Podcast do jornalista Ivam Maurício com s informações mais importantes do dia

30/11/20

blogfolhadosertao.com

O resultado das urnas do segundo turno deixou bem claro que arrogância e “nariz arrebitado”  não valem dão prejuízo eleitoral na hora de uma decisão política. Ganha o mais preparado !

1 – Aos 27 anos, João Campos, do PSB, é eleito o prefeito mais jovem do Recife. Em discurso da vitória João Campos cita o pai, Eduardo Campos. Ao final da apuração, o socialista recebeu 56,27% dos votos válidos e derrotou Marília Arraes (PT), que ficou com 43,73%. Isabella de Roldão se torna a primeira mulher eleita vice-prefeita do Recife.

2 – Marília Arraes critica campanha de João Campos e promete oposição.Yves Ribeiro (MDB) foi eleito prefeito do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife com 57,5% dos votos, vencendo Francisco Padilha (PSB), com 42,5%, apoiado pelo atual prefeito Junior Matuto. Yves foi prefeito eleito duas vezes prefeito de Igarassu, duas vezes de Itapissuma e duas vezes em Paulista, todas no Grande Recife.2 Ao perder em Vitória do Espírito Santo e no Recife, PT fica sem nenhuma capital pela 1ª vez desde 1985. PT reforça trajetória de queda iniciada com o impeachment de Dilma em 2016.

3 – Dos 16 candidatos a prefeito apoiados por Bolsonaro, só 4 se elegeram.

4- Prefeitos eleitos no 2º turno das eleições 2020; veja lista clicando no link do texto do Podcast.
https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/noticia/2020/11/29/prefeitos-eleitos-no-2o-turno-das-eleicoes-2020-veja-lista.ghtml

Jornalisa Ivan Maurício

 

Ex-juiz da Lava-jato e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro vira diretor de empresa norte-americana de consultoria de gestão empresarial.

Aconteceu virada em 17 das 57 cidades onde ocorreu 2º turno.

Apenas 1 das 26 capitais será governada por uma mulher: Cinthia Ribeiro (PSDB) foi a única eleita, em Palmas; 5 candidatas foram derrotadas no 2º turno.

De 25 capitais, 8 terão prefeitos negros no comando.

PSDB governará o maior número de brasileiros, porém, é partido que mais perdeu este ano em comparação com as eleições de 2016. O DEM foi a legenda que mais cresceu. MDB é o partido que mais elegeu prefeitos nas capitais, e DEM e PSDB ficaram em 2º lugar este ano. MDB é também o partido com mais prefeitos do país, e PP e PSD cresceram.

Partidos do Centrão, base política na Câmara dos Deputados do governo de Jair Bolsonaro, vão comandar quase metade dos municípios do país. O grupo vai administrar mais de 2,6 mil municípios a partir de 2021, o equivalente a 47% das cidades brasileiras. O número de moradores nessas cidades, por sua vez, representa aproximadamente 40% da população do Brasil.

Colégios eleitorais importantes como São Paulo e Rio de Janeiro têm abstenção recorde. Número de abstenções no Rio de Janeiro supera votação do prefeito eleito Eduardo Paes: 47,5% dos cariocas abrem mão de escolher o prefeito. Em São Paulo, 40,6% do eleitorado não escolheu candidato. No Recife, total de votos brancos, nulos e abstenções (363.285 votos) foi maior do que a votação de Marília Arraes (347.922 votos).

Vitória de João Campos fortalece provável candidatura de Geraldo Julio a governador em 2022 que terá que enfrentar investigações da Polícia Federal realizadas durante a pandemia.

Dividido, Bolsonarismo sai derrotado nas eleições do primeiro turno no Recife, mas foi decisivo, mesmo a contragosto, para garantir vitória de João Campos no segundo turno.

Institutos de pesquisa erraram novamente ao dar empate entre João Campos e Marília Arraes. Diferença foi de mais de 12 pontos percentuais. Ibope não justifica porque não fez pesquisa boca de urna no Recife.

Chefe de Gabinete de Paulo Câmara, Milton Coelho, será efetivado deputado federal na vaga aberta por João Campos. Milton Coelho foi vice-prefeito na gestão de João da Costa do PT.

Delegado Pazolini (Republicanos) será o novo prefeito de Vitória do Espírito Santo. Pazolini teve 58,50% dos votos e derrotou João Coser, do PT, com 41,50%. Ao perder em Vitória do Espírito Santo e no Recife, PT fica sem nenhuma capital pela 1ª vez desde 1985.

Bruno Covas, do PSDB, vence eleição para prefeitura de São Paulo. Com Guilherme Boulos, PSOL tem 40,55% dos votos e toma do PT espaço da oposição na maior capital do Brasil. O salto de Boulos: de presidenciável menos votado do PSOL a 40% dos votos em São Paulo. Vitória política do PSOL. Ao reconhecer derrota Boulos afirmou: ‘Não foi nessa eleição, mas a gente vai ganhar’.

Edmilson Rodrigues, do PSOL, com 51,7% dos votos válidos vence Delegado Federal Eguchi (Patriotas): 48,24% no segundo turno em Belém.

Eduardo Paes, do DEM, é novamente eleito prefeito do Rio de Janeiro com 64,4% dos votos, derrotando o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), que teve 35,5%.

Advogado Sebastião Melo, do MDB, é eleito prefeito de Porto Alegre com 54,5% derrotando Manuela D’Ávila, do PC do B, obteve 45,4% dos votos válidos. Manuela foi candidata a vice-presidente da República na chapa de Fernando Haddad do PT em 2018.

Fortaleza elege Sarto Nogueira, do PDT, como prefeito com 51,6%. Capitão Wagner, com apoio do presidente Bolsonaro, obteve 48,31%. Sarto é ligado a família de Ciro e Cid Gomes.

Secretários e até procurador de Caucaia são presos no Ceará com “bolos” de dinheiro nas calças um dia antes da eleição. Polícia Civil prendeu em flagrante por suposta compra de votos em Caucaia, assessores do prefeito e candidato à reeleição Naumi Amorim (PDS) que terminou perdendo a eleição para Vitor Valim do Pros que foi eleito com 51,08% dos votos.

Cícero Lucena, do Progressistas, é eleito prefeito de João Pessoa com 53,1%. Nilvan Ferreira (MDB) alcançou 46,84% dos votos.

JHC do PSB, é eleito prefeito de Maceió com 58,64% dos votos válidos. Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) teve 41,35%.

Edvaldo Nogueira (PDT) é reeleito prefeito de Aracaju com 57,86%. Delegada Danielle (Cidadania) obteve 42,14%.

Eduardo Braide, do Podemos, é eleito prefeito de São Luís do Maranhão. Braide, com 55% dos votos, venceu Duarte Júnior (Republicanos).

Dr. Pessoa, do MDB, com 62% dos votos, é eleito prefeito de Teresina. Kleber Montezuma (PSDB): 37,59%.

Na UTI com Covid-19, Maguito Vilela, do MDB, é eleito prefeito de Goiânia com 52,6% dos votos. Maguito derrotou o adversário, Vanderlan Cardoso (PSD), que conquistou 47,4% do eleitorado.

FHC defende frente contra Bolsonaro. Eleição resgata plano nacional do PSDB, afirma governador de São Paulo João Doria.

Polícia Federal prende hacker português suspeito de invasão do sistema do Tribunal Superior Eleitoral. A prisão foi realizada em Portugal, país onde teria partido a primeira invasão, quando o grupo conseguiu acessar dados internos de funcionários ainda em setembro, conforme as investigações. Também são feitas buscas no Brasil.

SÉRGIO MORO

Ex-juiz da Lava-jato e ex-ministro da Justiça, Moro vira diretor de empresa americana de consultoria. Moro foi contratado pela empresa norte-americana Alvarez & Marsal. O ex-juiz atuará como diretor de um grupo de “disputas e investigações” na companhia.

SÍLVIO DE ABREU

Após 42 anos, Silvio de Abreu sai da Globo e deixa a Diretoria de Teledramaturgia.

JOE BIDEN

Quando brincava com cachorro, presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden sofre fratura no pé e usará bota por ‘semanas’.

ECONOMIA

Termina nesta segunda-feira o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela, por sua vez, precisa ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 18 de dezembro.

Carestia: a menos de um mês para o Natal, inflação não dá sinal de trégua. Com carnes e grãos com os preços lá em cima.

Vendas on-line batem recorde na Black Friday e somam R$ 4 bilhões. Ao todo foram mais de seis milhões de pedidos gerados, crescimento de 15,5%.

COVID EM PERNAMBUCO

Com mais 449 casos de Covid-19 e 11 mortes, Pernambuco totaliza 181.841 confirmações e 9.030 óbitos. 161.189 pacientes foram recuperados da doença. As 11 mortes confirmadas ontem ocorreram entre o dia 4 de agosto, há quase quatro meses, e o dia 28 de novembro.

Ex-senador Armando Monteiro é reinfectado pelo novo coronavírus.

COVID NO BRASIL

Ministério da Saúde confirmou ontem mais 24.468 casos e 272 mortes pela Covid-19. Ao todo, o Brasil já registrou 6.314.740 diagnósticos e 172.833 vítimas da doença causada pelo novo coronavírus. 5.578.118 já se recuperaram.

Média diária de mortes pelo novo coronavírus sobe para 522 no Brasil.

Único hospital de campanha do Rio de Janeiro tem 100% dos leitos de UTI ocupados.

Covid-19 cresce e pressiona hospitais no interior de São Paulo. Campinas, Sorocaba e Taubaté são as regiões em situação mais crítica, mostra ferramenta criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo – USP e da Unesp.

Apresentadora Leda Nagle recebe alta após ser internada com Covid-19.

Cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor, de 71 anos, precisou ser internado no Rio de Janeiro após ser diagnosticado com o novo coronavírus.

Atriz Nicette Bruno é internada com Covid.
COVID NO MUNDO

Milhares de trabalhadores da área da saúde, afetados pela crise provocada pela pandemia de covid-19, marcharam ontem em Madri, em apoio ao sistema de saúde público espanhol.

Itália volta a registrar mais de 800 mortes em 24h.

Nova York reabrirá escolas, apesar do avanço da pandemia.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS SOBRE
O COMBATE AOS CORONAVÍRUS

Imunização. Moscou prepara 300 centros para vacinar população assim que receber vacina Sputnik V.

Anvisa recebe primeiros documentos para analisar vacina da Johnson & Johnson.

Dias melhores virão.
Até manhã bem cedinho

Para receber no seu celular o áudio do Podcast é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 999601162 e salve na memória do seu celular.

Se quiser ouvir agora o áudio temos sete opções de aplicativos na nossa parceria com o blog Falou & Disse:

Deixe um comentário