Ataque russo à Ucrânia: Embaixada do Brasil em Kiev anuncia trem para retirada de brasileiros

25/02/22

Prioridade será dada a mulheres, crianças e idosos

Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, anunciou, na tarde desta sexta-feira (25), que um trem vai partir da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país – Foto: Gustavo Magalhães/MRE

A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, anunciou, na tarde desta sexta-feira (25), que um trem vai partir da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, que fica nas proximidades da fronteira com a Romênia. Essa é a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros do país, que sofre uma invasão de tropas militares da Rússia.

“Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência”, informou o serviço consular brasileiro, em uma publicação no Facebook.

Segundo a embaixada, a situação de segurança e de disponibilidade de transporte em Kiev é instável e sujeita a mudanças repentinas e que, por isso, não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. A partida do trem estava prevista para ocorrer por volta das 17h, pelo horário de Brasília (22h no horário local).

“Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração. Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio.

A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira”, alertou a embaixada.

Por se tratar de uma evacuação de emergência, o governo brasileiro orienta que os passageiros levem apenas o essencial. Todos devem estar munidos de documentos de identificação.

A Embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem oriundo de Kiev, para acelerar os trâmites de ingresso no país. Além disso, o serviço consular está tentando contratar um ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros da fronteira até a capital romena.

Ontem (24), o Ministério das Relações Exteriores informou que estava preparando um plano de evacuação dos brasileiros do país, mas ainda não tinha anunciado data e horários. Estima-se que a comunidade brasileira na Ucrânia seja de 500 pessoas. Cerca de um terço já havia feito o recadastramento junto à embaixada para se manterem informados.

Leia também
• Merkel: invasão da Ucrânia é ‘ruptura profunda’ na história europeia
• Governo ucraniano distribui armas para população local de Kiev
• ONU estima que mais de 50 mil ucranianos fugiram do país
• ONU pede “acesso livre” na Ucrânia para ajuda humanitária
• EUA consideram que oferta de negociação da Rússia à Ucrânia ‘não é real’
ELEIÇÕES 2022

Ipespe diz que Lula segue liderando com folga. Bolsonaro melhora avaliação

O fim da pandemia beneficia Bolsonaro e avaliação subiu um ponto percentual

JAMILDO MELO

JAMILDO MELO
Publicado em 25/02/2022 às 16:45
NELSON ALMEIDA/AFP E ALAN SANTOS/PR
De acordo com a pesquisa, Lula vence em todos os cenários de 2º turno simulados – FOTO: NELSON ALMEIDA/AFP E ALAN SANTOS/PR
Leitura: 6min

O sociólogo Antônio Lavareda comentou, nesta sexta-feira, a mais recente pesquisa do Ipespe sobre a corrida eleitoral. Ele observa que, no front eleitoral, Lula segue liderando o primeiro turno, com os mesmos 43% da rodada anterior. Bolsonaro galgou um ponto e agora tem 26%.

“Bolsonaro colhe as alterações positivas”, afirma, ao se referir a temas investigados pelo levantamento.

No segundo pelotão, Moro aparece estabilizado, desde janeiro, com 8%. Mas nessa pesquisa sozinho em terceiro lugar, porque Ciro que ameaçava tomar dele essa posição perdeu um ponto e tem agora 7%.

No terceiro contingente vem à frente João Doria, mantendo-se com 3%, e Felipe D’Ávila, Simone Tebet e Janones com 1% cada um. O mesmo número que marca Eduardo Leite, de volta à lista uma vez intensificada a especulação de sua saída do PSDB.

Lavareda cita que Lula continua ganhando dos nomes testados no segundo turno. Lula tem 54% X 32% de Bolsonaro, que sobe um ponto em relação à quinzena anterior; 52% X 31%, Moro; 51% X 25%, Ciro; 54% X 18%, Doria; 55% X 17%, Eduardo Leite.

“O desempenho de cada candidato nas pesquisas é balizado de um lado pela rejeição dos eleitores, de outro, pelo potencial dos votos que têm – Soma dos que respondem que votariam “COM CERTEZA” ou “PODERIAM VOTAR” nele. É dessas fatias do mercado eleitoral – onde há muita superposição de atitudes positivas – que os postulantes extraem suas intenções de voto. Sem esquecermos que aqueles com elevada taxa de desconhecimento, ou grande rejeição, competem em segmentos bem menores”, analisa, em informa ao blog.

O ranking nesse aspecto, faltando cerca de sete meses até a eleição, e enquanto ainda há diferenças importantes no grau de conhecimento, é o seguinte:

POTENCIAL DE VOTOS

Lula 57%
Ciro 48%
Moro 40%
Bolsonaro 35%
Doria 31%
Eduardo Leite 22%
Simone Tebet 17%
Alessandro Vieira 10%
André Janones 9%
Felipe D’Ávila 9%

Em torno das superposições, o estudo explica que Ciro é a segunda opção de grande parte dos eleitores de Lula. Assim como Moro é a segunda preferência do maior contingente de eleitores bolsonaristas. É isso que explica o ranking do Potencial não ser igual ao das intenções de voto.

Aprovação ou desaprovação

Lavareda observa que a avaliação melhorou.

O “ÓTIMO/BOM” oscilou positivamente um ponto, para 25%. E a negativamente recuou na mesma proporção. “RUIM/ PÉSSIMO” é de 53%.

“Esses movimentos, contudo, se dão no interior das categorias mais amplas de “Aprovação/Desaprovação”, quadro que praticamente não mudou: 31% X 63%. O primeiro número- Aprovação- exatamente igual ao da pesquisa anterior, e o segundo- desaprovação- um ponto abaixo”, afirma.

Fim da pandemia beneficia Bolsonaro

À MEDIDA QUE CAI O MEDO DA PANDEMIA, A AVALIAÇÃO ESPECÍFICA DO PRESIDENTE NESSE TEMA SOBE UM POUCO. O “O/B” VAI DE 23% A 25%. O percentual dos que disseram estar com “muito medo” caiu sete pontos, de 30% para 23%. A reprovação cedeu menos, de 57% para 56%.

Economia

AVANÇA MAIS UM POUCO NESSA QUINZENA – DE 27% A 29% – A PERCEPÇÃO DE QUE A ECONOMIA CAMINHA “NO RUMO CERTO”. E MANTEVE-SE EM 63% A AFIRMAÇÃO CONTRÁRIA – VAI “NO RUMO ERRADO”. Esse movimento de recuperação, iniciado em novembro, corre o risco de ser atropelado pelos desdobramentos do agravamento da crise da invasão da Ucrânia iniciada ontem, que interrompeu a valorização do real frente ao dólar, trouxe ao radar um aumento dos combustíveis, e ameaça frustrar as projeções de queda mais rápida da inflação.

ELEITORADO BRASILEIRO É PREDOMINANTEMENTE CONSERVADOR

MAIORIA É CONTRÁRIA À LEGALIZAÇÃO DO ABORTO (69% X 29%) E À LIBERALIZAÇÃO DAS DROGAS (75%X 22%). AGENDA CONSERVADORA INCLUI AINDA ELEVADO APOIO À REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL (72% X 24%). As opiniões ficam mais equilibradas quando se trata da adoção da Pena de Morte (contrários, 53% e favoráveis, 43%). A liberalização do Porte de Armas, defendida pelo presidente e seus aliados, é rechaçada pela sociedade: 62% contra 36% favoráveis.

OPINIÃO PÚBLICA APOIA REALIZAÇÃO DE PLEBISCITOS PARA DEFINIR TEMAS CONTROVERSOS. Embora uma sólida maioria seja contrária ao aborto, 49% acreditam que a população deveria se pronunciar diretamente sobre a questão, contra 47% que não concordam com isso. O mesmo ocorre em relação às outras questões. O único tópico face ao qual o maior contingente (56%) não admite o plebiscito é a liberalização das drogas. Ainda assim esse número é bem menor que o dos que são contrários à liberalização (75%).

Memorial da Democracia é uma parceria do Estado com a Prefeitura do Recife

25/02/22

Imprensa PE
blogfolhadosertao.com.br
Espaço funcionará no casarão histórico do Sítio da Trindade, e visa preservar a memória da resistência à repressão política no Estado
Miniatura do anexo 

O governador Paulo Câmara (foto)  assinou, nesta quinta-feira (24.02), um protocolo de intenções com o prefeito do Recife, João Campos, para instalação do Memorial da Democracia, no casarão histórico situado dentro do Sítio da Trindade, na zona norte da capital pernambucana. O acordo celebrado hoje marca o início das atividades do ano da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, instituído pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).   

O Memorial da Democracia vai abrigar todo o acervo reunido pela comissão e informações sobre as lutas libertárias ocorridas no Estado. São documentos, fotos, vídeos e o relatório da comissão, que contam a história do período da ditadura e da luta por liberdade e democracia. A instalação do memorial no Sítio da Trindade é uma recomendação do grupo de trabalho “Memorial da Democracia de Pernambuco”, vinculado à Vice-Governadoria.   

“O objetivo é que o memorial se transforme em um espaço de visitação, pesquisa e reflexão, que promova ações relacionadas à educação. Que contribua para o exercício da cidadania, a valorização dos direitos humanos e o fortalecimento contínuo da democracia”, destacou Paulo Câmara.  

De acordo com a vice-governadora Luciana Santos, é necessário conhecer o passado para construir um futuro melhor. “Por isso é tão importante termos em Pernambuco este espaço”, observou. “O memorial será um espaço educativo, dinâmico e um ponto de partida para uma política pública de memória, que amplie para outros municípios o conhecimento das gerações futuras”, completou o coordenador do grupo de trabalho, Manoel Moraes.   

Estiveram presentes à assinatura do protocolo de intenções os secretários estaduais Gilberto Freyre Neto (Cultura), Eduardo Figueiredo (Justiça e Direitos Humanos) e Humberto Freire (Defesa Social); os secretários do Recife Ricardo Mello (Cultura) e Ana Rita Suassuna (Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos); o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto; e os integrantes do grupo de trabalho “Memorial da Democracia de Pernambuco”.   

Também participaram do ato os deputados estaduais Isaltino Nascimento, Antônio Fernando e Laura Gomes; o presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jabotá; a vereadora Cida Pedrosa; o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão; o padre Josenildo Tavares, representando o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido; Nara Santos, representando a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados Seccional Pernambuco (OAB-PE); e Marcelo Santa Cruz, representando os familiares de presos políticos. 

Fotos: Hélia Scheppa/SEI 

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Não há segurança para evacuar brasileiros da Ucrânia, diz Itamaraty

25/02/22

Estadão Conteúdo/Agência Brasil

blogfolhadosertao.com.br

Estima-se que a comunidade brasileira no país seja de aproximadamente 500 pessoas

DANIEL LEAL / AFP
Monumento da independência, no centro de Kiev, é importante local histórico, político e cultural da Ucrânia – FOTO: DANIEL LEAL / AFP

Itamaraty informou nesta quinta-feira (24) que está cadastrando brasileiros que estão na Ucrânia e desejam deixar o país, mas que, neste momento, não há condições de segurança para a evacuação.

Há cerca de 500 nacionais em território ucraniano. A orientação é para que eles fiquem em casa abrigados e sigam as recomendações das autoridades locais.

“O local e o momento em que os brasileiros serão chamados a se concentrar, para fins de evacuação, serão amplamente difundidos pela embaixada, por meio de seus canais de comunicação com a comunidade brasileira. É, portanto, muito importante que todos se cadastrem”, informou o embaixador Leonardo Gorgulho, secretário de comunicação e cultura do Itamaraty, durante coletiva de imprensa em Brasília.

A orientação de deixar o país o quanto antes, ainda que por meios próprios, é para os brasileiros que estejam na região ao leste do País europeu, onde há maior tensão militar.

Para iniciar a saída, o governo brasileiro verifica três pré-requisitos: as condições de segurança no trajeto, a disponibilidade de meios e a possibilidade de os brasileiros chegarem a um ponto de encontro a ser definido.

O serviço consular brasileiro está renovando o cadastramento dos brasileiros que estão na Ucrânia. Os contatos podem ser feitos diretamente na página da Embaixada do Brasil em Kiev, pela página do Facebook e em grupo do aplicativo Telegram. Até agora, cerca de 160 brasileiros se recadastraram.

Segundo informou Leonardo Gorgulho, a evacuação a ser organizada pelo Brasil estará aberta a cidadãos da Argentina, do Chile, Uruguai e Paraguai. Os nacionais desses países estão recebendo as mesmas orientações dos brasileiros.

Sport perde para o Botafogo/PB e chega ao quinto jogo seguido sem vitória na temporada

25/02/22

Por William Tavares

blogfolhadoseretao.com.br

Leão foi derrotado na Ilha do Retiro,  por 1×0,  pela Copa do Nordeste

 

Rodrigão, atacante do Sport

Julgando o futebol apresentado pelo Sport diante do Botafogo/PB, nesta quinta (24), na Ilha do Retiro, pela Copa do Nordeste, o torcedor leonino tem motivos para ficar preocupado. Não somente pela derrota por 1×0 para os paraibanos, que embala a situação dos rubro-negros no Grupo A do torneio, mas também já pensando nos próximos dois compromissos contra o Altos, tanto pelo Regional como, principalmente, pela Copa do Brasil. Depois de quatro empates seguidos, os pernambucanos perderam, trazendo ainda mais pressão ao trabalho do técnico Gustavo Florentín.

Em menos de 15 minutos, Rodrigão teve duas chances de balançar as redes. Somente em uma o torcedor rubro-negro torceu para o ele acertar o alvo. No caso, na primeira, em passe de Luciano Juba que deixou o atacante de frente para o goleiro. Aparentando desequilíbrio, o centroavante mandou para fora. No lance seguinte, o erro na finalização foi tratado com alívio pelos leoninos. Afinal, a cabeçada foi diante da meta de Maílson. Por pouco o camisa 90 não marcou contra.

Sem uma transição rápida, o Sport ficou refém das jogadas laterais com Juba. Foi ele quem serviu Rodrigão em nova assistência precisa. O centroavante, mais uma vez, errou o gol em cabeçada para fora. No mais, o Leão sofreu para criar jogadas pelo meio. O Botafogo sequer acertou a meta de Maílson.

Com Flávio na vaga de Jaderson, o Sport ficou com dois centroavantes em campo. A utilização de Everton Felipe pelo lado direito fez os mandantes perderem ainda mais movimentação pelo meio. Rodrigão precisou deixar a área para buscar jogo. Estratégia que não funcionou ofensivamente.

Sem criatividade para criar, o Sport foi penalizado. Aos 29, Esquerdinha cobrou escanteio. Alessandro desviou de cabeça, a zaga do Leão salvou, mas Gustavo Coutinho, no rebote, estufou as redes. Nos minutos finais, os rubro-negros tentaram o gol de empate na base do “chuveirinho” na área, mas sem sucesso.

Ficha técnica

Sport 0

Mailson; Ewerthon, Thyere, Sabino e Sander; William Oliveira, Blas Cáceres (Pedro Naressi) e Everton Felipe (Vanegas); Jáderson (Flávio), Luciano Juba (Paulinho) e Rodrigão (Bufalo). Técnico: Gustavo Florentín.

Botafogo/PB 1

Luis Carlos; Sávio (Erick), Gabriel Yanno, Paulo Vítor e Bruno Ré; Adriano (Alessandro), Pablo e Anderson Paraíba; Nicolas (Esquerdinha), Gustavo e Leilson (Adilson Bahia). Técnico: Gerson Gusmão.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)

Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior (RN)

Assistentes: Vinícius Melo de Lima e Débora Rayane Fernandes Martins (ambos do RN)

Gols: Gustavo Coutinho (aos 29 do 2ºT)

Cartões amarelos: Gustavo, Everton Felipe, Vanegas, Pedro Naressi (S); Esquerdinha, Gustavo, Luis Carlos (B)

Projeto de Gonzaga Patriota que cria carteira de identidade para funcionários de cartórios é aprovado e segue para sanção

25/02/22

blogfolhadosertao.com.br

Servidores de cartórios passarão a ter documento de identidade próprio. É o que prevê o PL 5.106/2019, aprovado na última terça-feira (22) em Plenário. O documento será emitido para notários, registradores e escreventes. O projeto, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que já havia passado pela Câmara dos Deputados, não sofreu mudanças e por isso seguirá para sanção presidencial.

O projeto teve parecer favorável do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que foi o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Não houve emendas em Plenário e o parecer favorável ao projeto foi aprovado.

De acordo com o texto, o documento será emitido pela Confederação Nacional dos Notários e Registradores, com validade em todo o território nacional como prova de identidade, para qualquer efeito. Também poderá ser emitido por sindicatos ligados à confederação, desde que com autorização expressa da entidade e respeitado o modelo próprio. A confederação emitirá o documento de identidade também aos não sindicalizados.

As normas para a expedição e o modelo do documento de identidade de notários e registradores e de escreventes de cartórios serão definidos pela confederação. Entre as informações que deverão constar do documento, estão fotografia, nome completo, nome da mãe, nacionalidade e naturalidade, serventia na qual trabalha, com indicação de comarca e estado, e atribuições executadas no cartório.

Para a emissão e a renovação de documento de identidade de notários e registradores será necessária a apresentação dos documentos que comprovem a delegação do serviço notarial e de registro. Já para a emissão e a renovação de documento de identidade de escreventes, será necessária a apresentação da carteira de trabalho e de declaração do titular do cartório sobre a função exercida.

O projeto estabelece ainda que o documento de identidade perderá sua validade com a extinção da delegação, para os notários e registradores, e com o fim do contrato de trabalho, para os escreventes dos cartórios.

No relatório, Pacheco ressaltou que a proposta permitirá que os notários e registradores possam estar devidamente identificados, seguindo o mesmo sistema adotado por outras entidades sindicais. Ele também lembra que o projeto está de acordo com a Lei 12.037, de 2009, que inclui a carteira de identificação funcional entre os documentos de identificação civil.

Com informações da  Agência Senado

Ambev apoia ambulantes e catadores de Pernambuco neste Carnaval

25/02/22
Por Gabriella Guerra
blogfolhadoseertao.com.br

  • Com o cancelamento das festas de rua, os parceiros vão receber um auxílio financeiro e terão acesso a bolsas de estudo para cursos de profissionalização

Pelo segundo ano consecutivo, o Carnaval de rua foi cancelado. Mas, se depender da Ambev e do Zé Delivery, os parceiros que sempre estiveram ao seu lado para fazer a festa acontecer, não ficarão na mão. Assim como em 2021, ambulantes e catadores vão receber um auxílio financeiro para apoiá-los neste período sem festas. “Entendemos nosso papel enquanto uma companhia brasileira em apoiar nosso ecossistema nessa jornada, olhando para um futuro mais próspero em que todos tenham razões para brindar. O auxílio financeiro dá um fôlego neste período de carnaval a parceiros fundamentais que sempre estiveram ao nosso lado para fazer as festas de rua acontecer. Os cursos são uma das formas que encontramos de abrir novos caminhos para as pessoas a médio e longo prazo”, comenta Carla Crippa, VP de Relações Corporativas da Ambev no Brasil. Cada profissional receberá no mínimo R$ 150 de auxílio. Além desta quantia, a cada pedido feito pelos consumidores no app Zé Delivery em todo o Brasil, de 27 de fevereiro a 05 de março, mais 5 reais serão doados para a ação. Ao final do período, o valor arrecadado será dividido igualmente pelo número de cadastrados. Ao todo, serão destinados R$ 5 milhões para a iniciativa. Os ambulantes devem fazer seu cadastro na plataforma  www.ambev.com.br/parceirosdeoutroscarnavais. Já com os catadores, a ação será viabilizada pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), que mobilizará as cooperativas locais selecionadas para cadastro e pagamento a catadores cooperados e avulsos. Além do apoio financeiro, ambulantes e catadores terão acesso a 3 mil bolsas de estudo para cursos de profissionalização em diversas áreas, escolhidas pelos próprios alunos, na plataforma de ensino online eduK. O objetivo é dar acesso à qualificação para que possam ter fontes alternativas de renda e/ou se profissionalizar em suas áreas de interesse. As bolsas ficarão disponíveis por três meses. No total, a expectativa é que 23 mil pessoas sejam impactadas. As inscrições abrem nesta sexta-feira (25) e vão até 05 de março. Serão beneficiados profissionais de Olinda (PE), Recife (PE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Brasília (DF).

Combate ao câncer de mama masculino pode ser reforçado com política específica

25/02/22

A criação de uma política pública voltada ao combate do câncer de mama masculino foi aprovada na Comissão de Saúde da Alepe, nesta quarta. Dentre os princípios estabelecidos pela proposta, estão a divulgação das formas de prevenção, o desenvolvimento de ações educativas e o combate à doença. A matéria ainda prevê a possibilidade de convênios e parcerias diversas para a execução dos objetivos da política. O texto é do deputado Henrique Queiroz Filho, do PL, com substitutivo da Comissão de Justiça.

Outra proposição aprovada é a que institui a política de valorização da mulher do campo, que também recebeu o aval dos Colegiados da Mulher e de Desenvolvimento Econômico. O projeto de lei estabelece, dentre outros objetivos, que as mulheres que são chefes de família tenham prioridade no acesso a recursos e recebam o registro do estabelecimento rural nos programas de regularização fundiária. A proposta prevê ainda ações protetivas em relação à violência doméstica e à depressão e suicídio de mulheres por conta do uso prolongado de agrotóxicos.

A relatora  na Comissão de Saúde, Laura Gomes, do PSB, justificou o parecer favorável à proposição. ““Até porque são maioria as mulheres no campo. É importante valorizar este trabalho, já que geralmente só se valoriza o homem. Não é uma disputa de sexo, é preciso realmente dar valor e criar essa política de valorização para que também exista equidade”.

A iniciativa é da deputada Alessandra Vieira, do PSDB. A parlamentar é autora ainda do projeto que cria a política de tratamento das pessoas vítimas de queimaduras, também aprovado por unanimidade no colegiado.