Domingão de Notícias, com Machado Freire

12/12/21

blogfolhadosertao.com.br

 

150 mil ovos da Merenda Escolar de Salgueiro jogados no lixo – um prejuízo  irreparável !

 

Nada  explica (nem justifica)  a falta de zelo e cuidado com a coisa pública !

—-

        Certa vez, um padre muito querido  lá  na região do Araripe (um sacerdote que gostava de política)  me disse: “Machado, quem disso usa, disso cuida”.   Esta frase simples feito  água do pote  “aflorou”  na minha cabeça   quando veio à toma o triste e vergonhoso episódio  dos  cerca de 150 mil ovos da Merenda Escolar  de Salgueiro que foram parar no lixo, caso que,  felizmente,  não ficou  restrito a “quatro paredes”, mas  foi muito bem divulgado. De nossa parte,  como  formador de opinião, publicamos, democraticamente,   o texto  de uma nota  oficial  com estas informações: … ” a  Prefeitura do Salgueiro  vem esclarecer que, em virtude das últimas ocorrências com a merenda escolar, especificamente com as bandejas de ovos, produto que tem validade de 30 dias e foi entregue pelo fornecedor antes do prazo previsto, gerando estranheza à gestão municipal, que imediatamente encaminhou pedido de abertura de SINDICÂNCIA para apurar os fatos e, caso necessário, punir os que tiveram responsabilidade direta ou indireta com o controle desses alimentos”.  Então, vem a pergunta  óbvia:    a Prefeitura estava obrigada, por alguma Lei, ou de outra forma, a receber produtos nestas condições?     O afastamento  dos funcionários que  “possuem cargo comissionado e são responsáveis  pelo almoxarifado da Secretaria de Educação, bem como a instauração de um Processo Administrativo Direto contra os servidores efetivos responsáveis pelo controle de alimentos”,  vai  sanar  o problema e promover a reparação  financeira e social  causada com  o descarte dos 150 mil ovos e que tiveram  o seu destino final no lixo ?      Espera-se e exige-se que os órgãos de controle, inclusive no âmbito policial, judicial  e administrativo  tomem as providências  necessárias sobre este caso condenável  e que causou um prejuízo irreparável !  Aliás,  é bom observar que  muitas famílias pobres do município estão sem dinheiro para comprar  uma “bandeja” de ovos, um alimento importante  no momento que está substituindo a carne (até de frango) que tem um custo  muito alto  nos dias de hoje, principalmente quando temos  milhões de desempregados, que sobrevivem de esmolas.

—————————

 

Deputado  Clodoaldo Magalhães  ameaçado de expulsão do PSB- Um documento assinado pelos deputados federais Felipe Carreras, Danilo Cabral, Tadeu Alencar e Milton Coelho, todos do PSB, pede a expulsão de seu correligionário, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (foto), ao diretório estadual do partido; ao presidente da sigla, Carlos Siqueira; ao prefeito do Recife, João Campos; e ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara. A acusação é de que atitudes do deputado “agridem a boa convivência no âmbito do partido, pelo modo traiçoeiro e desleal com que tem agido na captação de apoios com intuito de consolidar sua candidatura a deputado federal”.  O grupo também acusa Magalhães de infidelidade partidária.  Fala-se que o parlamentar  está procurando um novo partido que lhe permita disputar um mandato na Câmara Federal.

——————————-

 

Jornalismo perde Samir Abou Hana, o “secretário da cidade”.   Faço minhas as palavras do companheiro Magno Martins na despedida do jornalista   Samir Abou Hana (foto), nosso colega de equipe na Rádio Tamandaré do Recife, nos idos de 1986:   “Um dos maiores comunicadores de massa do País, o jornalista e radialista Samir Abou Hana recebeu o chamado de Deus ontem aos 79 anos. Impossibilitado de comparecer ao velório, fiz o último gesto da despedida com o amigo, com o qual estive presente em sua vida por mais de 30 anos: o vermelho da coroa de flores simboliza o grande amor que visgou uma amizade de verdadeiros irmãos.   O simbolismo de coroas de flores tem sido usado em funerais desde o tempo da Grécia Antiga, para representar um círculo de vida eterna. Grinaldas verdes foram colocados no local de sepultamento dos mártires cristãos virgens na Europa, a sempre-viva que representam a vitória do espírito eterno sobre a morte.  A esta altura, Deus já recebeu Samir com muitas ternurinhas e tapete vermelho” .

——————————-

 

Lucas Ramos  denuncia  cisternas abandonadas em depósitos da Codevasf : “descaso com o Nordeste e falta de humanidade” .    O deputado licenciado e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos (foto) , classificou como “descaso com a população nordestina, incompetência gerencial, um duro golpe na agricultura familiar e falta de humanidade” o estado de abandono de milhares de equipamentos e cisternas em depósitos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na cidade de Petrolina.   A denúncia, publicada pelo jornal Folha de São Paulo nesta semana, revela que materiais como canos e reservatórios estão há mais de um ano se deteriorando, aguardando o Governo Federal promover a distribuição às famílias que dependem deles para acumular água para consumo humano e para plantarem o seu sustento.

————————

 

Cantora Anastácia  Ferreira revela seu amor por Dominguinhos e autoria da música “tenho sede”.   Anastácia Ferreira (82 anos ) revelou ontem, na Rádio Jornal (Recife)  o seu amor pelo sanfoneiro e cantor Dominguinhos.  Mas a maior revelação foi sobre a composição da  música “Tenho sede”, imortalizada por Gilberto Gil. “Fiz a composição, entreguei a Dominguinhos e ele jogou no lixo.  Fui buscar imediatamente, ele olhou observou e adorou”, disse.

Tenho sede

Traga-me um copo d’água, tenho sede
E essa sede pode me matar
Minha garganta pede um pouco d’água
E os meus olhos pedem teu olhar
A planta pede chuva quando quer brotar
O céu logo escurece quando vai chover
Meu coração só pede o teu amor
Se não me deres posso até morrer
Traga-me um copo d’água, tenho sede
E essa sede pode me matar
Minha garganta pede um pouco d’água
E os meus olhos pedem teu olhar
A planta pede chuva quando quer brotar
O céu logo escurece quando vai chover
Meu coração só pede o teu amor
Se não me deres posso até morrer
Fonte: Musixmatch
Compositores: Dominguinhos / Anastácia Ferreira
——————-

Deputado têm  carro oficial  recolhido em blitz da Lei seca por IPVA em atraso.  Os casos vão se sucedendo. Alepe deu nota curta culpando a locadora Barreto e Santos. A empresa diz que não está recebendo em dia.   Os colegas da deputada Roberta Arraes (foto), de Araripina, prestaram solidariedade pelo constrangimento de ter tido o carro oficial, oferecido pela Alepe, de uma locadora, retido pela polícia rodoviária federal por falta de pagamento do IPVA, nesta quinta-feira, na BR 316.   O deputado evangélico Willian Brígido prestou solidariedade contando que ele próprio já havia passado por vexame semelhante, no começo do ano, em março de 2021, em uma blitz no Cabanga. “Levaram (o carro) para o depósito do Detran. IPVA não pago”. O caso só veio a público agora, quando três carros oficiais de parlamentares chegaram a ser arrestados, no prédio da Alepe, no Recife, por oficiais de Justiça, na semana passada.

———————–

 

Bemisa vai construir  outra ferrovia no mesmo traçado da Transnordestina . A outorga – que é uma permissão – será dada para a construção de uma ferrovia de 717 km ligando Curral Novo, no Piauí, ao Porto de Suape.   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou,  dia 09,  a permissão  para que a empresa Bemisa possa construir uma ferrovia com o mesmo traçado do trecho penambucano-piauiense da Transnordestina de 717 km, que começará em Curral Novo, no Sul do Piauí, e segue até o Porto de Suape. Com as obras iniciadas em 2006, a Ferrovia Transnordestina – que ligaria o Sul do Piauí aos portos de Pecém e Suape – está paralisada desde 2016.   A intenção é  fazer com que Pernambuco não fique esperando pela empresa TLSA, subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), para concluir o empreendimento, importante para melhorar a infraestrutura de Pernambuco e Estados vizinhos. A TLSA não demonstrou interesse em concluir o trecho pernambucano da ferrovia e informou que iria acabar primeiro o trecho que chegaria ao Porto de Pecém, nas proximidades de Fortaleza, a capital cearense.

——————-

Salgueiro Atlético Clube começa a anunciar contratados para a temporada 2022.  Nos preparativos para a temporada 2022, depois de lançar novos uniformes e anunciar novo treinador, o Salgueiro Atlético Clube começou a divulgar nessa sexta-feira, 10, os atletas contratados para os jogos do próximo ano. O time vem se estruturando para não enfrentar contratempos como na temporada 2021, quando desistiu de competições por problemas financeiros.  Ontem, dois reforços foram anunciados pela diretoria do Carcará: os goleiros Jerfesson Rodrigues, 29 anos, e Manoel Victor, 19. O primeiro é um experiente arqueiro sergipano, que estava atuando pelo ABC de Natal. Ele tem passagens por Confiança-SE, Colo Colo-BA, Itabaiana-SE, The Villages-EUA, Central-PE, entre outros. Já Manoel integrou o elenco do Carcará no surpreendente título de 2020. Informações do  Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário