Sport presta homenagem ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips

17/06/22

Por Raoni Nunes
blogfolhadosertao.com.br

Bruno foi criado em Pernambuco e torcedor do Leão da Ilha
Dom Phillips e Bruno Pereira, que era torcedor do Sport

Na manhã desta quinta-feira (16), o Sport prestou homenagem ao indigenista Bruno Pereira, que foi criado em Pernambuco e torcedor do clube, e ao jornalista britânico Dom Phillips. O corpo dos dois foi encontrado nesta semana após um período de desaparecimento que se iniciou no dia 5 de junho.

“O Sport lamenta o falecimento de Bruno Pereira, pernambucano de criação e torcedor apaixonado do Leão, e seu colega e jornalista britânico Dom Phillips, que estavam desaparecidos na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Nossas condolências aos amigos e familiares,” publicou o Leão da Ilha.

O Presidente rubro-negro, Yuri Romão, também postou uma homenagem no seu perfil privado.

“Quando um rubro-negro nos deixa, toda uma torcida lamenta. Meus sentimentos aos familiares e amigos do torcedor Bruno Pereira, Pernambucano de coração e que foi brutalmente assassinado no Amazonas. Que sua chama em busca de conhecimento fique sempre acesa.”

Bruno Pereira tinha 41 anos, era especialista da Funai e reconhecido defensor dos direitos indígenas. Ele acompanhava o britânico, que estava em sua segunda viagem à região desde 2018, como guia.

Bruno foi coordenador regional da Funai de Atalaia do Norte, município para onde ia com Phillips quando eles desapareceram. Seu trabalho em defesa dos povos indígenas lhe rendia ameaças frequentes de grupos criminosos que atuam na região.

Na última quarta-feira (15), foi confirmada a morte dos dois pelo Ministro da Justiça, Anderson Torres. Dois suspeitos confessaram o crime e foram detidos. 

Indigenista Bruno Pereira, morto no Amazonas estudou em colégio do Recife

17/06/22

Por Bruno Vinicius
blogfolhadosertao.com.br

Perfil de ex-estudantes do Colégio Contato do Recife publicou uma série de fotos do indigenista na época da escola, em que concluiu o ensino médio em 1998

Acervo Pessoal/Reprodução
Ex-alunos postam fotos com Bruno Pereira no Colégio Contato – FOTO: Acervo Pessoal/Reprodução

Um dos maiores especialistas em povos isolados do País, o indigenista Bruno Pereira também era querido pela comunidade escolar. Pernambucano, ele saiu do Estado aos 22 anos. Em homenagem ao ex-aluno, um perfil de ex-estudantes do Colégio Contato do Recife publicou uma série de fotos do indigenista na época da escola, em que concluiu o ensino médio em 1998.

“Uma homenagem a Bruno Pereira, que foi concluinte Saúde no Contato Zona Sul em 1998.
Nossos sentimentos aos amigos e familiares”, disse o perfil, numa publicação no Instagram. As fotos mostram Bruno junto a outros colegas de escola, tanto em sala de aula quanto em outros momentos descontraídos com os estudantes. A primeira foto mostra uma carteira de identificação do colégio.

Time de coração de Bruno Pereira, o Sport também lamentou o falecimento numa nota publicada nas redes sociais. “Sport lamenta o falecimento de Bruno Pereira, pernambucano de criação e torcedor apaixonado do Leão, e seu colega e jornalista britânico Dom Phillips, que estavam desaparecidos na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Nossas condolências aos amigos e familiares”, diz o comunicado.

Bruno Pereira e a relação com os indígenas

Atuante na defesa dos povos indígenas, Bruno Pereira atuava na defesa desses territórios contra os invasores, como garimpeiros e madeireiros da região. Em 2019, ele foi exonerado do cargo de coordenador-geral de Índios Isolados da Funai. Mas continuou atuando como assessor na União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). O local, que é a segunda maior terra indígena do País, é foco de disputa do tráfico de drogas, roubo de madeira e o garimpo.

Após o comunicado da morte de Dom Phillips e Bruno Pereira, a Univaja emitiu um comunicado lamentando a morte dos dois. “Nos solidarizamos com as famílias de Bruno e Dom, nossos parceiros, expressando o nosso pesar e profunda tristeza diante dessa perda. Para nós, povos indígenas do Vale do Javari, é uma perda inestimável”, afirma.

“A UNIVAJA compreende que o assassinato de Pereira e Phillips constitui um crime político, pois ambos eram defensores dos Direitos Humanos e morreram desempenhando atividades em benefício de nós, povos indígenas do Vale do Javari, pelo nosso direito ao bem-viver, pelo nosso direito ao território e aos recursos naturais que são nosso alimento e garantia de vida, não apenas da nossa vida, mas também da vida dos nossos parentes isolados”, disse parte da nota dos povos indígenas.

STF dá vitória aos estados nordestinos na distribuição de recursos do salário-educação

16/0 6/22

AscomPGE-PE

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

 

Os Estados do Nordeste obtiveram importante vitória, na tarde desta quarta-feira (15/6), no Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da ação que questionava o critério de distribuição dos valores arrecadados com o salário-educação. Por sete votos a quatro, o plenário julgou procedente o pedido das Procuradorias Gerais dos Estados (PGEs) para que as cotas do salário-educação sejam integralmente distribuídas observando tão somente o critério da proporcionalidade do número de alunos matriculados nas redes públicas estaduais e municipais. A decisão, no entanto, será aplicada somente a partir de 1º de janeiro de 2024.
Os ministros concluíram, assim, o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 188, apresentada em 2009 pela PGE de Pernambuco e subscrita por todos os Estados do Nordeste. De acordo com a ação, a metodologia utilizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para fazer a divisão do repasse do salário-educação seria inconstitucional, porque considera a origem da fonte de arrecadação e não observava, de forma direta, a quantidade de alunos matriculados na rede pública de ensino.
O salário-educação é uma contribuição social paga pelas empresas destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública, conforme previsto no parágrafo 5º do artigo 212 da Constituição Federal de 1988. Em Pernambuco, o cálculo efetuado pelo FNDE fazia o Estado deixar de receber R$ 402 milhões por ano para a educação.
O julgamento foi acompanhado no Plenário pelo procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis. “O julgamento de hoje corrige uma distorção histórica na interpretação do rateio dos valores do salário-educação, que vem, ao longo dos anos, penalizando os estados mais pobres e, consequentemente, os alunos, além de ferir o pacto federativo e ampliar as desigualdades regionais”, avalia o procurador-geral.
VOTOS – Em novembro de 2018, o relator da ação, ministro Edson Fachin, considerou procedente o entendimento dos Estados, mas o julgamento foi suspenso por um pedido de vistas do ministro Alexandre de Moraes, que, posteriormente, votou pela improcedência da ação. Colocada em plenário virtual, a ADPF obteve voto favorável do então ministro Marco Aurélio Melo e das ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber. Manifestaram-se contrários os ministros Ricardo Lewandowski e Luiz Fux.
Nesta quarta-feira (15/6), acompanharam o relator, julgando procedente a ADPF, os ministros Luis Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Nunes Marques. O ministro Dias Toffoli votou pela improcedência da ADPF. O ministro André Mendonça não participou porque seu antecessor, Marco Aurélio Melo, havia votado antes de se aposentar.
Em seu voto, seguido pela maioria, o ministro relator Edson Fachin julgou procedente o pedido no sentido de dar interpretação ao artigo 15, parágrafo 1º, da Lei 9.424/1996 e ao artigo 2º da Lei 9.766/1998, ambas alteradas pela Lei 10.832/2003, “para determinar que as cotas estaduais e municipais cabíveis, a título de salário-educação, sejam integralmente distribuídas, observando-se tão somente a proporcionalidade do número de alunos matriculados de forma linear”. Os ministros, no entanto, concordaram em modular os efeitos da decisão para 2024, de forma a não impactar as finanças dos Estados que terão perda de arrecadação.

Tribunal Regional Eleitoral (PE) cassa vereadores do MDB de Flores por fraude à cota de gênero

16/06/22

AscomTRE

blogfolhadosertao.com.br

É a segunda decisão do tribunal neste sentido em uma semana. Dois vereadores perdem os mandatos

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou, por unanimidade, nesta quinta-feira (16/06), a chapa de candidatos a vereador do MDB de Flores (Sertão) que disputou as eleições de 2020 por fraude à cota de gênero. Com a decisão, dois vereadores eleitos pela legenda perdem os mandatos e o presidente do diretório municipal recebeu, como punição, a pena de inelegibilidade por oito anos. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas ele não tem efeito de suspender de imediato a decisão. É a segunda vez que o tribunal cassa uma chapa proporcional por descumprimento da cota de gênero. A primeira decisão neste sentido, proferida no último dia 10, cassou a chapa do PSD que concorreu à Câmara de Lajedo (Agreste).

A decisão do TRE manteve a sentença do juízo eleitoral de Flores, que havia cassado a chapa. A relatora do caso foi a desembargadora eleitoral Iasmina Rocha. Dois vereadores eleitos perdem seus mandatos: José Ronaldo Silva dos Santos e Pablo Henrique dos Santos Andrada, presidente do diretório municipal do MDB e que também foi punido com a inelegibilidade por oito anos contados a partir de 2020.

Foram duas as irregularidades reconhecidas pelo tribunal. O partido inscreveu como candidato a vereador Cícero Cordeiro da Silva, que recebeu 7 votos, com a informação de gênero “feminino” e incluiu na lista a candidata Maria Juliana do Nascimento Alcântara, que não obteve nenhum voto e não registrou, em sua prestação de contas, nenhuma movimentação financeira de gastos, razões pelas quais o TRE-PE considerou tratar-se de uma candidatura “fictícia” – apenas para preencher a cota de gênero, mas que não tratava-se de uma postulação real.

No caso do candidato Cícero Cordeiro da Silva, além do erro na questão do gênero, ele admitiu, em depoimento, que não tinha intuito de candidatar-se e que só o fez para “atender um amigo”. E o diretório do MDB alegou “erro do sistema” como justificativa pelo fato dele ter sido registrado como do sexo feminino. A lei determina que cada legenda deve reservar 30% das candidaturas proporcionais para um dos gêneros.

Já a candidata Maria Juliana do Nascimento Alcântara afirmou, em depoimento, que fez campanha nas redes sociais e aplicativo de mensagem, mas não informou seus perfis nas redes nem reproduziu as mensagens do aplicativo que teria enviado como prova. Além disso, ela teria feito campanha com um número diferente do registrado na urna.

A relatora do caso, Iasmina Rocha, ressaltou que vários elementos conjugados levaram a considerar as duas candidaturas como fictícias. “A votação inexpressiva ou zerada, o abandono informal de campanha, a falta de prova de atos de campanha e a negativa de realização de gastos, é um conjunto de elementos que, somados, conforme orientação da Corte Superior, revelam ter o lançamento de candidatura de CÍCERO CORDEIRO DA SILVA e MARIA JULIANA DO NASCIMENTO ALCÂNTARA sido meramente formal”, destacou.

Certo é que a ausência de votos na candidata Maria Juliana prejudicou o partido, que deixa de auferir votos para o cômputo do coeficiente, no entanto, a inclusão de candidatura feminina sem animus de praticar atos de campanha e de candidato homem como se fosse do gênero feminino, na verdade teve como consequência benéfica a própria viabilização da chapa, que não seria aprovada se não contasse com essas duas candidaturas femininas”, completou.

Na decisão, o tribunal reforçou a tese de que não bastaria o cumprimento da cota de gênero do ponto de vista formal, preenchendo apenas o número reservado pela legislação, mas que as candidaturas, especialmente as femininas, sejam efetivas.

O TRE considerou que Cícero Cordeiro não concorreu para a fraude à cota, já que o preenchimento do seu cadastro se deu pelo partido. Mas Maria Juliana do Nascimento Alcântara foi punida com inelegibilidade por 8 anos contados a partir de 2020.

PRESIDENTE – Neste julgamento, além da perda do mandato, o presidente do MDB municipal, o vereador eleito Pablo Henrique dos Santos Andradafoi punido com a inelegibilidade por ter conhecimento da fraude à cota de gênero, “pois homologou a aprovação da candidata Maria Juliana ao cargo de vereadora, razão pela qual ao menos anuiu com a irregularidade”.

“Quando da escolha dos candidatos em convenção, sendo sete candidatos no total, cinco homens e duas mulheres, o percentual mínimo de gênero não seria atingido. Presidindo os trabalhos da convenção como dirigente do partido e estando à frente da lavratura da ata, não tem como negar conhecimento acerca de tal descumprimento”, destacou a relatora.

Leia também:

TRE-PE cassa chapa de vereadores do PSD de Lajedo por fraude à cota de gênero

Indigenista Bruno Pereira fez jornalismo na UFPE e participaria de filme inspirado no seu trabalho e na proteção de indígenas; ‘Ele será uma inspiração’, diz amigo

16/06/22


Bruno Pereira e Leonardo Sette em um voo entre Manaus e Tabatinga, no Amazonas, outubro de 2018 — Foto: Arquivo pessoal
Bruno Pereira e Leonardo Sette em um voo entre Manaus e Tabatinga, no Amazonas, outubro de 2018 — Foto: Arquivo pessoal

 

O paraibano que cresceu no Recife acompanhava o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, em viagem pelo Vale do Javari, quando a dupla sumiu, no domingo (5).

Nesta quarta, dois homens confessaram ter matado os dois e a Polícia Federal disse, em coletiva, que corpos foram encontrados em uma área apontada por suspeitos. No entanto, será necessário confirmar tudo por meio de perícias.

Descrito por colegas como um aluno de inteligência “fora da média”, Bruno deixou a UFPE em 2003. Segundo Leonardo, porque não tinha interesse no curso. Era uma das coisas que os dois tinham em comum, assim como o zelo por povos indígenas.

“Ele trabalhou um tempo no INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] no Recife, mas já sonhava com a Amazônia e os povos indígenas isolados. Eu comecei a trabalhar na Amazônia primeiro, formando cineastas indígenas e produzindo filmes. Aí ele conseguiu um trabalho no programa ambiental da hidrelétrica de Balbina. Assim, conseguiu ir para a Amazônia”, contou.

O jornalista André Duarte foi colega de escola do indigenista, mas levou um tempo para perceber que o homem que havia desaparecido no Vale do Javari, com o jornalista inglês, era o Bruno que ele conhecida.

É que na lista de chamada de estudantes no antigo Colégio Contato, na área central da capital pernambucana, ele era conhecido como Bruno Cunha. Por lá, também era chamado de “cabeça”, apelido dado por seus colegas.

“Popular, extrovertido e dono de uma risada espalhafatosa, o Bruno daqueles tempos já demonstrava um espírito de liderança e inquietude. Sua coragem, hoje conhecida internacionalmente, já se revelava nas entrelinhas daqueles anos felizes entre 1996 e 1998. Defendia os amigos e assumia a culpa por broncas alheias”, descreveu, em uma publicação sobre o indigenista em uma rede social (leia detalhes mais abaixo).

Longa metragem
Leonardo Sette e Bruno Pereira com Olívia Mindêlo e Beatriz Matos na última vez que os dois se viram pessoalmente, em 2021 — Foto: Arquivo pessoal
Leonardo Sette e Bruno Pereira com Olívia Mindêlo e Beatriz Matos na última vez que os dois se viram pessoalmente, em 2021 — Foto: Arquivo pessoal

Leonardo Sette compartilhou momentos com o amigo e revelou que está produzindo um longa metragem de ficção inspirado no trabalho dele e na proteção dos povos indígenas isolados. Os dois planejavam trabalhar juntos no filme.

Sette contou que a pesquisa para o roteiro começou em 2012, com apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura ( Funcultura).

A atuação do indigenista nas filmagens seria como consultor, na construção dos cenários da forma mais realista como um indigenista que está monitorando em torno de povos isolados e como eles se comportam.

Sette disse que, eventualmente, Bruno poderia ter até um papel. “O roteiro foi se desenvolvendo ao longo dos anos e fomos captando os recursos e me associei a Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho, da produtora CinemaScópio, e conseguimos parceiros internacionais”, disse.

Esse, no entanto, não era o único projeto dos dois. “Nos últimos anos, a gente desenvolveu projetos juntos. Estive lá no Vale do Javari, dei oficinas de vídeo pra o povo Matsés”, lembrou.

Trajetória na Amazônia

Depois de alguns anos na Usina Hidrelétrica de Balbina, Bruno Pereira foi aprovado no concurso da Fundação Nacional do Índio (Funai). Quando passou no concurso, escolheu ir pra o Vale do Javari, mesma região onde desapareceu junto com o jornalista inglês Dom Phillips

A terra indígena é o local que tem a maior concentração de indígenas isolados do mundo. No entanto, a área também fica em uma posição geográfica que atrai organizações criminosas, muitas delas atuando em mais de um tipo de crime ao mesmo tempo.

Vamos todos apoiar a campanha para a expansão do Labortório Maker do Campus Salgueiro do IFSertãoPE

16/06/22

blogfolhadosertao.com.br

No campus Salgueiro do IFSertãoPE existe um laboratório de tecnologia e inovação chamado “Laboratório Maker” ou apenas “LabMaker” (foto) . Um espaço aberto de criação! Um ambiente para a inovação e desenvolvimento tecnológico onde estudantes, professores, empresas e agentes públicos terão acesso a serviços e equipamentos para desenvolverem projetos: laboratório de prototipagem, computação avançada, impressoras 3D, robótica, marcenaria e etc.
Uma oficina aberta de tecnologia. Nesse espaço, muitos projetos são desenvolvidos pela equipe de professores e estudantes do campus –  cadeiras de rodas impressas em 3D são produzidas para atender aos animais com deficiência, aulas de programação e robótica são ministradas,  circuitos e equipamentos para mensuração de qualidade do ar são desenvolvidos, entre outros.
Esta semana inauguramos a sala modular do LabMaker e estamos planejando agora os próximos objetivos. Queremos fazer de Salgueiro um Centro de Inovação Maker (CIM). Um centro de tecnologia, criatividade e inovação, para que os salgueirenses desenvolvam suas habilidades e possamos ter um arranjo produtivo local tecnológico aqui no sertão central. Sabemos, porém, que um empreendimento como o CIM precisa de recursos e a equipe procura fontes de financiamento em editais, instituições de fomento e emendas parlamentares.
Até o dia 19/06 o Centro de Inovação Maker do Sertão Pernambucano (CIM) estará concorrendo em uma disputa por uma emenda parlamentar no valor de R$500.000, que propiciará ampliação do laboratório. No entanto, para que o recurso venha para o CIM, o projeto precisa receber o maior quantitativo de votos dentre as demais propostas.
O projeto mais bem votado será aprovado e receberá o recurso federal. O Centro de Inovação Maker precisa do voto da população, precisamos do engajamento das pessoas para que elas dediquem um pouco de seu tempo e votem no projeto. Todos os passos para votar no projeto estão descritos abaixo:
🚩 COMO VOTAR?
1. 🖥️ Crie sua conta no site http://participape.com, em Inscrever-se. Lembre de utilizar um e-mail válido;2. 📝 Onde eu voto?  https://tuliogadelha.com.br/emendas-parlamentares/projeto/salgueiro-centro-inovacao-maker-sertao/3. 🤔 Votei, e agora? Você receberá um e-mail de confirmação. Nesse e-mail diz que você precisa validar o seu voto pelo WhatsApp!
📳 Mobilize seus colegas nas redes sociais e nos ajudem nessa importante campanha!”
Sigam a página do LabMaker Salgueiro no instagram para saber de nossas atividades e sonhos (@labmaker.salgueiro) (LabMaker – Campus Salgueiro (@labmaker.salgueiro) • Fotos e vídeos do Instagram)
Somente com cooperação e articulação poderemos trazer novas oportunidades.
O IFSertãoPE campus Salgueiro é da população, visitem-nos.

Marcando presença: Deputado Gonzaga Patriota acompanha anúncios do Plano Retomada no Sertão

16/06/22

blogfolhadosertao.com.br

O deputado federal Gonzaga Patriota  (fotos ) acompanhou, nos últimos três dias,  a agenda do governador de Pernambuco, Paulo Câmara,  para visitar 12 cidades do Sertão Central e do Sertão do São Francisco.

Os compromissos foram para dar continuidade às ações previstas no Plano Retomada e liberar recursos para os municípios de Paranatama, Iati, Itaíba, Águas Belas, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Petrolina. Os anúncios de ações foram sobre diversas áreas, como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento urbano. Ainda, em Petrolina, o deputado participou do evento “Vamos juntos, Pernambuco”,  plataforma colaborativa para elaboração do programa de governo do pré-candidato Danilo Cabral.

“Mais uma agenda levando boas notícias e recursos para os municípios. Somente para o Sertão Central, entre os investimentos anunciados, foram repassados aproximadamente R$ 90 milhões para as quatro cidades.  Essas ações têm transformado a vida de muitos pernambucanos e estou bastante feliz em fazer parte desse momento. Paulo Câmara tem percorrido trechos e liberado novos investimentos do Plano Retomada para várias regiões”, disse Patriota.

No Sertão do São Francisco, Paulo Câmara esteve em Santa Maria da Boa Vista e inaugurou a primeira etapa das obras da rodovia PE-550, no trecho que vai do entroncamento com a BR-428, em Caraíbas, até o projeto Fulgêncio, com extensão de 24,10 quilômetros.  Ele autorizou ainda as obras da estação de tratamento de água do Sistema Adutor de Redenção, e assinou a ordem de serviço para construção da quadra da EREM Padre Maurílio Sampaio, no valor de R$ 1 milhão.

Em seguida, o governador esteve no município de Lagoa Grande para inaugurar a recuperação e adequação da PE-574, no trecho do entroncamento da BR-428, e no acesso ao distrito de Vermelhos. O governador assinou também ordens de serviço para construção das quadras da EREM Dom Helder Câmara e Antônio Amorim Coelho, e firmou convênio, no valor de R$ 816 mil, para adequação de pequenas propriedades rurais, através do Programa Força Local. Para a saúde, o governador assegurou mais de R$ 796 mil, além de R$ 614 mil referentes à primeira parcela do convênio para a pavimentação granítica de ruas no bairro do Vasco e R$ 361 mil da primeira parcela do convênio para a construção da fachada e entorno da nova sede da prefeitura.

Já em Petrolina, o governador autorizou o início das obras do novo Centro Comunitário da Paz – Compaz. O equipamento tem como objetivo difundir a cultura de paz e segurança cidadã, visando oferecer alternativas para prevenir a criminalidade, além de funcionar como uma ferramenta de inclusão social. Ele também assinou ordem de serviço para recuperação e adequação de novo trecho da rodovia PE-655. Paulo Câmara  também deu por inaugurado o Sistema de Abastecimento da Baixa da Jurema e a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água no Bairro Jardim Petrópolis. Já na área da educação, ele inaugurou mais um Espaço 4.0, na Escola Técnica Estadual Professora Maria Wilza Barros de Miranda, e autorizou a construção de quadras cobertas em nove escolas, além de abrir novas licitações para obras semelhantes em outras 15 escolas do município.

Finalizando a agenda, a comitiva participou do evento “Vamos Juntos Pernambuco”. Plataforma colaborativa para elaboração do programa de governo do pré-candidato Danilo Cabral. O encontro reuniu diversos políticos, lideranças e a população da região para elaborar propostas que façam Pernambuco avançar ainda mais.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Muito cuidado: Covid-19 mantém tendência de alta em Pernambuco com mais de 1.500 casos confirmados em 24 horas

16/06/22

Por Artur Ferraz
blogfolhadoseertao.com.br
Imensa maioria, no entanto, é de quadros leves. Apesar disso, risco de novas variantes reafirma necessidade do uso de máscara.
Teste de Covid

Embora diante de um cenário menos severo do que nos ciclos anteriores, a transmissão da Covid-19 mantém a tendência de alta verificada nas últimas semanas em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, no boletim desta quarta-feira (15), a confirmação de 1.557 novos casos da doença no período de 24 horas, batendo mais um recorde de infecções diárias desde o surto passado, no começo do ano. A imensa maioria das notificações, no entanto, é de quadros leves.

De acordo com a SES-PE, das mais de 1.500 ocorrências, 11 eram Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), correspondendo a 0,7% do total. As infecções sem gravidade totalizaram 1.546 diagnósticos, o que representa 99,3%.

Além disso, foram contabilizadas quatro mortes, de dois homes e duas mulheres de 65 a 87 anos. Três delas ocorreram ainda em 2020 e uma, na última segunda-feira. Com isso, o Estado chega a 950.224 casos confirmados e 2.793 óbitos em mais de dois anos.

Ciclos menos graves

Desde março de 2020, quando a Covid-19 chegou ao Estado, a pandemia segue uma dinâmica de “ondas” de transmissão mais intensa seguidas por ciclos de baixa, o que deve se manter até o fim da crise sanitária. Dessa forma, a tendência é que o atual momento de alta, que ocorre ainda em meio ao período de sazonalidade das doenças respiratórias, não seja tão grave quanto os anteriores.

– PUBLICIDADE –

“Estamos diante de um vírus que consegue driblar o sistema imunológico, reinfectando as pessoas, independentemente de elas estarem vacinadas com uma, duas, três, quatro doses. Felizmente, a vacina vem trazendo uma proteção em relação às gravidades. O número de pacientes com situação de gravidade maior é bem menor e, quando isso acontece, é com pessoas que não têm o esquema vacinal completo”, lembra o infectologista Demetrius Montenegro, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).

Variantes e uso de máscara
Apesar disso, a Covid-19, assim como outras infecções, incluindo as do Influenza, continua a gerar casos de SRAG e a circulação viral, caso não seja controlada, pode provocar o surgimento de variantes mais agressivas. Por essa razão, o infectologista reforça a necessidade de que as pessoas que tenham deixado de usar máscara voltem a adotar a proteção, como está sendo novamente recomendado pela Secretaria de Saúde.

“Enquanto aparecem essas mutações, como, agora, a da Ômicron BA.4, sendo mais transmissível, mas sem apresentar uma virulência maior, ainda é uma situação que mantém uma certa tranquilidade. Porém, quanto maior for a proliferação do vírus, mais a gente dá chance a ele de desenvolver uma variante que mude esse comportamento”, alerta o médico Demetrius Montenegro.

Mais:

• Secretaria Estadual de Saúde confirma circulação de subvariante BA.4 da ômicron em Pernambuco
• Maioria dos pacientes com BA.4 em Pernambuco não completou esquema vacinal contra Covid-19
• Infectologista Filipe Prohaska, da UPE, fala sobre o aumento dos casos de Covid-19 em PE; ouça
• Com maior circulação viral, secretaria recomenda uso de máscara em ambientes fechados em Pernambuco
• Pernambuco registra, nesta quarta-feira (15), quatro mortes e 1.557 novos casos de Covid-19

Podcast de Ivan Maurício

16/06/22

blogfolhadosertao.com.br

 

Hoje os católicos  comemoram  Dia de Corpus Christi. É  ponto facultativo em Pernambuco; confira o que abre e o que fecha.  Dia de Corpus Christi não é feriado nacional. Mas estados decretaram ponto facultativo como Pernambuco. Corpus Christi rememora a instituição da eucaristia pela transformação do pão e vinho no corpo e sangue de Jesus Cristo.

 

 Crime (quase) esclarecido:

 

Pescadores confessam ter assassinado Dom Phillips e Bruno Pereira (foto) . O jornalista do The Guardian e o servidor licenciado da Funai foram  mortos a tiros, depois queimados e enterrados. Restos mortais que podem ser de Dom e Bruno chegam a Brasília hoje para perícia.

 

1 – Pernambuco autoriza seleção simplificada para contratação de 1.662 profissionais de saúde 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/pernambuco-autoriza-selecao.html

 

2 – Escolas de Aplicação da UPE – Universidade de Pernambuco – abrem inscrições para 388 vagas em quatro cidades; veja como se cadastrar 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/escolas-de-aplicacao-da-upe.html

 

3 – União regulamenta venda direta de imóveis financiados e com até 25% de desconto 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/uniao-regulamenta-venda-direta-de.html

 

4 – Concursos e seleções oferecem 3.192 vagas de emprego em PE com salários de até R$ 7,2 mil; veja lista 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/concursos-e-selecoes-oferecem-3192.html

 

 

IBGE abre 268 vagas para recenseador em Pernambuco; veja como se inscrever 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/ibge-abre-268-vagas-para-recenseador-em.html 

Empréstimo de até R$ 3 mil da Caixa Econômica Federal: Saiba como solicitar 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/emprestimo-de-ate-r-3-mil-da-caixa.html

 Mil bolsas de estudo gratuitas são oferecidas a jovens e mulheres para capacitação em empreendedorismo 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/mil-bolsas-de-estudo-gratuitas-sao.html

 

Sesi abre 300 vagas para dois cursos gratuitos realizados pela internet 

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/06/sesi-abre-300-vagas-para-dois-cursos.html

 

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou ontem o décimo primeiro aumento consecutivo na taxa básica de juros, a Selic. Com um aumento de 0,5 ponto percentual, o Copom elevou os juros para 13,25% ao ano, a maior taxa desde 2016. 

Federal Reserve Bank – sistema de bancos centrais dos Estados Unidos – elevou, ontem, a taxa de juros americana em 0,75 ponto percentual, para a faixa entre 1,50% e 1,75%. É o maior aumento desde a década de 1990.  

Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac – emite alerta para chuvas moderadas a fortes para o Grande Recife, a Zona da Mata e o Agreste.

 Justiça Federal de Pernambuco ordenou uma mudança no modelo de empréstimos consignados a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Juíza Joana Carolina Lins Pereira determinou o bloqueio de todos os benefícios previdenciários para contratações de empréstimos com desconto no benefício. O desbloqueio pode ser realizado pelo titular do benefício, a qualquer momento, através do aplicativo Meu INSS ou da Central 135. Objetivo é proteger aposentados e pensionistas que são alvos de assédio por parte de instituições de crédito e vítimas de fraudes.

 

Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, ontem, por 7 votos a 4, que os repasses do salário-educação aos estados devem seguir apenas o critério da proporção do número de alunos matriculados na rede de ensino. A decisão valerá a partir de 2024 e beneficiará estados do Nordeste.

 

Pernambuco tem média diária de 9,8 homicídios em maio; número de crimes sobe 4,7% em relação ao mesmo mês de 2021. Dados divulgados ontem pela Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado.

 

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 607 Kg de cocaína, ontem, em Terenos (Mato Grosso do Sul).

 

Polícia Federal (PF) deflagrou, ontem, uma operação para prender um grupo criminoso suspeito de tráfico internacional de drogas. Ao todo, nove mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão foram cumpridos em Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

 

Receita Federal apreendeu 268 quilos de cocaína em carga de cerâmica, no Porto de Suape. Droga seria exportada para o continente africano escondida em contêineres. Cão farejador ajudou a encontrar o entorpecente.

 

ECONOMIA NO BRASIL

 

Pesquisa Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada ontem aponta que o índice de produção do setor alcançou 53,6 pontos no mês de maio, maior que o valor registrado em abril, de 46,5 pontos.

 

Governo federal já soma R$ 100 bilhões em investimentos da iniciativa privada desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, até o fim de 2022, o objetivo é atingir R$ 200 bilhões em investimentos, por meio do programa de concessões de infraestrutura de transportes.

 

ECONOMIA NO MUNDO

 

Presidente americano Joe Biden fez um apelo ontem para que as refinarias de petróleo dos Estados Unidos produzam mais gasolina e diesel e pediu que elas reduzam “margens de lucro historicamente altas”. O apelo surge em meio a um aumento no preço dos combustíveis no país, causados, entre outros fatores, em decorrência da invasão russa na Ucrânia.

 

Montadoras Renault e Nissan, da Argentina, tiveram de interromper a produção de veículos por falta de pneus. Entre os motivos apontados pelo setor estão os entraves comerciais que o governo argentino colocou à importação de componentes, provocando uma escassez generalizada.

 

NEGÓCIOS NO BRASIL

 

Indústria da construção perdeu 700 mil vagas de trabalho nos últimos dez anos. O número total de pessoas ocupadas caiu de 2,7 milhões, em 2011, para 2 milhões, em 2020, uma queda de 25,9%. Essa variação ocorreu nos três segmentos da construção, com destaque para construção de edifícios, responsável por 46,1% da redução. Mesmo sofrendo os efeitos da paralisação provocada pela pandemia, o setor da construção civil cresceu 3,8% em 2020, empregando 2 milhões de pessoas, 71,8 mil trabalhadores a mais do que em 2019. É o que mostra a Pesquisa Anual da Indústria da Construção do IBGE.

 

Em maio, o faturamento das exportações de carne de frango do Brasil atingiu R$ 900 milhões. A marca é praticamente 38% maior que a receita para o mesmo mês no ano passado, conforme dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

 

Empresa de aplicativo 99 planeja ter 10 mil veículos elétricos no Brasil até 2025.

 

FINANÇAS NO MUNDO

 

Bill Gates, magnata e fundador da Microsoft, zomba e diz que criptomoedas e NFTs são uma farsa como ativos digitais.

 

INTERNET

 

Microsoft aposenta navegador Internet Explorer depois de 27 anos em atividade.

IMPRENSA

 

‘Eu já processei um jornalista por semana’, disse o empresário Luciano Hang, das Lojas Havan. Luciano Hang diz que ganha 90% das ações e doa tudo para a Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

 

FRAUDES EM LICITAÇÕES

 

Empresas ligadas ao ramo da construção e fornecimento de material elétrico são acusadas de lavagem de dinheiro e fraude em licitações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). O grupo empresarial, que pertence a um mesmo dono, foi um dos alvos da Operação Lux, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, por intermédio do DRACCO, ontem. A operação cumpre cerca de 24 mandados de busca e apreensão no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe. Tem gente influente na política de Pernambuco envolvida.

 

GASTANÇA JUNINA

 

Após a Justiça ter determinado o cancelamento de shows nas cidades de Bom Conselho e Saloá, no Agreste Meridional, a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), porque os municípios não estavam pagando o piso nacional do magistério aos professores, agora chegou a vez de Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco, onde o prefeito Patrick Moraes (PSD) está sendo acusado de querer contratar, sem licitação, shows e estrutura de palco e som com a rubrica da educação.

 

ELEIÇÕES

 

Drone despeja líquido com “cheiro ruim” em apoiadores de Lula durante evento de pré-campanha em Minas Gerais. Um drone de pulverização agrícola teria despejado nos presentes “provavelmente, substância conhecida como chama mosca”, segundo a Polícia Militar mineira. Três pessoas foram presas.

 

Uma empresa foi contratada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) para disparo em massa de mensagens pró-Lula no WhatsApp. Trata-se de um mecanismo para ajudar os “brigadistas digitais”. CUT sustenta que a ação é para “combater fake news” na internet.

 

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou ontem o valor que cada partido vai receber no rateio do Fundo Eleitoral deste ano. O valor total é de R$ 4,9 bilhões. O União Brasil (União) receberá o maior valor, com mais de R$ 782 milhões. Em seguida, estão o Partido dos Trabalhadores (PT), com R$ 503 milhões; o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com R$ 363 milhões; o Partido Social Democrático (PSD), com R$ 349 milhões, e o Progressistas, com aproximadamente R$ 344 milhões. Juntas, essas cinco legendas respondem por 47,24% dos recursos distribuídos. Do meu, do seu imposto.

 

SUAS EXCELÊNCIAS

 

Depois de prometer que não iria concorrer à reeleição e se candidatar, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, 37 anos, tem recebido pensão especial do estado desde que deixou Executivo. Eduardo Leite, no entanto, sancionou lei em 2021 extinguindo benefício. 39.993 reais todo mês. Dos impostos pagos pelos gaúchos.

 

OS SUPREMOS DA CORTE

 

Jornal O Globo publicou, ontem, um editorial com críticas ao “ativismo do Supremo Tribunal Federal (STF)“. Segundo a publicação, “a Corte, que deveria manter-se equidistante e alheia às paixões, parece a cada dia mais contaminada pelo noticiário, como se devesse prestar contas à opinião pública, não à lei ou à Constituição”. A publicação cita a mais recente decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, de dar cinco dias para o governo do presidente Jair Bolsonaro tomar providências nas buscas ao indigenista e ao jornalista desaparecidos na Amazônia, “como se isso tivesse algum poder de acelerá-las — ou algum cabimento”.

 

Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, quer que Procuradoria Geral da República investigue se o jornalista Allan dos Santos estava em motociata do presidente Bolsonaro nos Estados Unidos. Em entrevista a jornalista Leda Nagle, Bolsonaro respondeu que não viu Allan dos Santos na motociata,mas se o tivesse visto daria em Allan dos Santos um abraço, já que o considera uma pessoa inocente ao contrário do STF. Allan dos Santos foi desmonetizado e teve pedido de prisão por parte do ministro Alexandre de Moraes.

 

COVID EM PERNAMBUCO

 

Pernambuco registrou 1.557 novos casos batendo mais um recorde de infecções diárias em relação ao começo do ano. A imensa maioria das notificações, no entanto, é de quadros leves, segundo a Secretaria de Saúde do Governode Pernambuco.

 

COVID NO BRASIL

 

Brasil registrou, ontem, 339 óbitos e 70.300 casos.

 

Ministro do STF André Mendonça é diagnosticado com Covid-19.

 

COVID NO MUNDO

 

Assessor de Biden, Anthony Fauci está com covid-19. Conselheiro médico da Casa Branca tem sintomas leves e durante a pandemia foi um porta-voz do governo americano sobre o assunto.

 

Dias melhores virão, com certeza. Até amanhã. Se Deus Quiser.

Suspeito confessa motivo do assassinato de Dom Philips e Bruno Pereira

16/06/22

Por Augusto Tenório

blogfolhadosertao.com.br

Um dos suspeitos detidos na investigação do desaparecimento de Dom Philips e Bruno Araújo Pereira confessou o assassinato do jornalista britânico e do indigenista brasileiro

REPRODUÇÃO
AMAZONAS Faz uma semana que o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips estão desaparecidos – FOTO: REPRODUÇÃO

Um dos suspeitos detidos na investigação do desaparecimento de Dom Philips e Bruno Araújo Pereira teria confessado o assassinato do jornalista britânico e do indigenista brasileiro. Eles desapareceram na Amazônia, no último dia cinco.

De acordo com a Band, Osoney da Costa confessou ter matado, junto com Amarildo dos Santos, Dom Philips e Bruno Pereira ainda no dia 5 de junho. Os criminosos dizem ter sido flagrados e fotografados durante ato de pesca ilegal.

Há dois meses, Bruno denunciou a quadrilha dos assassinos confessos e fez um mapeamento da área para as autoridades, com relatório de locais e fotos dos envolvidos na organização criminosa. Dentre eles, Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como Pelado, e o irmão dele, Oseney da Costa Oliveira, o Dos Santos.

Dom e Bruno teriam sido rendidos e mortos pela dupla, que ainda teria decepado os corpos do jornalista e do indigenista. Eles foram esquartejados, queimados e ainda jogados numa vala na região do Vale do Javari, na Amazônia, de acordo com o depoimento.

Espera-se coletiva da Polícia Federal, ainda nesta quarta-feira (15), para dar encerramento ao caso. O desaparecimento de Bruno e Dom levantou discussões, no Brasil e no mundo, sobre atividades criminosas e exploração na Amazônia.

Dom Philips e Bruno Araújo desapareceram no Vale do Javari, Terra Indígena na Amazônia. Eles foram vistos pela última vez numa comunidade chamada São Rafael. De lá, seguiram para Atalaia do Norte, mas nunca concluíram a viagem ao local, que dura aproximadamente duas horas.

Quem são Dom Philips e Bruno Pereira, desaparecidos na Amazônia

Dom Philips é um jornalista britânico, que colabora com o The Guardian. O jornal inglês, em tempo, já se pronunciou e disse que temia pela segurança do repórter, especializado na cobertura de meio ambiente. Ele viajava pela região durante pesquisa para seu novo livro.

Bruno Pereira é considerado um dos maiores especialistas em indígenas que vivem em isolamento ou de recente contato do país. Segundo a lideranças indígenas locais, o indigenista era alvo de ameaças constantes de madeireiros, garimpeiros e pescadores.

Mais: