Danilo: a gente tem que fazer a “máquina moer” para os que mais precisam

13/06/22

blogfolhadosertao.com.br

O deputado federal Danilo Cabral (PSB – foto) participou, nesta segunda-feira (13), de ação do Plano Retomada em Águas Belas, no Agreste Meridional. Em discurso, o parlamentar destacou o conjunto de mudanças que a Frente Popular vem realizando no estado desde o tempo de Eduardo Campos.

“A gente sabe como é difícil fazer, como dizia nosso saudoso governador Eduardo Campos, ‘a máquina moer para os que mais precisam’. Não é fácil. Porque o Estado até então sempre foi acostumado a moer para os ‘graúdos’, como dizia Eduardo. Tem que ter time; tem que ter vontade de fazer. Tem que ter vontade política; tem que acreditar nos sonhos para mudar a vida das pessoas. Sonhos e a capacidade de fazer! E esse conjunto aqui transformou a vida de muitos pernambucanos”, pontuou Danilo, ao lado do governador Paulo Câmara, da vice Luciana Santos, do prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo; além de deputados federais, estaduais e outras lideranças.

PREMIAÇÃO – Ex-secretário de Educação do Governo Eduardo Campos, Danilo enalteceu o trabalho feito na área, que resultou na indicação da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam) e da Escola de Ensino Fundamental Evandro Ferreira dos Santos como duas das melhores instituições públicas de ensino do mundo, segundo O prêmio World’s Best School Prizes.

“Quando a gente assumiu o governo, em 2007, a Etepam, a mais antiga do estado, estava fechada; não formava ninguém. E hoje ela está entre as melhores do mundo. Isso é um símbolo do que representa a mudança que fizemos na Educação de Pernambuco. A Educação não muda o mundo. Mas muda as pessoas. E as pessoas mudam o mundo”, ressaltou Danilo.

Univasf realiza palestra sobre cuidados com manipulação da carne nas feiras livres, hoje ( 14)

13/06/22

Ascom Univasf

blogfolhadoseertao.com.br

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará nesta terça-feira (14) o segundo encontro do projeto de extensão “Capacitação dos Setores da Cadeia Produtiva e Comércio da Carne Petrolinense para Boas Práticas de Fabricação”. O evento discutirá os cuidados com a manipulação da carne e com a higiene pessoal, da barraca e dos instrumentos utilizados nas feiras livres. A palestra é direcionada aos feirantes e marchantes e será realizada no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE), a partir das 9h30.

Coordenado pelo professor do Colegiado de Zootecnia, Rafael Torres, o projeto de extensão conta com a participação de discentes dos cursos de graduação de Zootecnia e Medicina Veterinária e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e em Ciências Veterinárias no Semiárido. A iniciativa acontece em parceria com a Prefeitura de Petrolina, por meio da Vigilância Sanitária.

O professor Rafael Torres explica que o projeto visa capacitar todos os agentes envolvidos com a cadeia produtiva da carne no munícipio de Petrolina, como marchantes, funcionários dos abatedouros, feirantes e manipuladores de carne de açougues e mercados. As atividades do projeto tiveram início em maio, com a realização do primeiro encontro, que debateu os cuidados antes do abate dos animais e com o processamento das carcaças. Torres adianta que o projeto também prevê atividades de conscientização voltadas aos consumidores para tratar da importância da segurança e procedência das carnes.

A PREVENÇÃO CONTINUA: Pernambuco recebe mais 260 mil doses de vacina contra a Covid-19

13/06/22
ImprensaSES
blogfolhadosertao.com.br
Novas remessas de Pfizer pediátrica e Astrazeneca serão destinadas, respectivamente, às crianças de 5 a 11 anos e ao reforço da população adulta
logo SES + selo plano de retomada.png
 
Pernambuco recebeu, no início da manhã desta segunda-feira (13/06) mais duas remessas de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, foram 260 mil novas doses de imunizantes, sendo 100 mil unidades da Pfizer pediátrica e 160 mil vacinas da Astrazeneca/Fiocruz.
As vacinas para o público infantil devem ser utilizadas para finalização do esquema básico (2ª dose) de imunização das crianças entre 5 e 11 anos. Já o montante da Astrazeneca será destinado para o primeiro reforço (3ª dose) das pessoas com 18 anos e mais e segundo reforço (4ª dose) das pessoas a partir de 50 anos e trabalhadores da saúde. Os novos lotes já estão na sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para separação dos montantes que serão destinados para os municípios do Estado.“Sempre reforçamos com os municípios a importância de acelerarmos a cobertura vacinal contra a Covid-19 nas crianças. Ainda não atingimos 30% dos menores de 5 a 11 anos com a segunda dose da vacina. Completar o esquema básico é essencial para garantir mais proteção às crianças”, alerta a Superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo. Segundo os protocolos, para crianças imunizadas com a Pfizer pediátrica, a aplicação da segunda dose deve ocorrer após 8 semanas do recebimento da primeira dose.Em relação à quarta dose, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) relembra que, na última semana, Pernambuco pactuou com os municípios duas importantes estratégias para avançar no reforço da vacinação da população adulta. “Autorizamos a aplicação da segunda dose de reforço em adultos que estão em abrigos por causa das fortes chuvas que atingiram nosso Estado e a ampliação do público em geral elegível para esta quarta dose, contemplando as pessoas a partir dos 50 anos e os trabalhadores da saúde. Os municípios devem estar atentos às novas recomendações e implementar estratégias oportunas para utilizar estas novas doses”, pontua a Superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.Para a aplicação da 2ª dose de reforço (ou 4ª dose) devem ser utilizados os imunobiológicos da Pfizer, Astrazeneca/Fiocruz ou Janssen, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).TOTAL DE DOSES RECEBIDAS – Desde o início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 23.556.633 doses de vacinas contra a Covid-19. O detalhamento completo por fabricante pode ser acessado no link: https://bit.ly/3MRTlnQ.

Suape Conecta reúne empresários do complexo e lança Relatório de Sustentabilidade GRI-2021

13/06/22

Comunicação – Suape 
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

O Complexo Industrial Portuário de Suape realiza, nesta terça-feira (16), entre 9h e 12h, no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, a segunda edição do Suape Conecta. O evento foi idealizado para otimizar o relacionamento com as empresas instaladas no território estratégico da estatal. Também é a oportunidade para apresentar as ações e plataformas corporativas e de sustentabilidade implantadas na região, possibilitando a geração de novos negócios em sintonia com o equilíbrio socioambiental. Durante o encontro, será realizada  edição do Projeto Tô na Feira, que promove produtores locais da região de Suape, além do lançamento do Relatório de Sustentabilidade no GRI/2021.

A GRI (sigla em inglês para Global Reporting Initiative)  é uma organização internacional independente, fundada em 1997, pioneira na criação de diretrizes que conferissem aos relatórios de sustentabilidade a mesma credibilidade e verificabilidade dos relatórios econômico-financeiros. Atualmente, os padrões GRI são adotados por cerca de 75% das 250 maiores empresas do ranking da Fortune 500, com o objetivo de medir o desempenho nas dimensões econômica, social e ambiental.

“O modelo GRI incorpora a metodologia de referência internacional, de forma a tornar ainda mais transparente a geração de valor das práticas e das ações corporativas e as questões nas quais há possibilidade de evolução. Usando os mesmos indicadores de outros portos de classe mundial, Suape poderá comparar a eficiência de suas operações com empresas brasileiras e estrangeiras. Investidores, colaboradores, fornecedores, agentes reguladores, governo, sociedade e todas as partes interessadas nos dados terão à disposição importante ferramenta de avaliação integrada”, explica o diretor-presidente do complexo industrial portuário, Roberto Gusmão.

“Elaborar o relatório nesse padrão nos permite gerir corretamente os indicadores ambientais, sociais e econômicos. A adoção do GRI revela o compromisso de Suape com a transparência. É uma ferramenta construída com a participação dos atores envolvidos no funcionamento do porto, ouvindo as comunidades impactadas diretamente, buscando se expressar abertamente, para que possamos construir soluções coparticipativas para qualquer problema identificado”, acrescenta o diretor de Planejamento e Gestão, Francisco Martins, que fará a apresentação do relatório aos participantes. O GRI digital  é um documento composto por 150 páginas, recheado de fotos, gráficos, tabelas e informações sobre o desempenho da empresa em 2021.

Cerca de 250 pessoas foram convidadas para o Suape Conecta, entre empresários, prefeitos, secretários municipais, representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Pernambuco e jornalistas. Estarão presentes, ainda, representantes de entidades parceiras como Senai, Sebrae, universidades, Capitania dos Portos, Ministério Público de Pernambuco, entre outras instituições.

Os convidados poderão conferir um ambiente pensado para apresentar as diversas iniciativas desenvolvidas por Suape de forma interativa. À disposição dos presentes, haverá totem para apresentação das diversas funções do App Suape, a exemplo do monitoramento das operações, notícias sobre o porto e informações sobre projetos. Uma mesa touchscreen permitirá a visualização do território por meio do SuapeGEO, ferramenta que une várias tecnologias como geoprocessamento e geolocalização, consolidando informações sobre o território.

CONVÊNIO

No palco, o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, e os diretores da estatal comandarão a programação. O diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Barros, fará a apresentação da estratégia de atendimento às empresas, que culminará na assinatura de convênio de encadeamento produtivo entre Suape e o Sebrae. O acordo prevê ações que estimulem a estruturação de micro e pequenos negócios para atuarem como fornecedores das empresas do complexo.

 Em seguida, haverá roda de conversa com a participação de Luiz Barros, Roberto Abreu (presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e Jorge Jatobá (economista e sócio-diretor da Consultoria Econômica e Planejamento/Ceplan), sob mediação do engenheiro João Recena, CEO da TPF Engenharia.

 Para Roberto Gusmão, o Suape Conecta é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com as empresas após as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. “Vivemos um momento de retomada econômica. Acredito que o evento trará aproximação maior com os atores envolvidos no desenvolvimento do porto e da região. Há previsão de grandes investimentos para os próximos anos e, em parceria com o Sebrae, vamos dar melhor suporte para as empresas com a chegada de fornecedores locais”, pontua.

 Logo após, haverá o painel “Práticas inovadoras e sustentáveis para a gestão empresarial”, com a participação de Camila Valverde (diretora de Impacto da Rede Brasil do Pacto Global), Francisco Martins e Carlos Cavalcanti (diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape), sob a moderação do Articulador do Hub ODS Pernambuco, Renato Raposo. O gestor do complexo, Roberto Gusmão, finalizará o painel, no qual ocorrerá o lançamento do GRI.

TÔ NA FEIRA

O Complexo de Suape aproveitará a oportunidade para divulgar o Projeto Tô na Feira, iniciativa criada para dar visibilidade às comunidades produtoras do território, divulgando e comercializando seus produtos, entre frutas, hortaliças a artesanato. O Tô na Feira é realizado periodicamente no centro administrativo de Suape. Ao longo do evento, serão exibidos vários vídeos dos projetos socioambientais desenvolvidos nas comunidades do território estratégico, a exemplo do Suape Incentiva, da Estação Compartilhar, entre outros.

15 de junho : Secretaria de Justiça alerta sobre sinais de violência no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

13/06/22

A Secretaria de Justiça alerta sobre sinais de violência no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, 15 de junho
Imprensa Secretaria de Justiça e Direitos Humanos <imprensasjudh@gmail.com>

  • andressaaguiar@hotmail.com;
  • carol.guibu@xn--sistemaopinio-7eb.com.br
Seg, 13/06/2022 13:51
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

A Secretaria de Justiça alerta sobre sinais de violência no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, 15 de junho

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho) a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), alerta a população para os tipos de violência e formas de prevenção. O CIAPPI é ligado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH).

O Centro registrou, de 01 de janeiro a 09 junho deste ano, 614 denúncias envolvendo 1.329 vítimas. No mesmo período de 2021, as denúncias somaram 578 com 1.498 violações. Nos dois anos se mantiveram os três tipos de violência mais comuns. Em primeiro lugar a negligência com 297 vítimas em 2022 e 283 no ano anterior. Em segundo lugar vem a violência financeira somando 196 ocorrências este ano e 217 em 2021. Por último, a violência verbal (2022: 173 e 2021: 215). Ressalta-se que para cada denúncia podem ser gerados até três tipos de violência.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto, alerta para a atenção à pessoa idosa. “A atenção aos sinais de alerta de que o idoso pode estar sofrendo algum tipo de violência deve partir, não só dos familiares que convivem com ele, mas de vizinhos, outras pessoas próximas e de instituições onde abrigam a pessoa idosa. Caso identifique qualquer indício de violência, é importante denunciar e a denúncia pode ser anônima”, alertou Canuto. “É necessário sensibilizar a sociedade, as instituições que realizam e mantêm atividades destinadas à pessoa idosa e os órgãos governamentais para sinais de alerta à violência”, complementou a coordenadora do CIAPPI, Cibele Almeida.

Alguns sinais de alerta para a presença de violência:

Expressão facial de tristeza, desesperança, passividade ou retraimento;

Estado emocional ansioso ou agitado;

Presença de hematomas e machucados;

Aspecto desnutrido, pálido, desidratado e com olheiras;

Higiene precária;

Administração incorreta de medicamentos;

Falta de cuidado com os problemas de saúde e busca tardia por assistência;

Medo ou respeito exagerado com o cuidador;

Explicações improváveis, pessoais ou de seus familiares, para determinadas lesões ou traumas;

Isolamento;

Armações de óculos quebradas;

CIAPPI(81) 3182 7649

Rua Santo Elias 535, Espinheiro

ciappi2016@gmail.com

Fotos: Surama Negromonte/SJDH

 

Saúde de Pernambuco confirma primeiras mortes por LOPTOSPIROSE em  2022

13/06/22

Por Cintya Leite

blogfolhadosertao.com.br

Com os temporais e alagamentos que têm ocorrido desde o fim de maio em Pernambuco, aumenta o alerta para o risco de leptospirose

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
A contaminação ocorre porque, quando as inundações acontecem, a urina de ratos existente em esgotos e bueiros mistura-se ao alagamento e à lama – FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirmou, no mais recente boletim epidemiológico, as duas primeiras mortes por leptospirose do ano no Estado. A doença é transmitida pela urina de animais com a bactéria leptospira, principalmente ratos.

As vítimas fatais foram dois homens que moravam em cidades no Grande Recife. Um deles residia em Jaboatão dos Guararapes e tinha 31 anos; o outro era de Olinda e tinha 25 anos. Os óbitos ocorreram em janeiro, mas só foram confirmados este mês pela SES.

Ao longo de todo este ano, até o momento, foram notificados oito mortes por leptospirose em Pernambuco: duas foram confirmadas e seis permanecem em investigação.

Além disso, segundo dados consolidados no último dia 6, no boletim da SES, foram notificados 136 casos de leptospirose, sendo 32 confirmados. Desse total, 13 são de moradores do Recife, 4 de Olinda e 4 de Jaboatão dos Guararapes. Os demais são de outras cidades do Estado. Ainda do total de 136 casos notificados, 33 foram descartados e 71 estão em investigação.

Em todo o ano de 2021 foram notificados 441 casos: 131 casos confirmados (34 deles foram a óbito), 184 descartados e 126 ainda permanecem em investigação.

Neste período de fortes chuvas, então, é preciso reforçar a mensagem sobre os riscos do contato com água suja ou lama contaminada pela leptospira e a importância de lavar a área afetada. Os serviços de saúde também precisam ficar atentos para fazer o diagnóstico e a assistência ao paciente, a fim de evitar o agravamento do quadro e até mesmo óbitos.

No caso de contato com água contaminada, a indicação é lavar bem a área do corpo com água limpa e sabão. Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), o hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) mata as leptospiras e deve ser usado para desinfetar reservatórios de água (um litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água do reservatório), locais e objetos que entraram em contato com água ou lama contaminada (um copo de água sanitária em um balde de 20 litros de água).

Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas.

O que é leptospirose?

A doença é causada por uma bactéria presente na urina do rato que normalmente se espalha pela água suja de enchentes e esgotos.

Leptospirose: como ocorre a contaminação?

As pessoas podem ficar doentes quando entram em contato com água ou lama contaminada pela urina de roedores (ratazanas, ratos de telhado e camundongos). A bactéria entra na pele, com ou sem ferimentos, quando em contato com água contaminada.

É possível se prevenir da leptospirose?

Sim. Confira alguns cuidados: 

  • Evite o contato em áreas com água ou lama de enchentes ou esgotos. Não deixe que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos
    Após as águas baixarem, será necessário retirar a lama e desinfetar o local, sempre com proteção
  • Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas. Se isso não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés
  • Após as águas baixarem, será necessário retirar a lama e desinfetar o local, sempre com proteção
  • Devem ser lavados pisos, paredes e bancadas, desinfetando com água sanitária, na proporção de duas xícaras das de chá (400 ml) desse produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 15 minutos
  • Tenha cuidado com os alimentos que tiveram contato com água de enchente. Alguns devem ser jogados fora
  • É importante limpar e desinfetar a caixa d’água
Quais os sintomas da leptospirose?

A doença é caracterizada por febre, dor de cabeça, dor muscular (principalmente nas pernas, na área das panturrilhas: batata da perna). Os sintomas podem aparecer até 30 dias após o contato com a água ou lama.

Também podem ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas graves, pode aparecer icterícia (pele olhos amarelos), sangramento e alterações urinárias.

Na presença de febre, dor de cabeça e dores no corpo até 40 dias depois de se ter entrado em contato com a água da enchente ou do esgoto, é preciso procurar uma unidade de saúde. É importante relatar ao médico sobre o contato com água da chuva.

Lucas Ramos define implantação da PE-083, que liga Surubim a Cumaru, como “um novo vetor de desenvolvimento econômico e social”

13/06/22

blogfolhadosertao.com.br

O pré-candidato a deputado federal Lucas Ramos (PSB- foto)  destacou a importância da nova PE-083, rodovia que será implementada no Agreste Setentrional, ligando as cidades de Surubim e Cumaru. “Uma estrada inteiramente nova e um novo vetor de desenvolvimento econômico e social. São 23 quilômetros que representam muito mais que uma obra de infraestrutura, significam a garantia para os cidadãos do direito de ir e vir com segurança e um salto logístico para as atividades econômicas da região, criando novas oportunidades, emprego e renda”, comentou.
O edital para contratação da empresa que ficará responsável pela implantação da rodovia foi publicado no Diário Oficial do Estado e é resultado da articulação de Lucas Ramos e de Danilo Cabral, pré-candidato ao Governo do Estado. O investimento autorizado é de R$ 60,1 milhões.
“Esta é mais uma entrega importante que fazemos para a população de Surubim e da região. Junto com o novo campus presencial da Universidade de Pernambuco (UPE), o Espaço 4.0 para a ETE Antônio Arruda de Farias, a destinação de emendas parlamentares para reforço do atendimento à Saúde e para obras de urbanização, além de sistemas de abastecimento de água para zona rural, já conquistamos para a cidade, que é polo de desenvolvimento do Agreste Setentrional, cerca de R$ 65 milhões em investimentos públicos”, complementou Lucas Ramos que, em 2018, foi o candidato mais votado para deputado estadual em Surubim.A implantação da nova rodovia será executada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. A abertura das propostas está marcada para o próximo dia 20 de julho. A nova PE-083 integra o Plano Retomada do Governo de Pernambuco. A estimativa é de que mais de 575 mil moradores da região serão diretamente beneficiados. Dentre as atividades econômicas com maior impacto positivo, destacam-se a produção agrícola e pecuária local.

Bolsonaro confessa, mais uma vez, que teme ser preso caso não seja reeleito

13/06/22

Midias sociais/JC

blogfolhadosertao.com.br

 

Nos EUA, Jair Bolsonaro afirmou que corre o risco de ser preso caso deixe a Presidência da República

ISAC NOBREGA/PR
Presidente Jair Bolsonaro – FOTO: ISAC NOBREGA/PR
Jair Bolsonaro (PL) confessou temor de ser preso caso não vença a disputa pela sua reeleição neste ano. Ao deixar uma churrascaria em Orlando, nos EUA, o presidente disse a apoiadores que se preocupa com destino semelhante ao da ex-presidente da Bolívia, Jeanine Añez.

“A turma dela perdeu [as eleições], voltou a turma do Evo Morales [ex-presidente, deposto por golpe]. O que aconteceu um ano atrás? Ela foi presa preventivamente. E agora foram confirmados 10 anos de cadeia para ela. Qual a acusação? Atos antidemocráticos. Alguém faz alguma correlação com Alexandre de Moraes e os inquéritos por atos antidemocráticos? Ou seja, é uma ameaça para mim quando deixar o governo?”, disse Bolsonaro.

O presidente faz referência à prisão de Jeanine Añez. A ex-presidente foi condenada a 10 anos de prisão por ter tramado um golpe contra Evo Morales, em 2019. Também foram condenadas duas autoridades foragidas: William Kalimán (ex-comandante das Forças Armadas) e Yuri Calderón (ex-chefe de polícia).

Zaconeta Caballero ReinaldoA presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, promulgou neste domingo a lei para convocar um novo pleito – Zaconeta Caballero Reinaldo

Em tempo, Bolsonaro usou sua viagem aos EUA para outros fins, além da participação na Cúpula das Américas. Fez uma ‘motociata’ com apoiadores e chegou a pedir ao presidente estadunidense Joe Biden ações contra Lula (PT).

No Supremo Tribunal Federal corre o inquérito das fake news, cuja relatoria é de Alexandre de Moraes. O ministro já determinou decisões contrárias a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. É o caso de Daniel Silveira e Roberto Jefferson.