam ajudar a esclarecer a dinâmica do crime, incluindo a embarcação usada pelo indigenista e pelo repórter quando eles foram assassinados.

Polícia Federal informou na última semana que os assassinos agiram sozinhos e não fazem parte de organizações criminosas, uma afirmação rechaçada por lideranças indígenas.

Organização das Nações Unidas (ONU), indígenas, ONGs e pessoas próximas dos dois homens expressaram sua indignação pelos assassinados, que vincularam à impunidade que impera na região, incentivada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), como um impulsionador da exploração comercial das áreas protegidas.

Perícia indicou como as vítimas foram mortas

Os peritos do Instituto Nacional de Criminalística de Brasília também apontaram que o repórter e o indigenista foram mortos a tiros: Bruno foi baleado três vezes, na cabeça e no tórax, e Dom, uma vez, no tórax.

Em nota, a PF disse que a morte do repórter foi causada por “traumatismo toracoabdominal por disparo de arma de fogo com munição típica de caça, com múltiplos balins, ocasionando lesões principalmente sediadas na região abdominal e torácica (1 tiro)”.

Já Bruno Pereira, ainda segundo a Polícia Federal, sofreu “traumatismo toracoabdominal e craniano por disparos de arma de fogo com munição típica de caça, com múltiplos balins, que ocasionaram lesões sediadas no tórax/abdômen (2 tiros) e face/crânio (1 tiro)”.

Paulo Câmara prestigia o São João de Caruaru

20/06/22

Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
  • Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexoGovernador esteve na cidade acompanhado de várias autoridades, e reforçou que a Capital do Forró continua realizando o maior São João do mundo

CARUARU – O governador Paulo Câmara Fotos)  prestigiou, neste domingo (19.06), o São João de Caruaru, no Agreste do Estado. Considerada uma das expressões mais fortes da cultura popular de Pernambuco, a festa junina na Capital do Forró se estende por todo o mês, atraindo milhares de turistas do Brasil e do exterior. Até o dia 2 de julho, a expectativa da organização do evento é que o município receba mais de três milhões de pessoas.

“Depois de dois anos sem festas, só quem é nordestino sabe a importância de termos o nosso São João de volta. Sem nenhuma dúvida, Caruaru tem o maior e melhor São João do mundo. Parabéns ao prefeito Rodrigo Pinheiro e à sua equipe pelo excelente trabalho. Espero que, mais uma vez, tenhamos dias de muita alegria e que a Capital do Forró cada vez mais se consolide como esse destino turístico, movimentando a economia e gerando emprego e renda nas festividades juninas”, destacou Paulo Câmara.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, agradeceu todo o empenho e patrocínio do Governo do Estado para o engrandecimento da festa. “O São João é feito por várias mãos e várias forças, e a gente fica muito feliz de poder juntar todas elas e entregar uma festa tão bonita aos pernambucanos”, enfatizou.

Antes de seguir para o Pátio do Forró, onde ocorrem os principais shows durante os festejos juninos, o governador fez visitas às residências do deputado estadual Tony Gel, do deputado federal Wolney Queiroz e seu pai, o deputado estadual José Queiroz, e do ex-vice-governador Jorge Gomes e sua esposa, a secretária executiva de Justiça e Direitos Humanos Laura Gomes.

Também estiveram presentes os secretários estaduais Milu Megale (Turismo e Lazer), Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação) e Oscar Barreto (Cultura), além dos deputados federais Danilo Cabral e Milton Coelho e do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Santa Cruz perde em casa para o Jacuipense: 2 x 0

20/06/22

Por Túlio Feitosa
blogfolhadosertao.com.br
 O Santa Cruz acabou tropeçando neste domingo para a Jacuipense
CHARLES JOHNSON
O Santa Cruz foi derrotado pelo Jacuipense por 2 a 0 no Estádio do Arruda pela 10ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro – FOTO: CHARLES JOHNSON

Santa Cruz acabou tendo prejuízo na Série D do Campeonato Brasileiro. Mesmo atraindo 20 mil torcedores para as arquibancadas do Arruda, o Tricolor foi derrotado para a Jacuipense por 2 a 0.

A partida era válida pela 10ª rodada da competição e poderia colocar a Cobra Coral em boas condições de classificação para a próxima fase, mas o desempenho em campo foi abaixo do esperado.

Com o resultado, o Santa Cruz perdeu sua posição no G4 do Grupo 4 da Quarta Divisão, sendo ultrapassado pela própria Jacuipense, que somou 14 pontos – contra os 12 do Tricolor.

Santa Cruz volta a campo na segunda-feira da próxima semana, no dia 27, para encarar o Atlético de Alagoinhas, da Bahia. A bola rola às 20h30, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana-BA.

Confira a classificação atualizada da Série D:

Grupo 4

  1. ASA – 18
  2. Lagarto – 17
  3. Jacuipense – 14
  4. Juazeirense – 13
  5. Santa Cruz – 12
  6. CSE – 11
  7. Atlético-BA – 9
  8. Sergipe – 9